Colocada: Ter, 19 Jan 2010 - 22:25 Assunto: Iniciação no surf!
boas pessoal, sou novo por aqui e gostaria desde já pedir-vos ajuda acerca de uma duvida que tenho, de como me iniciar no surf.
Gostaria desde já de pedir os vossos conselhos acerca das medidas que deveria ter uma prancha adequada as minhas medidas (1.73m e 65 kg). E para além disso, umas dicas que deveria ter em mente, de como devo começar a praticar, algo que me ajude a compreender melhor esta arte
Quanto a prancha, eu comecei com uma mini-Malibu 7'2" da Semente, e foi uma escolha muito fixe. Sou um bocado mais alto e mais pesado que tu (1,83, cerca de 70 kg) portanto se tem flutuação para mim também tem para ti. Quanto a começar, tens amigos que surfem? Estás disposto a ter aulas?
Tenho aqui o morquintas, que tem participado bastante nos ultimos tempos aqui no forum... Ainda não é um expert mas pode vir a ser uma grande ajuda na mesma! Aulas, neste momento não é o que me dá mais jeito, talvez, ao fim de semana?
Registo: Nov 26, 2008 Mensagens: 913 Local/Origem: Rua Casal dos ninhos - baleal
Colocada: Sáb, 30 Jan 2010 - 16:08 Assunto:
Citação:
Eu tambem tenho uma duvida que é mesmo de iniciante, é que ando a desesperar com isto, nao vejo maneira de resolver..
Eu ao por-me em pé fico com os dois pés muito juntos, demasiado, e por isso ao manobrar, consigo mas não manda quase água nenhuma, ou quando manda são arcos todos desfeitos. Outro problema que isto trás é a finalização das manobras e obviamente o estilo, que fica merdoso. Alguma dica para eu conseguir habituar-me a separar os pés?
Ey jonas, como é que isso vai ?
Acho que o melhor que tens a fazer , independente do teu nivel de surf, é mesmo separa as zonas de wax na pranhca.
Deixa ver se me faço entender....
Em vez de utilizares wax , desde o meio da prancha até à zona do deck. divide em duas zonas mais pequenas . Uma para o pé de trás e uma para o da frente. com uma zona livre de wax entre elas .
Assim, vais mecanizar onde por os pés !
Porque se falhares as zonas, wipeout garantido !
O que podes tambem fazer é marcar umas linhas horizontais com Wax de COR que podes arrnajr em qualquer surfshop. Servem como linhas guia para te orientar.
Ainda ontem , o Rob machado mandou um tubo em pipeline, e fez o take off de pes juntos ! Loucura mesmo .
pois eu tambem tenho um bocado esse problema de nao meter os pes suficientemente afastados e tambem separei a pouco tempo o meu wax.. vamos la ver se resulta
Eu tambem tenho uma duvida que é mesmo de iniciante, é que ando a desesperar com isto, nao vejo maneira de resolver..
Eu ao por-me em pé fico com os dois pés muito juntos, demasiado, e por isso ao manobrar, consigo mas não manda quase água nenhuma, ou quando manda são arcos todos desfeitos. Outro problema que isto trás é a finalização das manobras e obviamente o estilo, que fica merdoso. Alguma dica para eu conseguir habituar-me a separar os pés?
Ey jonas, como é que isso vai ?
Acho que o melhor que tens a fazer , independente do teu nivel de surf, é mesmo separa as zonas de wax na pranhca.
Deixa ver se me faço entender....
Em vez de utilizares wax , desde o meio da prancha até à zona do deck. divide em duas zonas mais pequenas . Uma para o pé de trás e uma para o da frente. com uma zona livre de wax entre elas .
Assim, vais mecanizar onde por os pés !
Porque se falhares as zonas, wipeout garantido !
O que podes tambem fazer é marcar umas linhas horizontais com Wax de COR que podes arrnajr em qualquer surfshop. Servem como linhas guia para te orientar.
Ainda ontem , o Rob machado mandou um tubo em pipeline, e fez o take off de pes juntos ! Loucura mesmo .
Tens noção que por wax só numa zona para o pé e outra para o outro não tem muita lógica nesse sentido que dizes "independentemente do teu nível de surf." É que nem sempre o pé da frente está no mesmo sítio.
E essa do wipe out garantido lol Percebo a tua lógica, mas acho muito melhor a pessoa treinar cá fora dó que arriscar a levar uns bons caldos.
Registo: Mar 26, 2008 Mensagens: 5449 Local/Origem: Porto
Colocada: Dom, 31 Jan 2010 - 0:53 Assunto:
Obrigado, ja me tinham dito para fazer isso de deixar so uma risquinha de wax mas nao funciona, os restinhos que ficam na prancha nao deixam o pé deslizar para a zona onde tem wax..
Isso das riscas já tinha visto em video, ate deram ideia de as numerar, para ver onde andava a por os pés, mas tambem nao serve para nada
Xana, é normal ter a zona do pé de tras separada do da frente, so nao é normal se a parte do pé da frente for pequena.
Eu quando mecho os pés é só o de trás, o problema da parte do pe da frente ser pequena é que podes falhar a zona. Já experimentaste mudar a posição do pé da frente? Eu nao consigo, enterro-me todo no tail, porque o pé de tras já la estava.
Nao tenho a certeza disto, mas os videos que vi do surfline trick tips, os gajos so diziam para mexer no pé de tras, mais à frente para velocidade, mais atras para manobras . Mas disto nao tenho a certeza. _________________ Soul, Union, Respect , Freedom
Jonas, eu cá não mexo muito os pés. Por vezes posso por o pé da frente mais à frente dependendo do tipo de onda que é, mas faço isso no take-off e não quando já estou em pé. Mas há quem me diga que mexe tanto o de frente como o de trás. A mim não me dá jeito nenhum.
Registo: Aug 07, 2009 Mensagens: 46 Local/Origem: Peniche/Lisboa
Colocada: Dom, 07 Fev 2010 - 12:42 Assunto:
Eu no posicionamento de pes tenho uma tecnica antes de entrar para a onda vejo onde os meus pes estao quando estou deitado e com aquele tipo de posicionamento deitado o take off sai me na boa, tens que encontrar uma maneira de no take off teres os pes onde queres, por exemplo a onda vai a fechar tens que te chegar um bocado mais a frente se tas muito rapido, ou fazes cut back ou pois te mais atras _________________ Só verdadeiramente conheces os teus limites quando os ultrapassas
Boas pessoal
Eu fasso bodyboard,mas à uns tempos comprei uma 6´3 e nao tinha experiençia nenhuma portanto como devem imaginar aquilo é muito dificil meter em pé e nao ta para ir em espumas XD(tem que ir ja com certa velocidade para andar nas espumas) e agora estava indeciso em comprar uma 6"8 ou 7"2 da nsp para começar o que acham? (eu meto-me em pé na 6"3 uns 2 ou 3 segundos)
Boas pessoal
Eu fasso bodyboard,mas à uns tempos comprei uma 6´3 e nao tinha experiençia nenhuma portanto como devem imaginar aquilo é muito dificil meter em pé e nao ta para ir em espumas XD(tem que ir ja com certa velocidade para andar nas espumas) e agora estava indeciso em comprar uma 6"8 ou 7"2 da nsp para começar o que acham? (eu meto-me em pé na 6"3 uns 2 ou 3 segundos)
Não precisa ser Nsp, mas eu compreendo vá, são grandes barcos.
Desde que seja uma prancha larga com flutuação e com alguma área no nose (refiro-me a não escolheres o nose em bico mas mais arredondado para te dar mais estabilidade), safas-te.
Eu comecei numa shortboard 6'3 como tu. Não foi fácil, mas o surf é uma aventura e assim foi comigo. Acabei por conseguir.
E que história é essa de não dar para ir em espumas? Dá sim sr.
haaa mas é muito dificil xana a pracha que eu tenho é muito bicuda,fina e leve xD vai ser divertida quando ja souber andar
eu parti o bico dela interrou-se na areia na terceira ida á agua depois mandei arranjar e nunca mais fui
A prancha acha que andar nas espumas é noob e entao nao anda (ela nao vai se eu tiver parado a pracnha sobe e nao vai tem de ir com alguma velocidade)
tenho que ir para o outside
Registo: Jan 06, 2010 Mensagens: 61 Local/Origem: Ericeira
Colocada: Sex, 26 Fev 2010 - 19:34 Assunto:
Boa noite Luís!
Compreendo o teu problema, pois também comecei a aprender a surfar à pouco tempo. No meu caso comecei por ter aulas na gipsy, onde andei com uma 9'2", e só agora comprei uma prancha para mim. Acabei por optar por uma malibu 7'5" por ser bastante larga (21 de largura) e ter um nose mais largo, o que facilita muito a aprendizagem e a entrada na onda.
O que te sugiro é que, se puderes, experimenta pranchas de vários tamanhos até encontrares uma suficientemente confortável para dares os primeiros passos neste desporto (pede a amigos ou procura uma escola onde possas experimentar).
No meu caso fiz a compra a pensar em ficar já com a prancha para aqueles dias mesmo pequenos, ou para quando me apetecer andar a curtir numa onda de relax.
Eu vou comprar a NSP 6"8 porque depois quero passar logo para 6"3 ou menos entao quanto maior for a prancha mais dificil vai ser a passagem para pranchas pequenas(odeio longboard fiz uma vez aquilo parecia um navio e duck-dive uii...,é a minha opinião).
Ondas cavadas é mais a minha onda ^^
(ela nao vai se eu tiver parado a pracnha sobe e nao vai tem de ir com alguma velocidade)
tenho que ir para o outside
É por isso que serve o remar Tens que remar com alguma antecedência para que quando a espuma te atingir já ires com alguma velocidade ao contrário de estares parado. Mas vejo que é um problema que todos os iniciados têm. Um grande amigo meu tinha e a partir do momento em que lhe mostrei que a diferença por vezes é um pormenor de nada, consegui finalmente ir nas espumas.
Boa sorte para ti.
Eu agora converti-me ao surf
vou começar mais a sério no surf =D
vou seguir esse conselho xana obrigado(eu nao fazia isso)
O pormenor que falava é o seguinte: Quanto fores na espuma estica o braços como fazes quando te vais por em pé, mas deixas os braços esticados mais tempo. Isto vai colocar mais peso na parte da frente da prancha o que vai ajudar a ires na espuma. Experimenta.
xana eu a por-me em pé dava tipo uma flexao do braços muito rapida e tipo saltava e ficava logo em cima dela nao espera tempo nenhum tinha medo que aquilo embicasse na água
xana eu a por-me em pé dava tipo uma flexao do braços muito rapida e tipo saltava e ficava logo em cima dela nao espera tempo nenhum tinha medo que aquilo embicasse na água
Não te preocupes. Ficas só um pouco de braços esticados até sentires que de facto estás a ser levado pela onda.
E já agora outra dica: Não deixes o bb. Eu cá não deixei. Devemos aproveitar todas as nossas capacidades.
Sao 2 desportos lindos e os meus preferidos.Adoro fazer bodyboard mas tambem quero fazer surf e naqueles dias que esta bom na supertubos vou para la sempre fazer bodyboard no dias em que nao estive tao bom la vou fazer surf para o baleal ou assim.Adorava surfar uma mesmo grande que metesse bue medo como esta aqui http://www.youtube.com/watch?v=ophF4Eru-2I
tenho algumas dúvidas em relação aos ventos que gostava que me esclarececem, gostaria que me explicassem uma maneira de ver a direcção do vento, vento norte, sul etc.. Quanto ao swell onshore/offshore, e já agora gostaria que me explicassem as setinhas que o windguru tem, na direcção do vento, quando está para cima, baixo, lados, representa o que?
metes o rato em cima das setas do swell e do vento e diz-te as direcções.
Por exemplo letra N - norte. NW- Noroeste. ENE- Este-nordeste
Entendes? _________________ 1 litro de petroleo extraido, transportado e refinado em gasolina custa cerca de 10 centimos . o resto são impostos e margens de lucro
Problem poor people?
Registo: Mar 26, 2008 Mensagens: 5449 Local/Origem: Porto
Colocada: Seg, 12 Abr 2010 - 20:37 Assunto:
Onshore e offshore é o vento.
On shore - Na terra
Off shore - Fora da terra
On shore é contra a terra, offshore é contra o mar ou seja, vindo da terra. Depois tens o sideshore que são os restantes.
Tendo em conta que a maioria da nossa costa está virada para oeste, vento este é off-shore, vento oeste é on-shore, vento norte e sul são side-shore.
As setas é facil, tenta imaginar portugal como aparece no mapa pousado em cima do ecrã e as setas estão por cima. Se a seta for da esquerda para a direita quer dizer que o vento é off-shore..
Quando a seta nao está nem para cima nem para baixo nem propriamente para nenhum dos lados, é side-on-shore ou side-off-shore _________________ Soul, Union, Respect , Freedom
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum