A primeira cena a fazer é mesmo veres as pilhas. Sim pode parecer que estou a gozar porque gozo sempre aqui pelo forum, mas não não estou a gozar. Vê as pilhas, depois disso sim começa a preocupar-te _________________ 1 litro de petroleo extraido, transportado e refinado em gasolina custa cerca de 10 centimos . o resto são impostos e margens de lucro
Problem poor people?
Registo: Aug 26, 2009 Mensagens: 625 Local/Origem: VILA DO CONDE
Colocada: Dom, 10 Mar 2013 - 18:56 Assunto:
Normalmente as pilhas estão numa caixa por debaixo do esquentador.Não precisas de desmontar o bicho. _________________ fb- spiral-surfboards vila do conde
Já medi a tensão nos fios que fazem a faísca com um multímetro e nada.
Concluo que quando não há energia no sistema, corte o gás por segurança.
Eu sinceramente não sei o que é que esperavas conseguir ao meter as pontas de um multímetro no terminais de um eléctrodo ligado a uma bobina de ignição...
Caso não saibas a bobina só vai ter tensão aos seus terminais no momento em que ligas e desligas o circuito de ignição. Ela vai elevar uma tensão baixa disponível no primário (ex: fonte de 12V) para um valor que provoque a disrupção do meio dieléctrico para que assim haja faísca. Ora para o ar são cerca de 10 000V por cm de faísca.
Como é óbvio, a não ser que tenhas as pontas do multímetro sobre o eléctrodo no exacto momento em que há descarga, ele nunca vai medir nada, mesmo que haja tensão no primário. Portanto não vai ser por medires a tensão "nos fios que fazem faísca" que vais saber se tens a bateria descarregada (ou lá o que quer que sirva de fonte no primário da bobina do esquentador) e concluir que "não há energia no sistema" (que realmente pode não haver). Para isso tens que ir directamente à fonte no lado do primário.
Além disso, não sei se já deste conta da inteligência do que fizeste, mas se por algum acaso o circuito tivesse funcionado e tivesse havido descarga, tinhas nas pontas do multímetro sem dificuldade mais de 5000V e uns milhares de A de corrente. Eu não sei qual a categoria do teu multímetro, mas o que tenho aqui em casa só vai até 600V e aguenta no máx. 10A antes de ir ter com o Criador.
Registo: Jun 06, 2005 Mensagens: 4028 Local/Origem: Maia
Colocada: Dom, 10 Mar 2013 - 20:08 Assunto:
pode não usar pilhas, eu tive um junkers que acendia com uma turbina quando se abria a agua e tb deixou de funcionar uma vez porque essa "ventoinha" que ligava encravou.
não sei como é o sistema desse, mas se não tiver uma caixa plastica quadrada em baixo bem a vista , é porque não tem pilhas _________________ Ganha vendo anuncios!
http://www.neobux.com/?r=jorgius
Já medi a tensão nos fios que fazem a faísca com um multímetro e nada.
Concluo que quando não há energia no sistema, corte o gás por segurança.
Eu sinceramente não sei o que é que esperavas conseguir ao meter as pontas de um multímetro no terminais de um eléctrodo ligado a uma bobina de ignição...
Caso não saibas a bobina só vai ter tensão aos seus terminais no momento em que ligas e desligas o circuito de ignição. Ela vai elevar uma tensão baixa disponível no primário (ex: fonte de 12V) para um valor que provoque a disrupção do meio dieléctrico para que assim haja faísca. Ora para o ar são cerca de 10 000V por cm de faísca.
Como é óbvio, a não ser que tenhas as pontas do multímetro sobre o eléctrodo no exacto momento em que há descarga, ele nunca vai medir nada, mesmo que haja tensão no primário. Portanto não vai ser por medires a tensão "nos fios que fazem faísca" que vais saber se tens a bateria descarregada (ou lá o que quer que sirva de fonte no primário da bobina do esquentador) e concluir que "não há energia no sistema" (que realmente pode não haver). Para isso tens que ir directamente à fonte no lado do primário.
Além disso, não sei se já deste conta da inteligência do que fizeste, mas se por algum acaso o circuito tivesse funcionado e tivesse havido descarga, tinhas nas pontas do multímetro sem dificuldade mais de 5000V e uns milhares de A de corrente. Eu não sei qual a categoria do teu multímetro, mas o que tenho aqui em casa só vai até 600V e aguenta no máx. 10A antes de ir ter com o Criador.
_________________ 1 litro de petroleo extraido, transportado e refinado em gasolina custa cerca de 10 centimos . o resto são impostos e margens de lucro
Problem poor people?
Registo: Oct 07, 2005 Mensagens: 3733 Local/Origem: Subúrbios de Lisboa
Colocada: Seg, 11 Mar 2013 - 12:03 Assunto:
em tudo o que vou dizer estou a assumir que o esquentador estava já montado e a funcionar, antes de ter o problema actual.
há esquentadores sem pilhas. tenho dois desses. passe a ironia, funcionam a água.
se for um destes, a turbina de arranque pode ter avariado e não está a produzir faísca para o esquentador arrancar.
o esquentador pode estar entupido com poeiras e gorduras, e necessitar de ser limpo a sério, por um técnico. se for isto, os queimadores não conseguem libertar gás. não havendo chama, não há aquecimento.
para saberes isto, já que lhe tiraste a tampa, limpa por cima de um dos queimadores e abre a água. se esse funcionar, precisa de limpeza.
pode ter algum sistema de segurança que em caso de avaria, e dependendo da avaria, corta o gás. nesse caso, o ideal será ver o manual do esquentador. se não tiveres, procura na net ou telefona para a marca.
o meu fogão ficou com o gás ligado, cortou o abastecimento automaticamente e depois não ligava. tive de fazer uns procedimentos que vinham no manual para desbloquear o gás.
eu sei que pode parece insulto mas, já verificaste que a válvula do gás que vai para o esquentador está aberta?
Não sei se tens gás canalizado. se usares gás engarrafado, pode acontecer trocar a bilha e o gás demorar alguns minutos até conseguir chegar ao esquentador. isto acontece-me na casa da terra sempre que lá chego. a água tem de correr bastante até o esquentador arrancar. como ele tem um ciclo de tentativas curto, tenho de abrir a água durante 1 minuto e desligar. repetir o processo até funcionar. já cheguei a estar quase 10 minutos depois de abrir o gás na bilha até o esquentador funcionar. se apenas deixar aquilo quieto, o gás há-de lá chegar mas demora mais tempo.
Aconteceu-me a mesma situaçao ao esquentador, foi-me oferecido e funcionava 100% depois começou por so ligar quando lhe apetecia até que deixou de ligar. nao vale a pena inventar, é levar a uma casa de reparaçao! o esquentador tem um modulo eletrico/eletronico ??? e no meu caso foi isso que avariou. foram a volta de 100eur de arranjo. tá novo!
em tudo o que vou dizer estou a assumir que o esquentador estava já montado e a funcionar, antes de ter o problema actual.
há esquentadores sem pilhas. tenho dois desses. passe a ironia, funcionam a água.
isto acontece-me na casa da terra sempre que lá chego. a água tem de correr bastante até o esquentador arrancar. como ele tem um ciclo de tentativas curto, tenho de abrir a água durante 1 minuto e desligar. repetir o processo até funcionar. já cheguei a estar quase 10 minutos depois de abrir o gás na bilha até o esquentador funcionar. se apenas deixar aquilo quieto, o gás há-de lá chegar mas demora mais tempo.
isto, da experiência que tenho com esquentadores.
tens ainda a hipótese de ter mesmo avariado.
Tenho um truque que funcionava na casa da minha mae:
desliguem e liguem as pilhas (tirar e por 1) ao mesmo tempo que a agua ta a correr. Não é preciso esperar o tal minuto
Não conheço esse modelo mas de qualquer dos modos o sistema de funcionamento é o mesmo, deves verificar se há faisca quando o ligas, deduzo que sim pois ouves o sinal, assim sendo o gás não está a chegar ao injector.
Deves verificar se o injector está obstruido com impurezas, no entanto acho que o problema reside numa valvula vermelha onde liga um fio, o esquentador tem duas uma vermelha e outra verde, ligas o esquentador e com o cabo de uma chave de fendas dás um ou dois toques nessa valvula com cuidado para não danificar e verificas o que acontece, se acender está visto que o problema reside na mesma, se não acender tirar a valvula fora com cuidado e com o gás fechado abrir a água e ver se a valvula liga atenção que a mesma deve ser encostada à chapa do esquentador _________________
Todos os tempos são GMT Ir à página 1, 2, 3Seguinte
Página 1 de 3
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum