Registo: Nov 26, 2008 Mensagens: 913 Local/Origem: Rua Casal dos ninhos - baleal
Colocada: Ter, 08 Fev 2011 - 13:36 Assunto: como explorar um spot desconhecido ?
Como explorar um spot desconhecido ?
Pessoal, gostava de saber como fazer a avaliação de Spots desconhecidos .
Entre as caldas da rainha e S Martinho do porto existem cerca de 10 km de costa, praticamente inexplorada .
É uma costa abrigada de vento, com arribas altas em que já vi vários picos a funcionar mas nunca tive coragem de entrar .
Já vi zonas com rochas , baias abrigadas .
Se nunca viste ninguem a surfar lá se calhar é porque não deve ser assim grande coisa, ou nunca lá foste no dia certo ... Ou não.
Eu não estou para isso, mas se estivesse escolhia um dia sem ondas e entrava de barbatanas e oculos para ver melhor os fundos, tentar perceber correntes e outros perigos. Depois voltava lá sempre que me cheirasse a ondas para perceber como funciona e quando funciona.
Quem sabe pode ser que um dia destes ainda baptizes um pico. _________________ Cumprimentos,
Sérgio B.
Registo: May 20, 2009 Mensagens: 314 Local/Origem: Sintra
Colocada: Ter, 08 Fev 2011 - 14:43 Assunto:
Sozinho é que nunca!
Pelo menos com mais 2 ou 3.
Eu não sou nada aventureiro, mas até já surfei em sitios onde antes era raro surfar-se, mas que praticamente só dá quando o mar tá pequenino em todo o lado e nesses sitios está 0,5 metro, assim não há perigo.
Acho que deve ser giro surfar em sitios nunca antes surfados e pela nossa costa o que não falta são "points" assim.
Mas tens aí em Peniche tanta onda e ainda queres procurar mais?
Não há fome que não dê em fartura! - modo joke.
Registo: May 20, 2009 Mensagens: 314 Local/Origem: Sintra
Colocada: Ter, 08 Fev 2011 - 16:09 Assunto:
É sempre apetecível, mas eu com sou um cagufas, regra geral não entro sózinho no mar se tá mais de metro. Só entro alone até metro e tenho de conhecer bem a praia, não é à primeira que me vêem lá sozinho no mar numa praia qualquer.
Há relativamente pouco tempo estava a surfar aí na zona, logo abaixo de peniche, em meio metro. e de repente fiquei sózinho na agua porque a malta bazou toda. Fiquei logo ligeiramente incomodado, porque era a primeira vez que lá estava a surfar e não conhecia a praia.
É mais psicológico que outra coisa. - Vou pedir ao Ananas para ver se ela me reserva uma sessão no Dr. Phill!
Editado pela última vez por jbs em Ter, 08 Fev 2011 - 16:10, num total de 1 vez
Boas,
Na minha pouca experiencial e com algumas investidas...
- Olhar bastante para o mar (entender as vagas, se existem correntes e como elas funcionam com as varias marés).
- Tentar entender os fundos (bolhas é sinonimo de pedrinhas fofas, heheh)
- Estudar bem o local (ver onde é o melhor acesso e ver os vários pontos de saída, na minha opinião ponderar bem e ter mais que um ponto de saída).
- Ter noção da capacidade física (remada, conforto no mar nas varias condições do mar, sendo que "falo por mim" quando vou sozinho a minha adrenalina despara e consome muito da minha energia)
- Se encontrares alguém por perto, nada como perguntar, sobre o local, fundos correntes, etc, etc.
- Se tiveres possibilidade, passa no local varias vezes, varias marés e entra só para o mergulho.
Espero ajudar e se encontrares um pico depois envia PM que vamos lá, heheh
Abraço
P.S: isto é a minha opinião e modo de ver as coisas e com algumas investidas, temos de ter consciência que estamos por nossa conta e não é um filme....
olha jbs deixa lá que nem o dr me ajudou com isso. Surfar sozinho mesmo em praias já conhecidas ainda me causa arrepios. Na parede não sei porque mas quando faço bico de pato e olho para os buracos nas rochas só penso em moreias Ali sentado à espera das ondas por vezes a meio metro dos calhaus causa-me calafrios
_________________ 1 litro de petroleo extraido, transportado e refinado em gasolina custa cerca de 10 centimos . o resto são impostos e margens de lucro
Problem poor people?
Brigado pela imagem Ananás, agora sim vou disfrutar muito mais dos momentos sentado em cima da prancha! NOT _________________ "memes, basófia, nicks e anonimatos...bem vindos à internet, glad you could join us." SeaNoEvil in Carcavelos Sangrento
Registo: Feb 27, 2010 Mensagens: 2760 Local/Origem: Space the Final Frontier
Colocada: Qua, 09 Fev 2011 - 0:46 Assunto:
Ananas escreveu:
olha jbs deixa lá que nem o dr me ajudou com isso. Surfar sozinho mesmo em praias já conhecidas ainda me causa arrepios. Na parede não sei porque mas quando faço bico de pato e olho para os buracos nas rochas só penso em moreias Ali sentado à espera das ondas por vezes a meio metro dos calhaus causa-me calafrios
Isss é para meninos escuteiros... devias de ver a moreia que tenho de estimaxao... a moreia de cabelo... come ratonas e berbigao... e fdd... lolol:P
Queres aventurar em lugares desconhecidos lembra).-te sempre k tens k ter uma cena rede de telemovel...em caso de azar...vais querer ter comunicaxao com os servixos de socorro rapidamenta! _________________ Com cuecas de aço!
Na parede tenho dúvidas que haja, apenas penso nelas porque na barra em tavira já as vi com a cabeça a espreitar _________________ 1 litro de petroleo extraido, transportado e refinado em gasolina custa cerca de 10 centimos . o resto são impostos e margens de lucro
Problem poor people?
Registo: Oct 24, 2004 Mensagens: 7607 Local/Origem: Carcavelos/Évora
Colocada: Qua, 09 Fev 2011 - 11:41 Assunto:
Fdx... moreias!!!!
Grandes meninos, no Havai e na Australia são atacados por tubarões, cá... por moreias!!! O que não haveria de ser para a nossa reputação de machos lusitanos e para o bigode do zeze camarinha?!
O unico sitio onde as sombras no fundo não me fazem imaginar um qualquer bicho comedor de homens é na Torre onde... não se vê o fundo!!!
Já agora, essa foto é de uma pequena enguia... já viram lá atrás a garrafa de plástico? Serve como escala, apesar da perspectiva!
Em qualquer dos casos podem sempre fazer como o Love que quando vai para a Parede leva sempre o arpão, e a cada duckdive pimba, um sargo empalado no no arpão!! São conhecidas as suas pescarias surfisticas!
Registo: Dec 29, 2006 Mensagens: 2864 Local/Origem: Peniche
Colocada: Qua, 09 Fev 2011 - 11:51 Assunto:
Ó Mauricio... eu duvido que apanhes umas boas por ai...
Tu estás a ver a onda tão cá de cima e de tão longe.
Quando lá chegares vais ver que está toda deitada ou então parte rápido demais _________________ Surf & Ski
Galeria de Fotografia
Registo: May 14, 2003 Mensagens: 4482 Local/Origem: Lisboa
Colocada: Qua, 09 Fev 2011 - 11:52 Assunto:
MauricioQuaresma escreveu:
E encontrares algo assim só para ti ?
Acho que vale a pena ir la explorar .
algures em peniche ....
Mauricio,
Não haja dúvida que é um close out com bom aspecto.
Eu acho que a não ser em sítios mesmo remotos, cá por PT quando o mar está mesmo, mesmo bom, não ver vivalma na água ou por perto já começa a ser pouco frequente.
Ananas escreveu:
Por acaso estou com o Wazaaa: isso parece-me uma enguia e não uma moreia. Já em relação às moreias, sendo uns bichos até com um ar bastante assustador, não são nada agressivas... _________________ The Search: the essence of adventure, an escape from the bondage of everyday life!
Registo: Nov 06, 2007 Mensagens: 711 Local/Origem: Lisboa
Colocada: Qua, 09 Fev 2011 - 12:37 Assunto:
Malta,
o bicho em causa podia ser um Safio, bastante comum em Portugal (e que dá um belo ensopado, by the way), mas é mesmo uma moreia. As enguias não têm estes dentinhos...
Fiquem descansados, porque estes bichos (moreias e safios) têm mais medo de vocês do que vocês deles, e ficam no buraco sossegados se não forem provocados, saindo de noite para caçar...e só se não aparecer nada à porta do buraco...
Durmam sossegados, preocupem-se mas é com o crowd e com as pranchas na cabeça...
Ter medo de safios ou moreias no surf é como ser pai e passar a vida preocupado com os raptos de crianças e depois deixá-las sem cadeirinhas e sem cinto no banco de trás do carro... _________________ No eternal reward will forgive us now for wasting the dawn.
nao quero estragar o teu texto mas o meu tio ja levou uma grande dentada na mão no cais de tavira de um safio, o cabrão tinha uns 50 cms ou mais de comprimento e só foi com a pistola e o arpão. Obviamente que ao passar na toca o bicho defendeu-se claro.
De qualquer maneira as moreias dão-me arrepios, estejam lá ou não. Tudo fundo de rocha com buracos e ainda por cima sozinho penso sempre nelas. Além do mais qualquer um destes bichos reaje quando alguem se aproxima da sua casa, daí o meu receio em levar uma trinca quando estou sentado na prancha e com os pézinhos ali a uns 40 cms das rochas _________________ 1 litro de petroleo extraido, transportado e refinado em gasolina custa cerca de 10 centimos . o resto são impostos e margens de lucro
Problem poor people?
Para mim é um golfinho alterado em photoshop que eu quero continuar a surfar sossegado sem pensar nessas coisas. FECHADO!
Wazzaa na torre não se ver o fundo não sei se é bom ou mau! ahah Mas temos que la marcar mais reunião um dia destes _________________ "memes, basófia, nicks e anonimatos...bem vindos à internet, glad you could join us." SeaNoEvil in Carcavelos Sangrento
Registo: Nov 12, 2008 Mensagens: 2372 Local/Origem: PVZ e VCD
Colocada: Qua, 09 Fev 2011 - 14:09 Assunto:
cagões tenho tanto medo de bicho como de um polvo... se calhar até tenho mais medo do polvo!
por acaso é feio como o caneco e dá para um gajo levar um valente susto. este peixe não vos faz lembrar os congros? é que ainda por cima andam nas rochas...
para mim esses animais devem ter muito medo de nós e não estou a ver eles a atacarem um gajo só porque estás com o pé de fora da prancha. desconfio que eles devam escolher lugares escuros e profundos para as suas tocas, e como já disseram, só devem saír no escuro para caçar!
cagufa era se um gajo tivesse assim um tubarão azul (tintureira como se diz aqui na terra) a passar à minha frente! sei que o gajo dificilmente me atacava, mas são feios e assustam mesmo... aqui no norte quando vem aquelas marés mais quentes, eles apróximam-se mais da costa e se forem para a beira do cais, já conseguem ver assim uns vultos!
sei que em portugal junto com as "toninhas" são especies marinhas protegidas. são chamados de "aspiradores" do lixo no mar!
agora falando da onda que nos mostras, vejo a linha a entrar mas vejo isso aí a fechar tambem! vai passando e vai vendo... _________________ www.kibersports.com
Para começar uma guerra o PM propina, o surfista dropina
Registo: Nov 06, 2007 Mensagens: 711 Local/Origem: Lisboa
Colocada: Qua, 09 Fev 2011 - 14:18 Assunto:
banglentininkas escreveu:
este peixe não vos faz lembrar os congros? é que ainda por cima andam nas rochas...
O Congro é o Safio (mesmo peixe, nomes diferente) nome "oficial": Conger conger _________________ No eternal reward will forgive us now for wasting the dawn.
Registo: Oct 24, 2004 Mensagens: 7607 Local/Origem: Carcavelos/Évora
Colocada: Qua, 09 Fev 2011 - 15:04 Assunto:
Por acaso nem sabia disto (gajo de sequeiro, só conhece chaparros, lebres, coelhos, raposas, milhafres, perdizes, etc) mas os safios são bem parecidos com as moreias (um pouco menos feios):
cheers!!
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum