Registo: May 14, 2003 Mensagens: 4482 Local/Origem: Lisboa
Colocada: Qui, 21 Mai 2009 - 0:48 Assunto: Regras da secção de Feedback
Malta brava,
A secção de feedback tá criada... A ver se amanhã tenho tempo para escrever qq coisa acerca de como utilizar a dita cuja, baseado no input que vocês foram dando neste tópico e nas dicas & regras.
Este tópico tá encerrado e mais tarde irá ser apagado, para evitar confusões. _________________ The Search: the essence of adventure, an escape from the bondage of everyday life!
Registo: Dec 25, 2003 Mensagens: 3766 Local/Origem: Peniche
Colocada: Sex, 29 Mai 2009 - 6:52 Assunto:
Já agora, algumas regras iniciais para que a coisa funcione decentemente:
1. Este forum serve APENAS para deixar o feedback sobre negócios efectuados.
- NÃO às conversas paralelas
- NÃO às opiniões de quem está de fora dos negócios
- APENAS feedbacks sobre negócios concretos
2. As mensagens que não digam respeito a negócios mais tarde ou mais cedo serão removidas, por isso poupem-nos trabalho.
3. O titulo dos tópicos de feedback deverá ser o nickname do vendedor/comprador em questão.
Querem deixar feedback sobre determinada pessoa?
Então sigam estes 2 procedimentos simples:
- Procurem se já existe algum tópico com o nome de quem querem deixar o feedback. Se o encontrarem, deverão entrar no tópico, fazer reply e deixar a vossa opinião sobre o utilizador/negócio.
- Caso não encontrem (é favor procurar bem), deverão ao user para criar um tópico com o seu nome para que deixem feedback.
Como já perceberam, este fórum (Feedback) terá de ser sério pois cumpre uma função especifica, que é quantificar o risco de fazer negócios com determinado utilizador e, como tal, é útil para todos nós.
Registo: May 12, 2006 Mensagens: 1166 Local/Origem: Estoril
Colocada: Sáb, 30 Mai 2009 - 17:17 Assunto:
Maya, só uma sugestão, não seria mais fácil a pessoa que inicia um negócio, criar um feedback com o seu nome/nick e a partir daí TODA a gente que efectue uma compra ou venda com essa pessoa, colocar lá o seu feedback?
É que eu abri a secção e vi imensos tópicos com o nome da mesma pessoa criado por outros.
As regras que sugeria seriam as seguintes:
Ninguém poderá abrir um tópico em nome de outra pessoa!
O titulo do tópico deverá conter apenas o nick do utilizador.
O 1º post deverá conter as seguintes informações e ter como titulo o nome do utilizador (localidade, contacto - optativo-, envia pelos CTT, recebe pelos CTT, condições de venda, condições de compra).
É até muito mais fácil para quem vai realizar negócio com essa pessoa, saber com o que conta vendo logo o feedback por inteiro e não andar à procurar de mil tópicos perdidos com várias informações.
Sugeria também, quem tivesse mais que 3 feedbacks negativos, que lhe fosse bloqueado o acesso aos classificados temporariamente e, de acordo com o caso concreto por questões de equidade, lhe fosse ou não aplicada uma sanção mais ou menos gravosa.
Registo: Jun 09, 2007 Mensagens: 3009 Local/Origem: Queluz
Colocada: Sáb, 30 Mai 2009 - 23:15 Assunto:
Outra coisa, devia ser obrigatório o user que está a vender ter um link para o feedback no post do comprar/vender. _________________ ET 6'6 | Rip Curl E-BOMB Stealth 4/3 M
Colocada: Sex, 19 Jun 2009 - 17:34 Assunto:
Bem, estou a ver que se abriu esta secção para nada... Tanta guerra para criar uma secção de Feedback, cria-se, estabelecem-se as regras e não se faz nada. Ok!
Se continuar assim, mais tempo menos tempo, apaga-se esta secção que não está aqui a fazer nada.
A regra mais importante é que o tópico referente a cada forista tem de ser criado pelo próprio. Esta regra é mandatória, excepto para feedback negativo. _________________ The Search: the essence of adventure, an escape from the bondage of everyday life!
Colocada: Sex, 19 Jun 2009 - 17:41 Assunto:
Dafonso apaga todas os tópicos criados, podiam meter como regra ser obrigatório na venda ter um link para o feedback e quando a venda é terminada ser bloqueado o tópico da venda em questão... _________________ ET 6'6 | Rip Curl E-BOMB Stealth 4/3 M
Colocada: Sáb, 20 Jun 2009 - 22:36 Assunto:
Baiuks escreveu:
Maya, só uma sugestão, não seria mais fácil a pessoa que inicia um negócio, criar um feedback com o seu nome/nick e a partir daí TODA a gente que efectue uma compra ou venda com essa pessoa, colocar lá o seu feedback?
É que eu abri a secção e vi imensos tópicos com o nome da mesma pessoa criado por outros.
As regras que sugeria seriam as seguintes:
Ninguém poderá abrir um tópico em nome de outra pessoa!
O titulo do tópico deverá conter apenas o nick do utilizador.
O 1º post deverá conter as seguintes informações e ter como titulo o nome do utilizador (localidade, contacto - optativo-, envia pelos CTT, recebe pelos CTT, condições de venda, condições de compra).
É até muito mais fácil para quem vai realizar negócio com essa pessoa, saber com o que conta vendo logo o feedback por inteiro e não andar à procurar de mil tópicos perdidos com várias informações.
Sugeria também, quem tivesse mais que 3 feedbacks negativos, que lhe fosse bloqueado o acesso aos classificados temporariamente e, de acordo com o caso concreto por questões de equidade, lhe fosse ou não aplicada uma sanção mais ou menos gravosa.
Boas ondas!
Baiuks,
Tudo o que escreveste parece-me bem, tendo em conta o que tb escrevi entretanto. Mas deixa-me fazer um comentário às tuas sugestões: não me parece que faça qq sentido colocar o 3º ponto (localidade, contacto - optativo-, envia pelos CTT, recebe pelos CTT, condições de venda, condições de compra) no tópico de Feedback do utilizador. Essas coisas dizem respeito à venda e são independentes do Feedback. Essa informação deverá estar na venda... É o que acho. Não achas que faz mais sentido?
Bjs,
Diogo _________________ The Search: the essence of adventure, an escape from the bondage of everyday life!
Registo: Dec 10, 2007 Mensagens: 1923 Local/Origem: M31/Zigoto
Colocada: Seg, 22 Jun 2009 - 22:59 Assunto:
Para mim n faz qualquer sentido só o próprio poder abrir o tópico com o seu nick/nome. O que interessa é divulgar um negócio e o seu feedback, qualquer um dos intervenientes nessa transacção poderá e terá legitimidade para o divulgar. No entanto para evitar, e bem, como foi dito, vários posts com o mesmo nick do vendedor os divulgadores do negócio deveriam pesquisar se já existe o nick .
Como li na diagonal provavelmente poderei n estar a ver tudo...
Boas Ondas _________________ "O universo não é apenas mais estranho do que imaginamos; ele é mais estranho do que podemos imaginar" J.B.S. Haldane
Colocada: Ter, 23 Jun 2009 - 11:49 Assunto:
O vendedor tem de abrir um tópico em seu nome no feedback
É obrigatório o vendedor no tópico da venda ter um link para o tópico do feedback
os compradores devem dar o feedback no link disponibilizado.
São +/- estas as regras gerais dos feedback's de vendas _________________ ET 6'6 | Rip Curl E-BOMB Stealth 4/3 M
Registo: Dec 10, 2007 Mensagens: 1923 Local/Origem: M31/Zigoto
Colocada: Ter, 23 Jun 2009 - 11:58 Assunto:
Se o vendedor n abrir um tópico em seu nome nenhum comprador poderá dar feedback sobre o vendedor ? é aí que para mim falha, um intruja nunca irá abrir um tópico em seu nome..... _________________ "O universo não é apenas mais estranho do que imaginamos; ele é mais estranho do que podemos imaginar" J.B.S. Haldane
Colocada: Ter, 23 Jun 2009 - 12:08 Assunto:
Vamos lá ver uma coisa, nada é obrigatório.
O facto pelo qual disse que tem de ser o comprador a criar o tópico de feedback é por uma questão de organização, mas não só. Para além disso, é uma escolha do vendedor que outros dêem (ou não) feedback acerca das transacções consigo efectuadas. Feedback positivo todos querem, mas é opção do vendedor ter aqui um tópico de feedback.
A única excepção dá-se quando o feedback é negativo, caso esse em que um comprador, na eventualidade da inexistência de um tópico de feedback do vendedor, está autorizado a criar um tópico para o respectivo feedback, como por exemplo fez a Borboletaaa.
Esta secção do Fórum, como o Maya disse, irá ter regras rígidas. Especialmente quando se trata de feedback negativo. A única maneira de deixar feedback negativo, é de uma forma sustentada e justificada. Um vendedor que se sinta injustiçado com um feedback negativo, pode reclamar com o comprador... Chegando a entendimento com o comprador, só o comprador poderá apagar o feedback negativo ou contactar um dos moderadores para o fazer. Pedidos aos moderadores de vendedores a reclamar feedback negativo não serão atendidos, excepto se o feedback negativo é parco em explicações ou apenas deixa acusações sem explorar mais o assunto. Nesse caso, os moderadores irão averiguar a situação com o comprador e requerer mais explicações que, caso não sejam dadas, o feedback negativo correspondente será apagado.
Para aqueles que vendem muitas coisas aqui no atitude, penso que terão todo o interesse de ter um tópico de feedback. Simplesmente não se pode obrigar outros a ter um tópico de feedback, não deixando de ser óbvio que quem perde são eles. _________________ The Search: the essence of adventure, an escape from the bondage of everyday life!
Colocada: Ter, 23 Jun 2009 - 14:31 Assunto:
Estamos a falar de vendas, acho que cada pessoa devia ter a "obrigação" de dar o link do seu feedback, se eu for a uma loja e quiser o livro de reclamações sou obrigado a tê-lo, neste caso temos reclamações ou não e também me compete a mim se quero ter segurança na venda a possibilidade de a ver e deve ser disponibilizada pelo vendedor, penso eu... _________________ ET 6'6 | Rip Curl E-BOMB Stealth 4/3 M
Colocada: Ter, 23 Jun 2009 - 14:52 Assunto:
O livro de reclamações existe tb aqui: se alguém quiser deixar feedback negativo, pode fazê-lo.
Mas tu não és obrigado a preencher o livro. Além disso, aquilo que digo é que não é obrigatório ter um tópico para feedback positivo, nem tão pouco disponibilizar o link para esse tópico nas vendas. O vendedor fica a perder com isso? Fica, mas isso é escolha dele e não o podemos obrigar a criar um tópico aqui.
O melhor exemplo disso até acho que é o timmyroxy: está farto de vender coisas e tem gente satisfeita. Ainda não criou um tópico aqui... Eh pá, problema dele. Ele é que sai a perder.
Mais, se uma pessoa tiver feedback positivo, tem todo o interesse em partilhar esse link logo na venda... Mas e se não o fizer? Podemos obrigá-lo a isso? A mim parece-me que não.
No entanto, acho que se alguém tiver feedback negativo e volte a tentar vender coisas, será provavelmente responsabilidade da comunidade Atitude alertar possíveis compradores desse facto.
Isto é a minha opinião. Por favor não compliquem, com obrigações e o diab'a'sete... Queriam o Fórum de Feedback, foi criado, mas aqui ninguém é obrigado a nada, excepto a respeitar o próximo. _________________ The Search: the essence of adventure, an escape from the bondage of everyday life!
Registo: Mar 26, 2008 Mensagens: 5449 Local/Origem: Porto
Colocada: Ter, 23 Jun 2009 - 17:40 Assunto:
Dafonso isso não me parece bem, como é o caso da minha venda da capa á borboletaa, eu estive lá e tenho provas "atitudenses" ( ) desse facto, quem tem o feedaback negativo sou eu, apesar de eu nao ter visto ninguem nas redondezas do local combinado. Combienei com o tiago daqui do forum, ele apareceu no lugar combinado, eu tambem , à hora combinada, entreguei-lhe o material, ele entregou-me o dinheiro e ficou assim feito, sem problemas e pontualmente. _________________ Soul, Union, Respect , Freedom
Colocada: Qua, 24 Jun 2009 - 10:20 Assunto:
Simples, jonas. Tens um ponto negativo e um ponto positivo. Se quiseres reverter o negativo, é tua responsabilidade falar com a Borboletaaa e chegarem a um entendimento. É assim que as coisas funcionam no eBay. _________________ The Search: the essence of adventure, an escape from the bondage of everyday life!
Colocada: Qui, 02 Jul 2009 - 3:30 Assunto:
dafonso escreveu:
Baiuks,
Tudo o que escreveste parece-me bem, tendo em conta o que tb escrevi entretanto. Mas deixa-me fazer um comentário às tuas sugestões: não me parece que faça qq sentido colocar o 3º ponto (localidade, contacto - optativo-, envia pelos CTT, recebe pelos CTT, condições de venda, condições de compra) no tópico de Feedback do utilizador. Essas coisas dizem respeito à venda e são independentes do Feedback. Essa informação deverá estar na venda... É o que acho. Não achas que faz mais sentido?
Bjs,
Diogo
Ainda não tinha visto Diogo, sim foi só uma sugestão. Penso que a única coisa que deveria ser obrigatória, por uma questão de clareza, objectividade e organização, será o tópico de feedback ter que ser aberto pela pessoa em questão.
Senão já viste o que é ter que andar a pesquisar por inúmeros posts espalhados pelo Fórum inteiro para verificar o feedback de uma pessoa?
Apelo mais pela organização do que por outra coisa.
De resto, creio que cada um deverá fazer como entender em relação ao que escreve no seu próprio tópico.
Seguindo as tuas indicações e as do Maya, dadas anteriormente, penso que já está tudo mais que decidido e acho que se deve avançar nesse sentido.
*EDIT - Para não abrir outro tópico cada vez que me esqueço.
Quem quiser deixar feedback e essa pessoa não tiver um tópico de feedback activo ou aberto, não posta feedback ou solicita ao mesmo que crie um! Senão isto fica uma confusão. _________________ Lisbon, Portugal
Editado pela última vez por Baiuks em Qui, 02 Jul 2009 - 3:44, num total de 1 vez
Colocada: Qui, 02 Jul 2009 - 3:40 Assunto:
dafonso escreveu:
Esta secção do Fórum, como o Maya disse, irá ter regras rígidas. Especialmente quando se trata de feedback negativo. A única maneira de deixar feedback negativo, é de uma forma sustentada e justificada. Um vendedor que se sinta injustiçado com um feedback negativo, pode reclamar com o comprador... Chegando a entendimento com o comprador, só o comprador poderá apagar o feedback negativo ou contactar um dos moderadores para o fazer. Pedidos aos moderadores de vendedores a reclamar feedback negativo não serão atendidos, excepto se o feedback negativo é parco em explicações ou apenas deixa acusações sem explorar mais o assunto. Nesse caso, os moderadores irão averiguar a situação com o comprador e requerer mais explicações que, caso não sejam dadas, o feedback negativo correspondente será apagado.
Esqueci-me de falar deste ponto.
Creio que é de frisar que quando alguém tiver feedback negativo, poderá eventualmente justificar-se perante a situação APÓS os moderadores receberem a queixa do lesado e se realmente existir espaço para justificações. Não se vai querer aqui arranjar espaço para "guerras abertas", porque senão este tópico fica despromovido de todo e qualquer sentido. Mas sabes que isso é muito passível de acontecer se se dá um pouco mais de liberdade e não se mantém um controlo mais exímio sobre esta secção.
Assim, não devem ser admitidos comentários de pessoas sem ligação directa ao negócio em causa.
Esta secção serve então unicamente e exclusivamente para colocar feedbacks de negócios sejam positivos ou negativos entre utilizadores deste fórum.
Creio que toda a gente tem o direito de se justificar como deve ser (e com isto quero dizer utilizando argumentos válidos), devendo isso ser visível, posteriormente, aos outros utilizadores do Fórum para que eles possam avaliar por si próprios o risco.
Beijinhos,
Carla _________________ Lisbon, Portugal
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum