Registo: Feb 08, 2010 Mensagens: 259 Local/Origem: VILA DO CONDE
Colocada: Dom, 21 Mar 2010 - 1:16 Assunto: FAZ O TEU WAX
Eu sei que é um pouco off topic, mas como gosto muito de ser um criador , aproveito para aqui deixar umas dicas para quem quiser fazer o seu próprio wax.
1. Compra bolas de cera de parafina, carbonato de cálcio e vaselina para fazer o teu próprio wax. Usa uma panela grande para o fazer. É melhor usar uma panela velha que será utilizada apenas para esse fim, pois vai ser difícil de limpar e reutilizar a mesma para cozinhar e pode não ser uma boa ideia
2. Decide primeiro que quantidade queres fazer, criando uma fórmula de bolas de parafina, carbonato de cálcio e vaselina apenas a suficiente para fazer a cera mole para uma fácil aplicação na prancha. (60-70% cera de parafina, carbonato de cálcio 15-20%, 5-10% Vaselina)
3. A quantidade de vaselina e parafina deve ser ajustada para a temperatura da água onde vai ser utilizado. Se a temperatura for mais quente deve-se usar mais cera e menos vaselina. Se a água for fria deve-se usar mais vaselina e menos cera.
4. Coloca as bolinhas de parafina na panela e aquece mas com a temperatura o mais baixo possível (deve rondar os 38º) para evitar queimar. A parafina é inflamável, portanto não tentes acelerar o processo, colocando o lume alto PODES COMEÇAR UM INCÊNDIO!!!. Depois da cera começar a amolecer, adiciona o carbonato de cálcio e mexe constantemente com uma colher de metal grande.
5. Misture uma colherada de vaselina de cada vez, adicionando mais conforme seja necessário para criar uma consistência cremosa e macia. Quando os ingredientes estiverem completamente derretidos, retira a panela do fogão.
6. Junta óleos de aromaterapia e um toque de corante alimentar para uma tonalidade agradável, a que tu quiseres escolher. Estes ingredientes não irão mudar a qualidade do wax na prancha, mas podem fazê-lo cheirar melhor e serem mais agradáveis á vista
7. Despeja a mistura em formas de metal ou de alumínio, usando a colher de metal para ajudar.
8. Deixa o wax arrefecer e endurecer completamente e em seguida, retira as peças das formas.
achei um post bastante criativo e interessante!! ja experimentaste fazer isso?? gostaste da qualidade do wax?
qualquer dia (pelo menos no verao) vou tentar fazer o meu proprio wax para ver no que da
ja agora onde se pode comprar o carbonato de calcio??
abraços
Colocada: Dom, 21 Mar 2010 - 12:09 Assunto:
DiogoPedroso escreveu:
Bastante interessante
A parte do cozinhar e inflamavel chamou me a atenção. Tal como não percebi a quantidade que é preciso utilizar para fazer uma vulgar barra.
abraço
O truque está em deixaar o lume no minimo senão ...!!!!! e o resultado pode ser deveras interessante .
Quanto ás quantidades não são precisas, mas para terem uma ideia, com cinco euritos de material faz-se wax para quase meio ano
Colocada: Dom, 21 Mar 2010 - 12:12 Assunto:
Dioogoo escreveu:
achei um post bastante criativo e interessante!! ja experimentaste fazer isso?? gostaste da qualidade do wax?
qualquer dia (pelo menos no verao) vou tentar fazer o meu proprio wax para ver no que da
ja agora onde se pode comprar o carbonato de calcio??
abraços
O carbonato de cálcio e os restantes componentes vendem-se em qualquer drogaria daquelas à moda antiga, onde se vende lexivia, soda caustica e outros quimicos que antes de existiram as grandes marcas de produtos de limpeza, eram aqueles que as nossas bisavós e avós utilizavvam para casa
Colocada: Dom, 21 Mar 2010 - 12:13 Assunto:
Xana escreveu:
Pareceu-me um bocado arriscado de fazer. Acho que pelo preço do wax não compensa o risco.
Não é assim tão arriscado como parece, apenas há que ter algum cuidado e depois temos a questão da mistura, para água fria que é o nosso caso de portugal, é preciso acertar na combinação, mas é giro de fazer
basta colocar os restos de wax usado numa lata (de salsichas, por exemplo) e deixar a aquecer até que ferva, depois é só deixar a arrefecer e as impurezas irão ficar depositadas no fundo da lata.
Para retirar o wax reciclado é o mais complicado - eu corto a lata. se alguem souber de alguma maneira mais facil que o diga.
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum