Registo: Aug 07, 2009 Mensagens: 46 Local/Origem: Peniche/Lisboa
Colocada: Seg, 02 Nov 2009 - 18:00 Assunto:
Bem no outro dia tive a surfar com uma koala 6.4, o bico-de-pato nunca me tinha sido tao facil, podia estar parado que a prancha ja afundava por si mas como sempre ha o contrario do bom na surfada, remar com aquilo é mentira cheguei a casa deitei me na cama so acordei no outro dia as 14.
Cumps _________________ Só verdadeiramente conheces os teus limites quando os ultrapassas
Registo: Dec 28, 2008 Mensagens: 396 Local/Origem: lisboa
Colocada: Seg, 02 Nov 2009 - 18:24 Assunto:
agora finalmente aprendi a fazer bico de bato com o pe- ISTO SIM agora consigo passar muito melhor a rebentaçao e ate entrar em mar maior e nao levar na cabeça-pelo menos tanto ja nao-
Surgiu-me um imprevisto quando surfava ontem e ia tentando fazer o bico de pato com o pé : Ao colocar o pe em cima da prancha, e ao tentar afundar a mesma, esta fugia me para tras quando a onda embatia em mim.
Gostava de saber a vossa opinião sobre aquilo que estou a fazer mal. Se é a colocação do pe, ou se nao estou a afundar a prancha o suficiente, ou qualquer outra razao que achem possivel.
Obrigado desde ja e boas ondas _________________ Less talk, more surf!
Surgiu-me um imprevisto quando surfava ontem e ia tentando fazer o bico de pato com o pé : Ao colocar o pe em cima da prancha, e ao tentar afundar a mesma, esta fugia me para tras quando a onda embatia em mim.
Gostava de saber a vossa opinião sobre aquilo que estou a fazer mal. Se é a colocação do pe, ou se nao estou a afundar a prancha o suficiente, ou qualquer outra razao que achem possivel.
Obrigado desde ja e boas ondas
Parece-me que te estás a posicionar mais para a frente do que devias quando estás a passar e quando a força da onda te atinge não estás na posição mais favorável para agarrares bem a prancha.
Ao veres esta imagem, reparas que o surfista ao afundar a prancha, tem os braços ligeiramente adiantados.
Aqui tens outra imagem. Embora seja um duck dive feito com o joelho, podes ver que em ambas as imagens o ponto em comum é o ligeiro adiantamento da prancha em relação à posição do surfista.
Experimenta fazer assim e vê se não te sais melhor.
Mas quando me coloco mais atrás em relação à prancha vou ter de aplicar mais força para afundar a prancha nao é? E colocando-me mais atrás em relação à prancha não é mais fácil perder o equilibrio? _________________ Less talk, more surf!
Colocada: Sáb, 05 Dec 2009 - 14:31 Assunto:
quando ves a espuma a vir para ti ou a onda, esperas ate estar a cerca de 3 m embicas o nose e esta parte depende do tamanho da prancha se for grande poe o pe se for pequena o joelho e quando estiveres debaixo de agua faz força com o pe e empurra a prancha para a frente e para cima se a prancha for pequena empurras ate o tail te dar pela barriga se for grande ate o tail te dar pelos joelhos.
Espero ter te ajudado.
Cumps
Boas ondas _________________ Só verdadeiramente conheces os teus limites quando os ultrapassas
btw... tenho uma duvida... o duck dive deve ser feito também naqueles momentos em que sabemos que conseguimos passar a onda mas ela está quase a rebentar? (aquelas ondas que parece que vamos subir pro ceu, lol)
Registo: May 14, 2003 Mensagens: 4482 Local/Origem: Lisboa
Colocada: Sáb, 05 Dec 2009 - 21:27 Assunto:
ADinis escreveu:
btw... tenho uma duvida... o duck dive deve ser feito também naqueles momentos em que sabemos que conseguimos passar a onda mas ela está quase a rebentar? (aquelas ondas que parece que vamos subir pro ceu, lol)
bons ventos e ondas
Essa é simples. Não percebo bem qual é a dúvida. Se sabes que consegues passar, não precisas de fazer. Se tens dúvidas, se calhar é melhor fazer... não será? _________________ The Search: the essence of adventure, an escape from the bondage of everyday life!
pergunto isso porque quando vou de 7'10 quando estou naquela fase como disse... passa nao passa... e vamos a ver e até consegui passar e sinto que a prancha sofre uma pancada que quase parte... ou seja... a parte da frente passa mesmo quase no rebentar e dá ideia que a parte de trás da prancha já leva com a espuma... daí parecer que a prancha se torce toda...
Mas quando me coloco mais atrás em relação à prancha vou ter de aplicar mais força para afundar a prancha nao é? E colocando-me mais atrás em relação à prancha não é mais fácil perder o equilibrio?
Não percebo bem as tuas perguntas. Achas que fazes mais força se fizeres o duckdive correctamente? Vais é passar melhor, ponto final.
Achas que por exemplo o surfista da primeira imagem que te pus está em desequilíbrio? A mim parece-me que está numa posição bem "sólida". Recolhe toda a informação que a imagem te dá e vai para dentro de água treinar.
E se tu vês que a tua prancha foge para trás quando fazes o duckdive achas que não estás tu em desequilíbrio?
Não compliques uma coisa que em termos de teoria é bem simples.
Mas quando me coloco mais atrás em relação à prancha vou ter de aplicar mais força para afundar a prancha nao é? E colocando-me mais atrás em relação à prancha não é mais fácil perder o equilibrio?
Não percebo bem as tuas perguntas. Achas que fazes mais força se fizeres o duckdive correctamente? Vais é passar melhor, ponto final.
Achas que por exemplo o surfista da primeira imagem que te pus está em desequilíbrio? A mim parece-me que está numa posição bem "sólida". Recolhe toda a informação que a imagem te dá e vai para dentro de água treinar.
E se tu vês que a tua prancha foge para trás quando fazes o duckdive achas que não estás tu em desequilíbrio?
Em relação a ter de aplicar mais força quando me chego mais atrás em relação à prancha, isso é pura física amiga É como puxar ou empurrar uma porta na maçaneta, custa muito menos do que empurrar perto do eixo da porta.
Por isso se impos esta duvida, não será mais facil afundar a prancha mais perto do nose do que mais para trás
Em relação ao equilibrio ja entendi
Obrigado e boas ondas _________________ Less talk, more surf!
Em relação a ter de aplicar mais força quando me chego mais atrás em relação à prancha, isso é pura física amiga É como puxar ou empurrar uma porta na maçaneta, custa muito menos do que empurrar perto do eixo da porta.
Por isso se impos esta duvida, não será mais facil afundar a prancha mais perto do nose do que mais para trás
Em relação ao equilibrio ja entendi
Obrigado e boas ondas
Mas eu nunca te disse para pores as mãos mais atrás. Apenas falei na posição do teu corpo, daí não estar a entender a tua dúvida.
morquintas, eu não sei ao pormenor como fazes o teu duckdive pois nunca te vi a fazê-lo. Percebi através da tua descrição que te estás a posicionar mal e deixei as imagens para tu mesmo veres o que estás a fazer de errado. Só acho que não tens de complicar porque as imagens são bem explícitas. E se achares que não, ainda tens imensos vídeos espalhados na web. Já estamos para aqui a falar de Física lol.
Registo: Nov 06, 2008 Mensagens: 1489 Local/Origem: Aqui nasceu Portugal e ali avistei Ana
Colocada: Seg, 07 Dec 2009 - 10:35 Assunto:
Que prancha tens Morquintas? Se calhar vai estar aí a resposta. A imagem que a Xana tem acima é de uma 6'0 no máximo, com uma espessura mínima... _________________ «Sous les pavés, la plage»
Debaixo das pedras da calçada, está a areia da praia...
Colocada: Seg, 07 Dec 2009 - 17:30 Assunto:
Pois, se tens uma prancha assim maior e mais gorda como eu com uma: 6.10 x 19 x 3 hélio surfboards terás mais dificuldades e terá de te posicionar mais atrás para a prancha não escorregar, esquece agora um pouco a fisica ok? não é impossivel mas é mais dificil. _________________ Só verdadeiramente conheces os teus limites quando os ultrapassas
Eu faço Bodyboard e também já dei umas entradas com prancha de surf e acho que o DuckDive é bem mais fácil com a prancha de surf.
Com a de BBoard não é tão fácil ir fundo como com a de Surf, pois a 1ª vez que experimentei a prancha foi mais fundo do qeu alguma vez tinha ido com a de BBoard.
Quanto aos 'truques' esses só se agarram depois de levar com muuuuuuuuiiiiitas ondas na cabeça ))
Eu faço Bodyboard e também já dei umas entradas com prancha de surf e acho que o DuckDive é bem mais fácil com a prancha de surf.
Com a de BBoard não é tão fácil ir fundo como com a de Surf, pois a 1ª vez que experimentei a prancha foi mais fundo do qeu alguma vez tinha ido com a de BBoard.
Quanto aos 'truques' esses só se agarram depois de levar com muuuuuuuuiiiiitas ondas na cabeça ))
concordo. eu ja andei no BB durante 6 anos e quando andei numa 6'1 de um amigo que agora e minha (antes de ter as aulas de surf) aquilo era coca cola a fazer o duck _________________ Os sapos não foram feitos para serem engolidos.
Que prancha tens Morquintas? Se calhar vai estar aí a resposta. A imagem que a Xana tem acima é de uma 6'0 no máximo, com uma espessura mínima...
A prancha que tenho é uma 5'11 e o meu problema maior está em colocar o pé na prancha, pois quando o faço perco muitas vezes o equilibrio, acabando muitas vezes por fazer o duck dive sem usar o pé, empurrando só o nose. _________________ Less talk, more surf!
Que prancha tens Morquintas? Se calhar vai estar aí a resposta. A imagem que a Xana tem acima é de uma 6'0 no máximo, com uma espessura mínima...
A prancha que tenho é uma 5'11 e o meu problema maior está em colocar o pé na prancha, pois quando o faço perco muitas vezes o equilibrio, acabando muitas vezes por fazer o duck dive sem usar o pé, empurrando só o nose.
é normal, tens de ir tentando ate apanhar o geito. quando apanhares vai ser bem mais facil estares dentro de agua na boa tb. tentacomeçar com o joelho e gradualmente ir metendo o pe
Tenho tendado fazer uns ducks mas ainda não cheguei à conclusão de qual a melhor maneira, alguém me consegue dizer afinal qual é a melhor trajectória?
Tendo em conta a imagem abaixo, o mais correcto será fazer uma trajectória mais em "U" como representa a linha vermelha , ou será melhor continuar debaixo de água mais tempo e sair mais à frente como representa a linha amarela?
PS: É claro que aqui na imagem o mar está todo "limpinho" e parece ridículo sair mais à frente fazendo a trajectória amarela, mas nós sabemos que "no mundo real" a espuma da rebentação continua com muita corrente mesmo depois da onda ter passado, o que faria com que ainda se visse espuma no fim da trajectória amarela.
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum