Registo: Jun 08, 2005 Mensagens: 4630 Local/Origem: Costa / Estremoz
Colocada: Qui, 10 Mai 2007 - 22:40 Assunto: Tutorial - Para quem está a começar e quer saber tudo!
Porque está sempre aqui a cair pessoal que está a começar a surfar e pergunta sempre a mesma coisa, resolvi fazer este tópico que pretende responder, c a ajuda de todos, às dúvidas existenciais dos paparucos/beginners/iniciados/caloiros/etc-e-tal...
A ideia é ir adicionando posts que respondam a tudo, desde dar indicações sobre a prancha ideal p começar e restante material, passando pelas dicas de como aloirar o cabelo com wax, até a indicações do q usar ou deixar usar debaixo do fato...
Se houver alguém com dúvidas deste género noutros tópicos, basta mandá-los à... "à" não, "ao"... ao tutorial, pois claro! _________________ http://vagueares.blogspot.com
Editado pela última vez por pedrointhehouse em Sex, 11 Mai 2007 - 1:47, num total de 1 vez
Colocada: Qui, 10 Mai 2007 - 22:41 Assunto:
Prancha ideal para começar - A prancha ideal para começar deve ter muita flutuação, ser larga, grossa e algo comprida. Estas características garantem uma maior estabilidade e consequentemente uma maior facilidade para te pores de pé, em remares, e em seres levado nas ondas ou espumaços.
Deverás tentar saber de antemão se no futuro queres fazer surf numa daquelas pranchas pequenas (shortboards) ou naquelas bem grandes (longboard). Pessoalmente n aconselho a quem quer vir a surfar em shortboards a começar c pranchas de long, pq a evolução n será tão fácil. Se por um lado é mais fácil começares a por-te logo de pé num pranchão, qdo quiseres fazer a transição p uma prancha mais pequena terás muito mais dificuldade.
Mais cenas... O meu conselho tb vai no sentido de adquirirem como primeira prancha uma em 2ª mão, mas aqui dita a carteira de cada um... Se é para comprar nova, tb acho q o ideal será mandar fazer uma a um shaper. E qto a isso basta falar c um qq da tua zona q ele saberá o q tu precisas.
A primeira prancha irá sofrer nas tuas mãos, n saberás muito bem andar c ela e vais bater em tudo o q é sítio, e irás aperceber-te da pior maneira que elas são bastante frágeis. Tb vais andar a apanhar ondas mais junto da praia (inside) e não lá fora onde já n tens pé (outside), pelo que com o fundo ali tão perto, será mais fácil darem-se alguns acidentes com o material... fins q se partem por roçarem na areia (fins são aquelas merdas que estão no lado detrás da prancha a q tb se chamam quilhas), ou podes embicar a descer uma onda, ires contra outro pessoal que está a surfar ou levares c algum em cima....
O tamanho de uma prancha depende entre mtas coisas da tua altura e peso, mas eu diria que se n fores nenhum bisonte, a ideal andará entre uma 6'8'' e uma 7'4''... para além disso terá, como já disse, de ser grossa e larga... o feio é facultativo, mas n te preocupes mto c a sua beleza, pq como disse ela irá sofrer e p lá caminhará!
É verdade o tamanho da prancha que indiquei é em pés e polegadas... uma 6'8'' tem 6 pés e mais 8 polegadas... simples... um pé são cerca de 30 cm e uma polegada cerca de 2,5 cm!
Para além das pranchas vulgares de foam e fibra de vidro, existem várias marcas de pranchas noutros materiais como o epoxy, por exemplo... tipo as bics, que são cenas muito pesadas e muito resistentes... n são más e são uma opção (façam pesquisas por bic aqui no fórum), do mesmo género existem tb as NSP que andam lá perto no género... Mas há mais, obviamente... os acabamentos tb podem variar e existem algumas para iniciados c "softops", que é tipo c a superficie meio resiliente ou esponjosa e q te permite mandar cabeçadas na prancha de forma mais serena. _________________ http://vagueares.blogspot.com
Editado pela última vez por pedrointhehouse em Qui, 10 Mai 2007 - 23:26, num total de 2 vezes
Registo: Dec 31, 2004 Mensagens: 2877 Local/Origem: Costa
Colocada: Qui, 10 Mai 2007 - 22:52 Assunto:
Eu queria era saber como é que se aloirava os pelos do peito , é que isto já se está a tornar feio LOLOL
Agora fora de brincadeiras , e sem ter capacidade pa fazer um post mega-gigante com todas as medidas e polegadas e etc etc sobre pranchas para começar , acho que uma malibu ou evolution entre os 7" e os 9" e' com a espessura de 3 dedos ( nao sei ao certo quanto e' isso em onças ou polegadas :\ ) e' o ideal _________________
caparica_local escreveu:
isto quando o portugues é ar de core precebesse de tuti...
Colocada: Qui, 10 Mai 2007 - 23:40 Assunto:
puto_do_inside escreveu:
Quero mandar um aerial 360 com flick flack à retaguarda, é preciso meter wax pa fazer isso?
Fora de gôzos, é um muito bom post! Bastante útil aprender com quem anda há mais tempo nisto que nós!
Wax é uma cera que se aplica na superfície da prancha e que te permite n escorregar quando te pões em pé na mesma... se és iniciado deves aplicá-la em toda a largura da prancha numa área generosa, pq ao princípio pões os pés onde calha... Esta cera é basicamente parafina c pigmentos e outros aditivos que lhe dão cheiro e cor... existe p água fria e água quente (esta última n te derrete na prancha qdo fores às Maldivas)... podes e deves adquiri-la em qq surf shop (o q n faltam é tópicos por aí acerca das marcas preferidas de cada um - pesquisa)...
É verdade... para se tirar o wax velho e sujo da prancha é uma porra... sei q existem diluentes próprios se bem q eu nunca vi à venda... se queres o serviço bem feito, usa um raspador e alguma paciência...
A dúvida mais pertinente a este respeito e q ainda n vi respondida, é como tirar o wax da capa (???)
Eu estou com uma 6´8´´, nos primeiros tempos foi mesmo muito complicado, hoje em dia vai pior do que se fosse com uma malibu ou long, mas também ja fico com uma prancha para mais uns 3 aninhos!
Só que de certeza que me divertia mais se fosse com uma malibu, ou long. Mas azar.
Pedrointhehouse estou a ver q tens jeito (e paciência) pa coisa meu! Vai ao bes, pede um empréstimo e monta uma surf school! eheheh
Pelo menos ocupas o pico com os putos, fica tipo escudo anti dropino...
Colocada: Qui, 10 Mai 2007 - 23:51 Assunto:
puto_do_inside escreveu:
Eu estou com uma 6´8´´, nos primeiros tempos foi mesmo muito complicado, hoje em dia vai pior do que se fosse com uma malibu ou long, mas também ja fico com uma prancha para mais uns 3 aninhos!
Só que de certeza que me divertia mais se fosse com uma malibu, ou long. Mas azar.
Para falar dos tipos de pranchas que existem, está por aqui muita gente muito mais informada do q eu... cheguem se à frente se vos der na real gana... mas uma 6'8'' p te iniciares é conveniente que seja realmente generosa no q toca à espessura e largura... Uma prancha p mar grande (tipo gun) pode ter essa dimensão, mas é menos espessa do q seria ideal p te iniciares. Eu comecei c uma 6'8'' e dei-me bem c ela até a partir.
Mas existem "evolutions", "egg's", "fish's", "single fins", "quad's", "thruster's", "bonzer's", e um sem número de pranchas que podem ter a mesma medida e q oferecem um tipo de surf completamente diferente. _________________ http://vagueares.blogspot.com
Registo: Dec 31, 2004 Mensagens: 2877 Local/Origem: Costa
Colocada: Qui, 10 Mai 2007 - 23:55 Assunto:
Para tirar o wax da prancha , mete a prancha dentro da banheira e passa agua quente , e depois com um daqueles panos amarelos da cozinha , fica como nova.
Ou entao mete ao sol e depois passa com o pente.
Ou simplesmente tira com o pente
Da capa , se for uma meia , é uma carga de trabalhos _________________
caparica_local escreveu:
isto quando o portugues é ar de core precebesse de tuti...
Colocada: Sex, 11 Mai 2007 - 0:02 Assunto:
HzoLio escreveu:
pedrointhehouse escreveu:
A dúvida mais pertinente a este respeito e q ainda n vi respondida, é como tirar o wax da capa (???)
Experimenta lá deixar a capa ao sol e tenta retirar o wax depois disso... Se calhar resulta...
P.S.: Não deixes a prancha lá dentro...
Lol, dependendo do tipo de capa, isso pode ou n resultar... se for de pano ou o interior for tipo daquela malha tipo em serrapilheira só me parece q esse método sirva p entranhar mais a cena. E depois o wax c o calor derrete num sítio, mas c o baixar da temperatura cola-se noutro.
Quanto ao tutorial de q falaste, de como meter as gaijas no carro (as gaijas = as pranchas, pois claro), deixa-me dar uma dica... Baixem por completo o banco do acompanhante e ficam c espaço à bruta desde o lugar dos pés até ao vidro detrás do carro... n se esqueçam de por o cinto à prancha p evitar q ela c os solavancos ande dum lado p o outro! _________________ http://vagueares.blogspot.com
Para falar dos tipos de pranchas que existem, está por aqui muita gente muito mais informada do q eu... cheguem se à frente se vos der na real gana... mas uma 6'8'' p te iniciares é conveniente que seja realmente generosa no q toca à espessura e largura... Uma prancha p mar grande (tipo gun) pode ter essa dimensão, mas é menos espessa do q seria ideal p te iniciares. Eu comecei c uma 6'8'' e dei-me bem c ela até a partir.
Mas existem "evolutions", "egg's", "fish's", "single fins", "quad's", "thruster's", "bonzer's", e um sem número de pranchas que podem ter a mesma medida e q oferecem um tipo de surf completamente diferente.
Nao concordo , tu diverteste com o que tens . mesmo que nao se tenha a prancha idela , so o espirtto de estar la dentro ja te estas a divertir
Registo: Apr 09, 2004 Mensagens: 1954 Local/Origem: São Marcos
Colocada: Sex, 11 Mai 2007 - 0:57 Assunto:
Lol, dependendo do tipo de capa, isso pode ou n resultar...
Mas que gaijos tão complicados...
Se for de pano, máquina de lavar roupa com ela... fica como nova, a minha ficou!!!
Das outras podes sempre experimentar o método do secador e do esfregão verde da loiça... Aqueces, esfregas, aqueces, esfregas... E assim sucessivamente!!!
Mas agora a pergunta estúpida: Queres limpar para quê se logo a seguir vais sujar tudo de wax outra vez!!! _________________
Editado pela última vez por HzoLio em Sex, 11 Mai 2007 - 1:09, num total de 2 vezes
Colocada: Sex, 11 Mai 2007 - 0:58 Assunto:
mark escreveu:
puto_do_inside escreveu:
Mas existem "evolutions", "egg's", "fish's", "single fins", "quad's", "thruster's", "bonzer's", e um sem número de pranchas que podem ter a mesma medida e q oferecem um tipo de surf completamente diferente.
Nao concordo , tu diverteste com o que tens . mesmo que nao se tenha a prancha idela , so o espirtto de estar la dentro ja te estas a divertir
Isso, diria, é uma tirada típica de quem ainda pouco sabe surfar... n desfazendo, está claro... o espirito acertado é fundamental p te divertires, mas da forma como tu o dizes, n precisas sequer de te meter na água c prancha. Se querem mesmo aprender a surfar, devem ter a prancha apropriada p evoluirem e cada vez saberem mais... eu associo facilmente a descoberta e a evolução, à minha própria realização pessoal e a um maior gozo dentro de água... qto mais faço mais curto... _________________ http://vagueares.blogspot.com
Parece-me que se conseguirmos gerir bem este tópico, ou seja, centrarmo-nos exclusivamente naquilo a que se destina sem grandes brincadeiras, podemos evitar muitos outros tópicos desnecessários e repetitivos.
Para além disto, é também mais fácil para um iniciado ver respondidas todas as suas dúvidas num mesmo local.
Da minha parte deixo aqui um belo link, colocado há uns tempos pelo Joãocardoso.
SE FIZERES O QUE LÁ DIZEM E FORES PERSSISTENTE, EM POUCO TEMPO TÁS A SURFAR.
Este já vai um bocado atrasado mas ainda assim pode ser útil. Trata-se de um link colocado há algum tempo pelo K2 que me ajudou a escolher o fato mais indicado para as minhas necessidades.
Registo: Oct 24, 2004 Mensagens: 7607 Local/Origem: Carcavelos/Évora
Colocada: Sex, 11 Mai 2007 - 13:59 Assunto:
mark escreveu:
puto_do_inside escreveu:
Isso, diria, é uma tirada típica de quem ainda pouco sabe surfar... n desfazendo, está claro... o espirito acertado é fundamental p te divertires, mas da forma como tu o dizes, n precisas sequer de te meter na água c prancha. Se querem mesmo aprender a surfar, devem ter a prancha apropriada p evoluirem e cada vez saberem mais... eu associo facilmente a descoberta e a evolução, à minha própria realização pessoal e a um maior gozo dentro de água... qto mais faço mais curto...
Eu quando não me conseguia por em pé, pensava exactamente assim!
Mas é um sentimento genuino de facto. Um gajo anda p'rali aos trambolhões, qualquer coisa de mais exótico que aconteça (ser dropinado por uma gaja jeitosa de biquini padrão leopardo como me aconteceu há uns anos na praia da luz; apanhar uma onda e quase conseguires por-te de pé; levares com um set vassoura e ficares todo abananado quando te tentaste armar em carapau de corrida; entrares para dentro de água e veres o por do sol, etc) é motivo para dizer que ficamos com alta pica e que nos divertimos imenso!
São emoções próprias de um estádio diferente de desenvolvimento surfistico.
Pessoalmente, as espumas já não me dão pica nenhuma!!!!! Depois de um dia a apanhar espumas, um gajo quer é ondas de verdade... parede para curtir, isso sim!!!!! Lá está, uma espuma é basicamente como uma queca mal dada! OU seja, ao inicio até mete piada porque tudo o que é levantar e ir em "frente" é lucro. Mas depois, quando um gajo começa a atinar com a coisa, só tem graça quando a "corrida é tipo maratona"!!!!!!
Ainda me lembro quando tinha a 6'3" em que nunca me consegui por de pé, mas que passava a vida a remar, e a fazer duck dives e o catano, e em que apanhava ondas de verdade... mas não me levantava que aquilo era mesmo mesmo uma pena - conclusão, não era a prancha ideal para começar, ainda que fosse mais facil para remar e para os duck dives!!!! Neste momento com a malibu até me vou conseguindo por de pé... mas as espumas não dão gozo! Um gajo quer é ondas... o pior é que faltam os braços para a remada.
A remada que é muito importante no surf. Talvez um dos aspectos mais importantes do surf!!! Essencialmente por aquilo que aqui expuz! É necessário remar para outside (onde se apanham as ondas a sério) para que um gajo progrida na sua evolução. POis só ai se apanham não só as ondas maiores e com mais parede para manobrar, como só aí se podem apanhar ondas mais compridas e com mais parede para cortar, mais tempo, potenciando ainda mais a curtição.
Eu neste momento estou no estádio de evolução em que necessito de remar, remar, remar. Criar resistências nos musculos, resistência respiratória para chegar lá fora e apanhar ondas.
O pior aqui mesmo, é que não façam como eu que vou ao mar de quando em vez, vão todos os dias e remem remem remem, principalmente quando se sentirem confiantes para isso, i.e., quando o mar lá fora está minimamente apropriado para o vosso nível, e quando os agueiros não estão muito agressivos, ou pelo menos quando estes últimos não vos atirem para um potencial perigo (rochas, pontões e outro tipo de objectos estáticos dentro de água)!!!
É importantíssimo criar resistência, tanto a nível muscular (nos braços) como a nível aeróbio!!!!
Para quem como eu não pode ir tantas vezes como gostaria, dou aquele conselho que a malta me tem dado: arranjem uns alteres para trabalhar os três músculos dos braços e complementem com muito exercício aeróbio (corrida, bicicleta, natação, etc)
Em suma, ainda que inicialmente apanhar espuminhas no inside seja uma curtição, rapidamente começarão a ter necessidade de apanhar ondas a sério, com parede. E para isso terão de ter remada, logo o melhor remédio será mesmo remar até lá fora, mesmo que o impulso mais habitual e para quem não tá habituado, seja o de apanhar tudo o que mexe!!!
Ora bem, indo de encontro a algumas coisas que já aqui foram ditas, penso que se devem focar alguns aspectos.
A remada - um dos aspectos mais importantes e mais "desprezados" pelos surfistas. Ter uma boa remada (e isto não quer necessariamente dizer velocidade ou força) é importantíssimo.
Fortalecimento muscular - fazer alguns exerícios de fortalecimento muscular regularmente, para pernas, braços e zona lombar é muito importante, não só porque o surf exige bastante destas zonas, mas também porque minimiza o risco de possíveis lesões. Para além disso, quanto mais fortes forem os músculos nestas zonas, menos dores irão ter dps de um dia de surf
Escolher o material apropriado - acho que esta já foi aqui falada. Escolher a prancha e fato ideais. Eu pessoalmente sou a favor de se começar com uma prancha um pouco mais pequena, mas mais larga e grossa. Isto porque estar a surfar com uma prancha muito grande facilita bastante a iniciação, mas complica depois quando se passa para uma prancha mais pequena. Acaba por se passar outra vez por um período de adaptação que pode ser frustrante.
SEGURANÇA - outro aspecto muito importante. Antes de entrarem à grande no mar, fazer um bom aquecimento, ver bem como está o mar e acima de tudo, tomar precauções dentro da água para evitar ferimentos graves (levar com a prancha na cabeça, etc).
"The world is a book, and those who don't travel read only one page. But what no one tells you is that the book is no easy read" (in Sipping Jetstreams)
Todos os tempos são GMT Ir à página 1, 2, 3 ... 53, 54, 55Seguinte
Página 1 de 55
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum