Registo: May 14, 2003 Mensagens: 4482 Local/Origem: Lisboa
Colocada: Qua, 05 Nov 2008 - 1:38 Assunto: Comprar e Vender - Dicas & Regras
Pessoal, já andava para escrever isto faz tempo mas a falta de tempo tem sido muita. No entanto, tendo em vista o volume de novos tópicos neste momento e as situações que isso gerava, começava a ser imperioso clarificar alguns ponto pois nem sempre tudo corre de feição aqui no cantinho das compras & vendas...
Vamos por partes...
Dicas
- Coloquem de forma clara o que querem vender/comprar. Preferencialmente, deverão colocar um bom descritivo no título do tópico: Ex: "Vendo Prancha 6'3'' Al Merrick" ao invés de "Vendo prancha"
- Coloquem fotos que ilustrem devidamente aquilo que desejam vender pois isso irá ajudar a que vossa venda seja feita mais rapidamente.
- Evitem colocar coisas genéricas na descrição do item, por exemplo "Vendo prancha 6'3", pois isso só irá gerar dúvida por parte dos possíveis compradores. Quanto mais informação colocarem, mais facilmente venderão o vosso item. Exemplos: marca, data de compra, estado, motivo de venda, tamanho, medidas, etc, etc. Tudo é plausível.
- Coloquem SEMPRE o preço, a não ser que haja um motivo para tal, pois essa é uma informação que, inevitavelmente, o comprador irá querer saber.
- Assim que o item que colocaram à venda seja vendido, por favor editem o post inicial do tópico e coloquem, no título do tópico, "[VENDIDO]". Isto irá evitar que coloquem mais respostas ao tópico quando o material em causa já não está disponível para compra. Não coloquem posts a dizer: vendido. Esses posts serão apagados. Editem apenas o titulo do tópico.
- Não utilizem CAPS no título do tópico... É uma regra básica de presença na Internet. Utilizar CAPS é sinónimo de gritar.
- Não coloquem mensagens nos tópicos que não servem para nada. Exemplo: reservado. Das duas uma: ou está vendido ou não está vendido. A brincar com a palavra reservado, o tópico podia estar sempre em 1º lugar.
Regras
- Se a compra/venda não vos interessa, não respondam aos tópicos.
- Não deixem feedback nos tópicos. Há uma secção de Feedback própria para isso. Se o utilizador em questão não têm ainda um tópico, peçam-lhe para o criar.
- Posts que não tenham qualquer relação com o item ou que sejam colocados apenas com o intuito de denegrir o item ou o vendedor sem justificação aparente serão removidos.
- Para evitar que sejam colocados artigos roubados à venda aqui no Atitude, para todo o material de surf é obrigatória a colocação de fotos.
- É proibida a venda de material ilícito. Alguns exemplos que já se viram por aí e foram prontamente apagados/editados: DVDs piratas, PS2 com jogos piratas, etc.
- Não é permitido, para além da razoabilidade, colocar novos posts (coisas como "up", "ainda à venda", "ninguém quer comprar?", etc) para que o tópico apareça entre os primeiros na lista de tópicos. Os posts que não fizerem cumprir esta regra de respeito elementar pelos outros vendedores, serão removidos.
É neste ponto que eu mais tenho visto uma falta de bom senso de muito boa gente. Pensem comigo: estão numa fila de supermercado com 10 pessoas à vossa frente... passariam à frente dessas pessoas, basicamente "atropelando-as"? Certamente que, para o comum de nós, a resposta é não. Então porque o fazem aqui? Não percebo porque é que há malta que, não estando o seu tópico de venda entre os 10 primeiros, vai logo a correr colocar um "up". É de uma falta de respeito gritante... Então e os outros? Não terão direito a estar também entre os primeiros? Mesmo que os vossos tópicos estejam já na 2ª página, isso por si só não é justificação para que coloquem um post para fazê-lo subir para a 1ª. Ao ritmo de posts actual, os tópicos que estão no fim da 1ª página têm 4/5 dias e na 2ª página cerca de 10 dias... que é um nº de dias já razoável para fazer o post de um "up". Lembrem-se que aqueles que têm interesse em comprar procuram nas várias páginas, vocês é que não... por isso, o vosso tópico, mesmo estando na segunda ou terceira página, continua a estar bastante visível.
Se alguém tiver a necessidade justificada de comprar ou vender algo de forma URGENTE, fale com um dos moderadores para que se coloque um Tópico Inamovível/Anúncio.
Bem, por agora não me lembro de mais nada... Se alguém quiser acrescentar alguma coisa que ache pertinente, be my guest! _________________ The Search: the essence of adventure, an escape from the bondage of everyday life!
Editado pela última vez por dafonso em Sex, 07 Jun 2013 - 0:35, num total de 7 vezes
Registo: Nov 21, 2006 Mensagens: 2293 Local/Origem: Ericeira/Los Anjos
Colocada: Qua, 05 Nov 2008 - 12:38 Assunto:
Acho pertinente acrescentar que, quando um negócio é concluído, o vendedor deverá colocar, de perferência no titulo do post, a indicação que o bem em causa foi VENDIDO.
Colocada: Qua, 05 Nov 2008 - 13:29 Assunto:
Bem lembrado, Tail! Tinha-me esquecido dessa... Assim evita-se que andem a responder a tópicos de coisas que já foram vendidas. _________________ The Search: the essence of adventure, an escape from the bondage of everyday life!
Registo: Apr 01, 2008 Mensagens: 251 Local/Origem: Costa de Caparica
Colocada: Qua, 05 Nov 2008 - 13:46 Assunto: Re: Comprar e Vender - Dicas & Regras
dafonso escreveu:
- Não é permitido, para além da razoabilidade, colocar novos posts (coisas como "up", "ainda à venda", "ninguém quer comprar?", etc) para que o tópico apareça entre os primeiros na lista de tópicos. Os posts que não fizerem cumprir esta regra de respeito elementar pelos outros vendedores, serão removidos.
Boas,
uma sugestão, se me é permitido.
A questão do "além da razoabilidade" talvez devesse ser regulamentada em termos de tempo vs quantidade de posts, ou seja, por exemplo 1 post a cada duas semanas seria o permitido, para além disso já seria moderado.
Acho que provavelmente por boa-fé não será necessário recorrer a tanto, até porque penso que toda a gente confia nas capacidades do(s) Moderador(es), mas é só uma sugestão para tornar as coisas ainda mais claras.
Noutros foruns que frequento, com o aumento de user's recorreu-se a um tópico especial onde todos podem comentar como correu a negócio com determinado user e aconselhar (ou não) esse mesmo user. De qualquer maneira esta é uma comunidade mais "fechada" e julgo que não teria grande interesse nisto.
Abraços _________________ "The reasons don´t concern you, only the conditions"
Colocada: Qua, 05 Nov 2008 - 14:03 Assunto:
Cracel, não sei se viste, mas repara...
dafonso escreveu:
Ao ritmo de posts actual, os tópicos que estão no fim da 1ª página têm 4/5 dias e na 2ª página cerca de 10 dias... que é um nº de dias já razoável para fazer o post de um "up".
Acho que não é necessário regulamentar em termos de tempo. É falado aqui num nº de dias que é, hipoteticamente, razoável... Mas espera-se que o bom senso impere por parte dos vendedores, bem como por parte dos moderadores.
Só me vi na obrigação de fazer algo quanto a isto pois havia pessoas constantemente a atropelar os tópicos de venda dos outros e isso não me parecia razoável. _________________ The Search: the essence of adventure, an escape from the bondage of everyday life!
Colocada: Qua, 05 Nov 2008 - 19:35 Assunto:
Oh jonas,
Tu, de facto, quando não tens assunto, inventas! Tens mesmo de postar em todos os tópicos que vês? Parece que é um vício, xiça! Agora deu-te em seres queixinhas? Eu pedi contributos pertinentes e não post fúteis e sem qq interesse para o assunto em causa...
Citação:
Mas o pior sao aqueles que criam os posts de up, depois apagam-nos e voltam a por um igual!
Se alguém os apagou, fui eu e não eles... voltam a por um igual porque desapareceu o que tinham posto.
Citação:
E pessoas que só se tenham inscrito no fórum para vender coisas que pouco ou nada têm a ver com surf?
Quem vier, que venha por bem... Não é de surf, não faz mal. Pode interessar a alguém! Se não te interessa, abstém-te! _________________ The Search: the essence of adventure, an escape from the bondage of everyday life!
Sem me querer meter e estar com ideias, mas eu acho que o Up ou Bump (mais conhecido nos fóruns) deveria ser permitido só de 1 em 1 dia ou 5 em 5 dias por exemplo, é que a regra do "dentro da medida do aceitável" torna-se muito subjectiva e o que pode ser um tópico desenterrado para mim, pode não o ser para outro, penso eu.
É apenas a minha opinião.
Registo: Oct 26, 2008 Mensagens: 63 Local/Origem: Amora
Colocada: Qua, 05 Nov 2008 - 21:37 Assunto:
Boas!
Não há a possibilidade de por um fim aos tópicos inactivos ?
O que estou a querer dizer é, ao fim de uns tempos (tipo 20dias), o tópico ser apagado automaticamente.
Registo: May 26, 2003 Mensagens: 2028 Local/Origem: Torres Vedras/Santa Cruz
Colocada: Sex, 07 Nov 2008 - 14:16 Assunto:
Boas
Há alguns membros do forum, entre eles eu, que têm pequenos negocios de venda de material ou têm constatemente material novo ou usado para venda.
Nestes casos existem duas opções para manter o "negócio" activo, a constante colocação de novos tópicos ou os tais Up/bump ou comentários só para aparecer. Caso não faça nenhuma das duas, o tópico desaparece pois a maior parte dos users que vêm o tópico respondem por PM ou mail.
Qual o procedimento correcto com as novas regras?
Ou tal actividade não se enquadra na secção compra e venda e portanto não deve ser aí realizada?
Não estaria na altura de criar tópicos inamoviveis para esses casos mesmo que o utilizador tenha de pagar uma taxa de publicidade?
Quando do ultimo jantar de Natal falaram em banners e publicidade no site, expecialmente áqueles que haviam contribuido para as prendas de Natal, não está na hora de voltarmos ao assunto?
Dafonso, eu podia ter falado contigo directamente mas penso ser util para todos percebermos o que os utilizadores pretendem.
Colocada: Dom, 09 Nov 2008 - 21:37 Assunto: Re: fotos
DanielSoares escreveu:
Como se pode colocar fotos aki?
1 das hipoteses que tens para postares imagens é ires ao http://imageshack.us/ registas-te, fazes o upload fa imagem em questão, redimensionas para o tamanho que achares mais apropriado, eu cutumo usar o for message boards, clicas em host it e fazes o copy\paste do hot link for forum.
Registo: Jun 08, 2005 Mensagens: 4630 Local/Origem: Costa / Estremoz
Colocada: Seg, 10 Nov 2008 - 16:32 Assunto:
Molusco escreveu:
Acho que a venda de artigos nesta seccao se deveria restringir unicamente 'a equipamento proprio 'a pratica de surf.
Olha, já eu n concordo c isso. Um gajo pode ter n artigos de interesse geral e podem aqui proporcionar-se bons negócios... carros, caravanas, telemóveis, comp portáteis, etc, etc... _________________ http://vagueares.blogspot.com
Colocada: Qui, 13 Nov 2008 - 21:23 Assunto:
kanoa escreveu:
Boas
Há alguns membros do forum, entre eles eu, que têm pequenos negocios de venda de material ou têm constatemente material novo ou usado para venda.
Nestes casos existem duas opções para manter o "negócio" activo, a constante colocação de novos tópicos ou os tais Up/bump ou comentários só para aparecer. Caso não faça nenhuma das duas, o tópico desaparece pois a maior parte dos users que vêm o tópico respondem por PM ou mail.
Qual o procedimento correcto com as novas regras?
Ou tal actividade não se enquadra na secção compra e venda e portanto não deve ser aí realizada?
Não estaria na altura de criar tópicos inamoviveis para esses casos mesmo que o utilizador tenha de pagar uma taxa de publicidade?
Quando do ultimo jantar de Natal falaram em banners e publicidade no site, expecialmente áqueles que haviam contribuido para as prendas de Natal, não está na hora de voltarmos ao assunto?
Dafonso, eu podia ter falado contigo directamente mas penso ser util para todos percebermos o que os utilizadores pretendem.
kanoa
kanoa,
A maneira de manter o tópico activo é fazer os bumps/up de forma razoável, como já tinha dito. O tópico não desaparece, apenas deixa de estar nos primeiros lugares ou na primeira página e não é por isso que deixa de ser visível, especialmente porque quem anda à procura de algo, procura...
A actividade é de venda, portanto enquadra-se perfeitamente no fórum. Se queres que te seja sincero, acho que tópicos inamovíveis justificam-se, por exemplo, para um concerto que se realiza daí a uns dias e o vendedor quer vender o bilhete porque não pode ir. Pede aos moderadores e é feita a cortesia de colocar o tópico em destaque dada a urgência da venda: ou se vende ou passando o dia, deixa de fazer sentido. No meu ponto de vista, não faz sentido tópicos inamovíveis pagos, porque então poderíamos chegar ao cúmulo de ter a primeira página cheia de tópicos inamovíveis pagos.
Quanto ao pagar para fazer publicidade, isso já são outros quinhentos... Falámos por alto isso no ano passado mas, que eu tenha tido conhecimento, ninguém chegou a bater uma proposta em cima da mesa e tb não se chegou a apresentar uma proposta aos possíveis interessados. A falar-se alguma coisa de concreto, com certeza haverá resposta. Em relação às prendas, acho que podia ter havido um retorno para quem, através da actividade comercial, ofereceu algo para sortear. Mas ainda se vai a tempo... é questão de se falar nisso. No caso da Red Eyes, por exemplo, tanto quanto falei com o Fábio, a oferta da Prancha foi uma forma de agradecer o facto de o Atitude ter contribuído também para a Red Eyes e tb uma forma de fazer alguma promoção no jantar.
Espero que isto seja esclarecedor. É a minha opinião... Acho que o facto de se tratar de uma actividade comercial levada a cabo pelo forista, não deve dar qualquer tipo de tratamento diferenciado ou prioridade sobre as outras vendas. Por isso, dentro do bom senso, que foi coisa que nunca te faltou, usa o bump.
Um abraço,
Diogo _________________ The Search: the essence of adventure, an escape from the bondage of everyday life!
Registo: May 26, 2003 Mensagens: 2028 Local/Origem: Torres Vedras/Santa Cruz
Colocada: Sex, 14 Nov 2008 - 11:16 Assunto:
Eu até concordo contigo acerca da questão dos amoviveis e continuo a defender, que estava na altura de o Atitude abrir portas a alguma (pouca) publicidade paga, pois se já temos de levar com a pub do google, ao menos que seja pub bem paga, que queremos ir de férias!!
Em Relação ás prendas... no meu caso, não foi uma marca a oferecer os sacos, fui eu e o facto de nunca se ter mencionado isso de forma clara passou a imagem de que a Rhino ou a Balin teriam oferecido os sacos. Mas agora não faz mais sentido falar nisso. Vamos mas é pensar na próxima festa de Natal. _________________ http://www.magicquiver.com
Registo: Jun 08, 2008 Mensagens: 1107 Local/Origem: sjoao da madeira/coimbra
Colocada: Sex, 10 Abr 2009 - 21:59 Assunto:
opa..nao sei se ja foi discutido ou nao, mas li a thread na diagonal e nao me pareceu.
acho que já estava mais que na altura de se criar uma secção de Feedback. é simples, não da grandes trabalhos a ninguem e é uma grande ajuda na altura de comprar. principalmente com os métodos de pagamento a escolher na hora do pagamento, saber se o user em questão é de confiança (caso ja tenha queimado alguem ao menos que se torne publico, se for de confiança melhor ainda) ou mesmo escolher entre dois utilizadores caso vendam produtos semelhantes!
era mesmo muito util
Como é que se faz quando já não estamos interessados em vender qlqr coisa ??..
"- Assim que o item que colocaram à venda seja vendido, por favor editem o post inicial do tópico e coloquem, no título do tópico, "[VENDIDO]". Isto irá evitar que coloquem mais respostas ao tópico quando o material em causa já não está disponível para compra."
Registo: Oct 16, 2006 Mensagens: 235 Local/Origem: Póvoa de Varzim
Colocada: Ter, 19 Mai 2009 - 21:54 Assunto:
Viva pessoal.
Na minha opinião e devido ao número de vendas/trocas que são feitas através do Fórum, devia ser criado um tópico para ser feito um registo da venda realizada, se o vendedor e o comprador é ou não de confiança. Isto para evitar situações como a que me aconteceu hoje.
Depois de algumas trocas de mensagens via MSN e telemóvel com o utilizador Archer combinamos um local e hora para ele ver uma prancha que eu tenho para venda. Uma Al Merrick 5.11, que se encontra à venda aqui no Fórum. Para tal, disse lhe que me deslocava a Matosinhos, pois moro na Póvoa de Varzim e assim foi. Fiz os 30Km e fui ter ao local à hora combinada. Ainda sugeri Leça da Palmeira, mas ele insistiu em Matosinhos, pois mora lá. Eu aceitei. A verdade é que liguei lhe várias vezes ao longo do dia para confirmar o encontro, mas nunca me atendeu o telemóvel. Mesmo assim, à hora combinada eu estava lá. Ele não. É lamentável que as pessoas tenham atitudes deste género, muito sinceramente não sei que educação tiveram. Por isso meus caros forenses... cuidado com este míudo. AH! Segundo ele, procura uma prancha de uma marca conhecida lololol e que seja bonita lololol medidas é secundário. Enfim...
Todos os tempos são GMT Ir à página 1, 2, 3Seguinte
Página 1 de 3
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum