Registo: Feb 10, 2008 Mensagens: 173 Local/Origem: Peniche
Colocada: Ter, 30 Jun 2009 - 15:15 Assunto: Instalação de copos para leash???
Boas,
Alguém pode me informar qual é a forma adequada para colocar o copinho para o leash?
Não sei se devo colocar no stringer ou então apenas no foam. O processo para abrir a cavidade deverá ser feito com uma broca craniana com as dimensões adequadas, após a fibragem e hot coat?
Existe algum truque para quando furamos com a craniana o negativo sair sem problemas?
Registo: Jun 06, 2005 Mensagens: 4028 Local/Origem: Maia
Colocada: Ter, 30 Jun 2009 - 18:42 Assunto:
eu não percebo nada de fazer pranchas , mas percebo algo de ferramentas, e se calhar uma craneana não será a melhor ferramenta para isso, pois depois terias que desfazer o interior, uma broca-fresadora(são aquelas que se usa para fazer os furos na madeira para embutir as dobradiças dos moveis) seria talvez melhor. _________________ Ganha vendo anuncios!
http://www.neobux.com/?r=jorgius
Registo: Mar 26, 2008 Mensagens: 5449 Local/Origem: Porto
Colocada: Dom, 05 Jul 2009 - 19:20 Assunto:
Acho que se fores a uma fabrica e ofereceres 10€ pelo serviço de furar e colar o copinho, nao te dizem que não. _________________ Soul, Union, Respect , Freedom
Colocada: Dom, 05 Jul 2009 - 20:40 Assunto:
rabbit escreveu:
jonasresas escreveu:
Acho que se fores a uma fabrica e ofereceres 10€ pelo serviço de furar e colar o copinho, nao te dizem que não.
Jonas "oferecer"?
o melhor será perguntar quanto custa, não achas?
Fazer um buraco por 10€ ? So a mim é que nao me oferecem trabalhos desses.
Talvez fosse melhor realmente, mas epá, é um buraco e dois pingos de cola, o copinho acho que ele já tem _________________ Soul, Union, Respect , Freedom
Não tenho experiência a fazer pranchas (estou agora a ver quanto gasto em material para fazer uma no verão) mas tenho montes de experiência com madeira, até já me pus a fazer uma guitarra. Para fazer buracos desse género com precisão acho que uma tupia (também já vi chamarem-lhe fresa) é o ideal, mas parece-me muito caro para fazer um buraquinho desses.
Registo: Jun 06, 2005 Mensagens: 4028 Local/Origem: Maia
Colocada: Dom, 05 Jul 2009 - 22:19 Assunto:
jonasresas escreveu:
rabbit escreveu:
jonasresas escreveu:
Acho que se fores a uma fabrica e ofereceres 10€ pelo serviço de furar e colar o copinho, nao te dizem que não.
Jonas "oferecer"?
o melhor será perguntar quanto custa, não achas?
Talvez fosse melhor realmente, mas epá, é um buraco e dois pingos de cola, o copinho acho que ele já tem
so que para fazer esse buraquinho, é preciso ferramenta e saber...
mas se achas que é bom toca a fazeres furinhos e quando tiveres rico, voltas, ok? _________________ Ganha vendo anuncios!
http://www.neobux.com/?r=jorgius
Registo: May 14, 2003 Mensagens: 4482 Local/Origem: Lisboa
Colocada: Dom, 05 Jul 2009 - 22:31 Assunto:
jonasresas escreveu:
Talvez fosse melhor realmente, mas epá, é um buraco e dois pingos de cola, o copinho acho que ele já tem
Cola, diz o jonas... Pensei que nos entretantos, com tanta conversa trocada, já tinhas aprendido a ficar calado quando não sabes do que falas! _________________ The Search: the essence of adventure, an escape from the bondage of everyday life!
Não te iludas com a tupia ou a dita fresa.
Para já, o bit (se não sabes é parecido com uma broca) trabalha a alta rotação e não é feita para furar mas sim recortar.
Há centenas de tipos e modelos mas basicamente todas têm a lâmina em hélice que extrai as limalhas (à falta de melhor palavra).
O problema é que não tens controle na máquina para fazer uma circunferência...sim pq não vais encontrar um bit do diâmetro do copinho.
Terás que fazer um molde guia para guiar a fresadora.
Não sei se me fiz explicar. O que quero dizer é que o teu raciocínio não está mal pensado, só que não é assim tão linear.
A broca craniana não acredito que consigas facilmente à mão a não ser que uses uma coluna, mas neste ponto posso estar errado.
A tua pergunta é pertinente e seria interessante alguém com experiência podesse dar umas dicas.
Colocada: Dom, 05 Jul 2009 - 23:54 Assunto:
cola
s. f.
1. Substância com que se faz aderir a madeira, o papel, etc.
O que é aquilo branco que está entre o copinho e o foam? Há uns tempos vi um video em que se enchia o tal buraco para o copinho com um liquido transparente, e depois punha o copinho lá dentro, deixava secar um bocado e tirava-se o excesso. _________________ Soul, Union, Respect , Freedom
Colocada: Seg, 06 Jul 2009 - 11:48 Assunto:
malta, julgo que a conversa já está fora de contexto.
Eu usei que a tupia é uma máquina lixada, useia-a com o kit future para fazer o buracos para as caixas. Sei que é complicado e é necessário muito atenção.
acho que para por o copo para o leash é da mesma forma que se faz para por os copos FCS. Só preciso de umas dicas de como cortar. Porque depois a questão da resina isso é fácil.
Apesar de não ter mal nelhum não vou estar a pagar a ninguém para me por o copo, senão já não seria uma prancha feita por mim.
Quem anda nestas andanças de fazer pranchas pela primeira vez deve ter algo a dizer sobre esta matéria.
Registo: May 14, 2003 Mensagens: 4482 Local/Origem: Lisboa
Colocada: Seg, 06 Jul 2009 - 12:50 Assunto:
dleitao escreveu:
Apenas perguntei como fazer o buraco, não perguntei como instalar ou colar o copo. Pk isso não há grande ciência.
dleitao,
O fórum é um local público. Não podes nem deves querer que uma discussão se centre só à volta do que tu queres. A ideia é que todos quanto queiram aprendam no processo, por isso dá pelo nome de fórum e não chat. Falou-se de colocar copos de leash, se a conversa resvalou de como fazer o buraco para todo o processo, óptimo! É esse o propósito de um fórum, trocar experiências e aprender. Censurares e criticares isso, não só não faz sentido nenhum como vai contra o espírito de partilha de um fórum.
Se se pusessem a falar da contratação do Saviola era uma coisa, mas como está parece-me bem... _________________ The Search: the essence of adventure, an escape from the bondage of everyday life!
Colocada: Seg, 27 Jul 2009 - 13:30 Assunto:
Dafonso, apenas não me entendas mal, apenas gostava que de saber a opinião da malta sobre como fazer o buraco para o copo. Uma vez que essa questão ainda não desenvolvida nem discutida neste topic.
Broca craneana is the way... a broca fresadora é um bocado agressive pa fibra... não se dao muito bem... o furo do leash fiz com uma broca dessas e não correu muito bem lol os furos dos copos das quilhas fiz os furos com broca craneana, o foam que fica la tiras bem depois... nem que seja com a tupia, se quiseres que fique mesmo perfeito...
Meti o meu copo do leash mesmo no meio do stringer, acho que isso é uma questão estética, ou então não ehehe, deve ter mais resistência no stringer...
Para já, o bit (se não sabes é parecido com uma broca) trabalha a alta rotação e não é feita para furar mas sim recortar.
Há centenas de tipos e modelos mas basicamente todas têm a lâmina em hélice que extrai as limalhas (à falta de melhor palavra).
O problema é que não tens controle na máquina para fazer uma circunferência...sim pq não vais encontrar um bit do diâmetro do copinho.
Não sei se me fiz explicar. O que quero dizer é que o teu raciocínio não está mal pensado, só que não é assim tão linear.
A broca craniana não acredito que consigas facilmente à mão a não ser que uses uma coluna, mas neste ponto posso estar errado.
A tua pergunta é pertinente e seria interessante alguém com experiência podesse dar umas dicas.
Não precisa de usar coluna porque a broca craneana tem uma broca normal no centro que guia o furo, mas com coluna é relativamente mais facil, ainda que seja mais chato posicionar a prancha.
Se ele quisesse encontrava uma fresa com o diâmetro que quer ehehe, era so fazer umas adaptações...
Existem fresas de recorte, normalmente com mais de 4 lâminas, ou seja, quando a parte mais solicitada da fresa são os lados, e as fresas para fazer slots, que são feitas para abrir buracos sem deixar o cone como uma broca normal faz, e com melhor acabamento, estas ultimas costumam ser de 2 lâminas...
Mas estou a falar de fresas de alúminio , aço etc... mas também funcionava bem na fibra com certeza
Por acaso quando fiz os furos para os copos podia ter feito na fresa... era engraçado, mas prefiro que fique irregular, fica mais resistente...
Não precisa de usar coluna porque a broca craneana tem uma broca normal no centro que guia o furo, mas com coluna é relativamente mais facil, ainda que seja mais chato posicionar a prancha.
Se ele quisesse encontrava uma fresa com o diâmetro que quer ehehe, era so fazer umas adaptações...
Existem fresas de recorte, normalmente com mais de 4 lâminas, ou seja, quando a parte mais solicitada da fresa são os lados, e as fresas para fazer slots, que são feitas para abrir buracos sem deixar o cone como uma broca normal faz, e com melhor acabamento, estas ultimas costumam ser de 2 lâminas...
Mas estou a falar de fresas de alúminio , aço etc... mas também funcionava bem na fibra com certeza
Por acaso quando fiz os furos para os copos podia ter feito na fresa... era engraçado, mas prefiro que fique irregular, fica mais resistente...
Caro amigo,
Já colocaste os copinhos no sítio não é verdade. Então mostra lá essa obra de arte para podermos te dar os parabéns em vez de escreveres pra aqui asneiradas desnecessárias:
1.)Não precisa de usar coluna porque a broca craneana tem uma broca normal no centro que guia o furo, mas com coluna é relativamente mais facil, ainda que seja mais chato posicionar a prancha.
Eu nunca disse que era preciso usar coluna. Disse que eu não acreditava que conseguisses à mão facilmente. Quanto á broca central qualquer pessoa que saiba o que é uma broca craneana sabe que tem uma broca guia central (se quiseres). Ora uma broca standard a furar um stringer de contraplacado com alguns milimetros dá para imaginar.
2,)Se ele quisesse encontrava uma fresa com o diâmetro que quer ehehe, era so fazer umas adaptações...
Adaptações? Deves estar a gozar ou não pescas mesmo nada.
Adaptações na fresa ou na tupia? Só um louco ou inconsciente faria alterações em ferramentas ou equipamento que atinge 20.000 rotações por minuto. As calibrações e vibrações...enfim...nem vale a pena explicar, qualquer pessoa de bom senso entende.
3.) Existem fresas de recorte, normalmente com mais de 4 lâminas, ou seja, quando a parte mais solicitada da fresa são os lados, e as fresas para fazer slots, que são feitas para abrir buracos sem deixar o cone como uma broca normal faz, e com melhor acabamento, estas ultimas costumam ser de 2 lâminas...
Acho que devias fazer o trabalho de casa antes de escrever do que não sabes.
Há de 1; 2; 3; 4 e 5 lâminas (e mais tb)
Há para furar, gravar e recortar. Há de vários materias e para vários materias (ferrosos e não ferrosos).
Quanto ao acabamento, não é verdade que as 2 lâminas seja melhor...essa informação é incompleta e não corresponde à verdade.
4.) Mas estou a falar de fresas de alúminio , aço etc... mas também funcionava bem na fibra com certeza
Tens assim tanta certeza?
5.)Por acaso quando fiz os furos para os copos podia ter feito na fresa... era engraçado, mas prefiro que fique irregular, fica mais resistente...
Não sei como o irregular fica mais resistente...mas lá tu sabes.
Ahh..., ainda bem que não usaste a fresa...achas que seria engraçado ficares sem um dedo ou ficares cego?
Pensa seriamente no assunto.
Desculpa ser um pouco áspero. De surf percebo pouco e escuto os outros para aprender.
De fresas e CNC tu percebes népias...podias aprender a escutar ...seria um bom princípio
Caro amigo,
Já colocaste os copinhos no sítio não é verdade. Então mostra lá essa obra de arte para podermos te dar os parabéns em vez de escreveres pra aqui asneiradas desnecessárias:
1.)Não precisa de usar coluna porque a broca craneana tem uma broca normal no centro que guia o furo, mas com coluna é relativamente mais facil, ainda que seja mais chato posicionar a prancha.
Eu nunca disse que era preciso usar coluna. Disse que eu não acreditava que conseguisses à mão facilmente. Quanto á broca central qualquer pessoa que saiba o que é uma broca craneana sabe que tem uma broca guia central (se quiseres). Ora uma broca standard a furar um stringer de contraplacado com alguns milimetros dá para imaginar.
2,)Se ele quisesse encontrava uma fresa com o diâmetro que quer ehehe, era so fazer umas adaptações...
Adaptações? Deves estar a gozar ou não pescas mesmo nada.
Adaptações na fresa ou na tupia? Só um louco ou inconsciente faria alterações em ferramentas ou equipamento que atinge 20.000 rotações por minuto. As calibrações e vibrações...enfim...nem vale a pena explicar, qualquer pessoa de bom senso entende.
3.) Existem fresas de recorte, normalmente com mais de 4 lâminas, ou seja, quando a parte mais solicitada da fresa são os lados, e as fresas para fazer slots, que são feitas para abrir buracos sem deixar o cone como uma broca normal faz, e com melhor acabamento, estas ultimas costumam ser de 2 lâminas...
Acho que devias fazer o trabalho de casa antes de escrever do que não sabes.
Há de 1; 2; 3; 4 e 5 lâminas (e mais tb)
Há para furar, gravar e recortar. Há de vários materias e para vários materias (ferrosos e não ferrosos).
Quanto ao acabamento, não é verdade que as 2 lâminas seja melhor...essa informação é incompleta e não corresponde à verdade.
4.) Mas estou a falar de fresas de alúminio , aço etc... mas também funcionava bem na fibra com certeza
Tens assim tanta certeza?
5.)Por acaso quando fiz os furos para os copos podia ter feito na fresa... era engraçado, mas prefiro que fique irregular, fica mais resistente...
Não sei como o irregular fica mais resistente...mas lá tu sabes.
Ahh..., ainda bem que não usaste a fresa...achas que seria engraçado ficares sem um dedo ou ficares cego?
Pensa seriamente no assunto.
Desculpa ser um pouco áspero. De surf percebo pouco e escuto os outros para aprender.
De fresas e CNC tu percebes népias...podias aprender a escutar ...seria um bom princípio
Dizem que eu sou arrogante, mas tu abusas...
Eu não vim aqui mostrar nada a ninguem, nem que sei isto ou aquilo, nem que sou o master a fazer pranchas de madeira ou ninguem me bate com o formão, só escrevi neste tópico com o objectivo de ajudar o dleitão, porque obviamente, tu, no alto da tua sabedoria não o conseguiste fazer.
Se estivesses mais atento, e menos arrogante (mais uma vez) , saberias que eu, além de colocar os copos, também fiz os mesmos, em alúminio...
também fiz a prancha, não te vou mostrar, pergunta a alguem que já viu...
Quando disse adaptações referia-me a cones ou buchas de redução ou aumento, nada de mais... bah
A arrogância ate te faz ler mal... eu disse que a fresa de fazer slots da melhor acabamento que a broca... além de não deixar o cone, tem uma tolerância melhor.
Mais uma vez leste mal, eu disse que as fresas de recorte normalmente são de 4 lâminas.... também existem de 3, as de duas são para fazer slots, como ja disse em cima.
Ora bem... trabalho de casa... fresas de uma lâmina... sonhaste com isso, porque de uma lâmina chama-se mandril!, serve para passar em furos nos quais se necessita uma tolerância muito específica.
As de 5 servem para dar acabamento e também se podem chamar mandris porque a maior parte não tem superficie de corte no topo, apenas dos lados.
Aposto que ja fiz coisas mais dificeis na fresa convencional (se souberes o que é) do que tu alguma vez irás fazer na tua fresa cnc...
Alguem falou em fresas CNC? ahahha so deves conhecer isso... ja te perguntaste como faziam as coisas quando não havia fresas cnc?
Já agora, ficas a saber que CNC significa Computer Numeric Control, ou seja, as fresas não sao CNC, as fresas são para fresadoras, convencionais e CNCs, nas convencionais quem controla os eixos é o operador, na CNC, é o computador... mas se fosses ao google sabias logo isto....
Enfim... so te respondi porque não se devem deixar falar sempre os malucos, às vezes é preciso ensiná-los...
Agora fui um bocadito arrogante... é para equilibrar...
Citando-te "podias aprender a escutar ...seria um bom princípio"
Podes disparatar à vontade que não vou perder o meu tempo a responder , so se induzires alguém em erro e eu vir...
Colocada: Sáb, 01 Ago 2009 - 22:46 Assunto:
Malta não é preciso zangas.
Estive a ver o 101 glassing e lá eles usavam uma craneana mas tinham um "jig" em contraplacado para que o furo ficasse perfeito, para não começar a "dançar" nas primeiras rotações.
Não tenho muitas fotos da tabua, tenho é umas filmagens que tenho de editar e por no youtube.
Mas as imagens que tenho vou colocá-las aqui em breve.
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum