Colocada: Qui, 10 Dec 2009 - 2:13 Assunto: Prancha feita em Casa
Após alguma pesquisa e análise de informação recolhida aqui no forum, na Net, videos, livros, etc resolvi começar um projecto caseiro de fabrico de uma prancha de Surf.
Os objectivos principais são aprender a shapear e a laminar a minha própria prancha e ao mesmo tempo realizar algo que já tinha em mente desde puto e penso que nunca é tarde para realizar o que nos falta fazer na vida
Outro objectivo é documentar o processo com algumas fotos e aprender com os eventuais erros para melhorar nas proximas. Por ultimo se for caso disso ajudar outros a realizar projectos semelhantes.
Fase 1
Comecei a reunir algumas ferramentas e materiais que já tinha e outros tive que comprar ou fabricar.
Anexo em sequencia algumas fotos desde o desenho da prancha até ao momento. Vou actualizando conforme o andamento da coisa.
Umas madeiras de pinho barato cortadas no aki à medida servem perfeitamente para criar um cavalete simples montado com uns parafusos de madeira.
Com o software BoardCad desenhei uma Short 6.5 e após impressão colei num platex para servir como template
Com a serra ticotico cortei pela linha no platex
Utilizando a recem criada template marquei no blank o outline
O Blank é da SouthCoast (de alta densidade ) optei pois perdoa mais os erros aqui do maçarico
Na primeira fase limpei o Blank com a plaina com aspiração improvisada para não sujar demasiado a minha cave multiusos
Improvisei uma lampada florescente pois é obrigatório uma luz para verificar as sombras das irregularidades, aprendi esta quando certo dia instalei umas luzes flusrecentes na minha sala de jantar e vi a bela bosta de trabalho que o constructor fez nos tectos ...
Corte do Outline ligeiramente por fora do risco de lapis pela marcação da template - Utilizei um serrote pequeno para o efeito
Lixei um pouco os rails de modo a ficarem em esquadro e para acertar as irregularidades do corte do serrote
O aproveitamento do blank vai ser total pois é um blank 6.5 e a prancha será uma 6.5 no plano
Inventei à portuga um sistema de aspiração para a plaina com um tubo velho de um aspirador pequeno ligado ao tubo do aspirador cá de casa central e pendurado no teto com uns elasticos
Primeiro começei por desbastar o bottom, aqui notam-se bem os cortes da plaina.
Esta plaina foi comprada nos saldos no ano passado e nunca sonhou plainar foam.
Aqui começei a limpar o deck para elimiar as irregularidades de fabrico do Blank
A aspiração funciona em beleza , o lixo de pó é quase nulo (nesta fase
Após limpeza pela plaina começei a usar estas ferramentas (surform) que desbastam muito bem mesmo.
Nesta fase percebi que não ia longe sem conseguir medir as espessuras ao longo da prancha sem uma ferramenta obrigatória para shaper curioso como eu. Meti mãos à obra e desenhei a do livro num contraplacado e recortei com serra e calibrei a escala.
Aqui começa a ganhar as espessuras pertendidas
Aqui desenho as linhas para os cortes para os rails, como este prancha é para mim quero manter os rails assim para o conservador sem serem muito afiados, digamos que são intermedios.
De vez em quando uma comparação com pranchas com provas dadas ajuda para não desanimar o shaper maçarico.
Aqui com as duas linhas desenhadas prontas para os cortes iniciais com a plaina
Primeiras tentativas com a plaina para os cortes dos Rails
Escolhi ir fazendo com o minimo corte na plaina 0,5 mil ou 1 mil
Tive que acertar algumas ondulações. Uma boa luz à altura certa descobre irregularidades que nem a mão nem os olhos vêm.
Deixei o tail e o nose para o fim. Várias vezes estive tentado a terminar o nose e tail mas aguentei.
Aqui ja começa a ganhar forma com as espessuaras aproximadas
As prespectivas e qualidade das fotos não permitem ver bem mas aqui fica a ideia.
O rocker foi feito com a plaina de acordo com o livro que estou sempre a seguir que encontrei atravez aqui do forum. "Surfboard_Design_and_Construction_1977"
Até agora acho o processo muito simples e desde que se tenha paciência e as ferramentas adequadas tudo corre bem.
Agora sim a festa vai começar com a fase da laminação.
Tenho resina 5 kilos de resina + catalizadorMEKP + pó catalizador UV + Espatula + parafina em estireno 5%) Acho que não me falta nada.
Tenho algumas duvidas ainda sobre a melhor aproximação à laminação. Estou pensar optar por misturar um pó catalizador UV. Como é a primeira laminação não acredito que consiga um trabalho limpinho em 15 -20 minutos. Por isso penso em utilizar este catalizador em pó para adicionar à resina e ter todo o tempo que quizer antes de "activar" a laminação ao Sol / UV.
Uma camada de fibra 6oz no bottom e duas camadas ( umas de 4oz e uma de 6oz do deck) O método será semelhante ao visualizado na demonstração do producto Solarez.
A prancha vai ficar branca com uns logotipos em papel de arroz que já testei com sucesso e ainda tenho que ir comprar os 4 fins de caixa para esta que será uma Quad.
Espero que achem interessante este relato e que possa ser util . Actualizarei com os proximos passos "resinosos e cheirosos"
Já pensei se deveria pedir ajuda a um "laminador" com mais expriência para vir ate cá e acompanhar o processo. Moro aqui perto de odivelas Ramada. Voluntários ?
Se bem que estou tentado a testar estes quimicos sozinho tb.
Até já,
Algumas ferramentas obrigatórias para esta fase 1 do shape
_________________ Zion
"If You Don´t TRY, You don´t DO, and if you don´t DO, What are you DOING here ?"
Editado pela última vez por zionsheaven em Sex, 13 Dec 2019 - 21:38, num total de 4 vezes
Os primeiros contactos com a plaina nao sao faceis.
o meu blank ficou fino de mais, porque eu nao sabia trabalhar com a plaina e estava muito ansioso por a acabar e ficou uma porcaria. a proxima sera com mais calma nas ferias de verao e com mais ferramentas.
Mas ficou porreira.
Agora, força ai na laminaçao.
abraço
Registo: Nov 06, 2008 Mensagens: 1489 Local/Origem: Aqui nasceu Portugal e ali avistei Ana
Colocada: Qui, 10 Dec 2009 - 14:50 Assunto:
Muito bom. Boa organização. Suspeito que vem aí qualidade.
Os últimos shapers aeromodelistas que conheci, confirmam que até têm jeito pra coisa. _________________ «Sous les pavés, la plage»
Debaixo das pedras da calçada, está a areia da praia...
Registo: Jul 01, 2009 Mensagens: 344 Local/Origem: Margem Sul
Colocada: Qui, 10 Dec 2009 - 19:31 Assunto:
Parabéns pelo trabalho, muito clean, o shape tem bom aspecto e as ferramentas também, dá pra ver que há talento...
Onde é que compras essa resina, na supertubos?!
E o catalizador em pó?
Parabéns pelo trabalho, muito clean, o shape tem bom aspecto e as ferramentas também, dá pra ver que há talento...
E o catalizador em pó?
Boas Ondas
Comprei na Seabase http://www.seabase.eu/ e um amigo que viaja muito trouxe-me em mão
Acho que deve dar ai para umas duas pranchas. Comprei 5kilos de resina + catalizador + catalizador UV Solar + 1 lt de estireno com parafina 5% para o Hotcoat + uma espátula de borracha.
O resto do material comprei na SurfCract . (blank + Fins + fibra ) _________________ Zion
"If You Don´t TRY, You don´t DO, and if you don´t DO, What are you DOING here ?"
Registo: Jul 01, 2009 Mensagens: 344 Local/Origem: Margem Sul
Colocada: Qui, 10 Dec 2009 - 20:25 Assunto:
zionsheaven escreveu:
carloswell escreveu:
E o catalizador em pó?
Boas Ondas
Comprei na Seabase http://www.seabase.eu/ e um amigo que viaja muito trouxe-me em mão
Acho que deve dar ai para umas duas pranchas. Comprei 5kilos de resina + catalizador + catalizador UV Solar + 1 lt de estireno com parafina 5% para o Hotcoat + uma espátula de borracha.
O resto do material comprei na SurfCract . (blank + Fins + fibra )
Continuando o relato do fabrico da prancha caseira aqui vai:
Comecei a aventura da laminação hoje, o plano inicial era utilizar catalizador UV Solar para ter todo o tempo que quisesse para aprender a tecnica.
Infelizmente o sol não apareceu e eu decidi avançar utilizando o catalizador habitual MEKP sabendo que só teria 15-20 minutos para trabalhar.
Felizmente tudo correu muito bem, mas deu perfeitamente para entender porque é que algum pessoal se "espalha" no processo, eu tive 15-20 minutos e começou a ficar em gel.
Ainda so está o bottom mas fica aqui o processo, mais tarde complemento com o resto.
Continuação...
Aproveitei para marcar os Fins antes de laminar o bottom para ser mais preciso quando laminar as caixas de suporte
Pela agressividade dos cheiros "resinosos" resolvi trabalhar fora
Corte de Fibra 6oz
Posicionamento de um logo em papel de arroz e impresso numa deskjet.
E aqui começou a sessão de laminação com 700 gramas de Resina e 1,5% de catalizador
Espalhar da resina com a espatula e tentar apanhar alguma resina pelos rails
O Logotipo desenhado à pressão fica totalmente transparente logo que a resina é espalhada e funciona bem
E o bottom está laminado
Pormenor de como fica a laminação com a fibra e o logo
Demorou apenas 15 minutos a ficar em Gel mas a secar completamente ai umas 3 horas.
No momento enquanto vejo O Pipeline Masters na FuelTv estou a preparar as coisas para amanhã terminar o Deck com uma camada de fibra 4oz e uma camada 6oz colocadas em simultânio.
Depois deixo aqui o progresso do processo.
Obrigado pelo incentivo recebido nos posts anteriores. _________________ Zion
Editado pela última vez por zionsheaven em Sex, 13 Dec 2019 - 21:42, num total de 4 vezes
Bom trabalho. Parabéns, laminar para mim é complicado, um gajo stressa um bocado nas primeiras vezes com o tempo de acção do catalizador, mas tu pareces ter tudo sob controlo.
Sim correu bem , mas bastava ter havido uma perda de tempo qualquer e pronto já não daria para terminar. Uma das coisas que me preocupou foi se a resina misturada (700 gramas) iria chegar, eu não teria tempo de fazer mais mistura.
Outra coisa que eu entendi é que não devemos perder muito tempo com permenores antes de o essencial estar terminado. Outra coisa é ter tudo à mão e minimamente planeado e pensado. _________________ Zion
Todos os tempos são GMT Ir à página 1, 2, 3 ... 11, 12, 13Seguinte
Página 1 de 13
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum