Registo: May 14, 2003 Mensagens: 4482 Local/Origem: Lisboa
Colocada: Seg, 14 Dec 2009 - 13:52 Assunto:
zion,
Primeiro comentário neste post e é logo para criticar... Não leves a mal, mas acho que é com a critica que se avança, desde que a mesma seja construtiva.
Como tudo o resto me tem parecido muitoooo bem para primeira prancha, só agora me deu para postar um comentário. O nível de detalhe e a forma como planeaste as coisas deram o resultado esperado: tudo tem saído bem e sem grandes supresas. Nota-se que estudaste todos os detalhes antes de avançar para a prática e isso é de louvar.
A critica... Já me tinha parecido quando vi apenas as fotos, mas depois de colocares as medidas, foi então explicito. Para os meus gostos, claro, acho que te esticaste um bocadinho no nose rocker. 5 1/8 é bastante... Depois comenta a remada e a entrada na onda da prancha quando a testares.
Um abraço,
Diogo _________________ The Search: the essence of adventure, an escape from the bondage of everyday life!
A critica... Já me tinha parecido quando vi apenas as fotos, mas depois de colocares as medidas, foi então explicito. Para os meus gostos, claro, acho que te esticaste um bocadinho no nose rocker. 5 1/8 é bastante... Depois comenta a remada e a entrada na onda da prancha quando a testares.
Um abraço,
Diogo
Na realidade relativamente ao rocker limitei-me a shapar um semelhante ao das outras duas pranchas que tenho, este poderá ter ficado ligeiramente superior mas não muito. Eu utilizei o BoardCad para desenhar a prancha e com base no modelo que lá está para uma short. Mas como tu dizes e muito bem, nada melhor que depois de uma sessão sentir como funciona o compromisso entre o rocker e o esforço na remada.
E já agora obrigado pelo elogio e tb pela critica. _________________ Zion
"If You Don´t TRY, You don´t DO, and if you don´t DO, What are you DOING here ?"
Editado pela última vez por zionsheaven em Seg, 14 Dec 2009 - 16:26, num total de 1 vez
És um grande artista e trabalhas com muito detalhe!
Reparei que não prendeste a tela com fita, quaando passa dos rails para o deck, já vi isso nuns videos, a acho que dá jeito.
Não tiveste o stress da tela "descolar" no deck?
O plano inicial era para laminar com resina catalizada com SOLAR UV, ou seja seca em 3 minutos por isso o sistema de utilização de fita para delimitar não foncionaria pois seca "em pedra" logo em 3 minutos e depois não dá para cortar com uma simples lamina.
Como no final acabei por utilizar catalizador normal (por falta de sol) poderia ter feito dessa maneira. Hoje quando laminei o Deck já utilizei esse esquema que funcinoa perfeitamente.
Vou colocar o progresso aqui . _________________ Zion
"If You Don´t TRY, You don´t DO, and if you don´t DO, What are you DOING here ?"
Colocada: Seg, 14 Dec 2009 - 16:56 Assunto: Progresso 3
Continuei hoje a laminar a prancha.
Estive a laminar o deck utilizando 900gramas de resina com 1% catalizador MEKP. O objectivo era aumentar o tempo de passagem a gel para poder trabalhar um pouco mais à vontade. Como eu tb já esperava passados 15 minutos e o gel começou... , felizmente ja tava terminado Mais uma vez digo quem não se apressar, vai ter momentos divertidos ...
Após limpeza das irregularidades das pontas da laminação do bottom colei fita a 2" dos rails para delimitar a laminação.
A primeira camada é de 4oz e é cortada à medida da prancha
Posicionei os logos desenhados à pressa para a prancha pois não me apetecia ter uma prancha sem nome...
Já agora como dica , relativamente à impressão no papel de arroz, a impressão só fica bem se utilizada no lado "glossy" do papel, ao contrario do que me tinham dito se a impressão for no lado rugoso , fica todo mal defenido pela impressora. Pode variar de impressora para impressora , em deskjet deve ser no glossy (lado lustroso) e em impressão normal, nada de por em alta qualidade que borra a folha de vido à quantidade de tinta.
O corte da primeira camada do deck é mesmo à medida da prancha
A segunda camada de 6oz foi cortada de modo a entrar pelo bottom até à fita adesiva colocada 2".
A resina demora mais a espalhar do deck por ter 2 camadas de fibra. Aplicando pouco força no centro e gradualmente esticando para as pontas e para os rails.
Os logos mesmo com as duas camadas ficam transparentes
Passado 20 minutos muitas partes ja estão completamente em Gel e o trabalho tem que parar. Ainda dá para dar uma olhadela e ver se há bolhas algures e corrigir.
A fita delimita o bottom na laminação e depois será cortada com lamina mais tarde antes de secar completamente.
No momento está a secar dentro da cave de modo a acelarar o processo um pouco para finalizar esta parte.
É prático ter tudo à mão, na laminação não há tempo para ir procurar alguma coisa
Este post vai longo com muitas fotos , mas vou reportando o progresso. Próxima etapa á a instalação dos 4 suportes dos Fins e para o Leash.
Inté _________________ Zion
Editado pela última vez por zionsheaven em Sex, 13 Dec 2019 - 21:46, num total de 2 vezes
Registo: Sep 04, 2006 Mensagens: 1097 Local/Origem: Cidadão do Mundo
Colocada: Seg, 14 Dec 2009 - 18:18 Assunto:
Muito bom. Parabéns!
Para a primeira prancha está um grande trabalho. Para além disso, devias ganhar um prémio só pelo trabalho que estás a ter em colocar tudo detalhado aqui no fórum. Pelo menos a mim, tirou-me algumas dúvidas que tinha e que nunca me tinha dado ao trabalho de perguntar.
Só tenho uma crítica: O relógio/despertador que tens ali em cima da mesa, juntamente com o resto do material, é muita feio!
Abraço e continuação do bom trabalho! _________________ Antes politicamente incorrecto que moralmente falso
achas te a laminaçao um bicho de 7 cabeças como andam para ai a dizer?
A técnica de espalhar a resina na fibra em si não é nada complicada. O que acho que complica é o facto de se ter pouco tempo para realizar a tarefa.
Depois há pormenores que não estão escritos em lado nenhum. No final do fabrico da minha prancha vou listar tudo o que me lembrar de detalhes que podia ter feito melhor. _________________ Zion
Registo: Feb 10, 2008 Mensagens: 173 Local/Origem: Peniche
Colocada: Ter, 15 Dec 2009 - 15:47 Assunto:
Também gostei muito do logo. Fizeste um trabalho impecável. No meu caso achei a parte do shape mais interessante que a parte da fibragem. No meu caso foram as bolhas de ar que me lixaram. tirando isso depois a parte do Hotcoat é fica muito bem.
Uma questão, o logo do deck não foi laminado directamente no foam? normalmente acho que se mete entre as mantas de fibra. Mas se resultou, tudo bem.
Tiveste facilidade em comprar papel de arroz? compras isso à folha ou em rolo?
Como vais por as caixas para as quilhas, tens algum kit para fazer isso, ou improvisas?
Uma questão, o logo do deck não foi laminado directamente no foam? normalmente acho que se mete entre as mantas de fibra. Mas se resultou, tudo bem.
Tiveste facilidade em comprar papel de arroz? compras isso à folha ou em rolo?
Como vais por as caixas para as quilhas, tens algum kit para fazer isso, ou improvisas?
Respondendo às tuas questões:
Os logos foram colocados directamente sobre o foam, quando os logos são de papel de arroz penso que é sempre assim. Se os logos fossem de vinil ou outro material então seria laminado com um patch de fibra sobre a laminação e antes do hotcoat.
O papel de arroz vende-se em folhas grandes que dão ai para umas 6 A4 cada folha e comprei na baixa na rua da Rosa na CASA Ferreira (entre largo de camões e bairro alto) de artigos para pintura / arte por uns 70 centimos por folha.
Os fins vou ter que improvisar mas gostava de ter os moldes para o router, mas comprar o "escantelhão" só para uma prancha, não me parece rentavel, pode ser que alguem tenha ai algumas boas ideias e sugestões para esta acção ? _________________ Zion
Sim, logo que a resina seca e já se consegue manusear a prancha sem problemas corta-se o excesso com uma lamina.
É interessante mas a fibra/resina seca em todo o lado mas precisamente em cima da fita de pintura que limita a fibragem ainda está mole / meio Gel. Assim basta passar a lamina ou x acto (aconelho lamina).
Como a camada inferior já esta seca por ter sido a primeira a fibrar é quase impossivel cortares ou atingir o foam.
Aconselho vivamente a utilizar uma lamina normal em vez de xacto pois é mais fina e corta facilmente.
A seguir depois de completamente seco passar com o surfoam para nivelar o melhor possivel com a fibragem do bottom. Atenção para não tocar na outra camada de fibra do bottom. Pequenas irregularidades ficam para ser resolvidas com o hotcoat.
_________________ Zion
Editado pela última vez por zionsheaven em Ter, 10 Jan 2017 - 12:12, num total de 1 vez
Colocada: Qua, 16 Dec 2009 - 15:40 Assunto: Posicionamento dos Fins
Tenho uma duvida relativa ao angulo de instalação a escolher para os Fins (Quad)
Tenho este modelo para escolher qual template a usar mas tenho duvidas qual é que devo implementar. Segundo o que entendi quantos mais graus de inclinação mais solta fica certo ?
Aqui vou escolher mais alinhadas com o nose para uma maior estabilidade.
Obrigado _________________ Zion
Editado pela última vez por zionsheaven em Sex, 13 Jan 2017 - 16:21, num total de 1 vez
Registo: Nov 04, 2007 Mensagens: 422 Local/Origem: Aveiro
Colocada: Qua, 16 Dec 2009 - 15:54 Assunto:
Eu uso um cant de 6º e acho que a prancha acelera mais com a curva, não notei que ficasse mais solta.
com o toe quanto mais alinhadas com o nose não ganhas estabilidade, ganhas manobrabilidade e perdes velocidade. _________________ http://sea-swift.blogspot.com/
Registo: Feb 10, 2008 Mensagens: 173 Local/Origem: Peniche
Colocada: Qua, 16 Dec 2009 - 16:48 Assunto:
Atenção existem algumas quilhas que já têm algum ângulo. As que coloquei na minha twin fish já têm 6º de inclinação. Portanto quando instalei as caixas tipo futurefins não lhe dei qualquer ângulo. esses moldes com os ângulos é mais para quilhas glass on. É uma questão de veres se as quilhas da lockbox já possuem ângulo.
Relativamente ao ângulo em relação ao stringer, quanto mais ângulo mais lenta fica a tabua e mais solta. Numa quad acho que é preferivel não pores muito ângulo, mete-as quase pararelas ao stringer. Assim ficas com uma tabua rápida, e solta pois o facto de não teres o fin central faz com que a tabua fique muito solta.
Para instalares a caixa dos fins, faz um jig em contraplacado, e depois usas uma tupia para fazer o buraco.
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum