vais por as caixas das quilhas apos o fibrar..
acho que vi em algum lado.. mas ja nao tenho a certeza... a também porem no foam antes de fibrar.. ou será que tou a imaginar coisas e tal cenario é impossivel?
vais por as caixas das quilhas apos o fibrar..
acho que vi em algum lado.. mas ja nao tenho a certeza... a também porem no foam antes de fibrar.. ou será que tou a imaginar coisas e tal cenario é impossivel?
Obrigado pelo Link. Muito bom .
Vou colocar as caixas após a fibra, e depois um patch em volta e preparar para o hotcoat. Podia ter efectuado isto logo no foam antes mas isso era um risco adicional para a primeira laminação que faço.~
Vou fazer assim:
Registo: Dec 25, 2003 Mensagens: 3766 Local/Origem: Peniche
Colocada: Qua, 16 Dec 2009 - 18:25 Assunto:
Zion,
Antes de instalares as quilhas vou dizer-te algumas coisas:
- Uma vez que a prancha não tem pigmento, poderias ter instalado as caixas das quilhas directamente no blank. O facto de não o teres feito não tem problema nenhum, mas fica mais robusto
- não te esqueças de meter um patch de fibra por cima de cada caixa para reforçar a coisa
- Nas minhas quads (todas as pranchas pequenas que tenho) estou a usar um angulo de 8 graus à frente e 6º atrás.
- Em relação ao toe in (angulo em direcção ao nose), uso uma diferença entre 3/16 e 1/4 de polegada na distância ao stringer. Para medir isto, marco o sitio do trailing edge, e depois, traço uma linha com 4" de comprimento que convergir para o stringer entre 3/16 e 1/4 de polegada.
Nas quilhas traseiras, podes deixar paralelas ao stringer ou usar 1/16 apenas para garantir que se houver algum vacilo na furação das caixas, as quilhas não ficam abertas.
- Por fim, em relação às distâncias ao tail, acho que essas medidas que aí tens são um bocado vacilo. As quilhas estão muito chegadas para a frente. Aquilo que te sugiro é que uses as quilhas da frente entre 11 e 11 1/2 polegadas do tail, e as detrás entre 5 1/4 e 6 polegadas do tail. Na distância ao rail gosto da 1 1/4 que aí tens, mas actualmente estou a usar entre 1 1/2 e 2 polegadas nas detrás. Isto para shortboards. Penso que essas medidas que aí tend deveriam vir de uma fish.
Se, no entanto decidires usar essas medidas, esquece tudo o resto que escrevi em relação aos angulos.
Antes de instalares as quilhas vou dizer-te algumas coisas:
- Uma vez que a prancha não tem pigmento, poderias ter instalado as caixas das quilhas directamente no blank. O facto de não o teres feito não tem problema nenhum, mas fica mais robusto
- não te esqueças de meter um patch de fibra por cima de cada caixa para reforçar a coisa
- Nas minhas quads (todas as pranchas pequenas que tenho) estou a usar um angulo de 8 graus à frente e 6º atrás.
- Em relação ao toe in (angulo em direcção ao nose), uso uma diferença entre 3/16 e 1/4 de polegada na distância ao stringer. Para medir isto, marco o sitio do trailing edge, e depois, traço uma linha com 4" de comprimento que convergir para o stringer entre 3/16 e 1/4 de polegada.
Nas quilhas traseiras, podes deixar paralelas ao stringer ou usar 1/16 apenas para garantir que se houver algum vacilo na furação das caixas, as quilhas não ficam abertas.
- Por fim, em relação às distâncias ao tail, acho que essas medidas que aí tens são um bocado vacilo. As quilhas estão muito chegadas para a frente. Aquilo que te sugiro é que uses as quilhas da frente entre 11 e 11 1/2 polegadas do tail, e as detrás entre 5 1/4 e 6 polegadas do tail. Na distância ao rail gosto da 1 1/4 que aí tens, mas actualmente estou a usar entre 1 1/2 e 2 polegadas nas detrás. Isto para shortboards. Penso que essas medidas que aí tend deveriam vir de uma fish.
Maya,
Obrigado pela informação detalhada. Vou aplicar as tuas indicações pois sobre este tema do posicionamento dos Fins estava realmente um pouco perdido com a informação que tenho encontrado.
Estes fins já tem embutido algum angulo mas conforme a tua indicação posso acertar as caixas na altura da fixação na prancha com os fins metidos provisóriamente. Vou desenhar o esquema e meter aqui para validar antes de começar com a tupia.
Já agora um dos posts que li que me levaram a querer construir uma prancha foi o teu e do mugen. Obrigado _________________ Zion
"If You Don´t TRY, You don´t DO, and if you don´t DO, What are you DOING here ?"
Colocada: Sex, 18 Dec 2009 - 19:07 Assunto: Colocação de Fins
Após algum trabalho a preparar o modelo para a tupia poder abrir as caixas para a colocação dos fins da LockBox consegui preparar tudo para amanhã fixar com resina e colocar um reforço nas caixas.
Aqui fica o report
Primeiro foi preciso preparar um "escantelhão" para a tupia preparar o encaixe para as caixas lockbox
O primeiro desnivél e feito com a tupia a 6mm de profundidade.
O molde foi feito com um pedaço de acrilico e desenhado mais ou menos a "olhometro"
O trabalho desde que o molde esteja afinadinho é simples de fazer.
Coloquei as quilhas conforme indicações recebidas aqui no post e parece muito bem.
Os Fins estão apenas encostados na prancha e amanhã vou fixar com resina e fibra.
Após fixação espero começar com o hotcoat. mas amanhã demanhã surfada algures se tiver aceitavel. _________________ Zion
"If You Don´t TRY, You don´t DO, and if you don´t DO, What are you DOING here ?"
Editado pela última vez por zionsheaven em Ter, 10 Jan 2017 - 12:14, num total de 2 vezes
Registo: Jun 08, 2005 Mensagens: 4630 Local/Origem: Costa / Estremoz
Colocada: Sáb, 19 Dec 2009 - 0:57 Assunto:
Acompanho sempre estes tópicos com interesse, mas, neste caso e tendo tu explicado mesmo tudo bastante pormenorizadamente, deu para aprender imenso sem qq esforço ou pesquisas adicionais... pelo menos eu fiquei a conhecer na prática uma série de pormenores que sempre me tinham passado ao lado.
Ao contrário do que para aí disse o Caparica, acho que a partilha de conhecimentos pode ser bem mais proveitosa do que andarmos sempre fechados a sete chaves relativamente às nossas experiências... Gabo-te a humildade que tens demonstrado, obrigado! _________________ http://vagueares.blogspot.com
Curti o pormenor do despertador para controlar o tempo de catalização
Devias de reforças as caixas com uma camada de manta, e só depois dar Hotcoat.
O hotcoat dá um gozo do caraças de dar .
Tem bom aspecto a Quad parabens
Pois exactamente Mugen,
Tinha tudo preparado para laminar sem limites de tempo com o pó milagroso UV mas depois por falta de Sol atirei-me para o catalizador normal. O relógio serviu para ver que 15-20 minutos não é muito tempo.
As caixas vão ser reforçadas com laminação (um patch em cada uma e só depois hotcoat) vai ser a primeira vez tb.
Espero que corra bem _________________ Zion
Boas,
Antes de qualquer coisa...GRANDE POST!!Parabens.
A prancha está a ficar com um bom aspecto.
Dp ,se puderes,mete fotos de como puseste os encaixe das quilhas pois é algo que tenho algumas dúvidas...
Boas,
Antes de qualquer coisa...GRANDE POST!!Parabens.
A prancha está a ficar com um bom aspecto.
Dp ,se puderes,mete fotos de como puseste os encaixe das quilhas pois é algo que tenho algumas dúvidas...
A tua dúvida é como se fixa as caixas ao blank ? Ou como se faz os orificios iguais às caixas de fixação ? _________________ Zion
Enche-se de resina até ao primeiro nivel dos encaixes no foam e com a ajuda de uma trincha espalha-se de modo a resinar todo o foam exposto.
Depois com as quilhas nas caixas montadas nas caixas colocam-se na posição fazendo a resina subir.
Nesta altura limpa-se o melhor que se pode com a espatula para retirar o exceço e verifica-se os angulos e caso seja necessário corrigi-se.
Depois está pronto para colocar uns patches de fibra em forma de oval para reforçar toda a zona.
o botton tb tem de estar a dar agua para as quilhas nao é??
nestes casos nao posso opinar muito, porque a minha experiencia e nula, mas te todas as quads que vi, as quilhas de tras da tua estao muito para dentro e com muito angulo( é isso que parece, mas como disse, isto e a minha ignorancia a falar)
o botton tb tem de estar a dar agua para as quilhas nao é??
nestes casos nao posso opinar muito, porque a minha experiencia e nula, mas te todas as quads que vi, as quilhas de tras da tua estao muito para dentro e com muito angulo( é isso que parece, mas como disse, isto e a minha ignorancia a falar)
Pelo que li sobre este tema há muitas opiniões , e muitas delas certas acho.
Como regra geral entendi que as quilhas devem sempre apontar para o nose stringer com algum desvio positivo de 0 a 3-4 polegadas e distantes dos rails de 1 1/2 a 2 polegadas dos rails.
Tirando isto tenho visto muitas variantes de configurações possiveis, eu escolhi uma o mais "normal " possivel dentro de uma quad.
Exemplos
As mais versáteis são estas com 5 caixas que depois dá para fazer muitas configurações (Single, Twin, Tri, Quad )
Amanhã é dia de hotcoat. Alguêm tem dicas sobre hotcoat ? _________________ Zion
Editado pela última vez por zionsheaven em Ter, 10 Jan 2017 - 12:15, num total de 1 vez
Colocada: Ter, 22 Dec 2009 - 2:28 Assunto: HotCoat e lixa
Hoje iniciei o Hotcat com 400gramas de resina + 8cc de Parafina em estireno,
Correu bem e tal qual como dizem esta é uma parte do fabrico bastante divertida e que qualquer um pode fazer com bons resultados.
A prancha fica logo com outro aspecto e nota-se a parafina a subir para cima da resina o que vai permitir uma lixagem melhor.
O meu filho de mãos nos bolsos a observar Ele quer é ondas...
Bottom terminado
Nota-se a divisão entre o hotcoat do bottom e o deck ainda por fazer.
Pronto para iniciar a lixagem .
Variss lixas, 40 , 60, 120, 240, 600, 1200
O pó que sai da lixagem é super fino e suja todo em volta e atenção , não usei mascara no inicio e este pó entra pelas vias respiratórias com muita facilidade, estou a sentir isso pela maneira dificil. Usar sempre mascara com filtro fino.
Amanhã espero terminar esta fase. Ainda não dcidi se ponho gloss coat ou fica mesmo assim.
Alguma dica para o acabamento para além da lixagem ?
Obrigado _________________ Zion
Editado pela última vez por zionsheaven em Ter, 10 Jan 2017 - 12:16, num total de 1 vez
Registo: Nov 04, 2007 Mensagens: 422 Local/Origem: Aveiro
Colocada: Ter, 22 Dec 2009 - 11:12 Assunto:
está a ficar com bom aspecto a prancha
sobre a lixagem eu acho que o salto de 240 para 600 é muito grande, normalmente eu ainda meto uma 320 ou 400 no meio _________________ http://sea-swift.blogspot.com/
Registo: Mar 26, 2008 Mensagens: 5449 Local/Origem: Porto
Colocada: Ter, 22 Dec 2009 - 11:19 Assunto:
Essa marca que se nota onde tem mais fibra, que está mais escuro (na imagem do bottom) era suposto existir? _________________ Soul, Union, Respect , Freedom
Por acaso o bottom ficou muito bem e não se nota quase nada, nesta foto a sombra realça um pouco. No deck é que há alguns locais em que se nota um pouco o overlay da fibragem.
O facto de estar a fazer a minha primeira prancha branquinha tb tem esse objectivo. Não disfarçar nada.
Agora que estou na fase da Lixa desaparecem muitas destas pequenas imperfeiçoes e está a ficar mesmo porreira.
Relativamente à lixa tive dificuldade em encontrar lixas à venda entre 240 e 600 (Metal ou Agua) mas vou comprar hoje noutro local com mais variadade.
Ainda estou a dar lixa 240 no momento. _________________ Zion
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum