Brother ta cada vez melhor meu... sabes muito bem que estou num nivel muito baixo ainda e que nao poderei sonhar para ja com ondas dessas, mas pensado como um amante do surf...foooogo bro aptece mesmo la ir... Helder ,Vi como é sábado apanha-mos o avião?? eheheh
Registo: Dec 15, 2006 Mensagens: 2690 Local/Origem: Carcavelos
Colocada: Qui, 18 Fev 2010 - 14:13 Assunto:
xico escreveu:
(perdoa-me thundercat a intromissão. excelente relato, estas-nos a levar a todos lá, mas voltando ao assunto, isso não são feridas, são condecorações )
se me permites, xico, faço minhas as tuas palavras.
Thunder... que ganda maluco!! ha, vai lá, vai! _________________ Mar onde se esvai o meu corpo
Até se tornar em Mar, ele também
[Rádio Macau/O Elevador da Glória/Aos meus amores]
Registo: Oct 14, 2004 Mensagens: 4448 Local/Origem: Capakirra
Colocada: Qui, 18 Fev 2010 - 23:11 Assunto:
03JAN2010
É mera coincidência, bem sei, mas é mais poético dizer que a sintonia com o mar continuou mesmo após as condecorações de Backdoor. A verdade é que não me sentia em condições de surfar (não conseguia dobrar a perna direita sequer) e o mar foi solidário e não ofereceu condições.
Chuva e vento fustigaram o North Shore, convidando-nos a visitar mais profundamente a ilha de Oahu. Surftrips são assim mesmo. O denominador comum é o surf, mas há tempo para tudo.
Decidimos fazer toda a costa Leste. A kamehameha highway vai desaguar mesmo em Honolulu, entrando pelo lado de Diamond Head. A estrada tem uma paisagem soberba. Cada esquina desenha uma baía linda. Um tapete verde cobre todas as encostas e chega à beira mar, contrastando com a aridez da costa oposta.
Paisagem soberba na costa Leste
Aqui não há barracas de excluídos da sociedade. Aqui vive a classe média e mais perto de Honolulu, o extracto social sobe e são mansões atrás de mansões.
Barraquinhas com praia privativa??
Num momento que o sol despertou, tempo ainda para uma pausa em Sandy Beach, que também costuma dar umas ondinhas. Nesta em particular, à falta de surf, deu para fazer um belo snorkeling e confirmar que a fauna subaquática não fica nada a dever à fauna terrestre!!
Daí seguímos para a cidade de Honolulu. Tempo de fazer algumas compras, re-visitar a estátua do Duke e prestar mais uma homenagem.
Esta Kona (melhor cerveja do Havai) é à saúde do Duke.
Não resistimos a ver o pôr-do-sol na praia de Waikiki, e, com certa ponta de nostalgia antecipada, tentamos apanhar o sol havaiano, para mais tarde recordar...
04JAN2010
No dia seguinte continuámos a viagem cultural, desta vez com maior incidência na parte Norte. Visitamos as antigas instalações da fábrica de açucar de Haleiwa, em tempos a única indústria e a que fez desenvolver a localidade. Hoje em dia é onde se concentra a maioria das fábricas de pranchas (HIC, Pyzel, John Carper, etc)
Haleiwa's sugar mill
Daí seguímos até Kaena Point e colocamos o nosso veículo a "cabrear" um pouco até ficarmos totalmente isolados. Estamos no extremo Noroeste da ilha. O swell está com tamanho e vê-se alguns picos a bombar, fustigados por um vento forte, contudo, e mesmo com condições ideais neste sítio convém pensar 2 vezes antes de surfar. Porquê?? "Shark Infested Area". Parece que os tubarões também gostam desta praia...
Daqui para a frente, só mesmo a pé...
Para a tarde estava reservado o ponto alto do dia. Uma visita ao surf museum de Haleiwa. O espaço é pequeno, mas tal como muitas coisas na vida, algumas coisas boas vêm em embalagens pequenas.
O interior deste museu está repleto de pranchas que marcaram gerações, documentos, fotos e outros artigos. Perdemos, perdão, investimos largos minutos a apreciar todos os pormenores e mais minutos perdemos ainda a falar com o jovem de alguns 70 anos, surfista claro, recepcionista do museu que nos fascina com histórias memoráveis, incluíndo infelizmente alguns fatídicos acidentes no North Shore.
Surf Museum
Aspecto do interior do museu...
Aloha! Greg Noll... palavras para quê?
O dia termina com uma jantarada no Pizza Bob's em Haleiwa. Comida excelente, belo ambiente. O tinto "La Terre" recomenda-se e os meus dotes de francês, explicando à empregada o que significa a marca do vinho, faz a proprietária nos vir conhecer pessoalmente. Oh lá lá!!
- nem só de surf se faz uma surftrip, pelo menos para mim. Viajar é conhecer, aprender a cultura local. Tudo gira à volta do surf, sem dúvida, mas há sempre muito para ver e fazer. Basta querer! O jovem surfista de 70 anos marcou-me. Simpático, magrinho e cheio de genica. Contou-nos várias histórias, mas uma, mais pessoal, não contou antes ouvi eu de outros visitantes - sofre de cancro de pele derivado dos anos e anos a levar com o sol! Deixou-me a pensar na falta de cuidado que tenho, que temos...
Registo: May 12, 2003 Mensagens: 4719 Local/Origem: Belém
Colocada: Sex, 19 Fev 2010 - 1:04 Assunto:
Thunder juntando a este teu relato (acompanhado das excelentes fotos e videos) outro de um amigo que lá esteve na altura do Pipe MAsters e do Eddie não tenho dúvidas que será um dos meus próximos destinos.
Fazendo só aqui um parentesis ao tópico mas falando em relação ao que escreveste em último lugar, amanhã tenho uma consulta de Dermatologia depois da médica de família não ter gostado muito da pinta de um sinal rugoso que me apareceu no nariz há uns meses... vamos la ver!
Protejam-se do sol, sempre! _________________ Surf Lisbon - House & School<div>www.surflisbon.com</div><div>info@surflisbon.com</div>
Registo: Jun 06, 2005 Mensagens: 4028 Local/Origem: Maia
Colocada: Sex, 19 Fev 2010 - 10:57 Assunto:
ta cada vez melhor brother, já "vimos" ondinhas, Pipe, feridas de guerra, historia e paisagens, já sabemos que bebeste uma Kona ...mas e a fauna? hemm...havaianas não há? _________________ Ganha vendo anuncios!
http://www.neobux.com/?r=jorgius
Colocada: Sex, 19 Fev 2010 - 13:27 Assunto:
Jorgius escreveu:
ta cada vez melhor brother, já "vimos" ondinhas, Pipe, feridas de guerra, historia e paisagens, já sabemos que bebeste uma Kona ...mas e a fauna? hemm...havaianas não há?
Fauna?
Abundante e exótica. Este exemplar foi encontrado a caminho de V-Land.
Quanto às havaianas (e não deves estar a falar das famosas sandálias) é curioso pois a minha esposa, e as respectivas dos meus brothers, fizeram a mesma pergunta.
É óbvio que havia muitas havaianas, mas as mais engraçadas pediam bálurdio de cachet para tirar um qualquer boneco, contudo, algumas mais simpácticas e menos exigentes, lá fizeram questão de aparecer tal como esta amiga que nos serviu as Konas...
Registo: Nov 17, 2003 Mensagens: 3240 Local/Origem: Santa Cruz
Colocada: Sex, 19 Fev 2010 - 22:06 Assunto:
thundercat escreveu:
É óbvio que havia muitas havaianas, mas as mais engraçadas pediam bálurdio de cachet para tirar um qualquer boneco, contudo, algumas mais simpácticas e menos exigentes, lá fizeram questão de aparecer tal como esta amiga que nos serviu as Konas...
Vende mazé este report à SurfMagazine q ainda te patrocinam uns bilhetes para repetires os destinos do Cadilhe...!!!!
Está soberbo... apenas espero q não te tenhas (se tenham) metido em caldeirada nenhuma no regresso ao lar doce lar pois se numa de desabafo e no rescaldo da viagem entusiasmente q estás a partilhar te saiu um... 'tou fartinho de kona...' bai lá bai!!! LOLOLOLOLOL
Mais uma vez Gracias!!! _________________ Mais vale uma onda só que mal surfada... ou então aprende connosco em www.casamarela.moonfruit.com
Registo: Oct 24, 2004 Mensagens: 7607 Local/Origem: Carcavelos/Évora
Colocada: Sex, 19 Fev 2010 - 22:19 Assunto:
rudas escreveu:
thundercat escreveu:
Vende mazé este report à SurfMagazine q ainda te patrocinam uns bilhetes para repetires os destinos do Cadilhe...!!!!
Está soberbo... apenas espero q não te tenhas (se tenham) metido em caldeirada nenhuma no regresso ao lar doce lar pois se numa de desabafo e no rescaldo da viagem entusiasmente q estás a partilhar te saiu um... 'tou fartinho de kona...' bai lá bai!!! LOLOLOLOLOL
Mais uma vez Gracias!!!
Registo: Nov 17, 2003 Mensagens: 3240 Local/Origem: Santa Cruz
Colocada: Sex, 19 Fev 2010 - 22:33 Assunto:
Henri escreveu:
p.s. se for possível depois faz um relato com fotos sff
(a cena das konas eram trocadilhos...o atitude só tem um tópico pseudo XXX e não é este) _________________ Mais vale uma onda só que mal surfada... ou então aprende connosco em www.casamarela.moonfruit.com
Colocada: Dom, 21 Fev 2010 - 22:28 Assunto:
05FEV2010
A malta gosta de se cultivar e fazer turismo, mas Havai é para surfar e depois de 2 dias de molho, a 7 Mile Miracle resolve brindar-nos com um dia de luxo.
O dia amanhece limpído, quente, com uma ligeira brisa offshore. O swell está gradote e certinho. Após checkarmos vários spots a escolha recai na zona de Chun's Reef. Cheio de pica vou directo à bancada de Chun's onde quebra uma rápida direita. Cá fora, e à distância de uns bons 300 mts parece ter 1.5mts, um pouco mais. Puro engano!! Lá perto tem sets de 3mts a brincar.
Os meus comparsas fizeram uma pausa antes de entrar e sei que o brother Leo resolve ir para as esquerdas munido de uma 8'0. Na esquerda via-se algumas secções a dar tubos bem largos.
No "meu" pico a coisa está mais ou menos calma. Umas miúdas e alguns tipos mais no inside. Um gajo com um longboard de epoxy (sem leash!!) e mais 2 ou 3 Havaianos mais fora. Tento entrar numa das maiores ondas da minha vida, sem sucesso. A água que se move é muita, parece que suga a 6'4. Resolvo ficar no meio.
À minha frente está um tipo com uma prancha grande e de colete. Está com um ar apavorado. Vem um set "daqueles" e fico como ele. Remo que nem um doido para fora e para o canal. Passo à conta. Volto mais para trás. O outro tipo fica lá bem fora e ainda mais apavorado.
Já tinha apanhado 2 mais para o inside, o crowd está disperso e vem uma boa na minha direcção. Entro com alguma dificuldade mas entro bem. A 6'4 despenca lá de cima com um drop elevador com tracção às unhas dos pés. Aguento a jarda, e viro bem na base com a mão na água, tranquilo... (com o coração a mil). O pessoal mais para o inside manda um berros de incentivo.
Estou a dropar uma morra no Havai e o pessoal a gritar com um drop meu??? Belisquem-me sff. Faço mais umas poucas. São fortes, grandes e rápidas mas acabam sempre no canal que separa Chun's Reef de Joko's, a esquerda onde estariam os meus brothers.
Passado umas horitas o vento começa a ficar de lado e perde-se a glassada, ainda que muito bom. Resolvo terminar a sessão e lançar-me à árdua tarefa de remar quase 300 mts para terra, não sem antes ver o tipo do longboard de epoxy a apanhar bem atrás do pico uma morra de uns bons 3mts e passar por mim a mil à hora. Cambada de doidos.
Poucos minutos após ter saído, o brother Leo também resolve acabar a sessão e aparece na areia. Surfista da velha guarda, bom surfista, excelente shaper, o brother não resiste à exclamação. "Está pesado lá fora, grandes vagalhos!!" Elucidativo...Estava feita aquela que seria a nossa última sessão por terras Havaianas e que bela maneira de nos despedirmos.
Leo após uma dura batalha com as morras de Joko's
O descanso foi feito à beira mar, pois claro, nas animadas águas de Haleiwa, pois para a tarde já tínhamos compromisso marcado: um passeio de barco para observação de baleias.
Haleiwa, grandes ondas no outside, tartarugas no inside...
Apesar de algo relutante no início (estava cá com uma pica para surfar) confesso que o passeio de observação de baleias foi fabuloso. Estar a poucas dezenas de metros destes animais enormes mas ao mesmo tempo tão graciosos é algo que nunca mais irei esquecer.
O catamarã a sair do porto de Haleiwa
Baleia à vista!!!
Deixar um lanche destes perto de um surfista esfomeado...
No dia seguinte o dia ainda estava mais bonito, costuma ser assim na altura da despedida. Passámos por Pipeline para prestar a última homenagem. O crowd era tremendo e as ondas lindas.
The one and only: PIPELINE!!
Em Sunset quebravam umas morras valentes e estava para começar um campeonato de Stand-Up Paddle... cambada de doidos!!!
Sunset hardcore
Waimea também estava a bombar umas, talvez com 3 ou 4 mts, logo hoje que íamos entrar e domar a besta temos que ir embora... Fica para a próxima!!
Waimea linda na hora da despedida.
Aloha & Mahalo
- é um chavão, mas uma das melhores coisas de viajar é regressar. Por esta altura já tínhamos saudades de casa da família e dos nossos lugares comuns, contudo, também é na altura que começamos a ficar mais à vontade que nos vamos embora. Ficar com saudades de um lugar, ainda antes de lá sair também é um bom pretexto para lá voltar... Oh Pipeline do caraças.
Editado pela última vez por thundercat em Dom, 21 Fev 2010 - 22:47, num total de 2 vezes
Colocada: Dom, 21 Fev 2010 - 23:12 Assunto:
Devem existir ondas melhores, mais perfeitas, mais compridas, mais pesadas. Devem existir destinos mais paradisíacos, com mais animação, com mais fauna, com mais luxos.
Deve haver tudo isso e mais alguma coisa e ainda bem que assim é, mas o Havai é o Havai. A normalidade com que se encara e se prestigia o surf é muito saudável. Faz parte itinerante da cultura, não é moda, nem fetiche... é mesmo um modo de vida.
Ondas? Pesadas e rápidas, mas são muitas, perigosas, menos perigosas, mais rasas menos rasas. Dá para tudo, basta procurar e ter alguma paciência. A título pessoal venho muito satisfeito com a minha performance. 1º Sobrevivi LOLOL, depois curti bastante. Para os dias que lá estive foi um saldo positivo.
Claro que seriam necessárias várias temporadas até apanhar bem o jeito, e não é por ter lá estado que descobri a luz e sou o maior lá da rua ... mas que aprendi muita coisa, aprendi!
Crowd?? Claro, ora bolas, sempre são as mais famosas ondas do mundo. Mas não é pior que um domingo de verão na Caparica, ou um dia bom nos Coxos ou nos Super ou no Zavial. É uma questão de bom senso, ver quem as faz, onde se faz e não puxar o bico.
A ilha de Oahu é uma loucura. Claramente dividida em 4 partes, nos principais pontos cardinais:
- Norte: as ondas são o que são e o espirito bem country;
- Sul: A cidade, Honolulu é um imenso resort 5 estrelas;
- Leste: verdejante, classe média/alta, turismo - pró surf;
- Oeste: agreste, pobre, mas ainda assim lindo e com altas ondas;
Sobre a questão do North Shore ser praticamente um deserto dedicado ao surf de alto nível, tem muito a ver com a defesa que algumas pessoas (para além dos locais) fazem do sítio.
Keep the Country Country - Tem a expressão máxima na asssociação: Defend Oahu Coalition: Podem saber mais sobre o assunto aqui: http://www.defendoahucoalition.org/
A título de exemplo, nos terrenos em frente a Pipeline queriam fazer um condomínio de luxo. Jack Johnson, Kelly Slater e outros, lá arranjaram um concerto e mais não sei o quê e acabaram por comprar o terreno e fazer uma reserva.
Oxalá consigam manter as coisas assim por muito tempo, pois a mística que emana do North Shore é muito forte.
Vale a pena lá ir???
Isso pergunta-se fdx?? Claro que sim... A viagem é longa, gastam-se uns trocos mas garanto que saem de lá com uma história para o resto das vossas vidas.
E por último, porque merecem esse destaque, um grande obrigado aos meus brothers de viagem Ricas e Leo, os manos Leopoldo, sem eles não teria sido possível escrever este maravilhoso episódio da minha vida.
Foi uma honra, mahalo!!!!
PS: No regresso ainda passámos uns dias na Califórnia, que abordarei num derradeiro post (se ainda tiverem pachorra)
Editado pela última vez por thundercat em Dom, 21 Fev 2010 - 23:18, num total de 2 vezes
Registo: Jun 08, 2005 Mensagens: 4630 Local/Origem: Costa / Estremoz
Colocada: Seg, 22 Fev 2010 - 13:14 Assunto:
thundercat escreveu:
PS: No regresso ainda passámos uns dias na Califórnia, que abordarei num derradeiro post (se ainda tiverem pachorra)
Então não temos? Grandes relatos Thunder, apoteótico aquela parte do drop com o pessoal a mandar berros, deves tê-lo bem gravado na memória. _________________ http://vagueares.blogspot.com
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum