Registo: Mar 26, 2008 Mensagens: 5449 Local/Origem: Porto
Colocada: Dom, 20 Set 2009 - 13:47 Assunto:
juddeu escreveu:
Malta tenho umas dúvidas relativamente às marés e ao swell.. Alguém me pode dizer onde posso ver quando vai haver marés vivas? E à direcção do swell, alguém me pode esclarecer melhor como se vê? obrigado
No Windguru começam a aparecer uns numeros estranhos, tipo uma ondulação gigante com periodo minimo, ou o contrario. É uma especie de ondulação fora do que se costuma ver, nota-se bem quando estão. O ano passado houve uns dias que era 1.2 com periodo de 17, mas quase nao havia ondas.
Mas o melhor é ir ver à praia, este ano devem vir muito mais tarde, ano passado por esta altura ja tinham vindo, e ido. É possivel haver um ano sem mares vivas? _________________ Soul, Union, Respect , Freedom
Registo: Aug 07, 2009 Mensagens: 46 Local/Origem: Peniche/Lisboa
Colocada: Dom, 20 Set 2009 - 18:11 Assunto:
juddeu escreveu:
Malta tenho umas dúvidas relativamente às marés e ao swell.. Alguém me pode dizer onde posso ver quando vai haver marés vivas? E à direcção do swell, alguém me pode esclarecer melhor como se vê? obrigado
Marés vivas já começaram só sei isso eu antes de ir surfar vou a www.windguru.com
Swell nao sei tambem ja andei a procura e nao encontrei nada
Boas Ondas _________________ Só verdadeiramente conheces os teus limites quando os ultrapassas
Registo: Dec 25, 2003 Mensagens: 3766 Local/Origem: Peniche
Colocada: Seg, 21 Set 2009 - 8:06 Assunto:
Juddeu,
"Marés vivas", ao contrário do que o povo pensa, é um fenómeno que acontece, regra geral, duas vezes a cada mês e, não tem nada a ver com o tamanho das ondas.
O povão, algumas vezes de forma inconsciente ou por ignorância, associa o nome marés vivas às ondas grandes que começam a aparecer no fim do verão. Afinal, essas ondas não são nada mais nada menos que as primeiras tempestades grandes que se formam no atlântico norte a chegar à costa e que são tão frequentes durante o inverno.
Resumindo, e para não te confundir, as ondas grandes no fim do verão, são as primeiras ondulações (de inverno) a chegar.
Já agora, o termo "marés vivas" aplica-se às marés de grande amplitude características da Lua Cheia e Lua Nova, em que a maré cheia é geralmente muito alta e a maré vazia muito baixa.
Finalmente alguém explica que as marés vivas nada têm a ver com as ondas grandes e apenas se relaciona com um fenómeno natural causado pela lua .
_________________ 1 litro de petroleo extraido, transportado e refinado em gasolina custa cerca de 10 centimos . o resto são impostos e margens de lucro
Problem poor people?
O vertigo já tinha colocado o link e n tinha reparado, como n deu para apagar a mensagem ficam aqui as minhas desculpas... _________________ "O universo não é apenas mais estranho do que imaginamos; ele é mais estranho do que podemos imaginar" J.B.S. Haldane
comecei a surfar este fim de semana e gostava desde ja de adiantar que estou a adorar e penso que o bichinho do surf ja começa a nascer em mim.
gostava de perguntar o que e que se deve e nao se deve usar debaixo do fato quando vamos para uma surfada.
De certeza que há neste forum pessoas mais habilitadas do que eu para estas questões mas da minha parte posso dizer que me habituei desde inicio a usar calços de licra (será isto gay?) por baixo do fato por da jeito para vestir e despir o fato na praia sem que as mulheres fiquem malucas com o meu "potento" atlético!
Podes também utilizar uma t-shirt de licra para aquecer mais e aqui acho que já depende de cada um e do frio que cada um suporta.
Há quem prefira no inverno usar um fato com a espessura 3/2 e uma t-shirt de licra. Quem use só o fato 3/2, e quem use o fato 4/3 com ou sem t-shirt.
Aí acho que depende de cada um. por enquanto eu ando só a usar o 3/2 sem nada mas também ainda agora comecei e não passei pelo inverno mm mm frio e cheira-me que devo de por um 4/3.
Tanto podes colocar as barras "normais" para os carros e depois prender com fitas ou então comprar umas que não me lembro o nome mas é o que eu uso.
No meu caso uso umas das Ocean&Earth mas sei que também existem da FCS.
É tipo umas espumas com fitas que permitem depois colocar a prancha por cima e apertar as fitas à prancha e por dentro do carro.
Até agora os unicos contras que vi foi a nivel de dobrar um bocado as borrachas das portas e se puseres akilo à noite convem que não chova porque senão ficas com o carro por dentro um pouco molhado.
comecei a surfar este fim de semana e gostava desde ja de adiantar que estou a adorar e penso que o bichinho do surf ja começa a nascer em mim.
gostava de perguntar o que e que se deve e nao se deve usar debaixo do fato quando vamos para uma surfada.
boas ondas
[/quote]
Boas, podes usar tudo o que quiseres. Calças, t-shirts, casacos lol Agora se te vais sentir confortável e mais quentinho duvido. Todo nu é que é bom, os fatos foram feitos com o intuito de serem uma segunda pele. Mas claro se tiveres uma licra própria e quiseres andar mais quentinho podes sempre usar _________________ 1 litro de petroleo extraido, transportado e refinado em gasolina custa cerca de 10 centimos . o resto são impostos e margens de lucro
Problem poor people?
Registo: Aug 07, 2009 Mensagens: 46 Local/Origem: Peniche/Lisboa
Colocada: Qua, 07 Out 2009 - 18:26 Assunto:
Eu uso uns calçoes de licra por baixo e ja tentei usar licra mas fico todo assado debaixo dos braços, mas quando surfas com fato e nu e liberdade lol _________________ Só verdadeiramente conheces os teus limites quando os ultrapassas
Tanto podes colocar as barras "normais" para os carros e depois prender com fitas ou então comprar umas que não me lembro o nome mas é o que eu uso.
É tipo umas espumas com fitas que permitem depois colocar a prancha por cima e apertar as fitas à prancha e por dentro do carro.
Até agora os unicos contras que vi foi a nivel de dobrar um bocado as borrachas das portas e se puseres akilo à noite convem que não chova porque senão ficas com o carro por dentro um pouco molhado.
Cumps.
Mas as barras que ja vem com o carro, como as barras transversais tambem servem?
Registo: Mar 26, 2008 Mensagens: 5449 Local/Origem: Porto
Colocada: Qua, 07 Out 2009 - 21:01 Assunto:
Eu nao uso nada por baixo do fato, só atrapalha.
Principalmente a lycra, nao consigo surfar com lycra por dentro porque em vez de me concentrar a surfar, estou sempre a arranjar as costuras(porque nao sei vestir o fato com licra por baixo)
É maravilha estar de fato sem nada por baixo, é mais liberdade (de movimentos, claro ) _________________ Soul, Union, Respect , Freedom
eu acho que a decathlon vende esponjas dessas. depois tenho de ver isso.
So uma outra questao:
-Ao transportar a prancha dentro do carro, como e que posso fazer para que esta nao ande de um lado para o outro no porta-bagagens de cada vez que o carro faz uma curva ou anda aos solavancos?
Como a minha é uma 7.2" e tenho um Golf VI, ela ocupa-me quase o carro desde o porta-bagagens até ao lado do pendura e como qualquer outra pendura...vai de cinto!
E fica bem segura.
Acho que atrás deve dar para fazer o mesmo.
Ou entao com aqueles redes que já alguns carros trazem no porta-bagagens. _________________
Como a minha é uma 7.2" e tenho um Golf VI, ela ocupa-me quase o carro desde o porta-bagagens até ao lado do pendura e como qualquer outra pendura...vai de cinto!
E fica bem segura.
Acho que atrás deve dar para fazer o mesmo.
Ou entao com aqueles redes que já alguns carros trazem no porta-bagagens.
Mas como e que o cinto prende a prancha? Nao consigo perceber...
- Deito o banco do pendura para trás
- A prancha entre pelo porta-bagagens pela parte de cima
- Vai na diagonal até aos pés do pendura e fica aí deitada
- Depois passo o sinto por cima dela e fica como se fosse uma pessoa ali sentada.
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum