Registo: Jun 30, 2009 Mensagens: 808 Local/Origem: Lisboa
Colocada: Dom, 27 Jun 2010 - 23:50 Assunto: Duvidas relaciondas com a escola
Boas , estou no 10º ano e estou em artes mas vou mudar de área, e ainda não decidi para qual. Não sei o que quero ser, e queria uma ajudinha na minha decisão. Quando acabar o 12º ano quero licenciar-me em qualquer coisa que esteja relacionada com o mar, sabem de cursos relacionados com o mar que possam sugerir ? Para eu decidir o agrupamento a seguir .
Registo: Mar 26, 2008 Mensagens: 5449 Local/Origem: Porto
Colocada: Seg, 28 Jun 2010 - 1:50 Assunto:
Se estas em artes e passaste, se fosse a ti continuava no curso em que estás, estou no 11º e ja passei por isso, no fim do ano de 10º fiquei na duvida se mudava ou não. Acabei por continuar em ciências porque no 12º podia ir para o curso que queria na mesma, embora a minha média fosse pior do que seria em artes, já que as disciplinas não tem nada a ver. Neste momento estou no 12º depois de acabar o 11º com 19 a geometria descritiva e um pobre de um 13 a fisicó-quimica (são as minhas específicas). Provavelmente o meu 14 a matemática A seria substituido por um 16 a matemática B e a minha nota de fisicó-química subsitutida por um 16 ou 17 a desenho, o que me subia a nota em quase 1 valor. Apesar disso falta-me apenas um ano para sair do secundário e entrar em design gráfico com média mais que suficiente, e se me der na telha, entrar para uma boa parte das engenharias disponíveis. caso queira algo relaccionado com surf, trato de abrir uma loja qualquer, ou uma escola qualquer de surf, e assim fico relaccionado ao desporto, sem ter qualquer tipo de curso ou graduação na área.
Nao te esqueças que se saires da escola em que estás, para além de passares pela fase de habituação mais uma vez, vais perder um ano de trabalho, que pode vir-te a ser importante para subires de escalão mais rapidamente se fores empregado mais tarde, como funcionário público. A experiência vai sempre perseguir-te no currículo, e segundo o ordenado mínimo actual, são menos 6000€ que vais ter na tua vida, caso nao trabalhes um ano. Isto se te pagarem sempre e tiveres a sorte de arranjar um emprego sólido.
Mas por outro lado talvez me arrependa do que não fiz, porque sempre era mais um ano a comer bolos 5**, por metade do preço que se compram na rua
Faz o que eu não fiz, aplica-te no curso em que estás e faz os possíveis para subir notas, e para teres alguma facilidade para entrar num curso que te agrade. Não te iludas por carreiras como treinador de surf ou algo assim, porque apesar de ser uma coisa que pelo que vejo dá muito dinheiro, não é muito fácil vingar na área, e começar um bom negócio.
Boa sorte na tua escolha, fica bem _________________ Soul, Union, Respect , Freedom
Registo: Dec 01, 2009 Mensagens: 701 Local/Origem: Santa Cruz
Colocada: Qui, 01 Jul 2010 - 13:29 Assunto:
wazaaa escreveu:
Oceanografia, Engenharia Naval, Engenharia Civil, Ramo de Hidráulica, e por aí...
Biologia é giro e tal, mas no que toca a emprego
Tambem gostaria de trabalhar em algo relacionado com o mar
Entrei agora para o 12º e estou completamente às moscas, ou melhor, eu tenho várias ideias... mas nenhuma em concreto.
Não sei se é bom ou mau, mas eu vejo-me em varias coisas: gosto de matematica, linguas, desporto, investigação, estar em contacto com as pessoas...
Mas enfim, deixando-me de 'bla bla bla': gostaria de ter um trabalho relacionado com a natureza, melhor seria: com o mar!
A pergunta é se achas que a Oceanografia tem futuro. Talvez fosse uma boa opção!
Mas teria de ir para fora, não é? O que para quase tudo, tem de se ir. E para mim, ir para fora não é um problema, até gostava! Desde que depois fique com um emprego num siteo que me dê possibilidade de ir surfar, mesmo que ainda tenha de fazer 20 ou 30 km. _________________ Carol. Act locally, think globally.
Registo: Oct 24, 2004 Mensagens: 7607 Local/Origem: Carcavelos/Évora
Colocada: Qui, 01 Jul 2010 - 15:07 Assunto:
CarolinaPereira escreveu:
wazaaa escreveu:
Oceanografia, Engenharia Naval, Engenharia Civil, Ramo de Hidráulica, e por aí...
Entrei agora para o 12º e estou completamente às moscas, ou melhor, eu tenho várias ideias... mas nenhuma em concreto.
Não sei se é bom ou mau, mas eu vejo-me em varias coisas: gosto de matematica, linguas, desporto, investigação, estar em contacto com as pessoas...
Mas enfim, deixando-me de 'bla bla bla': gostaria de ter um trabalho relacionado com a natureza, melhor seria: com o mar!
A pergunta é se achas que a Oceanografia tem futuro. Talvez fosse uma boa opção!
Mas teria de ir para fora, não é? O que para quase tudo, tem de se ir. E para mim, ir para fora não é um problema, até gostava! Desde que depois fique com um emprego num siteo que me dê possibilidade de ir surfar, mesmo que ainda tenha de fazer 20 ou 30 km.
Para te ser sincero não sei se tem ou não emprego garantido.
Futuro futuro, acho que tem como qualquer actividade ligada ao mar, à água, à natureza em geral. Agora se, em termos de emprego em Portugal tem muita saida não te sei dizer.
O que te posso dizer é que eu quando me fui candidatar, umas das opções era oceanografia e sinceramente não pensei tanto nessa questão. Acabei por não ir, não por isso, mas porque não quis sobrecarregar os meus pais com a despesa brutal de suportar um filho no Algarve.
Se não estou em erro acho que só existe no Algarve, não costuma ter muitas vagas e a média costumava ser baixa. A ideia que tenho, mas muito por alto, é que não existem muitos profissionais na área o que é sempre positivo.
Por outro lado estamos a falar de Portugal que é só o país com maior área económica exclusiva, com cerca de metade do seu perimetro territorial banhado pelo mar.
Sinceramente, acho que oceanografia é um daqueles cursos que por definição mais têm a ver com o mar. Olha o Instituto Hidrográfico deve estar cheio de oceanógrafos... bem como o conhecido NOAA!!
Por outro lado, não sendo uma engenharia não tem uma vantagem que eu acho que a maioria dos cursos de engenharia têm: versatilidade formativa. Ou seja, quando tiras uma engenharia como a minha por exemplo, que é pouco conhecida (eng. de recursos hídricos) se ´não arranjares emprego na área podes sempre tirar um mestrado, uma pós graduação ou um curso certificado de HSST, SIG, energias renovaveis, protecção civil, hidraulica maritima, saneamento, etc, etc, etc!!! Isto acontece com a minha engenharia e mais facilmente acontece com a eng. civil ou do ambiente.
Claro que tirando uma engenharia civil, mesmo que te especializes em hidraulica maritima, por exemplo, nunca terás a formação necessária para exercer funções que um oceanógrafo exerce (pelo menos à partida). Mas ao seres oceanógrafa é possivel que depois não consigas aceder a determinadas ofertas formativas adicionais (mestrados, pós-graduações, etc).
É talvez uma questão de sondares o mercado e veres como é que está a empregabilidade nessa área. Hoje em dia com a internet é facil aceder a foruns de discussão e outro tipo de informação que concerteza te podem ajudar a fazer a escolha!
Registo: Jan 12, 2008 Mensagens: 134 Local/Origem: lisboa
Colocada: Qui, 01 Jul 2010 - 20:06 Assunto:
estando eu em geologia, sei q ja houve um mestrado ligado a ordenamento da ordem costeira a uns tempos na minha faculdade.
ainda me falta um ano para acabar o curso, depois logo se ve que saidas existem em portugal para eu exercer qq coisa cá!
Registo: May 09, 2009 Mensagens: 61 Local/Origem: Estoril / Cascais
Colocada: Qui, 01 Jul 2010 - 20:18 Assunto:
hyb escreveu:
estando eu em geologia, sei q ja houve um mestrado ligado a ordenamento da ordem costeira a uns tempos na minha faculdade.
ainda me falta um ano para acabar o curso, depois logo se ve que saidas existem em portugal para eu exercer qq coisa cá!
Como futuro colega o que te posso dizer é que a coisa não está fácil. Neste momento as melhores oportunidades para trabalhar em Geologia estão mesmo no estrangeiro. Mas claro que também depende da área em que estás.
Registo: May 09, 2009 Mensagens: 61 Local/Origem: Estoril / Cascais
Colocada: Qui, 01 Jul 2010 - 20:22 Assunto:
wazaaa escreveu:
Mas teria de ir para fora, não é? O que para quase tudo, tem de se ir. E para mim, ir para fora não é um problema, até gostava! Desde que depois fique com um emprego num siteo que me dê possibilidade de ir surfar, mesmo que ainda tenha de fazer 20 ou 30 km.
Hoje em dia no que se refere a Oceanografia não sei como estão as coisas. No entanto quando estava a estudar os possiveis empregadores davam preferência a Biólogos da FCUL do que a pessoal do Algarve.
O único conselho que te posso dar é que tentes informar-te bem das possibilidades de saída antes de tomares uma decisão final.
A pergunta é se achas que a Oceanografia tem futuro.
Não sei se é bom exemplo mas, a minha irmã tirou o curso de Ciencias Geofisicas com variante de Metereologia e Oceanografia e....está há 10 anos no INETI como bolseira onde, se não estou em erro (se estiver corrijam-me) não tens direitos praticamente nenhuns e a qualquer momento a bolsa "acaba".
A parte porreira é que viaja para fora como o caraças, dá palestras no estrangeiro ao serviço do INETI e aí ao dia pagam-lhe uma verdadeira fortuna...e acima de tudo adora o que faz (apesar de não estar ligada ao estudo do oceano, mas sim ao estudo dos ventos )!
Registo: Oct 24, 2004 Mensagens: 7607 Local/Origem: Carcavelos/Évora
Colocada: Qui, 12 Ago 2010 - 17:13 Assunto:
KainLaquari escreveu:
A pergunta é se achas que a Oceanografia tem futuro.
Não sei se é bom exemplo mas, a minha irmã tirou o curso de Ciencias Geofisicas com variante de Metereologia e Oceanografia e....está há 10 anos no INETI como bolseira onde, se não estou em erro (se estiver corrijam-me) não tens direitos praticamente nenhuns e a qualquer momento a bolsa "acaba".
A parte porreira é que viaja para fora como o caraças, dá palestras no estrangeiro ao serviço do INETI e aí ao dia pagam-lhe uma verdadeira fortuna...e acima de tudo adora o que faz (apesar de não estar ligada ao estudo do oceano, mas sim ao estudo dos ventos )!
A tua irmã trabalha mais propriamente no LNEG (em Alfragide), correcto?!
Um amigo meu, engenheiro geólogo trabalha lá, às tantas conhece-a!
Relativamente ao que dizes, é o tal pau de dois bicos!! Por um lado está-se numa área, por definição, muito estimulante e que nos pode fazer sentir realizados - investigação, viajar, ser bem pago - no entanto, o reverso da medalha é estarmos em Portugal onde ser investigador, a não ser que se esteja contratado numa Universidade ou num grande laboratório privado, é ser um trabalhador precário!!! E tal como dizes, sem direitos a quase nada por estar a beneficiar de uma bolsa de investigação (quando não a vergonha nacional que são os falsos recibos verdes)!!
É a tal questão de que falei: existem cursos cujos perfis são vocacionados quase exclusivamente para investigação (que não é o caso das engenharias, normalmente) e isso obviamente tem os seus prós e contras!!
Engraçado , ponderei solicitadoria para muito em breve....
O que me chateia é que so ha Fcul privadas , pelo menos na area de LX
Ja agora , estas a pensar mudar porque? pela polemica dos advogados poderem ter o mesmo poder de execução dos solicitadores ou por parte dos tribunais?
Registo: Aug 07, 2007 Mensagens: 607 Local/Origem: porto
Colocada: Sex, 13 Ago 2010 - 0:20 Assunto:
sim e também porque fui ao encontro nacional de estudantes solicitadores, onde estavam varios orgãos da câmara dos solicitadores entre eles o presidente e nao tens noção da desorganização que pra lá vai!
e o facto dos advogados poderem ser agentes de execução é bastante polemico, sejamos realistas, agente de execução é talvez o que de mais dinheiro e também aquilo para que és mais preparado no curso e para um advogado é mesmo mais facil. Imagina no inicio do ano houve 300 vagas, no colegio de especialidades para tirares o curso de agente de execição, e 200 foram preenchidas por advogados
sim e também porque fui ao encontro nacional de estudantes solicitadores, onde estavam varios orgãos da câmara dos solicitadores entre eles o presidente e nao tens noção da desorganização que pra lá vai!
e o facto dos advogados poderem ser agentes de execução é bastante polemico, sejamos realistas, agente de execução é talvez o que de mais dinheiro e também aquilo para que és mais preparado no curso e para um advogado é mesmo mais facil. Imagina no inicio do ano houve 300 vagas, no colegio de especialidades para tirares o curso de agente de execição, e 200 foram preenchidas por advogados
Pois.... enquanto Portugal estiver como está , ou até mesmo piorar, trabalho não faltará
No meu caso , trabalho nao faltaria. O que me chateia mesmo é o facto das faculdades serem todas privadas , e a mensalidade nao é propriamente barata..
3 anos passam rapido , mas é um rombo de capital elevadissimo
A tua irmã trabalha mais propriamente no LNEG (em Alfragide), correcto?!
Não não, é mesmo no INETI, no Paço do Lumiar. Se não me engano, em Alfragide é a sede, no Lumiar são as unidades de I&D que é onde ela está . Basicamente, o que ela faz é estudos com modelos de vento para instalações de turbinas eólicas pelo país fora. Mas é realmente como dizes...bolsas de investigação são verdadeiros recibos verdes disfarçados! Se não estou em erro, quando ela esteve grávida, não recebeu um tostão de licença de Maternidade. Pelo menos sei que, por motivos financeiros, passou uns meses bem difíceis. Tenho dúvidas também se ela recebe subsídio de Férias e Natal... Mas lá está, quando vai ao estrangeiro compensa a falta desses subsídios.
O pior mesmo, na minha opinião, é a falta de vínculo, de algo que lhe dê uma "rede" para amparar uma eventual queda...é que de um dia para o outro pode muito bem ser posta na rua.
Registo: Aug 07, 2007 Mensagens: 607 Local/Origem: porto
Colocada: Sex, 13 Ago 2010 - 19:05 Assunto:
DiogoPedroso escreveu:
vania escreveu:
Pois.... enquanto Portugal estiver como está , ou até mesmo piorar, trabalho não faltará
No meu caso , trabalho nao faltaria. O que me chateia mesmo é o facto das faculdades serem todas privadas , e a mensalidade nao é propriamente barata..
3 anos passam rapido , mas é um rombo de capital elevadissimo
pois, eu tambem ando numa universidade privada. onde havia esse curso na publica ficava-me mt longe e optei por ficar na privada
3 anos na melhor da hipoteses nao é?
podes sempre aventurar-te a falar com alguem da camara dos solicitadores e entrares, para o estagio sem o curso, ja que o curso nao é reconhecido pela camara. O que importa mesmo é um exame que tens de fazer antes de estagiares, tens umas aulas de preparaçao e depois fazes o exame de admissão (as aulas sao fornecidas pela propria CS)
Colocada: Ter, 01 Mar 2011 - 19:26 Assunto:
Desculpem puxar o topico para cima de novo. Mas precisava de umas opiniões.
Gostava de entrar para algo relacionado com o Mar, ou com o Desporto ou com a organização de eventos. Algo que dê para fazer em paralelo com o Jornalismo.
Até agora ainda só ouvi que nenhuma destas ideias tem futuro
Fui ver da FMH o curso de Ciências do Desporto e nos pré requisitos diz que tenho de estar apta e sem restrições, o problema é que tenho escoliose e desde o 9º ano que dizem para não fazer a 'ginastica de solo' que é uma das provas dos pré requisitos, por isso, logo à partida estou 'excluida' do curso, certo?
A outra opção na FMH é Gestão do Desporto, mas disseram-me que ninguem quer um gestor de Desporto e que o curso não dá para nada, é verdade?
Que cursos é que aconselham a ver? Devo tentar entrar em Ciências do Desporto na mesma? Gestão do Desporto é má opção?
(têm de ser em faculdades publicas). _________________ Carol. Act locally, think globally.
Registo: May 12, 2003 Mensagens: 4719 Local/Origem: Belém
Colocada: Ter, 01 Mar 2011 - 22:31 Assunto:
Carolina, podes perfeitamente "chumbar" na ginástica dos pré requisitos. Desde que fiques apta nas restantes modalidades não tem qualquer problema.
Além disso não creio que aquilo que é exigido nos pré requisitos seja por aí além, mesmo para quem tem uma escoliose.
Ciências do Desporto é uma excelente opção porque a posteriori podes fazer mestrado num leque alargado de opções, entre elas Gestão do Desporto. Conheço várias pessoas licenciadas em Gestão do Desporto e é raro aquele que não está bem colocado no mercado de trabalho seja por conta própria ou por conta de outrém.
Eu próprio sou licenciado em Ciências do Desporto e não me posso queixar da vida malvada que levo.
Apressa-te a decidir pq os pré requisitos costumam ser por volta de Março / Abril.
Por último... a FMH é a melhor faculdade do Mundo! _________________ Surf Lisbon - House & School<div>www.surflisbon.com</div><div>info@surflisbon.com</div>
Registo: Nov 12, 2010 Mensagens: 382 Local/Origem: Houston, Texas
Colocada: Qua, 02 Mar 2011 - 15:55 Assunto:
wazaaa escreveu:
Olá Carolina,
Na FCUL tens Oceanografia.
Não cheguei a concluir o curso, mas andei por lá. À mtos mtos anos atrás
Colocada: Qua, 09 Mar 2011 - 17:00 Assunto:
Copos escreveu:
Carolina, podes perfeitamente "chumbar" na ginástica dos pré requisitos. Desde que fiques apta nas restantes modalidades não tem qualquer problema.
Além disso não creio que aquilo que é exigido nos pré requisitos seja por aí além, mesmo para quem tem uma escoliose.
Ciências do Desporto é uma excelente opção porque a posteriori podes fazer mestrado num leque alargado de opções, entre elas Gestão do Desporto. Conheço várias pessoas licenciadas em Gestão do Desporto e é raro aquele que não está bem colocado no mercado de trabalho seja por conta própria ou por conta de outrém.
Eu próprio sou licenciado em Ciências do Desporto e não me posso queixar da vida malvada que levo.
Apressa-te a decidir pq os pré requisitos costumam ser por volta de Março / Abril.
Por último... a FMH é a melhor faculdade do Mundo!
Obrigada, Copos.
Eu queria mesmo ir para Ciências do Desporto, e nem é por não conseguir fazer a ginastica... isso para mim estava tudo bem, é mesmo porque nos exames médicos o médico disse que não estava apta a fazer essa parte.
E tive medo que por causa disso, já não desse para entrar, visto que no site diz que não podemos ter restrição nenhuma.
Vou lá na sexta feira inscrever para os p´re-requisitos ou saber o que é preciso. Tenho até 18 de Março. _________________ Carol. Act locally, think globally.
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum