Pessoal, tenho uma dúvida que me está a intrigar profundamente...
Estive a procurar na net alguma coisa sobre os guarda-sóis que são pagos nas praias, mas o google mostrou-se novamente pouco útil.
Uma pessoa, para usar o espaço com os guarda sois, tem que pagar 10euros (isto numa praia da Caparica)... obviamente que aquele espaço está sempre vazio, tamanha é a chulice.
Disseram-me que aquele espaço faz parte da concessão feita pelos restaurantes. Concessão esta que nem tem direito a concurso, e é sempre atribuída aos mesmos. (mas pronto, é que me dizem. Pode não ser verdade)
Ora sendo a areia da praia um espaço público, de todos, porque razão hei de pagar por usar aquele espaço?
Podem responder que é para pagar os guarda-sóis, a manutenção, etc etc... mas a verdade é que se eu me puser lá, quem é que tem o direito de me tirar de lá para fora? De me obrigar a pagar? Se chegar lá o dono e dizer que estou a usar o guarda-sol dele, posso bem dizer para ele levar o guarda-sol consigo, mas que não me pode tirar dali.
E ainda têm a lata de marcar um perímetro, como se aquilo fosse de alguém, e não de todos.
Mas o que não sei é se realmente o podem fazer, ou se simplesmente aproveitam-se da ingenuidade das pessoas que pagam para usarem aquilo (uma nova espécie de arrumadores de carro, e pior, porque é legal.... ou não).
Resumindo: acho bem as pessoas poderem pagar para usufruirem das sombras, afinal é um serviço que é prestado e muita gente há de ficar grata por existir isso....
MAS se alguem se meter na sombra, poderá ser obrigada a sair, visto ser um espaço público? E pior, poderão impedir as pessoas de ficarem no perímetro estabelecido (que ainda é largo relativamente à área das sombras)?
Ficou-me esta ambiguidade na cabeça que não consigo esclarecer. Talvez alguem tenha resposta.
Registo: May 12, 2009 Mensagens: 63 Local/Origem: Açores
Colocada: Ter, 06 Jul 2010 - 13:30 Assunto:
epa, era o que dizia lá a placa. às tantas alguem já refilou e já tiraram dali. Não sei se alguem paga. Eu certamente que não pagaria. Mas não uso porque não sei se têm o direito de me tirar de lá ou não. Por isso é que pergunto.
Editado pela última vez por maxado em Ter, 06 Jul 2010 - 13:34, num total de 1 vez
Registo: Feb 13, 2006 Mensagens: 11073 Local/Origem: costa da caparica
Colocada: Ter, 06 Jul 2010 - 13:33 Assunto:
maxado escreveu:
epa, era o que dizia lá a placa. Não sei se alguem paga. Eu certamente que não pagaria. Mas não uso porque não sei se têm o direito de me tirar de lá ou não. Por isso é que pergunto.
mas falas de que praias? e que aqui nos pontoes e s.joao nao ha nada disso...
tenho amigos que teem ido pa praia todos os dias com o material pa surfar chapeus de sol armam alto acampamento cigano la e n pagam nada e vejo tudo a usar chapeus de sol e ng a pagar lol _________________ www.joyfaktor.tumblr.com www.facebook.com/JoyFaktorVIDEOS
Colocada: Ter, 06 Jul 2010 - 13:36 Assunto:
Epa era uma à frente de um dos barbas e algumas mais a sul dos pontões. Agora nomes, vai atrás dele....
Mas se calhar ninguem lhes disse nada mesmo por isso... não podem obrigar ninguem a sair dali e paga quem for ingénuo.
garantote que no barbas n se paga LOL podes pagar e as tendinhas ou aqueles chapeus de palha que ha la...agora o teu chapeu de sol NO WAY
É exactamente desses que ele está a falar e não os tradicionais chapéus de Sol que as pessoas levam.
Pagas e claro que não podes usufruir do espaço sem o pagar. Se te mandarem sair podes dizer que não sais mas é mais fácil levares tu o chapéu de Sol, não pagares nada e não te chateares.
Editado pela última vez por Xana em Ter, 06 Jul 2010 - 13:57, num total de 1 vez
Colocada: Ter, 06 Jul 2010 - 13:56 Assunto:
ohhh possa.. mas tou mesmo a falar dos chapeus de palha!!! LOL
Claro que ninguem me vai cobrar por por la o meu guarda-sol.
Se bem que há praias no algarve que nao se pode montar.
ohhh possa.. mas tou mesmo a falar dos chapeus de palha!!! LOL
Claro que ninguem me vai cobrar por por la o meu guarda-sol.
Se bem que há praias no algarve que nao se pode montar.
Na Costa só não podes montar o teu chapéu de Sol em frente dos de palha. Acho que o meu post escapou-te.
Colocada: Ter, 06 Jul 2010 - 14:02 Assunto:
Xana escreveu:
Pagas e claro que não podes usufruir do espaço sem o pagar.
Sim, eu sei. Nem vou para lá porque não sou de arranjar chatices.
Mas o outro dia nao havia espaço na praia, e tinha la aquele perímetro sem ninguem. Epa, apeteceu-me ir para ali porque acho que tenho o direito de ir para ali porque ninguem me pode cobrar para ficar ali.
Mas como não sei se teria razao, ainda tive que andar mais um bocado para encontrar um lugarinho.
Registo: Feb 13, 2006 Mensagens: 11073 Local/Origem: costa da caparica
Colocada: Ter, 06 Jul 2010 - 14:17 Assunto:
eu acho que ficas melhor servido com o teu simples chapeu de sol do que com aqueles de palha lol perto da estrada da praia onde toda a gente passa...mais um pouco abaixo ficas tranquilo e ng te chateia
pagar aqueles chapeus? prrrraaaaaaaa queeee? lol ja e ridiculo pagar 50cent pa mijar e 1euros pa tomar um duche lol agora pagar pa ter sombrinha fatela lol _________________ www.joyfaktor.tumblr.com www.facebook.com/JoyFaktorVIDEOS
Licença ou concessão de praia balnear - autorização de utilização privativa de uma praia ou parte dela, destinada à instalação dos respectivos apoios de praia, apoios balneares ou apoios recreativos e equipamentos, com uma delimitação e prazo determinados, com o objectivo de assegurar as funções e serviços de apoio ao uso balnear;
Isto é a definição de concessão balnear, daí eles terem os chapéus e um espaço delimitado, efectivamente apesar de a praia ser de todos nestes casos não é de todos é da responsabilidade de quem tem a licença de concessão.
Registo: Oct 24, 2004 Mensagens: 7607 Local/Origem: Carcavelos/Évora
Colocada: Qua, 07 Jul 2010 - 10:38 Assunto:
maxado escreveu:
Xana escreveu:
Sim, eu sei. Nem vou para lá porque não sou de arranjar chatices.
Mas o outro dia nao havia espaço na praia, e tinha la aquele perímetro sem ninguem. Epa, apeteceu-me ir para ali porque acho que tenho o direito de ir para ali porque ninguem me pode cobrar para ficar ali.
Mas como não sei se teria razao, ainda tive que andar mais um bocado para encontrar um lugarinho.
maxado, num mundo ideal isso não tem lógica, mas nós não vivemos num mundo ideal, vivemos num mundo onde se faz negócio. Porque isso é como o facto de haver para aí montes de casas sem ninguém a viver lá dentro e ao mesmo tempo haver montes de sem abrigo que dormem debaixo de caixotes de LCD's!!
Por isso... olha, torna-te um Okupa de guarda sois!!!
Bem , já trabalhei muitos verões na areia e sei mais ou menos como a coisa funciona.
A concessão , tens que pagar a capitania (pelo menos aqui era assim) anualmente. Mas também es responsavel pelo espaço... tal como tens direitos tambem tens deveres.
Um exemplo: A manutenção do lixo , é da responsabilidade(ou era) da concessão retirar o lixo do vidrao , papelao e tudo o mais que esteja na sua area.
Para não me extender muito e resumindo , caso não cumpras as "regras" eles podem ( e devem) com todo o direito contactar a Capitania para te retirar do local (caso não o faças amigavelmente).
Provavelmente iria ter contigo um cabo do mar e talvez um sargento.
´
Tal como mudaram algumas regras no que diz direito as concessões-nadadores salvadores , pode tambem este topico ter sofrido alterações.
Não sei se a policia convencional da praia podera resolver o assunto (provavelmente sim)
Colocada: Qui, 08 Jul 2010 - 11:50 Assunto:
smurf escreveu:
Na praia do CDS tem esses chapéus. Por acaso não tenho ideia de ver ninguém por lá lol. Quanto aos chuveiros, no Café do Mar é 50cent e não acho caro
Mas isso, por mim, até podia ser 10 euros. Desde que os duches não fiquem numa zona pública (tipo, a meio da praia!!!), pagava quem quisesse para lá ir.
Mas agora já me tou a cagar para isso... Vou masé po Optimus Alive
(...) Epa, apeteceu-me ir para ali porque acho que tenho o direito de ir para ali porque ninguem me pode cobrar para ficar ali.
maxado,
aqui no contenante o sol quando nasce não é para todos
Caparica_local escreveu:
eu acho que ficas melhor servido com o teu simples chapeu de sol do que com aqueles de palha lol perto da estrada da praia onde toda a gente passa...mais um pouco abaixo ficas tranquilo e ng te chateia
não vás na conversa aqui do nosso amigo capariiiicks ele ta-te a mandar para a zona dos cetáceos _________________ YES. I ROCK!
Registo: Mar 28, 2008 Mensagens: 1519 Local/Origem: Prto/Braga
Colocada: Qui, 29 Jul 2010 - 13:11 Assunto:
smurf escreveu:
Na praia do CDS tem esses chapéus. Por acaso não tenho ideia de ver ninguém por lá lol. Quanto aos chuveiros, no Café do Mar é 50cent e não acho caro
0.50 cêntimos e não achas caro?? Um chuveiro público... e pagas... um dia um gajo paga pa mijar se bem que acho que em Lisboa já se paga pa cagar nas estações... bem que cagava na rua à caçador!!
Quanto a isso dos guarda sóis é como as velhinhas tendas de praia, esse era o ganha pão dos concessionários de muitas praias, mas não sei até que ponto é que é legal ocupar um espaço público para fazer um negócio privado, a menos que se pague alguma coisa ao estado... a mesma coisa se aplica às tendas de massagens e térérés que fazem, sei que aquando dos campeonatos de surf o clube ou associação que organiza paga um valor qualquer pela realização do evento... é que se eles não pagarem nada para ganhar guito com o negócio dos guarda-sóis o que deves fazer é pegar fogo aos mesmos!!! _________________ Este ano o Braga é campeão!!
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum