Registo: Feb 08, 2010 Mensagens: 259 Local/Origem: VILA DO CONDE
Colocada: Dom, 03 Out 2010 - 18:46 Assunto:
A mini malibu já está mas espera por dias melhores pois o mar não tem ajudado nada para que a menina seja baptizada .
Entretanto e como o tempo não ajuda para se ir até ao mar aproveito para ir adiantando caminho, ou melhor para ir adiantando o trabalho e a single fin pintail também já tem o hotcoat Acabinho de dar agora mesmo
Colocada: Ter, 05 Out 2010 - 19:29 Assunto:
Boas companheiros como hoje não deu para surfar, aproveitei para uma lições (grátis) com o Mestre GB e de tarde, fiquei entretido por casa a acabar a mini malibu está pronta e á espera de um swell perfeito de com conta peso e medida para a menina ser baptizada
Registo: Jun 06, 2005 Mensagens: 4028 Local/Origem: Maia
Colocada: Qua, 06 Out 2010 - 8:30 Assunto:
GB escreveu:
Então o'' gajo'' das barbas é que é o Jorgius?Boa.
eheheh, pois , agora é que me lembro que estivemos an letra e nem me apresentei _________________ Ganha vendo anuncios!
http://www.neobux.com/?r=jorgius
Registo: Jun 06, 2005 Mensagens: 4028 Local/Origem: Maia
Colocada: Qua, 06 Out 2010 - 16:23 Assunto:
por acaso quando vi o "chapeuzinho" , pensei que tinhas ficado tão contente por ter acabado a prancha que fizeste uma festa com chapeus, cornetas e confetis _________________ Ganha vendo anuncios!
http://www.neobux.com/?r=jorgius
Registo: Aug 26, 2009 Mensagens: 625 Local/Origem: VILA DO CONDE
Colocada: Qua, 06 Out 2010 - 16:39 Assunto:
Jorgius escreveu:
por acaso quando vi o "chapeuzinho" , pensei que tinhas ficado tão contente por ter acabado a prancha que fizeste uma festa com chapeus, cornetas e confetis
Quais chapéus quais cornetas.Quando fôr para festejar o Mestre Gaspar vai-se atravessar com umas francesinhas e umas bejecas. _________________ fb- spiral-surfboards vila do conde
Colocada: Qua, 06 Out 2010 - 17:41 Assunto:
GB escreveu:
Jorgius escreveu:
por acaso quando vi o "chapeuzinho" , pensei que tinhas ficado tão contente por ter acabado a prancha que fizeste uma festa com chapeus, cornetas e confetis
Quais chapéus quais cornetas.Quando fôr para festejar o Mestre Gaspar vai-se atravessar com umas francesinhas e umas bejecas.
Amigo, tens toda a razão quando dizes Mestre Gaspar, pois segundo reza a tradição naval e maritima, são consideradas embarcações, todo o tipo de objectos cujas caracteristicas sejam a de flutuabilidade e locomoção sobre a água, independentemente do tipo de propulsão por isso como as minhas criações são "botes" e das quais apenas podem ser navegadas com um tripulante, que seja eu o Mestre da embarcação
Quanto ás festividades, uma francesinahs e umas cervejolas, não ia nada mal , mas como noutros tempos em que foi baptizada a FISH e que foi sugerido um petisco para acompanhar a cerimónia, posso aproveitar para dizer que, se a minha Maria estiver bem disposta, talvez apareçam uns rissois, uns bolinhos de bacalhau e um "menino de cinco anos com a mão na cabeça"
Colocada: Qua, 06 Out 2010 - 17:45 Assunto:
Jorgius escreveu:
Tens razão, mas eu quando começo uma obra acabo-a no enanto há por aí muita gentinha que apenas começa e não sabe quando vai acabar, isto se vier mesmo a acabar
Mas também esta já não é a minha primeira criação esta é a segunda e a terceira também está na recta final e a quarta em fase terminal de shape, por isso os shapers que se cuidem porque a este ritmo qualquer dia nem as Channel Island se safam
Colocada: Sex, 08 Out 2010 - 23:57 Assunto:
luisb escreveu:
Eu vou fazer aqui uma 1ª pergunta e já sei que vai parecer idiota...
qual é a espessura da madeira de cobertura? 8 mm??
Boas,
a espessura da madeira varia consoante o tipo de madeira a utilizar, quanto mais resistente menor a espessura, normalmente varia entre o minimo de 4 mm, mas normalmente é de 6mm, porque ao lixar para tirar todas as irregularidades não perde resistência, porque no caso dos 4mm, isso não pode ser feito, senão ficaria muito fino, mas quando me refiro a essa espessura é quando se utiliza uma placa de contraplacado e aí não vai ser necessário fazer rectificações.
em Inglaterra vendem "tarolos" de balsa para prancha e é a melhor coisa para fazer isto..
o preço é que não....
cada tarolo pode atingir os 10 pés e com curvatura dando para fazer uma tábua relativamente actual;
após o shape ela é "desmontada" e escavada por dentro e o peso decresce descomunalmente...
uma outra alternativa é fazer a tábua em esferovite de 15 Kg/m3 e cobri-la com tela de fibra e a seguir folheado de 0,8 mm e a seguir fibra de novo, só que tem que ser a vácuo...
opções.... em vez de se fazer o cavername como um barco, pode-se fazer em miolo com a esferovite...
uma outra alternativa é fazer a tábua em esferovite de 15 Kg/m3 e cobri-la com tela de fibra e a seguir folheado de 0,8 mm e a seguir fibra de novo, só que tem que ser a vácuo...
opções.... em vez de se fazer o cavername como um barco, pode-se fazer em miolo com a esferovite...
Nota: esta técnica chama-se compsand e entra noutro campeonato,
deixa por isso de ser um HWS.
Colocada: Ter, 12 Out 2010 - 20:54 Assunto:
luisb escreveu:
já agora... 6 mm numa tábua desse tamanho não a vai tornar pesada?
Companheiro, os porta-aviões e os petroleiros também são pesados e flutuam e têm performances maravilhosas por isso vês que o peso não é importante, claro que não estamos a falar de uma shortboard para fazer manobras , mas de pranchas que para além do prazer que dão em surfar nelas, também dão o prazer de serem unicas e pessoais.
já agora... 6 mm numa tábua desse tamanho não a vai tornar pesada?
Não existe nenhuma convenção para a espessura.
Usa-se muito 6,35mm para quem quer usar o sistema bead&cove, pois a fresas são desse tamanho.
Essas fresas foram desenvolvidas para os strips dos kayaks e canoas.
por isso também são denominadas de canoe router bits.
Acontece que o pessoal do HWS adoptaram essa técnica nas suas pranchas e daí essa medida standardizada. Porém quem não usa esse sistema (como eu) pode usar a espessura que bem entende. Não convém ser inferior de 4mm por razões estruturais e de colagem.
Quanto ao peso tem muito a haver com a madeira utilizada, consegue-se peso idênticos aos de foam e em certos caso até inferiores (raro).
As madeiras mais indicadas são as de baixa densidade.
WRC e paulownia são as de eleição devido ao peso e suas características inerentes tais como flexibilidade, resistência, leveza, durabilidade e beleza do grão, veio e tonalidade.
Mesmo que possam ter algum peso no ar, o comportamento na água não tem nada a haver. Além do mais têm mais flutuabilidade do que uma de foam...não devemos esquecer que são ôcas
eu tenho duas de folheado de madeira que ronda o 1,2 mm em cima de esferovite e acho-as pesadas apesar de flutuarem imenso;
no entanto acho estranho vocês não usarem a chamada casquinha que é talvez a "raça" de pinho mais leve e sem nós que existe; apesar de ser mais pesada que a balsa naturalmente é muito mais leve que o pinho normal (tipo metade) e a duração é incrivel.., além de que é maleável para encurvá-la..
por acaso conheço um outro tipo de construção que não se faz actualmente dado a fibra ter aparecido; é a cosntrução cruzada de folheado de madeira em cima de cavernas nos barcos; é claro que isto implica molde, mas a sua resistência é acima do normal
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum