Colocada: Qui, 16 Jun 2011 - 12:19 Assunto: Quem tem culpa neste acidente?
Boas, gostava de pedir a vossa opinião sobre quem é o culpado deste acidente que aconteceu comigo recentemente:
O Surfista "A" está a remar para o outside já muito perto do Surfista "B".
O surfista "B" dropa uma onda a cerca de 5 metros do surfista "A" e vem em rota de colisão.
O surfista "A" com receio de levar com a prancha do surfista "B", larga a prancha e mergulha por baixo.
As duas pranchas acabam por colidir e sofrem estragos.
Quem consideram ser culpado deste acidente? Ou é culpa mutua?
Para evitar futuros problemas prefiro não referir onde o acidente ocorreu nem se sou o surfista "A" ou "B", só queria mesmo saber se estou certo ou errado.
Registo: Apr 06, 2003 Mensagens: 5824 Local/Origem: Av. do Mar
Colocada: Qui, 16 Jun 2011 - 12:25 Assunto:
A culpa é de quem está a remar para o outside. O surfista que vai na onda tem sempre prioridade... _________________ Do what you love and you'll never work a day in your life.
Eu concordo com o Presley, uma pessoa quando está a entrar tem de saber não interferir, se bem que acho um bocado o B ver alguém ali à frente e dropar na mesma. Agora se o surfista B viu ou não viu...very debatable.
Registo: Jan 19, 2009 Mensagens: 373 Local/Origem: |Caparica|
Colocada: Qui, 16 Jun 2011 - 12:43 Assunto: Re: Quem tem culpa neste acidente?
zhok escreveu:
Boas, gostava de pedir a vossa opinião sobre quem é o culpado deste acidente que aconteceu comigo recentemente:
O Surfista "A" está a remar para o outside já muito perto do Surfista "B".
O surfista "B" dropa uma onda a cerca de 5 metros do surfista "A" e vem em rota de colisão.
O surfista "A" com receio de levar com a prancha do surfista "B", larga a prancha e mergulha por baixo.
As duas pranchas acabam por colidir e sofrem estragos.
Quem consideram ser culpado deste acidente? Ou é culpa mutua?
Para evitar futuros problemas prefiro não referir onde o acidente ocorreu nem se sou o surfista "A" ou "B", só queria mesmo saber se estou certo ou errado.
Digam la de vossa justiça!
Esse acidente foste tu de Shortboard e um Longboard?
Na minha opinião se foi o que vi, esse acidente podia ter sido evitado, o Surfista "B" ou não ia na onda quando viu que tavas na trajetória ou então contornava-te.
O surfista "A" não largava a prancha e fazia um duckdive ou remava para o lado da espuma para passar.
Editado pela última vez por BocK em Qui, 16 Jun 2011 - 12:50, num total de 1 vez
Registo: Jan 19, 2009 Mensagens: 373 Local/Origem: |Caparica|
Colocada: Qui, 16 Jun 2011 - 13:02 Assunto:
caparica_local escreveu:
Tavas no barbas bock?
Meu deus que ridiculo que foi
Com meio metro mole matam-se uns aos outros
Sim tava lá com o Mickey, podes crer cenas maradas, metem-se uns a frente de outros, outros na trajetória do pessoal sem se mexerem depois admiram-se do que acontece...
Registo: Feb 02, 2010 Mensagens: 380 Local/Origem: Algarve
Colocada: Qui, 16 Jun 2011 - 14:25 Assunto:
A culpa é sempre de quem tá a ir p fora, assim q uma situação dessas acontece o q está a remar p fora interpreta para onde vai o que dropa e rema para o lado oposto, mesmo para a toca do lobo, zona de impacto! O que está a dropar pode estar tão in focus, que pode nem ver!
Registo: Oct 12, 2009 Mensagens: 62 Local/Origem: Matosinhos
Colocada: Qui, 16 Jun 2011 - 14:54 Assunto:
Acho que não é uma questão de prioridade mas sim de evitar uma provável colisão. Na estrada, se me apresentar pela direita sei que tenho prioridade mas mesmo assim não vou entrar no cruzamento à maluco...
Quem dropa uma onda e a surfa durante 4-5m mostra não ser nenhum iniciado no surf e por isso já sabe como se desviar dos obstaculos. Por outro lado, não acho grande ideia largar a prancha numa situação dessas...tem tudo para dar asneira.
Registo: Jan 24, 2009 Mensagens: 1534 Local/Origem: Poça / Azarujinha
Colocada: Qui, 16 Jun 2011 - 15:00 Assunto:
coffee escreveu:
A culpa é sempre de quem tá a ir p fora
Não concordo com o "sempre".
Quem está a arrancar numa onda só pode fazer se o fizer com segurança. Caso contrário, se houver colisão será a culpa dele porque é o único que poderia ter evitado o acidente.
Quem nunca abortou um takeoff na melhor onda do dia porque estava um outro surfista onde não deveria estar que atire a primeira rocha.
Jurisprudência 1: Uma amiga minha, nos Super, levou com um franciú em cima, ela ia a sair e ele a fazer a onda. Ela não tinha hipótese de se desviar, mesmo sabendo isso, ele continuou na onda e chocaram.
O Franciú pagou o arranjo da prancha dela.
É claro que o facto dela ser rapariga, local, e de o fraciú já se ter mostrado agressivo com outros surfistas, pode ter feito a coisa tender para um dos lados. Mas atenção que os amigos do franciú concordaram com a decisão sem discussão e vieram-lhe prontamente trazer o dinheiro em cash
Jurisprudência 2: Na vela, se houver colisão, a culpa é sempre de quem poderia ter evitado o acidente, mesmo se tiver direito de rumo. Só se conseguir demonstrar que a colisão era impossível é que quem tem direito ganha.
Registo: Apr 02, 2009 Mensagens: 802 Local/Origem: FT Guerrilha
Colocada: Qui, 16 Jun 2011 - 15:53 Assunto:
Concordo contigo mnel. às vezes o takeoff não é possivel, e por muito boa que seja a onda deve-se evitar o choque, e é perceptivel quando há risco de colisão ou não.
Os bodyboarders nessa área levam vantagem, podem ir em todas _________________ Não surfes para os outros, surfa para ti.
A verdadeira evolução começa aí… http://dvfoto.blogspot.com/
Registo: Feb 13, 2006 Mensagens: 11073 Local/Origem: costa da caparica
Colocada: Qui, 16 Jun 2011 - 17:22 Assunto:
O que vale e que e so com meio metro... O mar sobe e fogem todos
Hj houve 2 filmes desses d manha
O do longboard e o shortboard foi ridiculo... De 3 quilhas ficou uma toda torta _________________ www.joyfaktor.tumblr.com www.facebook.com/JoyFaktorVIDEOS
Registo: Nov 06, 2008 Mensagens: 1489 Local/Origem: Aqui nasceu Portugal e ali avistei Ana
Colocada: Qui, 16 Jun 2011 - 18:23 Assunto:
Na minha opinião, se largas a prancha, tens de estar preparado para ser responsavel pelo que ela fez quando foi "abandonada"... Isto para dizer, que até é possivel que o "dropante" tivesse intenção de se desviar quando iniciou o drop, mas se vindo do nada aparece uma prancha solta, nem que fosse o Slater. _________________ «Sous les pavés, la plage»
Debaixo das pedras da calçada, está a areia da praia...
Quantas vezes já perdi altas ondas por meninos que não querem levar com a espuma na cabeça.
Qualquer dia começo a passar a ferro.
É difícil perceber que vamos cortar a onda?
É simples, surfer na onda para o lado "verde", surfers a remar, para o LADO DA ESPUMA.
E nunca, nunca largar a prancha.
Numa situação parecida com essa, fiquei com uma Lost semi-nova com um corte no bottom do tamanho de um palmo, por causa de um bife maçarro no Lagido.. a aprender no Lagido??
Fdx marrem no calhau, encham a tromba de ouriços, e bazem.
Ainda bem que agora tenho outra prancha para a guerra. _________________ www.pbs.pt
Voto que o A não deve largar a prancha e deve fazer o duckdive na direcção da espuma.
Mas o B se puder evitar ir para cima de pessoas no drop tb não se perde nada _________________ "memes, basófia, nicks e anonimatos...bem vindos à internet, glad you could join us." SeaNoEvil in Carcavelos Sangrento
Registo: Jan 24, 2009 Mensagens: 1534 Local/Origem: Poça / Azarujinha
Colocada: Qui, 16 Jun 2011 - 19:09 Assunto:
Jorgius escreveu:
sem duvida do "A" muito por causa de ter largado a prancha.
Sim, esqueci-me de referir esse detalhe no meu comentário.
Por mais razão que alguém possa ter, ao mostrar uma atitude amadora e perigosa como o largar a prancha, merece pagar o estrago... e ser expulso do lineup pelo menos durante um par de anos.
ya pa, quantas vezes ja me fodi todo e ia-me afogando pa nao largar a prancha. Pagamento do elemento A já _________________ 1 litro de petroleo extraido, transportado e refinado em gasolina custa cerca de 10 centimos . o resto são impostos e margens de lucro
Problem poor people?
Registo: Feb 27, 2010 Mensagens: 2760 Local/Origem: Space the Final Frontier
Colocada: Qui, 16 Jun 2011 - 20:09 Assunto:
Culpa é do A... deve sempre sair pelo lado da espuma... num caso desses!!! ou fora de qualquer rota que possa ser sugestível de colisão!
Mas o B tambem deveria de ter cuidadinho... 5 metros faz-se um piscar de olhos logo poderia parar e não entrar na onda!!! MAS A CULPA MAIORITARIA ESTÁ NO A!
Mais... Largar a prancha é a regra numero 1º do não o faças!!! _________________ Com cuecas de aço!
Vejo que as opiniões se dividem um bocado, à excepção do facto de o "A" ter largado a prancha. E segundo as vossas opiniões, se ele se tivesse agarrado a ela?
Eu também penso que quem dropa a onda com um obstáculo à frente deve fazer por evitar a colisão. Mas obviamente que quem rema para o outside deve ir para o lado da espuma. A cena é que às vezes na água, a coisa é confusa e tanto os "A" como os "B" estão com a adrenalina toda...
Pois eu não tenho cá problemas em dizer o que um dia me aconteceu em Carcavelos e quem era quem :
A situação inicial foi muito semelhante a esta: eu era o surfista que remava para fora e vinha um xico-esperto a cortar a onda (uma direita, metro). Eu mal o vi, fui logo para a esquerda mesmo sabendo que ia levar com a espuma toda em cima (o que sinceramente não me causa grande dor de cabeça, já que os "patuchos" existem para se usarem quando necessário). Ora já eu estava longe de colidir com o dito e a preparar para mergulhar, quando vejo ele a rir-se e a saltar da prancha (sim ele literamente saltou da prancha!) projectando a tábua (de madeira!) na minha direcção. Ou seja, ele já estava à minha esquerda (e portanto como surfava uma direita já não havia hipótese de colidir comigo) mas quando saltou (ninguém no line up percebeu porquê uma vez que a onda era longa e ele mal a tinha cortado) deu um toque na prancha e ela foi na direcção oposta e bateu com toda a força em mim que me estava a preparar para o duckdive e que me tinha desviado! Apanhei com aquilo nos cornos, abriu-me o nose até ao foam, e ainda por cima como estava mesmo junto ao pontão fui direitinho ao calhau e lá andei durante um bom tempo a levar com a espuma e depois com o set em cima. Quando vim à tona o gajo já estava a correr paredão a cima (ele bem sabia o que tinha feito). Quando cheguei ao outside dois surfistas só me perguntam "então queres que a gente vá lá contigo ensinar-lhe boas maneiras" lol. Eu sinceramente não vejo que mais é que podia ter feito para evitar o acidente, sobretudo pq quando ia fazer o duckdive já estava fora de rota de colisão... Por isso é que o "sempre" não me parece completamente correcto, mas digam de vossa justiça que um gajo está sempre a aprender
Neste caso nenhum dos surfistas esteve bem.
Já todos tivemos em ambos os lugares e todos sabemos que a decisão tomada no momento não é assim tão fácil.
O surfista"A" como disseram fez mal em ter largado a prancha e a sua remada para o outside tem que ser feita de uma forma mais prudente.
Ainda assim suponhamos que o surfista "A" caiu mesmo no inicio da sua onda,ou seja, a sua posição está em interferência com a linha de onda do surfista "B".
Nesta situação(que é a que me parece que tenha acontecido) por melhor que fosse a onda o surfista"B" tinha que ter um pouco de bom senso e perceber que para evitar situações desnecessárias talvez tivesse que largar a onda tendo que o tempo de reacção a uma distância de 5 metros não suficiente para evitar o acidente.
Não nos esqueçamos que é o surfista que está a apanhar a onda que tem mais capacidade de manobra.
A minha opinião, sendo maçarico e tudo, vai no seguimento do que o lisurf escreveu...
Citação:
o surfista que está a apanhar a onda que tem mais capacidade de manobra
Também concordo no entanto que largando a prancha não há manobra que resulte pois não há trajectória previsível.
Acho que só mesmo vendo é que daria razão a um ou a outro.
Uma amiga minha já foi "atropelada" a caminho do outside, tendo-se safado de levar com prancha e surfista em cima porque fez uma tartaruga.
Não largou a prancha, mas nem por isso foi de todo eficaz em esquivar-se do surfista que vinha a fazer o drop pois este passou-lhe por cima das quilhas dela tendo ficado com marcas destas no bottom dele.
Neste caso, o dano foi só na prancha de quem vinha a dropar e que ou não viu ou não soube manobrar. Não quero pensar que viu e não ligou...
A mim ainda nunca aconteceu. Normalmente o que faço quando vou a remar par afora é "sair" rapidamente do caminho... o que normalmente consigo fazer na minha 7'6", que apesar de ser lentinha nas ondas rema-se que parece que tem motor.
Todos os tempos são GMT Ir à página 1, 2, 3, 4Seguinte
Página 1 de 4
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum