acidente? senão largasse a prancha tinha sido a cabeça? não percebo...
o homem começa a fazer o bico d´pato e escapam as duas mãos do rail.
se fosse a mim acreditava que fosse acidente ou falta de unhas...
Registo: Nov 12, 2008 Mensagens: 2372 Local/Origem: PVZ e VCD
Colocada: Seg, 25 Jul 2011 - 15:28 Assunto:
SeaNoEvil escreveu:
Citação:
Neste caso quem paga o estrago?
Ninguém paga estrago a ninguém.
Não existe nenhuma lei escrita sobre regras e etiquetas de surf,ou sobre quem paga o quê. em ponto nenhum do mundo, por mais que se queira fazer crer que sim.
Existe sim, o bom senso e a prática de "bons costumes" dentro de água.
Equacionaste aí N situações, e sinceramente, para todas, apenas te posso dizer que prevalece o bom senso, de quem vai na onda, para não acertar em ninguém, e de quem está a remar ou parado, para não estar no caminho de ninguém.
Se chocam e se aleijam e estragam material? Pah, shit happens. Estamos lá fora por nossa conta e risco. Vais à capitania pedir dinheiro pela prancha que partiste num close out? Ou pedir reembolso por um dia flat?
Faz tão pouco sentido como ameaçar alguém a pagar uma prancha ou quilha ou shop ou um pacotinho de wiskas saquetas, por uma colisão dentro de água.
O bullying é nas escolas, e os heróis na banda desenhada.
Acho que entrar no mar e não desligares disso, vai seriamente aumentar a tua frustração e impedir que te divirtas minimamente. E é essa a ideia por detrás deste "desporto" ou lá como lhe chamem!
Surfa, diverte-te, tenta não acertar em ninguém e que ninguém acerte em ti.
Caga nos bad locals e nos carrancudos, desarma-os com um "bom dia" e um sorriso. Pensa que tu não vais estar sempre no nível "maçarro" (não sei se estás, desculpa!) nem eles vão ser reis auto-intitulados do pico para sempre.
Prioridades? prioridades é ter saúde e perninhas para surfar muitos anos.
Não quem vai na próxima.
E se te quiserem obrigar a pagar, um grande e sonoro "LOL", geralmente funciona
pessoalmente penso como tu e acho muito estranho ver aqui a malta em falar em pagar os estragos.
tinha uma pranha com 2 meses e ainda nem mossas tinha! tou na aguça e faço o take off enquanto um indivíduo (que está a fazer bodysurf com uma prancha por debaixo ) entra mais à frente na onda sempre deitado na onda e vem contra mim! ele não tem nada... tenho uma prancha toda marcada e a entrar agua... olhei para o gajo e ele pede-me desculpas! sai da água comigo e tenta explicar o sucedido. eu disse para ele cagar nisso e perguntei se ele se tinha magoado. não tinha nada! logo somos todos amigos e eu gasto 20 euritos para arranjar aquilo... tranquilo!
eu não o vi e ele não me viu a mim... os acidentes acontecem e o mar não é uma auto-estrada! vamos todos lá para nos divertirmos. se vocês forem jogar à bola com a malta, vem um gajo encosta e vocês caem! é falta mas vosses estragam os calções e a t-shirt. digam lá, vão pedir para ele pagar o equipamento? parvo não acham!!!
para mim o mesmo se passa no surf.
se um gajo é mal educado e vai contra vocês porque é maldoso, acho que devem averiguar junto do gajo o que lhe passou pela cabeça e logo tomar uma decisão.
se não era intenção do gajo vos atingir e vos pede desculpas, se pedirem para o gajo vos pagar a prancha é porque vivem no mundo da fantasia ou tão pouco sabem o que é surfar!!!
se eu estragar a prancha de um amigo porque estava a andar com ela, eu pago o arranjo ou até lhe compro uma prancha nova (se partir ao meio). agora tou na azurara e o jorgius vem contra mim ou eu contra ele, cada um paga o seu e ficamos amigos na mesma...
claro que tudo se resolve a falar! mas se uma besta me bate na prancha e a estraga e depois ainda manda postas de pescada. não o vou fazer pagar a prancha! se calhar marco uma consulta para ele no dentista _________________ www.kibersports.com
Para começar uma guerra o PM propina, o surfista dropina
acidente? senão largasse a prancha tinha sido a cabeça? não percebo...
o homem começa a fazer o bico d´pato e escapam as duas mãos do rail.
se fosse a mim acreditava que fosse acidente ou falta de unhas...
Não foi isso que eu vi. Nem foi isso que ele disse.
Realmente o que ele diz não refere a parte de a prancha lhe saltar das mãos, mas aqui dá para ver que: "shit happens", até os pros falham bicos de pato por isso os "pseudo-pros" têm que ter em conta que a pessoa á frente nem sempre se consegue desviar e todos ja passamos por uma situação de, F#/!#& e agora?
Nem sempre dá para ler o que vai na cabeça de quem faz a onda. _________________ "memes, basófia, nicks e anonimatos...bem vindos à internet, glad you could join us." SeaNoEvil in Carcavelos Sangrento
eu li isto tudo e sinceramente nem pensei que tivesse tudo tão mudado..
1º O gajo que vai apanhar a onda não tem que ver o que está à frente??
2º na passagem do espumaço senão houver canais como na Costa, como é que se faz? vai-se por cima?
3º no Lagido tens em dias grandes um inside e um outside; os que apanham só no outiside quando apanham com 20 gajos à frente como fazem???? correm com eles com uma vassoura antes?
4º a lei do dropinanço não é uma lei de respeito de convivência?
5º um gajo que apanhe no outside venha por ali fora e os tipos que apanham mais dentro porque têm tábuas pequenas vão reclamá-la porque vêm atrás??
6º vais para o Amado no verão e com 60 gajos dentro de água, apanhas 20 á tua frente. Mandas primeiro os gajos sairem ou passas por cima?
N perguntas por fazer; as respostas que há por aqui é tudo à conveniencia de cada um; eu já nem vou falar do partiste, pagas! mas o que eu garanto é que dentro de água ou existe bom senso ou existe chapada!
se um tipo dropina uma vez porque não viu ou não ouviu, não pode haver problema; avisa-se uma vez e terminou! se um tipo apanha com gajos à frente, ou não faz ou tem cuidado; se um tipo está no meio de 30 gajos e só os que lutam a sério é que se poem correctamente no pico, começam a dropiná-lo para não deixá-lo fazer?? ou será melhor treinar mais?
já apanhei de tudo! quando dropino é sempre sem querer dropinar e saio de imediato e peço desculpa e não faço mais! Não deixo ninguém dropinar-me intencionalmente; não deixo ninguém armar-se em cão com tusa a querer sempre morder à minha volta para sacar a onda, mas se ele tiver direito tenho que o deixar ir; faço tipo carrossel do tipo fazer onda e volto ao ponto de partida, mas como é que consigo apanhar a onda correctamente se já lá está um tipo de forma correcta no pico???
ISTO É MUITO DIFICIL DE PERCEBER?? RESPEITAR PARA SER RESPEITADO? ou andar a fazer surf é sinal de chatice para a gente ter ao fim de semana, quando pode ser curtição? é que deve custar muito a certas pessoas pedir desculpa quando não têm razão e custa muito mais deixar o outro fazer uma onda às vezes (isso então....)
Registo: Feb 27, 2010 Mensagens: 2760 Local/Origem: Space the Final Frontier
Colocada: Ter, 26 Jul 2011 - 9:52 Assunto:
Highlights....
O Sucedido!!!
Culpa Adam Melling... Largou a prancha...
Tomem em atenção uma coisa... Vejam onde o Melling mergulha... e onde o Owen bate na prancha... acho essencial para poderem discutir isto... a culpa é do Melling porque se ele fizesse o Patinho onde mergulhou o Owen nunca o tocava!!!
Falamos de Surfistas profissionais... não é surfistas de fim de semana muito menos de Maçaricos que enchem praias para o cenário!
----------------------------------------
LB
Não entendi onde querias chegar... acho que o problema está bem explicito...
Quando não existe canais entras na zona mais próxima da espuma... se é dias de fexanço... acho que existem poucos a entrar dentro de agua... e casos de colisão é compreensível!!!
Se tem muita gente... a questão advém da preocupação que os indivíduos que estão a frente têm com os que já vêm na onda e de não os perturbar, e de quem anda não ter uma costela de Anders Behring Breivik!
Quanto as voltinhas e carroceis... não sou o melhor para falar nisso... porque quando estão ppl de escolas e pessoal mais novo... SOU UM ÁS
Mas quando está uma cena assim mais equilibrada... man um gajo tem mais cuidado!!! _________________ Com cuecas de aço!
Como principiante no surf fico contente por ver que afinal existem muitas pessoas civilizadas e com bom senso no mar, como muito comentários aqui o demonstram. Digo isto porque recordo-me bem quando fazia bodyboard há mais de 15 anos o ambiente na água era de cortar à faca. Para quem se movimentava sozinho (ou apenas com um amigo) era preciso ter muito cuidado para não "ofender" ninguém, até porque era fácil ser-se alvo do efeito "costas quentes".
Espero sinceramente que esse tempo dos heróis com mentalidade de "local" esteja bastante longínquo mas imagino que ainda se vejam alguns. Dizemos de nós próprios (portugueses) que somos um povo amigável e comunicativo, mas a verdade é que apenas o somos com os nossos amigos próximos e onde nos sentimos seguros. Caso contrário somos muito fechados. Lá fora no mar, no line-up, quantas pessoas falam e metem conversa com caras desconhecidas? Estamos lá todos pelo mesmo motivo: divertirmo-nos. Talvez um pouco de conversa aliviasse bastante da tensão latente que existe em determinados surfistas.
Quanto ao tema em questão, reconheço que largar a prancha pode ser perigoso, mas será que é sempre possível segurar nela? No caso do Adam Melling, parece-me que ele até tentou fazer o duckdive mas a prancha fugiu-lhe para trás. Sinceramente acho que quem pode evitar o embate deve fazê-lo por isso quem vai na onda deve contornar os obstáculos se necessário, mesmo que isso implique perder a onda. Obviamente os acidentes acontecem, e há situações que não podem ser evitadas, tal como em J-Bay. Parece-me que o Owen Wright nem sequer se tinha apercebido do Adam Melling!
Enfim, comunicação e bom senso são bons remédios para tudo!
As minhas tentativas de bico de pato têm no máximo este aspecto!
(o de ver o gajo mergulhar e a prancha sair disparada para trás)
LOL
Verdade...
Nos vídeos acho que é visível que foi um acidente. Aliás, até vimos que os dois estavam a conversar bem e não à pancada como em outras situações já vistas no World Tour, com outros surfistas...
Se eles não se chatearam deram um bom exemplo aos outros!
Por muito bons que sejam, e a provar basta a presença nestas competições, há sempre margem para erro e há sempre o ocasional "cacete" que cai mais duro e dificulta a técnica.
Registo: Feb 27, 2010 Mensagens: 2760 Local/Origem: Space the Final Frontier
Colocada: Ter, 26 Jul 2011 - 14:54 Assunto:
Cristiano escreveu:
As minhas tentativas de bico de pato têm no máximo este aspecto!
(o de ver o gajo mergulhar e a prancha sair disparada para trás)
LOL
Verdade...
Nos vídeos acho que é visível que foi um acidente. Aliás, até vimos que os dois estavam a conversar bem e não à pancada como em outras situações já vistas no World Tour, com outros surfistas...
Se eles não se chatearam deram um bom exemplo aos outros!
Por muito bons que sejam, e a provar basta a presença nestas competições, há sempre margem para erro e há sempre o ocasional "cacete" que cai mais duro e dificulta a técnica.
Acidente... pois... vamos ver se é de propósito ou não..
Quanto a andar a mocada isso vai de cada um... eu nem falei sobre isso!!!
O Melling tem mais do que tempo para fazer o patinho... e não me venham dizer que não... a culpa é dele... o Owen cagou por olha... não iria mudar o resultado...e ele tem pranchas daquelas basta estalar os dedos (afinal de contas falamos do gajo com mais pranchas partidas do ano passado!!!).
O pessoal pensa que não existe muita marosca no surf... mas existe de quilo!!! quilhas partidas "a la calcanhada"; puxanços de chops (dingo e uma das fotocopias hobgood)... e cenas assim largar a prancha a papo-seco!!! Falamos de Surf PROFISSIONAL... PRICE MONEY PESSOAL... "BUE" GUITA... TRABALHO DE SONHO!?! _________________ Com cuecas de aço!
eu já apanhei de tudo! no ano passado no Amado ia a fazer uma direita já bem longe e aparece um puto simplesmente a dropinar como se aquilo fosse dele e mai nada.. levou um empurrão para cair e continuei; não lhe dei tabefes, não gritei com ele, nada! vem de lá o pai....
aí tive que explicar que ou ensinava ele o puto (que por acaso até era do meu tamanho..) ou ensinava eu a respeitar, porque já bastava ter que levar com os alemães, franceses, espanhóis ingleses, quanto mais os tugas que não soubessem andar..
um tipo faz o dive para passar a onda e salta-lha a tábua como estou farto de ver; agora expliquem-me como se faz com uma 9´4" com 3" de altura, porque mesmo que te viras do avesso como à antiga, se a onda for a sério, não dá! tens de a largar e mergulhar bem fundo!!!
eu quando vou a fazer se encontro um gajo à minha frente a passar, como é que posso fazer????? e se for num sitio cheio de crowd ?????
experimentem Santo Amaro quando está mesmo grande e levem com a 1ª do set e vão parar cá atrás e digam-me se não vão apanhar com 20 gajos a dropar à V/frente, porque o canal daquela praia ou é em cima do pontão ou depois dele...
a onda do Lagido é muito diferente: um gajo passa do lado esquerdo a 5 m do lip na boa, mas quando estás a fazer fazes slalom em cima deles todos...
AGORA SE NÃO HOUVER RESPEITINHO E UM POUCO DE PACIÊNCIA GARANTO QUE HÁ SEMPRE PORCARIA SEM NECESSIDADE!!
eu estive 12 anos a fazer windsurf por causa destas porcarias e quando voltei, passei mais de metade do tempo a impôr-me sem necessidade nenhuma... basta pedir desculpa e não fazer de novo e pedir outra vez desculpa e voltar outra vez a pedir desculpa....
quem infelizmente não compreender isto é melhor ir treinar primeiro para o ringue, levar umas boas mocadas na cabeça para ver se descarrega, porque aí sim; aí faz o que quer andar a fazer dentro de água com os outros...
Levar com uns cocos dentro de água a deslizar em cima duma coisa esquisita é CURTIÇÃO !!!! não é desatino! para isso já basta a sogra, a mulher, o emprego, a falta de dinehiro, etc. etc. etc..
Não costumo escrever mas este assunto é uma constante e partilho o que
me ensinaram quando comecei. Quem vai na onda é que tem de se desviar de todos os obstáculos seja outros surfistas ou banhistas o que seja.
Quem está a sair tem que ter consciência se consegue desviar-se para facilitar ou não, caso não consiga ou duvide que consiga fique quietinho e quem vai na onda consegue ter melhor percepção de espaços e tempos para evitar o estrago. Todo ou qualquer atitude de quem está a sair não for o de facilitar o de quem está a surfar e evitar a colisão ai aguente-se e pague.
então se existiu um colisão, temos que chamar a autoridades competentes.
ora se a colisão foi no mar, tinham de chamar a policia marítima, e sem esquecer as normas de segurança:
1 nao abandonar o local
2 colocar o colete de sinalização
3 sinalizar o local com sinalética adequada.
moral da historia com nao respeitaram a lei ambos sao infractores sujeito A e B.
se sao infractores, sao ambos culpados.
Todos os tempos são GMT Ir à página Anterior1, 2, 3, 4
Página 4 de 4
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum