O que haverá para vos dizer neste meu segundo ano por terras africanas e por conseguinte, ausência do Atitude?
Que apenas aà voltei duas vezes e surfei 3 dias numa delas. Que o mar tempestuoso do meu Oeste me obrigou a ir remar para o algarve e onde um último dia solarengo me deixou saudoso das direitas que não apanhava há mais de um ano. Que não tenho saudades das pesadas borrachas 4/3mm ou tão pouco de ter que levar porrada para remar para o outside.
Mas de PT, tal como eu estava, estarão vocês talvez fartos.
Querem saber alguma coisa daqui de Angola?
Não?
Cá vai na mesma:
Existem apenas duas estações: cacimbo e chuvas/verão.
Na primeira a ondulação surge generosa e nos restantes meses escasseia um pouco obrigando a procurar picos mais a sul. As ondulações predominantes vêm de S/SW e controlam-se bem online.
Dizem tratar-se da praia onde melhor se vêm algas fosforescentes. Uma mistura entre Avatar e uma sopa no restaurante chinês - francamente maus os 2 a que fui: um em Talatona e outro em Cabinda.
O quiver terá que ser adaptado:
- Pranchas mais grossas e pequenas com flutuação extra e... um longboard. A minha pequena chilli já passou o limite de milhas mas ainda vai dando para os gastos.
Na maior parte dos dias CLedo assemelha-se a Malibu mas para a esquerda e sem crowd quando comparados os spots. Aliás se queres aproveitar o surf angolano em todo o seu explendor obriga-te a surfar ocasionalmente durante a semana.
Não fora a questão dos vistos e da falta de apoio logÃstico e talvez se pudesse considerar este enquanto um dos destinos preferidos de muitos, goofies e marrequeiros principalmente.
Alguma dúvida disponham... que o livro só sai em Agosto!
Abreijos saudosos,
Rudas _________________ Mais vale uma onda só que mal surfada... ou então aprende connosco em www.casamarela.moonfruit.com
Registo: Nov 17, 2003 Mensagens: 3240 Local/Origem: Santa Cruz
Colocada: Ter, 20 Mai 2014 - 15:08 Assunto:
Saudosos abraços e agradecimentos a todos!
Nada de dúvidas relativamente a este paÃs cheio de esquerdas compridas?
Quanto a fotos já não me lembro como se metem aqui pelo que aos interessados sugiro que dêm uma vista de olhos no meu FB... rudolfo valente ... todas as fotos em que estou sem fato, com 90kg e com data de 2013/2014 são certamente de cá! _________________ Mais vale uma onda só que mal surfada... ou então aprende connosco em www.casamarela.moonfruit.com
Registo: Oct 14, 2004 Mensagens: 4448 Local/Origem: Capakirra
Colocada: Ter, 20 Mai 2014 - 15:23 Assunto:
Ao melhor nÃvel Rudas espero que a distância esteja a compensar a todos os nÃveis. Tenho ido fazer umas ao teu quintal natal para ver se está tudo no sÃtio...e está!
Grande abraço e vai deixando a malta com água na boca tanto pela descrição das ondas como pela qualidade dos textos! _________________ Surf Lisbon - House & School<div>www.surflisbon.com</div><div>info@surflisbon.com</div>
Já fui mais vezes assaltado nos Coxos (duas) que em praias angolanas. Já ouvi mais relatos de malta amiga assaltada na Costa, Carcavelos e Peniche que irei ouvir relativamente a Cabo Ledo, Buraco ou Onça.
Dentro de água não há localismo na verdadeira ascenção da palavra. Entre pulas ou restantes expatriados há claro está, gente parva, como em todo o lado.
Não há fabrico de nada por cá e as tabelas de direitos aduaneiros foram mexidas em alta considerável em janeiro último no sentido de minimizar a importação e fomentar a produção nacional.
Registo: Sep 04, 2006 Mensagens: 1097 Local/Origem: Cidadão do Mundo
Colocada: Sex, 23 Mai 2014 - 11:51 Assunto:
Olá Rudas
Desculpa pela invasão aqui ao post, não vinha ao fórum há bastante tempo e muito mais se passou desde a última vez que aqui escrevi. Finalmente um post decente que nos faz ler do inicio ao fim.
Tenho estado a estudar alternativas, sobretudo fora do paÃs. Confesso que Angola não me cativava muito, tinha uma ideia errada em muitos aspectos e queria um paÃs onde pudesse continuar a surfar com relativa regularidade como faço aqui. Estou a ver que existe muito mais surf do que pensava.
Tenho duas ou três questões que se me puderes ajudar a compreender, agradeço imenso.
O BusÃlis: Angola pá... vou editar um livro.
Acho q os 10 anos de fórum deram uma ajuda e alavancaram a coisa para a realidade. Chama-se 'Vem só - Manual para Jovens Desempregados Portugueses rumo a Angola' e espero que saia na segunda quinzena de Agosto.
Conselhos:
1) vai a todas as entrevistas possÃveis e imaginárias.
2) tenta ficar na Europa mesmo q tenhas q mudar de profissão.
3) pega nas pranchas e vai passar um mês à Autrália enquanto turista e tenta ir a entrevistas localmente
- esperas na areia ou rochas, vês as linhas a entrar, remas e colocas-te no pico e apanhas uma das do set... se não apanhares sais e voltas a posicionar-te.
Abraço,
Rudas _________________ Mais vale uma onda só que mal surfada... ou então aprende connosco em www.casamarela.moonfruit.com
Registo: Jan 18, 2011 Mensagens: 47 Local/Origem: Esposende/Felgueiras
Colocada: Qua, 28 Mai 2014 - 14:50 Assunto:
É sempre um prazer ter uma lição destas.
Tenho a sensação que era gajo de te ficar a ouvir("ler") durante horas.
Abraço e sempre que poderes partilha basicamente o que quiseres aqui com o pessoal..
Colocada: Qui, 29 Mai 2014 - 10:37 Assunto:
Abreijos a todos e às primas, que poderão trazer ao próximo meeting, dado que se o programado se mantiver, este Natal já o vou passar a Portugal.
Eu e o Presley fazemos sempre um encontro onde normalmente os outros foristas todos se vão juntando pelo q reitero, tragam-nas pois eu quero vender 30 livros de uma assentada só para poder ir amortizando a minha dÃvida à Editora Chiado.
Este fds que vem vai dar um surf de excelência pois será o primeiro grande swell do Cacimbo. A água ainda não arrefeceu muito pelo que se aconselha dose avantajada de protetor solar. Apareçam...
Como sei que a grande parte dos que aqui estão, me lêm e surfam vão ter que vestir pelo menos um 3/2mm, numa de solidariedade por parte de nós, os que se distanciaram rumo a sul ou outras paragens de águas cálidas, cá fica para imprimir e ler ao serão dps do Telejornal enquanto o Costa se prepara para flagelar o Seguro: _________________ Mais vale uma onda só que mal surfada... ou então aprende connosco em www.casamarela.moonfruit.com
Sempre que me sento no line up de Cabo Ledo, aproveito para apreciar o recorte das arribas e a vegetação local que as cobre, em tudo diferente da minha Santa Cruz ou dos picos rochosos um pouco mais a Norte onde solitariamente tantas vezes me realizei enquanto surfista.
No entanto e embora feliz, sentia-me afastado do paÃs e num permanente countdown.
Sufocado com as medidas impostas, as sobretaxas e irritado pela minha impotência face a tudo isto. Considerava-me miserável enquanto profissional inútil. Mas preenchido enquanto surfista e isso permitiu-me ganhar alento para partir seguro rumo a um destino que se adivinhava atróz.
O fado triste dos portugueses parece-me agora relativo. Aprecio a sua musicalidade e envolvência mas os clamores por melhores dias e todos os queixumes soam-me a desnecessários e pouco fundamentados.
Fato ao sol e estiquei-me um pouco sobre as pedras onde esperei cerca de meia hora para que as Piranhas começassem a acertar pois a previsão dava o swell a rodar de Norte para Oeste e a diminuir ao longo do dia. Acabei por cochilar uns minutos que me pareceram eternos.
Noutro dia mais adiante, voltava das provÃncias bastante cansado e inventei uma qualquer desculpa para dar uso à prancha que jazia escondida nos lugares de trás da pick-up. Calor sufocante e sem AC ouvira falar de um pico mágico junto ao Sumbe. Dormi pelo Lobito e ainda de noite arranquei rumo a Luanda com o espÃrito de aventura em modo ON.
Voei no entanto sobre todos os buracos e desci ribanceiras deixando para mais tarde a preocupação se as conseguiria subir no caminho de regresso. Pelo caminho dei boleia a alguns nativos que me asseguraram viver numa aldeia onde as ondas partem ‘durante muito tempo’.
Deixei-os no lugarejo e sem atropelar porcos ou cães segui para norte por mais um par de quilómetros e as lajes surgiram conforme prometido com uma bela esquerda a rolar levantada e de forma repetida. Surfei por horas e nem o onshore me demoveu de mais uma surfadazita sem shop ou calções. É assim que materializo a forma mais despida que um surfista pode tentar alcançar. Depois entra a questão da mente vazia e espÃrito relaxado e coisas que tal.
Permanecemos sempre divididos apesar de realmente felizes nos dois lineups que aqui surfámos juntos, no entanto vai por mim:
- a saudade digere-se melhor se servida salgada. _________________ Mais vale uma onda só que mal surfada... ou então aprende connosco em www.casamarela.moonfruit.com
Colocada: Sex, 30 Mai 2014 - 16:00 Assunto:
jbs escreveu:
Quando quiseres volta, que o Passo Coelho, já te perdoou!!
Quando o Passos Coelho ler o 'Vem Só' certamente não poderei regressar com tanto processo jurÃdico, calúnia e difamação à conta dos parágrafos que lhe dediquei a ele e aos seus amigos... _________________ Mais vale uma onda só que mal surfada... ou então aprende connosco em www.casamarela.moonfruit.com
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum