Registo: Oct 14, 2004 Mensagens: 4448 Local/Origem: Capakirra
Colocada: Qua, 23 Jan 2008 - 11:05 Assunto: Surfing Brainstorming
Desculpem-me o inglesismo no título do tópico, mas parece-me adequado.
No seguimento dos posts no tópico "Fotos" e aproveitando a sugestão do Kanoa, aqui fica o tópico para a malta se "aproveitar" dos bons treinadores de surf que por aqui andam e obter valiosas dicas.
Vale também para cada um exprimir a sua opinião, ilustrada ou não, sobre a técnica, estilo ou que bem entender sobre o seu surf.
Esporádicamente surgem tópicos com questões dessa natureza, assim, pode ser que aqui fique um registo mais completo.
Não se trata de nenhuma feira de vaidades ou de discussões intermináveis ao estilo "a minha é maior que a tua", trata-se apenas de debater ideias, técnicas, etc, para todos nós aprendermos algo.
Sugiro que ilustrem as questões sempre que possível, com fotos próprias ou de quem vos apetecer.
Editado pela última vez por thundercat em Qua, 23 Jan 2008 - 11:09, num total de 2 vezes
Registo: Oct 14, 2004 Mensagens: 4448 Local/Origem: Capakirra
Colocada: Qua, 23 Jan 2008 - 11:05 Assunto:
Já aqui tinha dito que sou da opinião que o local onde se aprende a surfar tem grande influência no estilo do surfista.
É notório o (mau) estilo de (alguns) surfistas da Caparica, que aprenderam a surfar num beachbreak, quando comparados com (alguns) surfistas que aprenderam a surfar por exemplo na Ericeira (com vários pointbreaks).
Claro que se o mundo é um ovo, o nosso país é uma gota e a malta acaba por surfar (ou deveria surfar) um pouco por todo o lado e acaba por refinar o estilo.
Tudo isto para dizer que a malta dos beachbreaks acaba por descurar a manobra mais básica do surf, o bottom-turn:
Que quando bem executado (não estou a dizer que é o caso ), acaba por potenciar boas manobras. Na sequência, saiu esta:
Confesso que muitas vezes, em especial em ondas pequenas, esqueço desta regra básica e invadido pelo sintoma capariquenho desato a tentar ganhar velocidade nas marrecas sem aproveitar devidamente a onda (o tal down-the-line).
Registo: May 26, 2003 Mensagens: 2028 Local/Origem: Torres Vedras/Santa Cruz
Colocada: Qua, 23 Jan 2008 - 11:18 Assunto:
Estes tópicos são sempre uteis pois é a discutir e trocar ideias que todos melhoramos. E há sempre mais para aprender e melhorar! _________________ http://www.magicquiver.com
Registo: Jun 08, 2005 Mensagens: 4630 Local/Origem: Costa / Estremoz
Colocada: Qua, 23 Jan 2008 - 11:47 Assunto:
Bom tópico Thunder (já vai sendo hábito em momentos de dormência vires acordar o pessoal c boas ideias)!
Nesta semana que estive na neve, reparei como lá se podem treinar com alguma facilidade alguns movimentos do surf, dado que tudo acontece mais devagar e as descidas são longas e permitem repetir n vezes o mesmo gesto (e tudo é mais fácil, diga-se - a montanha está parada e n muda de forma ao contrário de uma onda).
Como caio muito nos cutbacks, vi-me a estudar esse movimento na neve, a cravar um pouco o rail, a rodar o dorso no sentido da curva, a levar o ombro p o interior da mesma, a flectir as pernas, a medir a velocidade a que ia e a aproveitá-la no movimento... Pq ainda n tive oportunidade de ir p a água depois disto, n sei se vou ter alguns resultados práticos, mas vou acreditar q sim, lol! _________________ http://vagueares.blogspot.com
Registo: Aug 27, 2007 Mensagens: 1923 Local/Origem: Porto
Colocada: Qua, 23 Jan 2008 - 11:59 Assunto:
Nem de propósito. Ando com umas dificuldades em fazer o bottom para a direita (sou regular). Nas esquerdas ainda me safo (de vez em quando) mas, fazendo as contas, tenho mais sucesso em bottons para a esquerda do que para a direita.
No outro dia apercebi-me que a prancha estava a "bater" muito na água, ou seja, parecia que não "agarrava" e andava aos saltinhos, fazendo-me perder velocidade.
Não sei se tem algo a ver com a posição dos pés ou do corpo em geral. Tenho tentado efectuar algumas pequenas experiências mas ainda não descobri a razão do insucesso.
Estou a efectuar a minha aprendizagem por fases: primeiro o take-off (onde já me safo); e agora chegou a vez do bottom.
Já sei que sem me verem a "surfar" é difícil apontarem-me os erros mas, de qualquer forma, agradecia algum conselho que possam dispensar.
Registo: Aug 24, 2007 Mensagens: 76 Local/Origem: Porto
Colocada: Qua, 23 Jan 2008 - 12:01 Assunto:
Discordo de que a praia onde se aprende a surfar influência algo como o saber ou não usar um bottom turn...para mim é mais válida a ideia de que a maior parte de nós é um mau surfista nato. O nosso instinto apenas atrapalha...( quantas vezes pensamos ter feito o cutback da nossa vida, cheio de força ,e quando comparamos com fotos ou filme dele resulta apenas uma tímida manobra). Contrariar o instinto foi , é o que me permite progredir um pouco no surf... depois começamos a construir uma outra coisa que não instinto: intuição. Se quisermos aprofundar um pouco o conceito na psicologia ou outro saber que a estuda, vemos que ela é definida como um misto de experiência e razão( raciocínio).
Cresci em beach breaks, e surfo beach breaks...sei fazer um bottom turn e uso o com frequência:
tímido Bottom turn em beach break! _________________ www.nereuskinesis.blogspot.com
Registo: May 26, 2003 Mensagens: 2028 Local/Origem: Torres Vedras/Santa Cruz
Colocada: Qua, 23 Jan 2008 - 12:07 Assunto:
Com a Fish ainda é cedo para falar de erros ou melhorias no meu surf. Com as thrusters sempre tive duas grandes falhas, ganhar velocidade e Bottom turn. Além dessas ao resto nem chamo surfar!
No Bottom, por defeito ou feitio sempre o fiz melhor de backside. Nas esquerdas tenho sempre tendencia para um drop mais direito e depois puxar mais o bottom, principalmente em ondas maiores. Já nas direitas, de frontside é mais na base do... toca a andar pra frente!
Ganhar velocidade sempre foi o meu maior problema. Era normal dropar, bottom (mau ou bom) e pouco depois quase parar ou ser apanhado pela espuma. Muitas vezes as pranchas erradas também não ajudaram nada!
Acima de tudo a minha maior falha é mesmo a forma fisica, ou melhor, a falta dela. E isso já vai começar a ser resolvido, principalmente depois de ontem quase me sair o coração pela boca! _________________ http://www.magicquiver.com
Registo: May 26, 2003 Mensagens: 2028 Local/Origem: Torres Vedras/Santa Cruz
Colocada: Qua, 23 Jan 2008 - 12:19 Assunto:
Eu não prefiro as esquerdas. No Bottom para a esquerda torna-se mais facil fazer força no rail interior e forçar a manobra, saindo esta muito mais perfeita. Isto poderá vir do facto de ser backside e o menor controlo leva-me a dropar em frente e depois colocar mais pressão para fazer o bottom deixando o corpo "cair" um pouco para trás.
De frontside acabo por facilitar e esquecer-me do bottom. _________________ http://www.magicquiver.com
Registo: Jun 08, 2005 Mensagens: 4630 Local/Origem: Costa / Estremoz
Colocada: Qua, 23 Jan 2008 - 12:27 Assunto:
elefante escreveu:
Discordo de que a praia onde se aprende a surfar influência algo como o saber ou não usar um bottom turn...
Tirando esta frase concordo c tudo o que disseste.
Eu praticamente n saí da Costa nos primeiros tempos em que aprendi a surfar. E uma coisa é surfar muitos beachbreaks diferentes, outra é surfar o da Caparica, lá, de uma forma geral, as ondas são rápidas e curtas!
Quase sempre entrava em ângulo na onda e começava logo a assapar... qdo comecei a surfar noutros sítios comecei a reparar q a onda "ficava p trás" e só aí é q fui começando a corrigir esse meu mau "instinto". Agora já vou tentando ir em frente e aproveitar a projecção que o movimento de bottom turn me dá. _________________ http://vagueares.blogspot.com
Registo: Aug 24, 2007 Mensagens: 76 Local/Origem: Porto
Colocada: Qua, 23 Jan 2008 - 12:33 Assunto:
Com essa frase a ideia é um pouco mais vasta do que escrevi,...
Já surfei na costa ondas bem compridas, ondas muito curtas, bons dias, maus dias, dias pequenos, dias grandes,...com isto o quero dizer é que as nossas praias mudam muito de carácter com a orientação do swell, ventos,etcs...por vezes fecham muito, outros parecem point breaks...logo o fazer bottoms ou não pode ser atríbuido à praia...acredito que o factor mais importante é mesmo o surfista... _________________ www.nereuskinesis.blogspot.com
Registo: May 13, 2007 Mensagens: 706 Local/Origem: Caparica!
Colocada: Qua, 23 Jan 2008 - 12:52 Assunto:
Eu por acaso não tenho estilo nenhum a surfar.
Mas bottoms até os sei fazer, de backside treinei bastante estender o braço para trás e rodar os ombros como no snowboard e tenho-me dado bem. Frontside é mais raro até porque esquerdas na costa são mais escassas principalmente junto aos pontões já que o swell normalmente vem de norte ou noroeste, mas pronto é cravar o rail e tentar não cair para a frente, o que quando acontece me deixa deveras frustado, principalmente se for uma boa onda desperdiçada.
Os bottoms maiores que tive de fazer foram no lagido num dia de 1.5m + a dar para 2m no pico (depois a onda ficava metrão), aí o bottom é lindo e o pessoal com a fuçanguisse até dropa à direita do pico e tem de passar a rebentaçao com um bottom largo para ir apanhar a parede do outro lado. _________________
Que técnicas é que voces usam para meter o peso mais à frente na prancha?
Surfo às vezes com muito peso atrás, especialmente em ondas mais moles, e gostava de saber que técnicas usam para distribuir melhor o peso para ver se consigo corrigir isso e fluir melhor.
Registo: Oct 14, 2004 Mensagens: 4448 Local/Origem: Capakirra
Colocada: Qua, 23 Jan 2008 - 14:27 Assunto:
Já temos aqui muita matéria para discussão, ainda bem.
Elefante
Tal como o Pedro, também concordo em muito com o que escreveste. Principalmente com essa do "pensar que fez grande manobra e afinal..." por isso a visualização do desempenho faz parte de qualquer programa de treinos que se preze (não é Copos?).
Quanto à cena do beach/point break vs. estilo.
Eu tive o cuidado de escrever "alguns" precisamente para não generalizar.
Quem tem mais jeito para a coisa evolui e consegue dominar as manobras mais básicas (tipo o bottom) mas muita malta não consegue. Em especial nos beachbreaks que eu frequento. Ainda recentemente li num artigo qualquer que era um dos problemas dos surfistas portugueses.
Agora o que eu vejo, e parece-me óbvio, é que quem aprende em pointbreaks quase que é obrigado a surfar num estilo top-to-bottom (e obrigado a fazer bottoms) ao invés de quem aprende em ondas em que necessita de dar-gás-senão-não-anda (down-the-line)
Registo: Oct 14, 2004 Mensagens: 4448 Local/Origem: Capakirra
Colocada: Qua, 23 Jan 2008 - 14:36 Assunto:
mrvertigo escreveu:
Nem de propósito. Ando com umas dificuldades em fazer o bottom para a direita (sou regular).
Não sei se tem algo a ver com a posição dos pés ou do corpo em geral.
Altura houve em que também atinava mais com o bottom para a esquerda...
Diria que a posição dos pés é fundamental.
Muito à frente vais fazer travar a prancha na altura da viragem e o mais certo é enterarres o rail e caíres para o lado dto. Muito atrás e provalmente a prancha vai-te sair disparada para a frente na altura de virar e cais para trás.
Julgo eu que quando se rema na posição certa, quando se faz o take-off os pés vão parar ao sítio certo.
No bottom julgo que a flexão das pernas seja muito importante, e uma técnica que podes experimentar é tentar tocar com a mão "de dentro" na superfície da água. Se tocares, em princípio já estás suficientemente flectido.
Let's look at the trailer (em japonês, lindo ), repara como flectem e por vezes tocam na água:
Registo: May 12, 2003 Mensagens: 4719 Local/Origem: Belém
Colocada: Qua, 23 Jan 2008 - 14:59 Assunto:
Se n fazes bottom...a manobra raramente vale um charuto e mesmo q até saia qq coisa, aos olhos de juízes (em competição) ou de outros surfistas mais experientes, nunca vais ter grande consideração pela mesma.
Tb n creio q o surfar em beach break seja impeditivo de fazer bons bottoms turns ou de os executar frequentemente...acho q isso influenciará mais o estilo do surfista.
Acho q foi em beachbreaks q vi os melhores, mais bonitos e mais eficientes bottoms, como em Supertubos ou Carcavelos.
Nada como alguem ja referiu aí...corrigir o erro de dropar em angulo e dropar sempre em frente, salvo raras excepções claro. Mesmo q no inicio, e isto para os mais iniciados, percam algumas ondas, vão ver q passado algum tempo ja conseguem executar os bottoms seja no arranque seja dps em qq parte da onda, antes de realizar qq manobra.
Voltando ao meu video dos Belgas q o Pedro in the House tanto gosta lol é bem visivel a linha do bottom q permite, numa onda pequena, manobrar com aquela velocidade, até mais q a q eu tava é espera pois venho descontrolado para baixo.
Já a 2ª manobra...uma junção péssima q foi so encostar a prancha pois nem bottom fiz, tudo no meio da espuma...mais valia ter pedido p cagar e saído dps da 1ª manobra.
Registo: May 12, 2003 Mensagens: 4719 Local/Origem: Belém
Colocada: Qua, 23 Jan 2008 - 15:02 Assunto:
LOL Thunder...fdss em japuna????
Se puderem chekem o young guns 1 e vejam um japuna meio anão q é o Masatoshi Ohno...tecnicamente é quase perfeito! Um surfista mto bom para nos basearmos, acreditem!
grande tópico!
ainda bem que foi criado, porque vou aprender muito com ele!
quando tiver tempo leio isto tudo..... _________________ Work to Surf (soon) | Prolimit | OAM | Red Eyes
No outro dia o Maya tentou-me explicar algo que eu estava a fazer de errado com os pés no bottom de backside. Para além da posição dos pés na prancha (mais à frente ou mais atrás), percebi que também é importante a forma como colocamos o pé no deck. Deixa lá ver se eu consigo explicar-me... o meu pé da frente estava demasiado perpendicular em relação à linha longitudinal da prancha, desde então tenho tido a preocupação de colocar o pé da frente um pouco mais virado para o nose e tem resultado.
Uma outra coisa que aprendi depois de ler uma entrevista do Gregório foi a não olhar para o buraco quando dropo ondas com mais tamanho, tento concentrar logo o olhar na parede da onda o que facilita quando me atiro (às vezes) para o abismo. Se não olhar não me acagaço tanto(é mais ou menos isso )
Registo: Oct 14, 2004 Mensagens: 4448 Local/Origem: Capakirra
Colocada: Qua, 23 Jan 2008 - 15:53 Assunto:
jon escreveu:
Que técnicas é que voces usam para meter o peso mais à frente na prancha?
Surfo às vezes com muito peso atrás, especialmente em ondas mais moles, e gostava de saber que técnicas usam para distribuir melhor o peso para ver se consigo corrigir isso e fluir melhor.
Não lhe chamaria técnica mas em ondas mais moles jogo muito com a posição do tronco, ou seja, tendo tendência a adoptar uma posição mais arqueada para a frente.
Estéticamente nem sei bem como fica , mas ajuda a ganhar alguma velocidade.
Com uma prancha adequada para ondas moles (mais largura, mais espessura, menos rocker) não deverias necessitar de adptar a posição do corpo.
Estou à espera de uma prancha nova assim
E sei que acabou agora mesmo de ser fibrada. LOLOL Yummy
Nao posso deixar de dar o meu contributo. Na minha opinião acho que se devia surfar com mais instinto, o instintivo leva-me a agir da melhor maneira em situações criticas e deixa-me fluir melhor. Ignorando o instinto pode levar a precipitações e fazer manobras precipitadas ou no timing errado. Em termos práticos durante um botton turn não estou focado na pressão que estou a fazer com os pés mas na sitio que me quero projectar.
Quando surfo raramente estou a prestar atenção aos aspectos técnicos e dinâmicos vou sintonizado na onda e não no que quero/estou a fazer. E’ a onda que tem um papel predominante e define a abordagem que e’ feito e qual o caminho a seguir para estar sempre na zona onde se concentra mais energia e procuro surfar com a onda, não contra a onda.
Registo: Aug 21, 2007 Mensagens: 196 Local/Origem: Cova da Piedade/Caparica
Colocada: Qua, 23 Jan 2008 - 16:35 Assunto:
Boas!
Em teoria, concordo com a ideia de que um surfista de beachbreak não faça bottom's tão cavados como um surfista que cresceu a surfar fundos de pedra, com ondas que requerem maior projecção down the line
É uma regra, com muitas excepções... como em tudo!
O bottom foi bem escolhido para iniciar a discussão do tópico, pois é uma manobra base e que na maioria das situações tem reflexo na performance do surfista na onda, potenciando manobras e velocidade!
Como a ver se aprende muito... deixo-vos esta pérola de excelentes bottom's! Vejam e tomem notas dos mestres:
[/url]
Abraço _________________ Épico épico é o primeiro drop em pé!
Registo: May 12, 2003 Mensagens: 2732 Local/Origem: Parede
Colocada: Qua, 23 Jan 2008 - 16:50 Assunto:
Alguém falou em bottom-turn?! Toma lá um de backside no Lagido no Natal de 2006!
Bottom-turn é alta manobra, mas para mim a manobra de rail mais bonita de se ver e de se fazer, é o cutback-roundHouse, e essa sim pede muito onda de reef!!
Hasta
P.S. Fogo tenho saudades de participar mais nestas tertulias... _________________ Life is a Beach!
Todos os tempos são GMT Ir à página 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7Seguinte
Página 1 de 7
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum