Estou a coordinar um projecto open source para criar um software de shape como Shape3D e Akushaper.
Inicialmente o projecto tinha dois objectivos. O primeiro era permitir a realisação de formas mais avancadas como swallow tails em 3D, o que não é possivel em Shape3D ou Akushaper. O segundo objectivo era criar um modelo totalmente aberto através do formato STEP, que permite abrir e continuar a trabalhar com os modelos das pranchas em qualquer sistema de CAD/CAM.
Para conseguir estes objetivos os modelos das pranchas foram baseados em superficios de NURBS. Na primeira versão do BoardCAD as pranchas foram sempre desenhadas directamente em NURBS e em 3D, mas na versão actual tambem existe a possibilidade de desenhar as pranchas em 2D como em Shape3D e Akushaper, e depois transformar estas para NURBS. BoardCAD consegue ler ficheiros de Shape3D, Akushaper, e surfcad, e exportar as pranchas nos formatos STEP, DXF e STL.
Quem tem acesso a uma maquina de CNC pode utilizar os formatos de export para abrir e cortar as pranchas com outro sistema de CAD/CAM. Estamos a trabalhar numa versão CNC do BoardCAD, mas neste momento so funciona com a minha propria maquina. Para shape a mão é possivel imprimir templates em tamanho real numa impressora normal.
Se alguem está intressado em participar no projecto ou só experimentar o software há mais informação e uma versão online em http://www.boardcad.org
Estou mexendo neste programa. Parabéns. Consegui instalar e já até projetei uns modelos aqui. Mas apareceu-me uma dúvida. Por exemplo na opção de fins. Se for preenchido estes não aparecem na visualização 3d da prancha confirma? De resto é um ótimo projeto!!!!!!!
Registo: Dec 28, 2008 Mensagens: 396 Local/Origem: lisboa
Colocada: Sáb, 31 Jan 2009 - 18:00 Assunto:
parabens ecerto que este programa tem mt potencial....
como se altera o formato do tail...nao da para eu fazer umas linhas mais cortadas como nas pranchas fish...obg e4 como se diminui ou amenta o tamanhao e que pelo suporte online nao percebi
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum