Registo: Jul 03, 2003 Mensagens: 1441 Local/Origem: "Amigo de Peniche"
Colocada: Qui, 03 Nov 2005 - 0:06 Assunto: Panama quer dizer...
abundancia de peixe, na lingua indigena.
Depois de umja viagem cansativa, pois fizemos uma directa a conduzir ate Madrid (obrigado pelo convite para o cafe JB, mas quando passei por Elvas era ja 2 da manha !!!), mais 3 horas para levantar voo, mais 10 h de aviao, la aterrei na Cidade suja do Panama eram 10 da noite. Hotel, comer e dormir.
Quando levantamos verificamos a net e vimos que no Caribe estava um furacao, o Beta. Como surfistas que somos fomos atras dele !! O Beta estava a devastar a costa da Niqueragua com ondas de 3 e 4 metros. Panama sao so uns Kms mais abaixo!!! Bora la !!!
Chegamos ao aviao 3 minutos atrasados !! O terminal de voos internos parecia a estacao de autocarros de Peniche. O homem ainda saiu do balcao e ainda foi atras do aviao para nos entrarmos, mas ja este ia em movimento na pista. Mais 4 horas ate ao proximo aviao. Fomos visitar um parque natural e a canal do Panama, essa imponente construcao humana do seculo passado !!!
Aterramos as 16 e 45 em Bocas del Toro, caraibe, Panama. As 17 tavamos a apanhar um barco para ir surfar e as 17 e 15 tavamos no pico.
Que acham ? Que o Beta mandou umas ondas ???
Passados uns dias fizemos uma viagem memoravel de autocarro: 6 horas ate ao Pacifico, mais 5 de taxi ate Santa Catalina !!!!
Santa Catalina e um Pueblo que me faz lembrar como podera ter sido Puerto Escondido ha 20 ou 30 anos atras. E um local maravilhoso, muito virgem, so tem um restaurante, um cafe, 2 ou 3 cabanas para ficar, um telefone publico etc etc etc, ou seja, tou no fim do mundo, pa la de Bagdad. Mas atencao; a estrada de alcatrao acabou de ser construida portanto mais 5 anos e isto rebenta pelas costuras...
Vamos ao que voces querem ouvir: mulheres e ondas nesta ordem de preferencia lolol
As panamenhas devem ser boas e bonitas eu e que ainda nao vi nada !!!! Em Bocas del Toro ainda se vislumbravam umas mulheres engracadas, especialmente bifas mas aqui em St. Catalina e so carunchosas. Ainda por cima chegam imensas mulheres ao surf camp onde estamos alojados mas das duas uma: ou estao acompanhadas ou sao intragaveis !!!
Quanto ao surf aki em St. Catalina: apanhamos um dia muito porreiro, um on shore fraquinho e 3 a 5 pes de onda, bem compridas. Foi so !!!! Ja la vao 3 dias !!! Vai entrar um swell, a ver o que vai acontecer...
De resto e conhecer esta maravilha que vai rebentar turisticamente, falar com os locais, quase todos pescadores, embranharmo nos nesta fauna intensa e imensa, conhecer as ilhas a frente, comer camarao e lagosta, fumar uma boa erva, beber Panama etc etc etc
Vou andando, muito mais ha que dizer mas tenho uma fila de gente atras de mim para usar o unico computador num raio de 4 ou 5 Km !!! E ja haver net e um espanto !!!!
Registo: Jun 08, 2005 Mensagens: 4630 Local/Origem: Costa / Estremoz
Colocada: Qui, 03 Nov 2005 - 1:00 Assunto:
Talvez por desejar uma experiência como a tua, li as linhas q nos deixaste c invulgar intensidade. Já tive a oportunidade de estar uma vez nas caraíbas e digo-te q ao ler o q escreveste, quase q senti o calor húmido tropical... lol...
O simples facto de estar a viajar coloca-nos num estado invulgar de energia, ficamos mais atentos, com outra sensibilidade, olhamos p as pessoas de uma forma diferente, como se conseguissemos olhar de fora estando presentes, sentimo-nos maiores, n superiores, apenas maiores. Viajar tem essa grande magia. Espero q tenhas a sorte de adicionar a tudo isso umas ondas porreiras, q, pelo q sei, n devem ser nada dificeis de apanhar por essas bandas.
Abraço e vai partilhando essa tua aventura pessoal...
Registo: Oct 14, 2004 Mensagens: 4448 Local/Origem: Capakirra
Colocada: Qui, 03 Nov 2005 - 10:07 Assunto: Dá-lhe com alma.
AHHAAHAHAH
Broder Ricas no seu melhor estilo!!!!!
Quando cheguei (sábado) a pénix e me disseram que ainda não tinham dado notícias, já lá iam 3 dias, pensei logo que alguma "beta" os tinha apanhado...
Boa sorte com as ondas e curte el máximo, e vai dando notícias sempre que possível. Como o Pedro disse, a malta aqui deste lado do charco lê estas coisas com muita "intensidade".
Trás muitas histórias e memórias para partilhar com o pessoal.
PS: Ouvi dizer que rolou alta party no teu apartamento, avec les francesas... hahahaha ... joking
Bitang os gajos tb chamam "maria" á erva no Panamá?...Na Costa Rica os gajos vinham ter comigo a perguntar "Vienes por la Maria ?" uns atrás dos outros....e eu pensava que aquilo era só chulos e que depois iam buscar as pêgas á barraca se eu dissesse que sim ....afinal era outra coisa!!
Colocada: Sáb, 05 Nov 2005 - 20:32 Assunto:
OI Pessoal.
Nao, nuno, aqui nao tratam a Maria Joana por Maria. Tratam-na pelo nome completo !!
O caribe bombou meio metro. O barco largou-nos na onda e afastou-se para nos esperar. Surfamos sozinhos em frente a uma praia deserta, daquelas que as palmeiras avancao sobre a praia, onde a vegetacao abunda, onde nao ha uma pegada na areia a nao ser marcas de carangueijos e cocos caidos. A agua parecia sopa, tive de surfar de chapeu para aguentar. Mesmo assim estavamos todos mamados qd chegamos a casa...
Santa Catalina: a vegetacao aqui e impressionante. O que hoje e uma planta amanha torna-se numa arvore imponente. A onda e muito boa: uma esquerda e direita. O drop e agressivo para ambos os lados mas mais ainda para a esquerda que faz logo um tubao no pico mas depois, em relacao a direita, e mais curta e tem menos seccoes. A direita a seguir ao take oFf arma-se toda. Da para mandar um rasgadao ou meter para dentro, depende. Depois vai sempre em pe ate encontrar outra seccao tubular no inside. Pode-se fazer um flewater ou mesmo por para dentro.
De resto nao se passa nada. Esta e epoca baixa e esta muita coisa fechada. A luz cerra as 18 e o mais tardar as 22 estasmos a dormir depois de beber uma cervejas e de tar a conversa com os visinhos do resto do mundo, ou depois de jogar o pequeno almoco do proximo dia numa cartada, ou mesmo depois de uma bela leitura (acabei de ler o EQUADOR do Miguel S. Tavares e recomendo).
Ja visitei uma ilhas defronte muito simpaticas, diria mesmo parasidiacas se tivessem ondas!!! Ja estive varias vezes com o Luis que e o Lagarvio que aqui se estabeleceu. Tem um terreno onde construiu umas cabanas e aluga-as a quem aparecer. Ja tem uma filha com uma nativa e esta sempre a convidar-nos para la irmos a casa que por sinal esta colocada numa posicao previligiada: em cima de um morro com o mar defronte!!! A construcao e em cimento mas com estilio panamenho!!!
Amanha vamos viajar umas 10 horas ate uma ilha que se chama MORRO NEGRITO. Aquilo tem 4 ondas muito boas e so la ha um surf camp !!! Paga-se 50 dolars por dia com tudo incluido, inclusive o tranporte de barco ate ao pico.
Registo: Oct 24, 2004 Mensagens: 7607 Local/Origem: Carcavelos/Évora
Colocada: Sáb, 05 Nov 2005 - 21:44 Assunto:
tripzorra à maneirex!!! tou a ver que estás aí a curtir em bom... deve ser do melhor mandar umas surfadas ai nesse fim de mundo, com umas paisagens virgens e imaculadas (ainda) so com a natureza e uns qts amigos e bifes!!
porreiro pah!! um dia ainda hei-d ser eu a fazer uma dessas!!! agr n que ando teso que nem um carapau! mas qq dia vingo-me, fdx!!
qt a ti, diverte-te e aprecia bem a viagem!!! é o que de melhor podemos fazer nesta vida, viajar e conhecer sitios novos, se isso significar ondas de qualidade, melhor ainda!!
Colocada: Qui, 10 Nov 2005 - 17:09 Assunto:
Pois e pessoal, ca estou eu a falar vos do Panama
Estive 3 dias num local maravilhoso, um dos ultimos redutos da civilizacao. Morro Negrito, uma ilha abandonada no meio do pacifico. Um surf camp situado nessa ilha com o minimo necessario para uma excelente estadia. Altas ondas, quer nessa ilha quer nas outras ilhas circundantes. Conheci excelentes pessoas, especialmente Americanos. E digo vos: os americanos tem muitos defeitos mas nao sao maus diabos (mas isso e outra conversa)...
So para voces verem o nivel de isolamento da ilha, para se ir buscar um saco de gelo ou um maco de tabaco tinha se que fazer 45 minutos de barco e 1 hora de carro!!! No primeiro dia nao conseguia adormecer: era tanto o barulho dos animais (macacos e ate vacas selvagem !!) misturado com o barulho das ondas que a excitacao tomava conta de mim. Estava na selva !!!!
Ondas era para todo o gosto e feitio: certo e que nem sempre estava mesmo bom mas havia sempre onda para nos divertirmos. A agua excusado sera dizer que era sopa...
Voltamos a cidade do Panama, daqui pouco tenho voo para Madrid. Ontem, claro esta, fomos sair. Vimos gente muit gira e alto ambiente.
Por aqui e tudo, julgo que este meu diario de viagem esta prestes a chegar ao fim, pode ser que daqui a um ano va buscar este topico novamente para anunciar uma outra viagem mas, desta vez, muito mais ambiciosa...
Registo: Jun 08, 2005 Mensagens: 4630 Local/Origem: Costa / Estremoz
Colocada: Qui, 10 Nov 2005 - 22:13 Assunto:
Citação:
pode ser que daqui a um ano va buscar este topico novamente para anunciar uma outra viagem mas, desta vez, muito mais ambiciosa...
Uma coisa boa das viagens é q são o maior estímulo para futuras jornadas. E pelo vistos esta fez-te pensar em grande, já dizes q queres uma mais ambiciosa, lol, imagino...
Registo: Oct 19, 2006 Mensagens: 881 Local/Origem: @ Porto
Colocada: Qua, 06 Nov 2013 - 18:28 Assunto:
Sim eu sei é um desenterranço daqueles, mas é o unico post que encontrei com isto por isso azar Alem disso o Bitang vai gostar de recordar o que escreveu....
Bem estou a pensar ir passar o carnaval até ao Panama.... Alguem mais já la esteve e pode dar umas dicas ?
Já agora sabem se a KLM leva muito caro por levar pranchas ?
Registo: Jan 24, 2009 Mensagens: 1534 Local/Origem: Poça / Azarujinha
Colocada: Dom, 10 Nov 2013 - 17:18 Assunto:
dropes escreveu:
Sim eu sei é um desenterranço daqueles, mas é o unico post que encontrei com isto por isso azar Alem disso o Bitang vai gostar de recordar o que escreveu....
Bem estou a pensar ir passar o carnaval até ao Panama.... Alguem mais já la esteve e pode dar umas dicas ?
Já agora sabem se a KLM leva muito caro por levar pranchas ?
FYI, Eu vou estar em Cartagena pela última semana de Janeiro e na 1ª de Fevereiro. Não devo surfar, mas vou andar a passear pela zona.
Bem a KLM fez outra promoçao e não deixei escapar....
Alguem consegue dar umas dicas ?
Boas!
Bintang dá para reavivar este tópico e dar umas dicas de 'places to stay' , preços, etc...
Zonas de surf com pouco crowd w boas praias...levo a namorada..
_________________ I changed my executive suit for my wetsuit and my tie for my leash.
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum