Vou copiar a notícia, sobre este rumor, que vi num site de surf:
"Segundo notícia do Noosa Journal, Terry Hardy, manager de Kelly Slater terá estado na passada semana em Los Angeles a ultimar os detalhes de um novo circuito mundial de surf.
Se este rumor já é mais que suficiente para deixar o mundo do surf em polvorosa à espera dos próximos capítulos, a notícia é tanto mais relevante quanto os contornos deste suposto novo circuito - uma verdadeira nova ordem mundial do surf. O próprio Phil Jarratt avança a notícia cautelosamente, uma vez que os media pouca ou nenhuma cobertura deram a estes rumores, e nem Slater nem Hardy se dignaram a comentar, mas garante que a notícia lhe veio parar ao colo vinda de fonte seguríssima.
O novo circuito deverá divergir radicalmente do World Tour da ASP, sendo encabeçado por Slater e constituído por oito etapas, cada qual com um prize-money de 1 milhão de dólares. Repita-se para não haver dúvidas: 1 milhão de dólares, por oposição aos 300 mil de cada etapa do WT. Para se ter uma noção do que isto significa para os atletas, basta dizer que um surfista eliminado na primeira ronda ganharia, ainda assim, 40 mil dólares. Por outras palavras: os surfistas que participassem num circuito como este poderiam encarar o circuito mundial numa perspectiva bem diferente da actual, sem a asfixia de patrocínios e com a certeza de ganhos anuais de pelo menos 320 mil dólares.
O que se diz é que o circuito será patrocinado e integralmente coberto pela ESPN, conhecida cadeia de televisão norte-americana, com os direitos de transmissão vendidos à escala global.
O que significaria um novo circuito ao nível do surf propriamente dito? Provavelmente muito, se tivermos em conta as críticas feitas por Slater, ao longo dos anos, aos critérios da ASP. Resta dizer que a própria ASP se rendeu às evidências, como se prova pela adesão aos heats sobrepostos em Pipe, uma proposta originalmente feita por Slater. Numa fase em que muito se fala do fosso cavado entre freesurf e surf competitivo, a boa nova de um circuito mundial com mais dinheiro e novos critérios pode muito bem ser a mudança que muitos exigiam, incluindo o próprio Slater."
O que é que acham?
Eu acho que era positivo porque, penso que os prize moneys dos campeonatos são baixos, comparativamente a outros desportos e face aos custos que os próprios surfistas têm. Torna-os também demasiado dependentes dos patrocínios o que por vezes pode ser algo injusto, já que por vezes, esses patrocínios não são completamente lineares face ao talento do surfista.
Outro aspecto que acho positivo é que, finalmente, iriamos poder começar a ver o CT na televisão em vez de webcasts, alguns deles muito maus.
Registo: May 12, 2003 Mensagens: 2732 Local/Origem: Parede
Colocada: Sex, 10 Jul 2009 - 22:51 Assunto:
Eu acho uma boa ideia desde que seja para inovar e para melhorar o espetáculo. Atá agora ainda, e segundo que tu disseste ainda só sabemos do numero de etapas e dos prize moneys, falta saber ainda muita coisa para dar uma opinião mais acertiva, critérios de avaliação, surfistas com acesso ao tour, modelo de campeonato, heats, etc, etc. Mas sim, já está na altura de se mudar qualquer coisa!!!
Registo: Apr 06, 2003 Mensagens: 5824 Local/Origem: Av. do Mar
Colocada: Sex, 10 Jul 2009 - 23:09 Assunto:
O slater está armado em parvo? Eu só consigo pensar no degredo em que transformaram a Formula 1, a favor dos direitos televisivos e do espectaculo.
Agora todas as provas parecem aquela palhaçada que houve no porto, com os carros todos iguais às voltinhas no estádio...
A espn a patrocinar o circuito mundial de surf. Ponha a mão no ar quem pensa que vai continuar a haver transmissão online.
Escreves ai no teu post que assim é melhor porque começam a passar na tv. Deves ter sporttv em casa.
Já nem o campeonato mundial de rugby, com a presença dos nossos esforçados atletas, passa em canal publico. _________________ Do what you love and you'll never work a day in your life.
Registo: May 12, 2003 Mensagens: 2732 Local/Origem: Parede
Colocada: Sex, 10 Jul 2009 - 23:14 Assunto:
eu não tenho SportTV mas se houver um campeonato mundial de surf de Elite adiro logo!!
Temos que admitir, eu se fosse um slater, ou memso o slater e ouvisse noticias como a do CR agora é 9, tb fazia por criar um circuito onde as minhas tubaças fossem mais bem pagas!!!
Escreves ai no teu post que assim é melhor porque começam a passar na tv. Deves ter sporttv em casa.
Já nem o campeonato mundial de rugby, com a presença dos nossos esforçados atletas, passa em canal publico.
Pois... não tinha pensado nisso!
Não tenho sporttv e também detesto a monopolização que eles fizeram!
Se o CT só fosse transmitido na sporttv, era o que chegava para preferir que ficasse tudo como está.
entao mas a transmissao nao e da espn ?
entao pq falam na sporttv?
A ESPN patrocinava e detinha os direitos de transmissão, mas como vem na notícia, vendia esses direitos pelo mundo inteiro. O mais provável que ia acontecer era a sporttv comprar um exclusivo para cá. A ESPN, por exemplo, também transmite alguns jogos da NBA, mas se os quiseres ver na TV, tens que ter a sporttv
Não é por nada, mas se não passasse na sporttv, passava onde? Não estou a ver um dos 4 canais livres comprar os direitos de emissão (que não devem ser propriamente baratos). O único canal em que passam outros desportos que não futebol é a RTP2, e não me parece que tenham orçamento para tal (acho eu, não faço a mais pequena ideia, mas normalmente não passam coisas "high-profile"). Quanto à sporttv, nem é propriamente cara para a quantidade e qualidade de material que passam. Ainda é dinheiro, obviamente, mas o pessoal que eu vejo a queixar-se que a sporttv é cara e tal depois é capaz de espatifar bem mais do que os 18 euros ou lá o que é a mensalidade dos canais em tabaco ou coisas igualmente supérfluas.
Já agora que se fala no assunto: alguem tem FuelTV ?
Passa lá alguma coisa de qualidade no que toca a surf ?
É que a ExtremeSports anda passar ainda etapas das ASP em 2007?
É ridículo....mas enfim... _________________ I changed my executive suit for my wetsuit and my tie for my leash.
Registo: Aug 27, 2007 Mensagens: 1923 Local/Origem: Porto
Colocada: Sáb, 11 Jul 2009 - 16:29 Assunto:
presley escreveu:
O slater está armado em parvo? Eu só consigo pensar no degredo em que transformaram a Formula 1, a favor dos direitos televisivos e do espectaculo.
Agora todas as provas parecem aquela palhaçada que houve no porto, com os carros todos iguais às voltinhas no estádio...
Concordo com a parvoíce e discordo da tua afirmação relativamente ao Mundial de Turismos. É que, exceptuando as corridas disputadas em circuitos urbanos, há mais ultrapassagens numa só manga do WTCC do que em toda a temporada de F1.
presley escreveu:
A espn a patrocinar o circuito mundial de surf. Ponha a mão no ar quem pensa que vai continuar a haver transmissão online.
Já nem o campeonato mundial de rugby, com a presença dos nossos esforçados atletas, passa em canal publico.
Não me fodam. Assim mesmo, sem espinhas. Primeiro foi a F1. Depois comeram-me os Lobos. E este ano fiquei sem as transmissões do MotoGP e os fantásticos comentários em inglês do Randy, do Julian e do Toby. Quando as meninas da Tvcabo me ligavam indagando se não queria (voltar) a aderir ao serviço, a única pergunta que eu lhes fazia era relativamente à possibilidade de ter o Eurosport em inglês. Mal me diziam que não acabava logo a conversa.
E agora querem foder-me os webcasts do CT?! Não brinquem. Prefiro mil vezes um webcast de merda acessível em qualquer lugar do que a melhor transmissão televisiva alguma vez feita.
Alguém pensou no que acontecerá quando, simultaneamente com uma etapa do CT, decorrer outra prova desportiva mais amiga das massas? E pensam que existirá algum canal disponível para transmitir a totalidade dos dias de prova?
Repito: não me fodam.
Quanto ao Slater, caso a notícia tenha o seu fundo de verdade, é bom que não se lembre de anunciar isto antes de Outubro. Caso contrário arrisca-se a entrar em Supertubos com metade da prancha partida.
edit: sabem qual foi a razão para a Dorna não renovar o contrato com o Eurosport inglês? Segundo eles, pretendiam que as transmissões televisivas ficassem disponíveis em sinal aberto para poder alcançar maior número de espectadores e, dessa forma, promover o desporto. Curiosamente, em PT ocorre sempre o inverso...
Registo: May 14, 2003 Mensagens: 4482 Local/Origem: Lisboa
Colocada: Sáb, 11 Jul 2009 - 16:40 Assunto:
Longe de mim querer ensinar algo a alguém, mas deixem-me que vos diga que a Televisão (neste caso a ESPN) não é o futuro de nada... Já webcasts, é outra história! _________________ The Search: the essence of adventure, an escape from the bondage of everyday life!
Registo: May 14, 2003 Mensagens: 4482 Local/Origem: Lisboa
Colocada: Sáb, 11 Jul 2009 - 16:42 Assunto:
gpecurto escreveu:
Eu não tenho mas já passei umas horas a ver em casa de "alguém"... A resposta à tua pergunta é sim, muita coisa e com boa qualidade. Quanto a CT's, acho que passa os mais recentes mas não estou seguro! _________________ The Search: the essence of adventure, an escape from the bondage of everyday life!
Registo: Apr 06, 2003 Mensagens: 5824 Local/Origem: Av. do Mar
Colocada: Sáb, 11 Jul 2009 - 16:57 Assunto:
mrvertigo escreveu:
presley escreveu:
Concordo com a parvoíce e discordo da tua afirmação relativamente ao Mundial de Turismos. É que, exceptuando as corridas disputadas em circuitos urbanos, há mais ultrapassagens numa só manga do WTCC do que em toda a temporada de F1.
Eu discordo da tua discordância. A fórmula 1 não tem a ver com ultrapassagens e espectaculo. Para entreter estão lá as meninas da pit stop.
A fórmula 1 tem a ver com técnica e trabalho de equipa.
Outro desporto motorizado que também não tem ultrapassagens é os rallys.
E agora lembrei-me de outra grande prova assassinada por promotores e competidores que julgam saber mais que os outros. O Paris-Dakar. _________________ Do what you love and you'll never work a day in your life.
Registo: May 19, 2008 Mensagens: 271 Local/Origem: Lisboa
Colocada: Sáb, 11 Jul 2009 - 18:51 Assunto:
dafonso escreveu:
gpecurto escreveu:
Eu não tenho mas já passei umas horas a ver em casa de "alguém"... A resposta à tua pergunta é sim, muita coisa e com boa qualidade. Quanto a CT's, acho que passa os mais recentes mas não estou seguro!
Eu tenho o MEO.
E sim passa muita coisa com qualidade. _________________ Only a surfer knows the feeling!
pois, aqui com a zon o extreme é horrivel. O drive thru australia é o unico filme que dão e depois é o ct de 07 que passa repetidamente _________________ 1 litro de petroleo extraido, transportado e refinado em gasolina custa cerca de 10 centimos . o resto são impostos e margens de lucro
Problem poor people?
zon (tvcabo) tem espn num pacote fantastico se nao estou em erro ou entao ate mesmo no classico.
Mas nesse canal (ESPN classic), acho que não se passa nada de importante. Se esta notícia se concretizasse, quase de certeza que era como já foi dito.
Mas lembro que isto é apenas um rumor e está muito longe de ser uma realidade.
mas tb tens a ESPN America. supostamente e nessa que vai passar, se assim for a unica maneira e tirarem a ESPN da grelha enquanto isso passa na sportv.
Registo: Oct 20, 2007 Mensagens: 704 Local/Origem: Torres Vedras
Colocada: Sáb, 11 Jul 2009 - 19:14 Assunto:
A mim esses circuitos especiais assustam-me bastante...não é que ache o da asp perfeito, longe disso(vide certos critérios do júri tipo em bells beach) mas pelo menos é justo para com os fãs. Já para não falar que provavelmente a competição seria desvirtuada pelo espectáculo, à pala de querer arranjar mais audiências e cenas do género. e se o mercado do surf já está massificado à bruta, então com uma competição dessas havia de ser bom... _________________ http://mariaetelvina.blogspot.com http://abstractive.deviantart.com
Registo: Jun 08, 2008 Mensagens: 1107 Local/Origem: sjoao da madeira/coimbra
Colocada: Sáb, 11 Jul 2009 - 20:42 Assunto:
Os webcasts são o futuro mas não da maneira como são feitos. Ha dias vi um bocado do ct das gajas numa resoluçao de30x ou qualquer merda assim.
Acho bom apostar num novo circuito com um bom prize money para libertar os atletas da pressão dos patrocinios e da transmissao na tv, mas depois tambem há que ter noçao que nenhum canal ia tar a pasar uma etapa o dia todo como fazem os webcasts. Acho que a melhor opçao era mesmo ser comprado para explorar o streaming. Não tv tv..
E acho importante a atitude do slater, mesmo que a ideia nao ande para a frente já deve chegar para sacudir um bocado a asp. _________________ http://stopdesigns.wordpress.com
Registo: Oct 20, 2007 Mensagens: 704 Local/Origem: Torres Vedras
Colocada: Sáb, 11 Jul 2009 - 23:44 Assunto:
O problema meu é que fazendo uma cena tipo a do slater, os surfistas em vez de ficarem dependentes dos patrocínios, ficavam dependentes das receitas televisivas como na bola.Honestamente tenho medo que uma cena desse género ficasse demasiado refém de interesses económicos. Parece-me que as televisões em geral consideram o surf muito mais um entretenimento e um espectáculo do que propriamente um desporto que é aquilo que ele é.
Espero que a atitude do slater seja mais numa de abanar o sistema que de criar uma espécie de champions league do surf. Em que também há sempre pressões da parte dos clubes para tornar a competição mais hum, "elitista". _________________ http://mariaetelvina.blogspot.com http://abstractive.deviantart.com
O surf de competição já está demasiado dependente de interesses económicos. Se assim não fosse, não havia profissionais. Se a ideia do Slater fosse avante, até havia bem menos pressão porque, se os prize moneys se mantivessem, um surfista que perdesse todas as provas à primeira, ainda levava para casa uma bela soma! Mas à medida que leio as vossas opiniões, estou cada vez mais céptico em relação à concretização deste rumor. Não é que a tv não tenha futuro, porque pelo menos no imediato e médio prazo, ainda terá bastante. Se assim não fosse, não se investia tanto como se continua a investir (tv digital, alta definição, interactividade, etc). Mas parece-me praticamente impossível que um canal transmita, nos dias dos eventos, umas 8hs de surf non-stop. Obviamente que gostava de ver o CT na tv, com muito melhor qualidade, com muito mais profissionalismo (p.e. perder uma onda de um surfista por causa de uma entrevista, para mim é uma imbecilidade) mas, pesando os prós e contras, para nós (para os surfistas já não será bem assim...), talvez seja melhor ficar tudo como está.
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum