Colocada: Ter, 01 Jun 2010 - 22:35 Assunto: Violao
Estava eu sem nada para fazer ( como de costume ) e dedica-mei ao instrumento que tenho lá em casa parado a ganhar pó - o violão. Como tal, iniciando neste mundo da música eu preciso de dicas dessa malta expert
sites, videos são agredecidos
como a afinar o violão ?
e intrepertar acordes ? batidas ? alguem me explica ?
Editado pela última vez por rikard em Ter, 01 Jun 2010 - 23:45, num total de 1 vez
De resto, se queres ir aprendendo acordes e até mesmo ir começando a aprender musicas, aconselho-te a ver alguns videos no youtube (tutorials), ajudam bastante.
Tenta aprender também a ler tablaturas, vai facilitar te a perceber a posição relativa dos dedos no braço da guitarra.
De resto, se queres ir aprendendo acordes e até mesmo ir começando a aprender musicas, aconselho-te a ver alguns videos no youtube (tutorials), ajudam bastante.
Tenta aprender também a ler tablaturas, vai facilitar te a perceber a posição relativa dos dedos no braço da guitarra.
Para aprenderes a tocar basta fazeres uma pesquisa por "guitar lesson" no youtube. Na minha opinião, os melhores videos são os do "Marty Schwartz". Um site, também, muito bom e que ensina tudo deste principiante até nivel avançado é o seguinte:
Para afinar, ouves o som que o telemóvel faz ao ligar para alguem. E daí sacas o lá. O lá encontras na corda de mi (1º mais fina) no quinto traste. Depois vai subindo nas cordas, na de si, quinto traste, o som tem de ser igual ao da de mi solta. Na sorda de sol, 4 traste, que terá de ser igual à de si solta, na de ré, quinto traste igual à de sol, na de la quinto traste igual à de ré, e na de mi grossa, quinto traste igual à de la.
De resto, mi e si não tem sustenido. Pegas na escala do ré mi fa sol la si do, e sacas essas notas na guitarra. Exemplo: corda de mi grossa (6º), mi, apertas o primeiro traste tens fa, segundo traste fa sustenido, 3º traste sol, quarto sol sustenido, e por aí em diante na escala do re mi fa sol la si do, sendo que o si e o mi não tem sustenido.
Para fazeres os acordes, graus. Acorde normal 1, 3 e 5. Exemplo:
Dó Ré Mi Fa Sol Lá Si Dó
para fazer o acorde de dó, começas na nota dó, 1º grau, mi 3 grau e sol, quinto grau. Depois é só procurares as notas no braço.
Mais à frente procura por intervalos, aí a contagem é diferente pois entram os sutenidos, no entanto precisas dela para fazeres acordes menores, sétimas, diminuidos, ... e afins.
No entanto, este é capaz de não ser o melhor forum para te tirar as dúvidas!!
Registo: Oct 24, 2004 Mensagens: 7607 Local/Origem: Carcavelos/Évora
Colocada: Qua, 02 Jun 2010 - 11:20 Assunto:
Ora da pouca experiência que tenho de guitarra, pois comecei também há um mês e picos, depois de uma tentativa falhada há 17 anos atrás é que hoje com a Internet é mais facil e estimulante aprender.
Tablaturas há em todo o lado, e melhor do que isso, há o Guitar Pro facilita imenso. A tablatura, ao contrário da partitura, não define os tempos e o ritmo o que exige que se conheça muito bem a musica para se conseguir tocar com a tablatura, e mesmo assim... ora com o Guitar Pro isso não acontece.
O Guitar Pro tem ainda outra coisa excelente que descobri ao longo do tempo e que é a possibilidade de ir gravando pedaços de musica que se va compondo, por exemplo, ao improviso!
Falando em improviso: escalas para mim é muito importante. Aprender escalas além de ser muito importante no processo de composição, ajuda-nos a perceber a lógica de composição da maioria das musicas... além de ser um belo exercicio de aquecimento. Ainda quanto a escalas, obrigatórias são a de blues e a sua derivada, a pentatónica!
Aquecimento: quem quiser faz, quem quiser não faz! Mas eu diria que quando se começa a tocar, os primeiros 30 minutos são de aquecimento e muita coisa sai mal. Ao longo do tempo vai-se notando a melhoria, e portanto só é produtivo ao fim desse tempo. Garanto que passados estes 30 minutos facilmentes nos esquecemos e estamos 2 ou 3 horas de roda da guitarra!!
Outra coisa que recentemente notei é a dureza e tamanho das palhetas. Não sendo regra geral, mas no meu caso, palhetas mais grossas e pequenas são excelente para solar; grossas e grandes para o misto, palhetas finas são óptimas para acordes soltos.
Mais um conselho: não tentar aprender musicas que se gosta muito. Procurar musicas mais faceis e ir começando, e depois sim ir passando para coisas mais complicadas. Obviamente que se encontram musicas faceis e que se gosta muito... óptimo!
Alguém falou ai dos videos do Marty Schwartz, e eu aconselho! Muito bom. Aprendi num video dele uma malha aparentemente simples de blues mas que não será propriamente pêra doce (especialmente para quem está no inicio) mas que hoje domino bem e me dá grande gozo de tocar.
Afinação: pessoalmente ainda não atinei com a afinação de ouvido, apesar de já conseguir identificar quando uma corda está desafinada, mas sei de amigos mais experientes que além de mais prático é uma excelente ajuda no processo de aprendizagem. No inicio acho perfeitamente aceitável usar-se um afinador electrónico.
No meu caso pessoal estou totalmente viciado, todos os dias toco, em média 2 horas por dia, mais coisa menos coisa.
Já aprendi a escala pentatónica menor e a de blues é que ainda não está totalmente interiorizada! Ajuda bastante, principalmente para quem gosta de rock/metal e/ou blues!
Não tenho treinado tanto aquele tipo de musica que tradicionalmente se aprende como as "Dunas" dos GNR ou o "Wonderwall" dos Oasis, por exemplo, porque apesar de serem importantes para treinar a transição entre os acordes, a mim não me dão grande pica.
Já me dá mais pica uma "Through Glass" dos Stone Sour, que é bastante simples, mas não tão monótona; ou então uma "Panteist" dos Agalloch que são uma banda de black metal progressivo que têm muitas musicas instrumentais acústicas de estilo épico.
Uma lixada de tocar é o "Simple Man" dos Lynyrd Skynyrd pelo simples facto de ser uma musica coms 5 guitarras, 3 ritmicas e 2 leads. Ainda não consegui encontrar uma versão acústica e o que tenho feito é "cortar e colar" o ritmo aos solos na acustica. O ritmo para mim é mais complicado do que os solos sendo que estes se tornam praticamente impossiveis de tocar numa acústica por causa do braço (o traste 20 numa acustica não é propriamente facil de tocar ). Mas é um exemplo de uma musica que adoro, não sendo propriamente acessivel a não ser quando tiver uma eléctrica!!
Para não me alongar mais, dou mais dois exemplos de duas músicas que me estão a dar uma pica enorme:
"The Thrill is Gone" do Mestre BB King que estou a aprender da qual já domino a primeira parte... e que pica!!! É uma musica essencialmente de solos, que quem já ouviu poderá comprovar, e é isso que me dá pica!! Brutal mesmo... para ser melhor só mesmo tocada no tipo de guitarra certa: eléctrica!!
"Supa Scoopa and Mighty Scoop" dos Kyuss que é um dos maiores hinos do stoner rock. Apesar de ser uma musica de tons graves, com uma afinação de guitarra 2 tons abaixos com muitissima disturção e ainda com um pedal fuzz por cima, pode-se tocar facilmente com acustica. É uma musica que me dá alta pica, pois apesar de uma estrutura relativamente facil de decorar, não é monótona e a batalha nos solos é bastante estimulante. Estamos a falar de tocar em palm mute nos riffs e muito hammer on nos solos... e estamos a falar de uma musica composta e tocada por um dos grandes guitarristas da geração dos 90' - Josh Homme!
Outra bem porreira é a versão de "Personal Jesus" do Johnny Cash (aqui esqueçam as palhetas... é ao dedo mesmo)!
E pronto, assim de repente são os conselhos e dicas que consigo dar!
Waza, se tiveres guitarra clássica, deixa crescer as unhas da mão direita, e ficas com 5 palhetas!!
Aconselho vivamente o flamenco e bossa nova, demora mais a aprender mas serve de base para muita coisa, tendo uma componente forte de base ritmica e outra de melodia!!
Quem toca clássico toca rock, toca qualquer coisa!
Colocada: Qua, 02 Jun 2010 - 15:18 Assunto: Re: .
zemi escreveu:
Waza, se tiveres guitarra clássica, deixa crescer as unhas da mão direita, e ficas com 5 palhetas!!
Aconselho vivamente o flamenco e bossa nova, demora mais a aprender mas serve de base para muita coisa, tendo uma componente forte de base ritmica e outra de melodia!!
Quem toca clássico toca rock, toca qualquer coisa!
Zemi, não é clássica... é uma acustica!
De flamenco e bossa sugeres algo em especial? Confesso que não conheço nada e portanto nem sei bem por onde procurar!!
Bossa nova, começa com zeca pagodinho, as musicas são conhecidas logo é mais fácil de aprender, tenta a musica "maneiras" é fácil de aprender, não tem muitos acordes e segue uma sequência que é comum a outras tantas.
Flamenco, antes de pegares em acordes, tens de treinar as escalas que falavas, por exemplo, com o indicador e anelar. Ritmos são muito importantes, mas é complicado explicar por escrita. Vivi um ano em Granada, espanha, e aprendi tudo com ciganos na rua, agora é aperfeiçoar.
Mas procura "tango flamenco" e é capaz de ser o mais fácil para começar.
No que respeita ao flamenco, lembra-te sempre que é quase tudo a 12 tempos. Com várias divisões, ex: 1 2 3 1 2 3 1 2 1 2 12, ou 1 2 3 1 2 1 2 3 1 2 1 2...
O melhor é mesmo cada um tocar o que mais curte, dessa forma sai tudo melhor!!
Se bem que em guitarra acústica é complicado, tens um braço muito fino e cordas que te partem as unhas!!!
Outra coisa, no flamenco, também tocas na madeiras, por exemplo 1 2 3 (1 e 2 tempos nas cordas, 3 batida na caixa)...
Vê no youtube uns pacos de lucia e vicente amigos e vês que te sai a pica toda!!!
Bossa nova, começa com zeca pagodinho, as musicas são conhecidas logo é mais fácil de aprender, tenta a musica "maneiras" é fácil de aprender, não tem muitos acordes e segue uma sequência que é comum a outras tantas.
Flamenco, antes de pegares em acordes, tens de treinar as escalas que falavas, por exemplo, com o indicador e anelar. Ritmos são muito importantes, mas é complicado explicar por escrita. Vivi um ano em Granada, espanha, e aprendi tudo com ciganos na rua, agora é aperfeiçoar.
Mas procura "tango flamenco" e é capaz de ser o mais fácil para começar.
No que respeita ao flamenco, lembra-te sempre que é quase tudo a 12 tempos. Com várias divisões, ex: 1 2 3 1 2 3 1 2 1 2 12, ou 1 2 3 1 2 1 2 3 1 2 1 2...
O melhor é mesmo cada um tocar o que mais curte, dessa forma sai tudo melhor!!
Se bem que em guitarra acústica é complicado, tens um braço muito fino e cordas que te partem as unhas!!!
Outra coisa, no flamenco, também tocas na madeiras, por exemplo 1 2 3 (1 e 2 tempos nas cordas, 3 batida na caixa)...
Vê no youtube uns pacos de lucia e vicente amigos e vês que te sai a pica toda!!!
Abraço
batidas e tempos, ritmo isso e o que ? (desculpa a inocencia: apenas tenho a ideia do senso comum)
rikard, o post era específico do flamenco, se ouvires as musicas, vê que a guitarra quase que é percussão.
Quanto aos tempos, toda a musica é dividida em compassos, digamos que é uma forma de mais instrumentos tocarem em simultâneo... tens 4/4 2/4 3/3 3/6 ... por aí em diante!!
Quanto aos ritmos, se estás a começar na guitarra, duas "palhetadas para baixo, duas para cima, uma para baixo e uma para cima e tá feito o primeiro...
Registo: Jun 22, 2008 Mensagens: 519 Local/Origem: Lisboa/Costa
Colocada: Qua, 02 Jun 2010 - 18:04 Assunto:
wazzaaa
Quanto à bossa nova tenta o "Samba de uma nota só" do tom jobim.
Pessoalmente acho genial e é uma excelente maneira de aprender dissonâncias.
Não tenho ideia o que há sobre isso na net (tablaturas, videos, etc), porque de bossa nova tenho um expert em casa e, quando tenho duvidas, recorro a ele.
começa por musicas mais "populares" por exemplo as dunas que sao os acordes basicos e aprendes tambem a trocar de acortes com calma ao fim de um tempo vais la depois vai procurando cada vez musicas mais dificeis com mais acordes barras
dou.te um outra dica tambem lool
se gostares de jack johnson ve videos dele ao vivo e a tocar e ve cover's das musicas dele que ajuda a evoluir muito aconselho vivamente
começa por musicas mais "populares" por exemplo as dunas que sao os acordes basicos e aprendes tambem a trocar de acortes com calma ao fim de um tempo vais la depois vai procurando cada vez musicas mais dificeis com mais acordes barras
se gostares de jack johnson ve videos dele ao vivo e a tocar e ve cover's das musicas dele que ajuda a evoluir muito aconselho vivamente
Registo: Mar 26, 2008 Mensagens: 5449 Local/Origem: Porto
Colocada: Qui, 03 Jun 2010 - 13:34 Assunto:
Para começar com os acordes, dunas, o ritmo desta é o clássico, dá para tudo, os acordes também sao os mais fáceis, é bom para treinar. Não há estrelas no ceu tambem é porreira e muito fácil, mas se bem me lembro já tem uma barra e o ritmo na parte do dó é complicado de fazer, caso contrário tens uma musica super repetitiva.
More than words - extreme, é excelente para primeiro dedilhado, é básica e toda a gente conhece.
Tambem a Tears in Heaven - Eric Clapton é muito boa, mas eu já toco ha uns 2 ou 3 anos e ainda nao atinei com a parte da voz, se bem que tambem nunca me dei muito ao trabalho.
A partir do momento em que conheces os acordes, ouves musicas e começas a associar o som de cada acorde ao ritmo da musica, e mesmo sem ver a cifra ou tab, ja sabes como se toca. E aí é que isto começa a ficar interessante.
A partir daí já começas a querer compôr, e inventar toda a treta que te vem a cabeça. Depois tens sempre aqueles momentos de felicidade, em que tás a fazer acordes à sorte e sai-te uma musica do catano!
Para treinar a abertura dos dedos, Shape of My Heart - Sting, tem de ser movimentos rápidos, combinados com um dedilhado que varia de acorde para acorde, e há uma parte da musica que tens de fazer barra num traste e por um dedo 2 trastes à frente, para quem já toca há algum tempo é básico, mas no inicio é um cargo de trabalhos! _________________ Soul, Union, Respect , Freedom
Colocada: Qui, 03 Jun 2010 - 23:17 Assunto:
Ritmos?
GUITAR PRO!! Aconselho vivamente a comprar nas "lojas do costume" porque a aprendizagem da musica é mmmmmuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiitissimo mais rapida e ajuda precisamente nos ritmos e nos tempos!!! Não me tou a ver a aprender o "The Thrill is Gone" do BB King sem o GUITAR PRO!
E hoje já aprendi mais um bom bocado!! É excelente! Hoje foi ate deixar pele dos dedos agarrada às cordas!!
Colocada: Sex, 04 Jun 2010 - 11:05 Assunto:
DiogoPedroso escreveu:
Temos que combinar ai uma jam wazzaa
Aí ó Diogo... não sei pá, tu não és comuna e tal... não sei não!!
Tou a brincar!! Epá, o problema é que eu vou tocando umas cenas, mas ainda mando muita "calinada" pelo meio... tipo falhar cordas, corda errada, dar-me brancas quanto à sequencia de cordas (no caso dos dedilhados). Se for para tocar o Wonderwall já é na boa: 4 acordes sempre a bombar... e repete, e repete, e repete!!
Mas sim, já dei por mim a tocar e a pensar que ter outra guitarra a acompanhar deve ser alto divertimento!!
pois os ritmos vais ganhando com o tempo eu no inicio tambem nao conseguia fazer ritmos com o tempo e com muita pratica(muita mesmo tipo todos os dias a tocar a tarde toda) fui la
tens de ter è calma e nao desistir!! ha muito pessoal que começa e depois nao consegue logo e desiste...nao podes desistir
Aí ó Diogo... não sei pá, tu não és comuna e tal... não sei não!!
Tou a brincar!! Epá, o problema é que eu vou tocando umas cenas, mas ainda mando muita "calinada" pelo meio... tipo falhar cordas, corda errada, dar-me brancas quanto à sequencia de cordas (no caso dos dedilhados). Se for para tocar o Wonderwall já é na boa: 4 acordes sempre a bombar... e repete, e repete, e repete!!
Mas sim, já dei por mim a tocar e a pensar que ter outra guitarra a acompanhar deve ser alto divertimento!!
Sou Anti Socratico , o resto podem ir ........ (se me arranjarem um tacho mudo logo de opinião , como é obvio...)
Pá , eu nao tenho tocado muito já ha uns dois anos , de vez enquando la pego "nela".
Ás vezes quero tocar uma mais basica , olha tipo o wonderwall e falta me um acorde ou assim
Amanha vou me inspirar no Bacalhoeiro , entretanto vai dando corda á guitarra! ehe
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum