Colocada: Sex, 28 Jan 2011 - 10:26 Assunto: Lixagem
Pessoal, tenho aqui um problema e estou com duvidas de como resolve-lo. Se alguem me pudesse ajudar agradecia.
Então, já acabei de fibrar a prancha e tambem já dei o hotcoat. Estou agora a lixar. o problema é que a 1a camada de fibra que pus (a 1a vez que fibrei alguma coisa na vida) não ficou muito bem e durante o resto do processo foi sempre a tentar disfarçar os erros da 1a camada. O que me está agora a acontecer é que na lixagem em alguns sitios começa-se a ver a fibra de vidro e ainda nao consegui por tudo certinho, precisava de lixar mais um bocado. o que faço? costumam pôr mais resina com parafina depois da lixagem? posso fazer isso para poder lixar mais e ficar mais certinho?
Cumprimentos a todos!
Colocada: Sex, 28 Jan 2011 - 11:20 Assunto: Re: Lixagem
duartesadio escreveu:
Pessoal, tenho aqui um problema e estou com duvidas de como resolve-lo. Se alguem me pudesse ajudar agradecia.
Então, já acabei de fibrar a prancha e tambem já dei o hotcoat. Estou agora a lixar. o problema é que a 1a camada de fibra que pus (a 1a vez que fibrei alguma coisa na vida) não ficou muito bem e durante o resto do processo foi sempre a tentar disfarçar os erros da 1a camada. O que me está agora a acontecer é que na lixagem em alguns sitios começa-se a ver a fibra de vidro e ainda nao consegui por tudo certinho, precisava de lixar mais um bocado. o que faço? costumam pôr mais resina com parafina depois da lixagem? posso fazer isso para poder lixar mais e ficar mais certinho?
Cumprimentos a todos!
Duarte,
É normal por ser a tua primeira laminação que fiquem algumas irregularidades. O facto de estares a ver a fibra (malha xadrez) a aparecer é sinal que tens que parar de lixar se não queres abrir um buraco e expores o foam.
Lixa uniformemente o melhor que conseguires e lembra-te que há zonas da prancha que não é assin tão importante ter tudo tão perfeito (ex: Deck) pois os teus pés vam fazer algum danos futaramente
Depois de passares a ultima lixa podes passar novamente mais uma fina camada de hotcoat bem esticado e lixar novamente para um acabamento final. Atenção ao peso da prancha ! É preferivel uma prancha leve com algumas irregularidades do que uma prancha de chumbo toda perfeitinha.
Deves encarar esta primeira experiência como uma lição para as próximas. Foi o ue eu fiz e o resultado é fantastico.
Boas sorte e depois publica ai os resultados. _________________ Zion
"If You Don´t TRY, You don´t DO, and if you don´t DO, What are you DOING here ?"
Obrigado Zion pela tua ajuda. E fica a saber que sou um grande seguidor dos trabalhos que vais publicando aqui no forum. ahahah A minha prancha não está nada como a tua primeira que publicaste aqui, mas como tu disseste estou a encarar este primeiro projecto como um conjunto de experiências.
Só mais uma duvida. Em condições normais a ultima coisa mesmo que se faz é a lixagem certo? Depois é soprar e por na água, certo?! ahah
Cumprimentos, e mais uma vez obrigadissimo pela tua ajuda
o zion deu umas dicas mto boas ,voçe pode aplicar o hot coat sempre que vc nao causar dano na fibra pois a resina do hotcoat é mto fraca devida a ela ser parafinada . o melhor é vc lixar a mao com um taco de madeira é muito trabalho mas vc vai sentir melhor a prancha.
o ideal é voçe aprender o porque do processo de laminaçao ser de esse forma ou seja o porque de cada coisa.
outra dica é procurar os locais da prancha que ainda estao com brilho,isso significa que esse local ainda nao esta nivelado com o resto da prancha.
a lixagem do hotcoat é a seco e normalmente se usa lixa p/ ferro nº50
Pessoal obrigado pelas vossas respostas, já me ajudaram bastante mas digam-me só mais uma coisa. Não posso deixar a prancha só com a resina com parafina (hotcoat)? é que está com bom aspecto acho eu...
o class serve para dar acabamento e ajuta a reforçar um pouco o processo de laminaçao.
voçe tem que entender a laminaçao é um processo só ,mas com varias etapas.
a resina sendo parafinada ela facilita a lixagem porque a resina pura dificulta muito a lixa agarra mto .
quando eu estava aprendendo a arranjar pranchas de surf eu nao usava resina parafinada e tinha o maior trabalho para lixar
Marco, obrigado pela tua resposta. Eu sei que o processo de laminagem tem várias etapas e que a parafina misturada na resina ajuda na lixagem. Mas a minha duvida era se eu posso NÃO lixar o hotcoat? Deixar só com uma camada fininha de resina com parafina em cima... sem passar lixa... ou não fica forte o suficiente?
se voçe deixar só no hotcoat a laminaçao vai ficar fraca porque a resina que esta em cima é fraca.ou seja ela nao tem o reforço estrutural que precisa.
o encapamento de uma prancha funciona como uma estrutura unica ela deve dar suporte ao foam para aguentar a pressao que vai ser exercida sobre ela e ao mesmo tempo flexivel, por isso que só se reforça o deck .
as pranchas de loja e de competiçao sao levinhas porque no processo de
lixagem se retira o maximo de resina possivel de cima da prancha ,e ela fica com oque chamamos de casquinha de ovo.
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum