Colocada: Sáb, 23 Abr 2011 - 22:57 Assunto: ajuda para a escolha acertada!
preciso da ajuda dos foristas mais experientes e desde já agradeço:
Quero comprar a minha 1ª prancha,mas não sei que tamanho comprar.
Tenho 1.80 e peso 80kg.Já faço bodyboard à uns anos(o que ajuda pois não começo do zero no que toca a conhecimento e leitura de mar,timing de entrada na onda,etc),também sei andar de skate,o que pode também ser uma ajuda...
Tou a pensar comprar uma Bugz em epoxy,que nova é mais barata que algumas usadas(custa 270 € nova).
A minha indecisão com o tamanho prende-se com o facto de não querer comprar uma prancha que por um lado asssim que domine o stand up se torne aborrecida pois é pouco manobravel,mas também não queria comprar uma tabua que atrasasse a minha aprendisagem por ser pequena demais...
A minha ideia é comprar uma prancha que dê para surfar por algum tempo,pelo menos em mar pequeno e mole.
As Bugz são vendidas nas medidas: 7'', 7.2'', 7,4'',7.6'',7.8'' e 7.10''.
Caso achem que existam melhores alternativas digam.
Obrigado e boas ondas para todos...
Fico à espera das vossas opiniões,que desde já agradeço.
Editado pela última vez por salitre em Qua, 27 Abr 2011 - 23:13, num total de 2 vezes
Obrigado wazzaa!
Também pensava que seria mais facil arranjar uma bateira usada a bom preço,mas nos vários sites que procurei está tudo ao preço desta ou mais caras...Sei que secalhar no final do verão é melhor altura para comprar,mas também é verdade que perdia esta primavera e verão de prática(que para começar no surf me parece a melhor altura do ano).
A minha indecisão é mesmo entre 7,7.2 ou 7.4...
aqui estão as tabuas.que acham?
_________________ 1 litro de petroleo extraido, transportado e refinado em gasolina custa cerca de 10 centimos . o resto são impostos e margens de lucro
Problem poor people?
Registo: Feb 27, 2010 Mensagens: 2760 Local/Origem: Space the Final Frontier
Colocada: Dom, 24 Abr 2011 - 10:53 Assunto:
Pensava que era uma unha encravada!!!
Mas afinal é a dança do Tiriri... Ai... Sigá... UéÉ... Friki Friki... Dáma abana esses nacos de carne e celulite que chamás de nÁdEgÁaAAaAAsSssSs!!! AIIiiiI _________________ Com cuecas de aço!
Obrigado wazzaa!
Também pensava que seria mais facil arranjar uma bateira usada a bom preço,mas nos vários sites que procurei está tudo ao preço desta ou mais caras...Sei que secalhar no final do verão é melhor altura para comprar,mas também é verdade que perdia esta primavera e verão de prática(que para começar no surf me parece a melhor altura do ano).
Para mim a melhor altura para começar a surfar foi mesmo no Outono. Apanhei a água quentinha no início de Outubro e comecei logo a levar com sets de metro e meio na tola pouco depois. Dá condicionamento físico para já surfares um pouquinho quando chegar o bom tempo. Quando chegas a Janeiro já sabes aquecer o corpo como deve ser e quando chegar Maio já fazes paredes de meio metro...
Obrigado wazzaa!
Para mim a melhor altura para começar a surfar foi mesmo no Outono. Apanhei a água quentinha no início de Outubro e comecei logo a levar com sets de metro e meio na tola pouco depois. Dá condicionamento físico para já surfares um pouquinho quando chegar o bom tempo. Quando chegas a Janeiro já sabes aquecer o corpo como deve ser e quando chegar Maio já fazes paredes de meio metro...
Para te ser sincero, acho que são das melhores pranchas que tenho visto, em relação preço/ qualidade. Ainda por cima em Epoxy e já com fins. Se estivesse a começar, nem olhava para trás. Penso eu de que.
Em relação ao tamanho: eu também tenho 1,80 e nunca tive nada acima de 7.2. Como já tens experiência de bodyboard, atira-te para uma 7.0. Rapidamente te vais habituar e sempre tens mais maneabilidade.
Boas a praticamente todos!
Tirando o sarcasmo dos iluminados Slaters deste forum,tocados pelo divino, que em vez de ajudarem,sofrem de complexos de superioridade e uma imensa e notável falta de humildade que está muito longe de corresponder ao verdadeiro espirito do surf(mas infelizmente no boggie é igual!!!)
Eu pedi ajuda a quem quisesse ajudar!quem não quer não ajuda,não obriguei ninguém a intervir!Não querem ajudar abstenham-se de fazer figuras tristes e de se comportarem dessa forma que não fica nada bem e não bate certo com o espirito do forum(afinal os foruns são criados para debater assuntos e esclarecer duvidas,não?) e do surf(pelo menos da forma como o vejo e sinto).
Infelizmente cada vez menos pessoas sabem a distinção entre ser surfista e saber apanhar ondas com uma qualquer prancha!!! agradeço aos restantes pela ajuda sem o complexo de superioridade e egos do tamanho de arranha céus de quem já sabe tanto que acha incompreensivel haver seres tão ignorantes que precisem de ajuda para comprar uma prancha e peçam ajuda!Que não entendam que é mais racional ouvir o máximo de opiniões para fazer a escolha mais acertada sem torrar dinheiro à toa!enfim acho que até tou a sobrevalorizar atitudes tão mesquinhas,foi só um desabafo.Acho que os admin do forum deveriam ter mais atenção a estes factos (que pelas minhas pesquisas nos posts do forum,estão longe de ser casos isolados),sob pena de desvirtuarem o fundamento de um forum e desencorajarem a livre partilha de conhecimento e informação pelo facto dos utilizadores não terem paciência para aturar criaturas dessas.
Acabei por decidir adquirir uma Bugz 7.10'' pois tenciono ficar com ela durante um tempo para surfar mar mais pequeno e mole e depois adquirir uma mais pequena (asim que tiver evoluido e quiser dar o proximo passo).
Obrigado a todos que ajudaram aqui ou em PM.
Obrigado e boas ondas a todos!
Editado pela última vez por salitre em Qua, 27 Abr 2011 - 23:43, num total de 1 vez
Tirando o sarcasmo dos iluminados Slaters deste forum,tocados pelo divino, que em vez de ajudarem,sofrem de complexos de superioridade e uma imensa e notável falta de humildade
Boas salitre,
Eu nem costumo comentar este tipo de coisas mas desta vez acho q devo fazê-lo.
Em primeiro lugar, tens todo o direito de não achar piada ao sarcasmo de outros users, mas daí a dizer que são complexados vai um grande passo. Parece-me que apenas estavam a brincar contigo sem intuito de ofender, aliás ninguém se te dirigiu e disse que "eras complexado". Enfim...
salitre escreveu:
Acho que os admin do forum deveriam ter mais atenção a estes factos (que pelas minhas pesquisas nos posts do forum,estão longe de ser casos isolados),sob pena de desvirtuarem o fundamento de um forum e desencorajarem a livre partilha de conhecimento e informação pelo facto dos utilizadores não terem paciência para aturar criaturas dessas.
Bem, quanto a isto que escreveste, o facto é que até à data vivemos num país livre. Eu não sou admin de coisa nenhuma, mas não me parece que ninguém te tenha faltado ao respeito e portanto, não abusaram da tua liberdade. Assim sendo, estando tu a escrever num "sitio público", sujeitas-te ao que outros poderão escrever. Lá pq não é útil não quer dizer q tenha de ser censurado.
Abraço e boas ondas
Aloha
salitre escreveu:
de quem já sabe tanto que acha incompreensivel haverem seres tão ignorantes
P.S.: O verbo "haver" quando é empregue com o sentido de "existir" não tem plural.
Quanto ao que disse sobre o espirito e a visão que tenho do surf acho que está tudo dito!
A diferença é essa!
E se leres os posts com atenção,está implicito o complexo de superioridade!!!
Vejo um post que não me interessa,não intervenho!!!
Pra quê gozar?só por maldade!!!não vejo oura razão!não acrescentam nada!e acabam por desencorajar outros a participar no forum! acho que são atitudes tristes!
Vivam e deixem viver!!!!paz!
Editado pela última vez por salitre em Qui, 28 Abr 2011 - 0:09, num total de 1 vez
Salitre, como te disse eu compreendo o facto de não gostares de certos comentários. Mas como bem disseste, "vivam e deixem viver". Não ligues rapaz. Não é que conheça muito bem os users a q te estás a referir, mas do q já li deles não me parece que o objectivo seja desencorajar ninguém a participar no fórum, mas simplesmente brincar o que até me parece normal visto o fórum, dado a própria temática, ser propício à "descontra" . Mas se calhar serei só eu. Fica bem rapaz
Não é ada que me tire o sono!!!!
Só acho triste!Quando comecei a surfar o espirito era tão diferente...e agora velo miudos com 20 anos que sabem fazer umas manobrinhas ranhosas e põem-se num pedestal...enfim...
Quando falei dos admin do forum não foi no sentido de censurarem,mas de chamarem à razão.não gosto de censura!Mas gosto de bom senso!
Acho que se queres contribuir positivamente intervens,se te aborrece e achas chato ou ridiculo,passas à frente!simples,né?sem pisar e ridicularizar ninguém...à imagem do que fizeste neste post posterior ao meu em que alguém pediu ajuda para comprar a 1ª prancha(novato, ajuda na compra de material),brincaste sem ridicularizar!eh pá são pontos de vista,td bem...sou diferente só isso!
Abraço
Editado pela última vez por salitre em Qui, 28 Abr 2011 - 0:20, num total de 1 vez
Salitre foi só um freaky freaky dança do funáná ali por parte do Twisted, tens que activar o sentido de humor. Acho que teve um bocadinho a ver com o titulo original do tópico. Gozar e brincar são coisas diferentes e acho que a primeira não foi usada
De qualquer maneira, boa escolha de prancha e aperta com aí com as ondas!
_________________ "memes, basófia, nicks e anonimatos...bem vindos à internet, glad you could join us." SeaNoEvil in Carcavelos Sangrento
Registo: Oct 24, 2004 Mensagens: 7607 Local/Origem: Carcavelos/Évora
Colocada: Qui, 28 Abr 2011 - 0:20 Assunto:
Salitre, eu até fui o primeiro a responder-te, mas lembro-me perfeitamente de ao ler o titulo do tópico pensar "olha, mais um... enésimo tópico a perguntar o mesmo".
Por acaso li a tua cena, tinhas perguntas objectivas e via-se que já tinhas pesquisado um bocado, ao contrário de muitos que aqui chegam, abrem um tópico com perguntas gerais, sem dar dados, explicar correctamente o que pretendem e estão à espera de disponibilidade total do pessoal para lhes responder.
Isto, no entanto, não invalida que eu ache este teu tópico, tal como muitos outros que constantemente o pessoal recem registado abre aqui, absolutamente desnecessários. E sabes porque são desnecessários? Porque:
1 - existe um botão de pesquisa, e existem montes de tópicos por este forum com as respostas a todas essas perguntas que todo o recém iniciado nestas lides pretende saber;
2 - há dois ou três anos houve aqui grande polémica entre os users mais velhos por causa da re-estruturação do forum em secções, coisa que não tinha, pois apenas havia uma secção que se chamava "Conversa da Treta" e era tudo ao molho. Ora bem, os apologistas da organização ganharam e o forum foi re-estruturado, sendo que essa re-estruturação teve, entre outras, como função precisamente promover maior acessibilidade aos conteudos. Existe, se a memória não me falha na secção "Best of" uma série de tópicos precisamente para os iniciados, alguns deles em sticky e tudo!!!
3 - quanto alguém se regista no atitude, e pretende ver um assunto discutido - e isto é extensivel a outros foruns - deve primeiro verificar se existem já tópicos sobre o assunto, e "desenterrá-los" evitando assim informação redundante e dispersa.
Posto isto, e atendendo ao facto de não seres o primeiro nem seres o ultimo a abrir um tópico deste género, has-de convir que a malta já não leva muito a sério este tipo de tópicos, para além da falta de pachorra. Eu por acaso tive-a neste, mas noutros não tive, e igualmente avacalhei. É algo com que se tem de viver quando se chega a uma comunidade com várias pessoas, com vários feitios e formas de estar, e especialmente uma comunidade que está habituada a seguir determinados pressupostos.
És jovem aqui, Salitre, e concerteza levaste a mal as palavras do ananas e do twisted, porque não conheces a postura deste dois foristas por aqui, que por acaso costumam ser bastante bem humorados, sendo que especialmente o twisted por vezes parece que vive noutro universo.
Desde já te digo, este forum passou por fases muito piores, inclusivé muitos dos da velha guarda deixaram praticamente de postar - ou postam lá de tempos a tempos - e houve, de facto, aqui alturas caóticas com discussões acaloradas acerca do rumo do forum. Actualmente até considero que as coisas andam calmas, com um astral mais elevado, também fruto do contributo de novos membros que entraram aqui com uma postura mais fresca, despretensiosa e bem disposta. Actualmente até considero que se assistiu a uma espécie de renovação do Atitude, sendo que curiosamente, a habitual "praxe" aos mais novos tomou novos e hilariantes dimensões.
Sim porque nos velhos tempos, quando se entrava aqui à carapau (e não digo que tu o tenhas feito, atenção) era-se aqui desancado forte e feio por Rudas, JB's, Bitangs e outros oldschool atitudienses! Quem tinha capacidade de encaixe ficava, e muitos ainda cá estão, outros nem aqueceram o lugar. Sempre se fez aqui assim essa "selecção natural". Portanto, eu até considero que isto não é nada comparado com esses tempos.
Por último e para terminar este testamento - desde já me perdoem a ousadia - mas isso do "verdadeiro espirito do surfista" é uma treta, ou como diria o Jasus, o "fair play" é uma treta, e para tal nem precisas de vir aqui, basta ires a Carcavelos ao fim de semana para ver o tal "verdadeiro espirito surfista", só não andam à chapada dentro de água porque não calha. Caga nesses clichés do surf ser "good vibes" e "espiritual" e balelas do género porque isso são generalizações liricas. Especialmente hoje em dia que o surf já é um desporto massificado, é toda a classe de pessoa em cima de uma prancha, desde o tipo mais zen à maior besta quadrada do quarteirão.
Por último e para terminar este testamento - desde já me perdoem a ousadia - mas isso do "verdadeiro espirito do surfista" é uma treta, ou como diria o Jasus, o "fair play" é uma treta, e para tal nem precisas de vir aqui, basta ires a Carcavelos ao fim de semana para ver o tal "verdadeiro espirito surfista", só não andam à chapada dentro de água porque não calha. Caga nesses clichés do surf ser "good vibes" e "espiritual" e balelas do género porque isso são generalizações liricas. Especialmente hoje em dia que o surf já é um desporto massificado, é toda a classe de pessoa em cima de uma prancha, desde o tipo mais zen à maior besta quadrada do quarteirão.
As saudades que eu tinha de um Off-topic, e aproveitando que ele já comprou prancha e tudo...
O surf, para mim, retrata a mentalidade dos que estão lá dentro. por vezes apenas vemos verdadeiros "cavalos" dentro de água que andam a competir pelo pico, a esmifrar qualquer ondinha e a dropinar toda a gente porque são os maiores... outras vezes vemos amigos que dão ondas uns aos outros, fazem juntos a mesma onda e dão gargalhadas quando acabam enleados nos chops uns dos outros...
Para mim, que ando numas ondas mini-marrecas, em que às vezes até me apanho sozinho na praia a coisa é bem ZEN. Acredito que se tivesse de me preocupar em não apanhar com o lip de uma de dois metros ou andar a esquivar-me aos drop-ins após uma espera interminável no line-up como se fala de outras praias o ZEN fosse escapar-se tão rapidamente como a água dentro do fato após um wipeout.
Enfim... se formos todos amigos pode ser que funcione melhor. Não podemos é ir todos para a mesma praia ao mesmo tempo, ok?
Salitre: Boa sorte com este início de aprendizagem e boas ondas!
Registo: Feb 27, 2010 Mensagens: 2760 Local/Origem: Space the Final Frontier
Colocada: Qui, 28 Abr 2011 - 9:41 Assunto:
Citação:
Tirando o sarcasmo dos iluminados Slaters deste forum,tocados pelo divino, que em vez de ajudarem,sofrem de complexos de superioridade e uma imensa e notável falta de humildade que está muito longe de corresponder ao verdadeiro espirito do surf(mas infelizmente no boggie é igual!!!)
Citação:
Não querem ajudar abstenham-se de fazer figuras tristes e de se comportarem dessa forma que não fica nada bem e não bate certo com o espirito do forum(afinal os foruns são criados para debater assuntos e esclarecer duvidas,não?) e do surf(pelo menos da forma como o vejo e sinto).
Citação:
Que não entendam que é mais racional ouvir o máximo de opiniões para fazer a escolha mais acertada sem torrar dinheiro à toa!enfim acho que até tou a sobrevalorizar atitudes tão mesquinhas,foi só um desabafo.Acho que os admin do forum deveriam ter mais atenção a estes factos (que pelas minhas pesquisas nos posts do forum,estão longe de ser casos isolados),sob pena de desvirtuarem o fundamento de um forum e desencorajarem a livre partilha de conhecimento e informação pelo facto dos utilizadores não terem paciência para aturar criaturas dessas.
Citação:
Quanto ao que disse sobre o espirito e a visão que tenho do surf acho que está tudo dito!
A diferença é essa!
E se leres os posts com atenção,está implicito o complexo de superioridade!!!
Pra quê gozar?só por maldade!!!não vejo oura razão!não acrescentam nada!e acabam por desencorajar outros a participar no forum! acho que são atitudes tristes!
Vivam e deixem viver!!!!paz!
Citação:
Só acho triste!Quando comecei a surfar o espirito era tão diferente...e agora velo miudos com 20 anos que sabem fazer umas manobrinhas ranhosas e põem-se num pedestal...enfim...
Acho que se queres contribuir positivamente intervens,se te aborrece e achas chato ou ridiculo,passas à frente!simples,né?sem pisar e ridicularizar ninguém...à imagem do que fizeste neste post posterior ao meu em que alguém pediu ajuda para comprar a 1ª prancha(novato, ajuda na compra de material),brincaste sem ridicularizar!eh pá são pontos de vista,td bem...sou diferente só isso!
Citação:
Eh pá td bem que talvez tenha exagerado um pouco,mas há dias que não há paciência que aguente gente assim...
Paz e amor pa todos!!!!
Citação:
twisted por vezes parece que vive noutro universo.
"Smeagol is bad... Smeagol will punish himself... Smeagol will put rusty nails in his testicles...Smeagol is sSSsssSsAAaaaaaAAADDDDddDDD" _________________ Com cuecas de aço!
Isto, no entanto, não invalida que eu ache este teu tópico, tal como muitos outros que constantemente o pessoal recem registado abre aqui, absolutamente desnecessários. E sabes porque são desnecessários? Porque:
1 - existe um botão de pesquisa, e existem montes de tópicos por este forum com as respostas a todas essas perguntas que todo o recém iniciado nestas lides pretende saber;
Wazza, eu não estou neste fórum há muito tempo e neste momento nem faço grandes intervenções. Mas neste ponto não posso concordar. Um tópico a pedir ajuda para a compra de prancha é sempre algo "pessoal". Pela altura e peso do surfista, pelas características e experiência dele, e outras coisas mais. Se só usássemos o botão de pesquisa, isto deixava de ser um fórum para passar a ser um site de consulta e nada mais.
Registo: Oct 24, 2004 Mensagens: 7607 Local/Origem: Carcavelos/Évora
Colocada: Qui, 28 Abr 2011 - 16:09 Assunto:
Migueltreze escreveu:
wazaaa escreveu:
Wazza, eu não estou neste fórum há muito tempo e neste momento nem faço grandes intervenções. Mas neste ponto não posso concordar. Um tópico a pedir ajuda para a compra de prancha é sempre algo "pessoal". Pela altura e peso do surfista, pelas características e experiência dele, e outras coisas mais. Se só usássemos o botão de pesquisa, isto deixava de ser um fórum para passar a ser um site de consulta e nada mais.
M
O botão de pesquisa permite duas coisas: a primeira é a pessoa consultar simplesmente, e até pode encontrar a resposta a muitas das suas questões; a segunda é, caso não esteja satisfeita com o que pesquisou, intervir e colocar um post, mas ao invés de criar um tópico próprio, pode desenterrar um tópico existente e fazer a pergunta lá, a visibilidade é a mesma pois aparece no topo novamente e quanto mais não seja, existe um tópico criado especificamente para isso na secção Best of:
A simples consulta desse tópico poderia elucidar 80% das pessoas que aqui chegam e abrem um tópico para perguntar qual a melhor prancha para começarem, e daria às outras 20% a possibilidade de colocarem as suas questões nesse mesmo tópico, evitando assim, como disse a redundância e dispersão de informação.
De facto, Miguel, isto não é apenas um site de consulta, mas também não é um chat, para o bem e para o mal, claro!
Para ficarem a saber um pouco mais sobre mim(tem o interesse que tem..) faço bodyboard desde 1991 e desde então que sigo de perto um pouco de tudo o que está ligado quer ao boggie,quer ao surf,(que sempre me atraíu também).Acreditem que já sigo este forum há um bom tempo (out de 2010),portanto conheço-o relativamente bem.Sou frequentador de vários foruns e em alguns funciona bem o topico dos iniciantes e de escolha de pranchas,mas sinceramente o topico dedicado a este tema aqui,não me parece que tenha boa visibilidade para um recem chegado.Como o entre sets é o mais frequentado e o 1º topico é normalmente aí que os recem chegados postam.
Eu já tentei no best off e no shape room e não obtive praticamente nenhum feedback.
Concordo com o que diz o Migueltreze,mas compreendo o que o wazaaa diz.Tem lógica e tornará mais fácil a pesquisa por quem não conhece o forum,dá-lhe a visibilidade suficiente para um recem chegado saber onde postar,condensa a informação num unico tópico,o que ajuda a pesquisa e por outro lado evita a abertura de tantos tópicos que no fundo são sobre o mesmo tema;mas talvez o tópico em inamovivel estivesse mais visivel no entre sets e não no best off.É uma sugestão minha aos admin do forum se o pessoal achar bem...
Fiquem bem!
O botão de pesquisa permite duas coisas: a primeira é a pessoa consultar simplesmente, e até pode encontrar a resposta a muitas das suas questões; a segunda é, caso não esteja satisfeita com o que pesquisou, intervir e colocar um post, mas ao invés de criar um tópico próprio, pode desenterrar um tópico existente e fazer a pergunta lá, a visibilidade é a mesma pois aparece no topo novamente e quanto mais não seja, existe um tópico criado especificamente para isso na secção Best of:
A simples consulta desse tópico poderia elucidar 80% das pessoas que aqui chegam e abrem um tópico para perguntar qual a melhor prancha para começarem, e daria às outras 20% a possibilidade de colocarem as suas questões nesse mesmo tópico, evitando assim, como disse a redundância e dispersão de informação.
De facto, Miguel, isto não é apenas um site de consulta, mas também não é um chat, para o bem e para o mal, claro!
Foste claro e preciso nos teus argumentos. Aceito.
Colocada: Qui, 05 Mai 2011 - 22:36 Assunto: Re: ajuda para a escolha acertada!
Boas!Eu comecei a ter aulas no final de novembro, e até agora tenho feito surf numa prancha 7'2.Acabaram à duas semanas as aulas, num total de 15, e uma vez que já curto +- a onda, pensei que era a altura certa para comprar uma prancha, e aí é que está o dilema lol.Tenho 1,69m e peso 62 kg, e não sei qual as medidas indicadas para mim, gostava de ouvir opiniões de quem já anda nisto há muito!
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum