Colocada: Qua, 27 Abr 2011 - 21:14 Assunto: novato, ajuda na compra de material
boas
este verao irei frequentar um "curso" de surf, talvez em espinho, e gostaria que o pessoal aqui do forum me pudesse ajudar a escolher o material, neste caso prancha e fato, para apos o curso me integrar na modalidade.
sendo assim tenho uns 500 euros para gastar entre a prancha e o fato. ja agora pranchas da tribord e bic valem algum charuto?
Buenas telmyk. É assim, eu comecei a surfar com uma tábua de passar a ferro da vileda e vou-te dizer que é o melhor para um novato. Já trazia capa protectora pelo q n tens q gastar dinheiro em wax e vem com suporte para ferro caso queiras aquecer a água no inverno
Agora a sério, se fosse a ti dava ouvidos ao Nightwish. Já chega quando começares a apanhar as primeiras espumas que vais ficar todo doido, portanto tentava acalmar essa veia consumista por agora. Acredita, vai piorar com o tempo
A única coisa q te recomendo é que no início não te preocupes logo com uma prancha nova já que o mais provável é que ela vá ficar com muito ding e depois ficas com pena do dinheiro q gastaste. Melhor mesmo é investir num bom fato e numa prancha média e depois logo vais evoluindo.
Boas,
Acho que já te deram um bom conselho:faz primeiro o curso,tenta experimentar algumas pranchas de medidas e shapes diferentes que as escolas costumam ter e depois se te deres bem compras a tua.
Caso queiras avançar já para a compra posso dar-te 3 sugestões:
Faz pesquisa no forum que encontras muita informação:
1-http://www.atitude-surf.com/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=2621
2-Eu comprei a 7.10'' da bugz.Parece-me boa relação qualidade preço,bom shape...foi-me bem recomendada.
Link com fotos dos vários shapes e tamanhos:
https://picasaweb.google.com/riactiva/BUGZPranchasDeSurfEmEpoxy2011LineUpColeccao#
Campanha até fim do mes:
Stock renovado: 6'6 / 7'6 / 7'10 / 8'5
Pack completo em PROMOÇÃO - ABRIL 2010:
Prancha + Deck traseiro + Leash + Capa Bugz + wax = 350 euros
Portes de envio(ctt-expresso) - 15 euros
3- opção um pouco mais barata:
Contacta o user do forum kerumirembora.Ele tem este negócio:
''Tenho uma BIC 7,9' para vender por 200€.
Comprei-a nova e foi a prancha onde comecei a surfar o ano passado. Tenho 1,78 e 75kg e chega e sobra.
É uma prancha larga e grossa o que é porreiro para apanhar as primeiras ondas e evoluir.
Estou a vender porque quero uma prancha mais pequena.
Se quiseres envio-te fotos.''
Fazes as aulas para ver como te ajeitas...e depois com a ajuda do professor escolhes uma marca/tamanho de prancha que queiras comprar.
Recomendando as cegas,dizia-te para comprares uma NSP usada,tamanho 6,8" a 7,2".
Fato podes já comprar um de gama média que não te fará mal nenhum...passa pela secção de compra/venda do forum.
Mas segue o meu primeiro conselho,faz já as aulas e depois compras as cenas sem stress. _________________
A seguir ao curso de surf não esquecer de integrar um workshop do estudo de água salgada e os seus componentes, como as ondas e a sua formação, tens vários workshops a começar neste momento em Manteigas junto à pista de snowboard. Por vezes vejo jovens que nunca tiveram uma aula sequer nestes workshops e saiem de lá mal preparados, basta ver a cara de sofrimento deles nos line up por esta costa fora.
Contudo a iniciação ao surf deve passar pelo menos 1 ano antes de ginásio, com treinos de quilates específicos e agachamentos para treinar o músculo que usamos no duckdive. Sem esse músculo desenvolvido pode haver sérios problemas aquando na passagem para o outside. Quem já não sentiu aquela terpidação debaixo da espuma?! Isso deve-se ao músculo estar pouco desenvolvido.
Já nas zonas onde a água é quente, e.g na Costa da Caparica, não precisas de exercitar esse músculo do duckdive devido à temperatura amena da água.
O treino deve ser feito nos secrets da Costa, mas procura praias que não tenham tabuleta de indicação do nome e parte à aventura...porque tu estás pronto.
A seguir ao curso de surf não esquecer de integrar um workshop do estudo de água salgada e os seus componentes, como as ondas e a sua formação, tens vários workshops a começar neste momento em Manteigas junto à pista de snowboard. Por vezes vejo jovens que nunca tiveram uma aula sequer nestes workshops e saiem de lá mal preparados, basta ver a cara de sofrimento deles nos line up por esta costa fora.
Contudo a iniciação ao surf deve passar pelo menos 1 ano antes de ginásio, com treinos de quilates específicos e agachamentos para treinar o músculo que usamos no duckdive. Sem esse músculo desenvolvido pode haver sérios problemas aquando na passagem para o outside. Quem já não sentiu aquela terpidação debaixo da espuma?! Isso deve-se ao músculo estar pouco desenvolvido.
Já nas zonas onde a água é quente, e.g na Costa da Caparica, não precisas de exercitar esse músculo do duckdive devido à temperatura amena da água.
O treino deve ser feito nos secrets da Costa, mas procura praias que não tenham tabuleta de indicação do nome e parte à aventura...porque tu estás pronto.
obrigado pelos conselhos, prancha so iria mesmo comprar apos o curso, era so para ir tendo umas ideias. ja o fato se calhar irei comprar ja, pois praticava nataçao, e agora vou-me integrar no triatlo, e as vezes a agua nao e la muito agradavel, o que aconselham assim +/- 150 euros'?
Registo: Feb 27, 2010 Mensagens: 2760 Local/Origem: Space the Final Frontier
Colocada: Seg, 02 Mai 2011 - 7:21 Assunto:
telmyk escreveu:
obrigado pelos conselhos, prancha so iria mesmo comprar apos o curso, era so para ir tendo umas ideias. ja o fato se calhar irei comprar ja, pois praticava nataçao, e agora vou-me integrar no triatlo, e as vezes a agua nao e la muito agradavel, o que aconselham assim +/- 150 euros'?
cumprimentos
Apaz... O teu Português é do crl, para ler dá nós no cerebro!!!
Jovem rapaz, €150 compras um fato assim mais ou menos.
Eu recomendaria a esse preço um XCel, muito bons mesmo considerados por 3x como os melhores.
Mas se poupares mais, 150 a esses compras um Janga o que é muito, muito, muito, muito, muito, muito bom!!! _________________ Com cuecas de aço!
cumprimentos
Para fatos fala com o TimmyRoxy.
Água pouco agradável? Tens de deixar de bebê-la! Esse sal todo faz-te mal à tensão arterial.
Para começar peço desculpa pelo meu português, estava com um bocadito de pressa.
Desde que me iniciei neste forum, tive esta duvida que coloquei como titulo do post, e a partir desse momento tenho lido que é preferivel gastar mais dinheiro num bom fato, que seja bastante flexivel e que dure uma vida, do que, gastar numa prancha para iniciar, pois esta será substituida posteriormente e que irá sofrer bastante nas minhas mãos. Sendo assim estou disposto a alargar o meu orçamento para a compra de um fato melhor.(se estiver a dizer alguma asneira avisem )
Que fato aconselham até 200 euritos mais ou menos?
Para começar peço desculpa pelo meu português, estava com um bocadito de pressa.
Desde que me iniciei neste forum, tive esta duvida que coloquei como titulo do post, e a partir desse momento tenho lido que é preferivel gastar mais dinheiro num bom fato, que seja bastante flexivel e que dure uma vida, do que, gastar numa prancha para iniciar, pois esta será substituida posteriormente e que irá sofrer bastante nas minhas mãos. Sendo assim estou disposto a alargar o meu orçamento para a compra de um fato melhor.(se estiver a dizer alguma asneira avisem )
Que fato aconselham até 200 euritos mais ou menos?
cumprimentos
Rip Curl e-bomb , X-cel Infiniti,Janga, Billabong Solution ou SGX,O'Neil Psycho...é uma questão estares atento á secção "comprar e vender" deste forum. _________________
obrigado pelas dicas. mas estou mesmo interessado é num fato novo e não um usado.
cumprimentos
Lá também aparecem fatos novos.
Mas passa numa loja,verifica preços e depois compara.
Boa dica... queres outra? Se é o primeiro fato que compras, vai a uma loja que tenha várias marcas de fatos e experimenta várias marcas, para depois poderes ter termo de comparação ao consultar a secção comprar/vender.
Lembra-te que nas lojas não há chuveiro, portanto tens de perceber a diferença entre folgado, justo e apertado, senão arriscas-te a perder performance dentro de água por estar apertado, ou a entrar resmas de água a cada wipeout porque está muito largo...
é preferivel gastar mais dinheiro num bom fato, que seja bastante flexivel e que dure uma vida
Que durasse uma vida queríamos todos. Hoje em dia, normalmente, quanto mais elevada é a gama do fato (mais elasticidade e neoperene e mais macio) menos parece que duram.
Sinceramente, não sei se serei só eu, mas usando o fato 2/3x semana não me parece q durem mais q um ano, ou dois se tiveres muito cuidado.
Uma dica de borla: muitos podem achar mariquice mas eu sugiro que compres um daqueles sacos para guardar o fato e que dão para te mudares em cima deles. Poupas muito já que o fato tende a estragar-se bastante se te mudares sempre no alcatrão.
é preferivel gastar mais dinheiro num bom fato, que seja bastante flexivel e que dure uma vida
Que durasse uma vida queríamos todos. Hoje em dia, normalmente, quanto mais elevada é a gama do fato (mais elasticidade e neoperene e mais macio) menos parece que duram.
Sinceramente, não sei se serei só eu, mas usando o fato 2/3x semana não me parece q durem mais q um ano, ou dois se tiveres muito cuidado.
Uma dica de borla: muitos podem achar mariquice mas eu sugiro que compres um daqueles sacos para guardar o fato e que dão para te mudares em cima deles. Poupas muito já que o fato tende a estragar-se bastante se te mudares sempre no alcatrão.
Não me digas que o pessoal costuma pisar o fato em cima do alcatrão?
Já vi muita gente mudar o fato no alcatrão e alguns até têm equilíbrio suficiente para o fato não roçar no chão. Mas muitos há, que se desequilibram e têm que pôr as duas patas no chão à pressa acabando no final por roçarem sempre o fato no asfalto e aquilo fica tudo esfalfado. Com esses sacos ou até mesmo com uma segunda toalha evita-se a chatice. Chamem-me picuinhas eheh... Cada um sabe si e Deus sabe de todos
Já vi muita gente mudar o fato no alcatrão e alguns até têm equilíbrio suficiente para o fato não roçar no chão. Mas muitos há, que se desequilibram e têm que pôr as duas patas no chão à pressa acabando no final por roçarem sempre o fato no asfalto e aquilo fica tudo esfalfado. Com esses sacos ou até mesmo com uma segunda toalha evita-se a chatice. Chamem-me picuinhas eheh... Cada um sabe si e Deus sabe de todos
Eu uso uma daquelas caixas de plástic para meter dois fatos... mas este saco acima é um mimo! ... e não deve custar 50€...
O que eu tenho é exactamente igual a esse, mas já vinha montado eheheh Dá um jeitão, ainda por cima se estiveres na areia ou terra o fato não se caga todo lol
Colocada: Qui, 05 Mai 2011 - 16:46 Assunto: Re: novato, ajuda na compra de material
Boas!Eu comecei a ter aulas no final de novembro, e até agora tenho feito surf numa prancha 7'2.Acabaram à duas semanas as aulas, num total de 15, e uma vez que já curto +- a onda, pensei que era a altura certa para comprar uma prancha, e aí é que está o dilema lol.Tenho 1,69m e peso 62 kg, e não sei qual as medidas indicadas para mim, gostava de ouvir opiniões de quem já anda nisto há muito!
Registo: Oct 14, 2004 Mensagens: 4448 Local/Origem: Capakirra
Colocada: Qui, 05 Mai 2011 - 16:55 Assunto: Re: novato, ajuda na compra de material
telmyk escreveu:
boas
este verao irei frequentar um "curso" de surf, talvez em espinho, e gostaria que o pessoal aqui do forum me pudesse ajudar a escolher o material, neste caso prancha e fato, para apos o curso me integrar na modalidade.
sendo assim tenho uns 500 euros para gastar entre a prancha e o fato. ja agora pranchas da tribord e bic valem algum charuto?
ps:messo 1.78+/- e peso 60kg
cumprimentos
Faz o curso em Espinho com a SurfJah, malta 5 estrelas, e pede conselhos ao teu monitor sobre a melhor prancha para ti
Colocada: Qui, 05 Mai 2011 - 17:40 Assunto: Re: novato, ajuda na compra de material
thundercat escreveu:
telmyk escreveu:
boas
ps:messo 1.78+/- e peso 60kg
cumprimentos
Faz o curso em Espinho com a SurfJah, malta 5 estrelas, e pede conselhos ao teu monitor sobre a melhor prancha para ti
boas,
essa é outra das minhas questões. Qual a melhor escola aqui na zona? Tenho entre estas três opções: surfjah;atitude;ou animal surf school. as duas primeiras são em espinho e a última no furadouro. Alguém já frequentou alguma destas ou conhece outras perto das que já referi?
Todos os tempos são GMT Ir à página 1, 2, 3Seguinte
Página 1 de 3
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum