Eu li um livro de surf e aprendi muito com ele mas gostava de saber algumas coisas que nem sempre vem nos livros.
Se há algum método ou dica para apanhar a onde (fazer o "take-off" com o timing certo), ou só se vai lá mesmo com a prática?
e o que se deve aprender e aperfeiçoar depois de saber fazer o "take-off"?
Cumpz
1ª dica... procura no forum... há um sitio certo para perguntas?!
2ª dica... O take-off é feito somente (no ponto de vista iniciante) quando és capaz de equilibrares a tua velocidade com a da onda... no momento ao qual vês que a velocidade é a mesma fazes o take-off...não pode ser inferior... pode ser ligeiramente superior mas não muito se não imbicas!
3ª dica... nunca olhes para a frente nem para a prancha... olha sempre para a onda e para onde queres ir!!!
4ª dica... o movimento deve ser feito rapidamente e nunca deves apoiar os joelhos na prancha!
mais duvidas contacte... _________________ Com cuecas de aço!
okay, desculpa, não tinha prestado atenção se havia uma zona para perguntas ... e obrigado, pelas dicas pois ainda estou a aprender e aperfeiçoar e dá jeito umas dicas.
thanks
5ª dica - Para melhor apanhares ondas compra pés de pato! _________________ "memes, basófia, nicks e anonimatos...bem vindos à internet, glad you could join us." SeaNoEvil in Carcavelos Sangrento
deduzindo que sabes os passos para realizares o take-off, uma dica simples e óbvia que te ajuda a acertares com o timing é quando sentes que já não precisas de remar ,ou seja, quando sentes que a onda te empurra e começas a aumentar a velocidade
após "dominares" o take-off uma coisa que deves ter em atenção é a posição base
ambos os joelhos flectidos
joelho de trás para dentro
peso do corpo sobre a perna da frente
o olhar como o twisted disse é dirigido unicamente para o sitio onde queres ir
a posição base aperfeiçoada é um grande passo para uma evolução sem vícios e corrrecta.
vou-te dar uma dica boa, só depois de caires 500 vezes de várias formas e feitios é que vais aprender Só assim é que ficas vacinada e aos poucos vais conseguindo.. porca cada dia, cada onda é diferente. _________________ 1 litro de petroleo extraido, transportado e refinado em gasolina custa cerca de 10 centimos . o resto são impostos e margens de lucro
Problem poor people?
Registo: Feb 27, 2010 Mensagens: 2760 Local/Origem: Space the Final Frontier
Colocada: Ter, 12 Jul 2011 - 9:48 Assunto:
Pirata escreveu:
5ª dica - Para melhor apanhares ondas compra pés de pato!
Aqui tá uma otima dica... pés de pato para aumentar a velocidade da remada dando-te mais tempo para o take off... embora possas pensar que é mais dificil fazer o take off com os pés de pato não é... pk se veres um bodyboarder a fazer knee drop... ele tem uma prancha mais pequena e consegue por-se de joelhos....tu com uma prancha maior tens mais facilidade!!!
Aconselho vivamente o uso de pés de pato!!! _________________ Com cuecas de aço!
vou-te dar uma dica boa, só depois de caires 500 vezes de várias formas e feitios é que vais aprender Só assim é que ficas vacinada e aos poucos vais conseguindo.. porca cada dia, cada onda é diferente.
Concordo em absoluto! Nada como uns wipeouts para aprender como não cair.
Também comprei um livro, e vinha com um DVD e tudo... e a parte mais engraçada é "como cair".
okay, tenho de ver se compro uns pés de pato ... obrigado por todas as dicas porque antes de começarmos a aperfeiçoar é preciso saber como o fazer da melhor maneira para nao criar vicios como o lisurf disse.
Obrigado a todos
Há coisas que só consegues com a prática, mas podes treinar mesmo fora de água para melhorar quando estás lá dentro.
Uma delas é o take-off. Se treinares na areia o stand-up, a ponto de estar perfeitinho, aterrando com os dois pés ao mesmo tempo, sem "mexer" muito a areia, ou seja, um stand-up ligeiro e suave ao cair na prancha então com certeza ao fazeres o stand-up na prancha (dentro de água) vais conseguir melhorar substancialmente.
Aproveitando o tópico, aproveitava para colocar também uma questão à malta...
vento até que velocidade Km/h é que uma praia (desprotegida, ie, sem arribas) aguenta normalmente até que fique tudo partido, não surfável?
Tenho estado a ver previsões para praias a que costumo ir, mas sem ir pessoalmente e aquilo parece-me um vendaval do caraças! Entre 30 e 45Km/h... Não quis fazer 200km em vão.
Registo: May 14, 2003 Mensagens: 4482 Local/Origem: Lisboa
Colocada: Seg, 18 Jul 2011 - 13:32 Assunto:
TheRitmika escreveu:
okay, tenho de ver se compro uns pés de pato ... obrigado por todas as dicas porque antes de começarmos a aperfeiçoar é preciso saber como o fazer da melhor maneira para nao criar vicios como o lisurf disse.
Obrigado a todos
TheRitmika,
Eu ainda estou para ver o dia que alguém aqui vai mesmo comprar uns pés-de-pato como o Twisted sugere... Por favor, no que toca a fazer surf de pés-de-pato, não ligues ao que ele diz: está no gozo!
Relativamente ao take-off, ver uns vídeos é bom, mas o mais importante é mesmo a prática. Só praticando vais descobrir o momento ideal para fazeres o take-off. Analisa também alguém que faça bem o take-off e tenta fazer igual. Outra dia é a remada: rema o mais que puderes para conseguires ter velocidade... Se fores mais lenta, vai ser mais difícil fazer o take-off.
Twisted, em vez de estares no gozo, podias ajudar as pessoas. Eu não o faço mais porque ando sem tempo. Mas se tu tens tempo para postar como o fazes, então se calhar seria mas útil converter esse tempo em realmente ajudar as pessoas em vez de colocar posts simplesmente no gozo. Não deixam de ser divertidos, mas tens de perceber que quem os lê nem sempre percebe que estás a gozar...
Fiquem bem e boas ondas! _________________ The Search: the essence of adventure, an escape from the bondage of everyday life!
Registo: Feb 27, 2010 Mensagens: 2760 Local/Origem: Space the Final Frontier
Colocada: Seg, 18 Jul 2011 - 14:24 Assunto:
dafonso escreveu:
TheRitmika escreveu:
Obrigado a todos
TheRitmika,
Eu ainda estou para ver o dia que alguém aqui vai mesmo comprar uns pés-de-pato como o Twisted sugere... Por favor, no que toca a fazer surf de pés-de-pato, não ligues ao que ele diz: está no gozo!
Relativamente ao take-off, ver uns vídeos é bom, mas o mais importante é mesmo a prática. Só praticando vais descobrir o momento ideal para fazeres o take-off. Analisa também alguém que faça bem o take-off e tenta fazer igual. Outra dia é a remada: rema o mais que puderes para conseguires ter velocidade... Se fores mais lenta, vai ser mais difícil fazer o take-off.
Twisted, em vez de estares no gozo, podias ajudar as pessoas. Eu não o faço mais porque ando sem tempo. Mas se tu tens tempo para postar como o fazes, então se calhar seria mas útil converter esse tempo em realmente ajudar as pessoas em vez de colocar posts simplesmente no gozo. Não deixam de ser divertidos, mas tens de perceber que quem os lê nem sempre percebe que estás a gozar...
Fiquem bem e boas ondas!
LOLOL... Eu tou a fazer o meu dever comunitário mas num toque muito destrucido!!!
Eu dei umas boas dicas... logo no inicio... tavam boas... mas há sempre que mandar o bitaite!!! LOLOL
Vá afonso imagina isto como um processo diabólico... desajuda-se a uns ajuda-se a outros... LOL!!!
---------
jovem TheRitmika, tens que compreender que acabaste por ser preso pelas malhas da praxe!!!
Não dá mm jeito nenhum em surfar de pés de pato... lol... na verdade é quase impossível... ROTFLLLLL... o que te dei foi uma boa partida se não fosse aqui o jovem afonso (Henriques el rey del forum) a avisar do perigo, acabarias por curtir altas ondas numa espécie de bodyboardsurfboardgerigonça o que seria algo de memorável para o resto dos nossos dias como humildes seres mortais.
Falando seriamente!!!
Na realidade a melhor dica que te podem dar sobre o take off advém do factor velocidade... ou seja... deves igual ou superiorizar a tua velocidade com a velocidade que a onda se desloca... isto irá criar com que a base de sustentação/flutuação se torne mais estável.
Outra dica será onde vais fazer esse mesmo take-off... iniciarás o take-off sempre na praia... ou seja na areia repetindo de maneira correcta o gesto e tentando evitar a realização do mesmo com auxilio dos joelhos (estes causam distúrbios no equilíbrio já que vão alterar a trajectória inicial da prancha). proximo passo será na espuma... irás realizar o mesmo gesto tendo em conta o que fizeste na areia, só que nesta vez irás realiza-lo no meio (o aquático) correcto.... terceira fase é a fase do fazer o take-off enquando esperas por uma onda... ou seja lá de vez em quando fazes o gesto com o intuito de interiorizares os esquema corporal a fim de melhorares a performance no momento que irás apanhar a onda. Ultima fase será aprenderes criares um ângulo para apanhar a onda!!!
Quanto ás outras dificuldades que poderás ter... como força ou "agilidade" para tal... isso ganhas consoante a prática tal como o controlo da prancha!
Outra dica muito importante (penso eu) é põe-te em pé quando sentires que estás a deslizar não pela tua remada mas sim pela força da onda!
Sistematizando o surf no meu ver tendo em conta diversas sistematizações já feitas.
Encontro em Almada a perfeita forma de explicar todo o surf.
F≥F'
Ou seja uma força deve ser realizada de igual forma ou superiormente para que haja êxito na acção. Está irá de encontro a outra força ou irá desvia-la afim de realizarmos uma manobra por exemplo um cutback... tu inicias a manobra com intenção de voltares para trás assim aplicarás uma força (f) com mais intensidade do que a força da onda (f') o que irá reduzir o atrito numa das extremidades da tua pranchas e causará a mudança de direcção!
O mm encontras no take off ou em qualquer outra manobra no surf... para mim é muito complicado explicar por aqui... mais facil seria explicar frente a frente!
-------
Ta melhor assim afonso? heheheh _________________ Com cuecas de aço!
Registo: Oct 24, 2004 Mensagens: 7607 Local/Origem: Carcavelos/Évora
Colocada: Seg, 18 Jul 2011 - 16:16 Assunto:
Eu imagino o dia em que esteja eu, o Pirata e o Love a entrar em Carca, como tantas vezes acontece, e nos deparamos com algum jovem com uma Al Merrick cheia te tó colantes, com as quilhas XPTO montadas ao contrário, a entrar de costas dentro de água com uns barbatos nos calcantes.
Seria uma visão tão épica, como daquela vez em que o Pirata e o Love foram fotografados enquanto aqueciam antes de entrar, por um casal de senhores abixanados claramente estrangeiros, fotos essas que se destinariam concerteza a uma qualquer publicação gay com a legenda "Delicias do Mar"!!
Hei-de concerteza viver o suficiente para ter essa bonita visão!
Obrigado a todos
TheRitmika,
Fiquem bem e boas ondas!
Eu tambem achei estranho os pés-de-pato ... e eu nem tenho problemas em apanhar as ondas por isso.
Obrigado a todos
TheRitmika,
Fiquem bem e boas ondas!
LOLOL... Eu tou a fazer o meu dever comunitário mas num toque muito destrucido!!!
Eu dei umas boas dicas... logo no inicio... tavam boas... mas há sempre que mandar o bitaite!!! LOLOL
Vá afonso imagina isto como um processo diabólico... desajuda-se a uns ajuda-se a outros... LOL!!!
---------
jovem TheRitmika, tens que compreender que acabaste por ser preso pelas malhas da praxe!!!
Não dá mm jeito nenhum em surfar de pés de pato... lol... na verdade é quase impossível... ROTFLLLLL... o que te dei foi uma boa partida se não fosse aqui o jovem afonso (Henriques el rey del forum) a avisar do perigo, acabarias por curtir altas ondas numa espécie de bodyboardsurfboardgerigonça o que seria algo de memorável para o resto dos nossos dias como humildes seres mortais.
Falando seriamente!!!
Na realidade a melhor dica que te podem dar sobre o take off advém do factor velocidade... ou seja... deves igual ou superiorizar a tua velocidade com a velocidade que a onda se desloca... isto irá criar com que a base de sustentação/flutuação se torne mais estável.
Outra dica será onde vais fazer esse mesmo take-off... iniciarás o take-off sempre na praia... ou seja na areia repetindo de maneira correcta o gesto e tentando evitar a realização do mesmo com auxilio dos joelhos (estes causam distúrbios no equilíbrio já que vão alterar a trajectória inicial da prancha). proximo passo será na espuma... irás realizar o mesmo gesto tendo em conta o que fizeste na areia, só que nesta vez irás realiza-lo no meio (o aquático) correcto.... terceira fase é a fase do fazer o take-off enquando esperas por uma onda... ou seja lá de vez em quando fazes o gesto com o intuito de interiorizares os esquema corporal a fim de melhorares a performance no momento que irás apanhar a onda. Ultima fase será aprenderes criares um ângulo para apanhar a onda!!!
Quanto ás outras dificuldades que poderás ter... como força ou "agilidade" para tal... isso ganhas consoante a prática tal como o controlo da prancha!
Outra dica muito importante (penso eu) é põe-te em pé quando sentires que estás a deslizar não pela tua remada mas sim pela força da onda!
Sistematizando o surf no meu ver tendo em conta diversas sistematizações já feitas.
Encontro em Almada a perfeita forma de explicar todo o surf.
F≥F'
Ou seja uma força deve ser realizada de igual forma ou superiormente para que haja êxito na acção. Está irá de encontro a outra força ou irá desvia-la afim de realizarmos uma manobra por exemplo um cutback... tu inicias a manobra com intenção de voltares para trás assim aplicarás uma força (f) com mais intensidade do que a força da onda (f') o que irá reduzir o atrito numa das extremidades da tua pranchas e causará a mudança de direcção!
O mm encontras no take off ou em qualquer outra manobra no surf... para mim é muito complicado explicar por aqui... mais facil seria explicar frente a frente!
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum