Registo: Jan 24, 2009 Mensagens: 1534 Local/Origem: Poça / Azarujinha
Colocada: Dom, 18 Set 2011 - 13:17 Assunto:
lisurf escreveu:
Realmente maya pensaste no bem comum quando disseste a esse homem para sair, mas acho que não te compete a ti tomar esse tipo de decisões.
Uma das funções dos verdadeiros locais (e não dos parasitas que apenas ocupam espaço) experientes, é a de manterem as regras e o bem estar do seu pico. Isso inclui fazer "policiamento" e expulsar que não está no local correcto para o seu nível ou quem se porta mal.
Eu sou mais favor da atitude educadora e não da punitiva, mas se bem conheço o Maya, se ele o fez é porque tinha razão.
FYI, foi pedido ao S.O.S. para fazer um estudo, pioneiro a nível mundial, de capacidade e ocupação das ondas numa região em Portugal que está a abarrotar (mas que nem é das piores). Os locais (que pediram e pagam o estudo) querem saber não só quantas escolas, turistas e locais aguentam os picos, mas isso tudo dependendo do nível e das condições estatisticamente observáveis do local.
Vai ser muito interessante, e se funcionar poder-se-á facilmente aplicar o modelo noutras regiões.
eu na parede também "expulsei " um alemão de 30 e tal anos que estava no SUP a dropinar sem querer e a cair em todas as ondas e por determinadas vezes enquanto ia na esquerda a prancha dele atravessava-se à minha frente o que era um perigo. Disse 2 e 3 vezes em inglês para ir para a zona direita o gajo não ouviu e cagou, tive de berrar em português e apontar para o pico de uma direita la longe.. e ele lá foi todo treme treme em cima daquilo porque mal sabia andar, um perigo mesmo lol
Isto ha situações muito giras, principalmente este ano vi situações engraçadas com pessoal de s.pedro que decidiu sair do buraco e correr carcavelos e parede _________________ 1 litro de petroleo extraido, transportado e refinado em gasolina custa cerca de 10 centimos . o resto são impostos e margens de lucro
Problem poor people?
Registo: Oct 24, 2004 Mensagens: 7607 Local/Origem: Carcavelos/Évora
Colocada: Dom, 18 Set 2011 - 16:30 Assunto:
Epá, tema batido e rebatido.
Mas nem de propósito, as ultimas surfadas em Carcavelos tenho-me chateado mais do que curtido, e tudo por causa do offshore e do crowd, especialmente os abutres dos bb's que apanham tudo o que mexe, nem que seja a merda de uma "morra" de 10 cm mole!!!
O caso que o Maya contou é engraçado, porque de facto um gajo que mal sabe remar meter-se em metro e meio, não é coragem, é estupidez!! Um gajo que não tem noção disso talvez lhe faça bem que haja alguém que lho explique. Compreendo esse tipo de atitude, portanto.
Eu pessoalmente, e por ainda ser maçarico, acho que olho é demasiadamente para trás e para os lados. Se calhar peco por isso, devia de olhar menos vezes e mandar uns "ois".
Ainda no outro dia não fui numa esquerda que era minha, porque uma gaja estava à minha esquerda a entrar na onda, sem olhar para lado nenhum. Até comentei com o Pirata "agora, em vez de treinar a remada, tenho de treinar os ois ois"
Fdx... outra: nesse mesmo dia, dropei para uma esquerda, ou melhor uma secção de uma esquerda, vinha de la um bb's despencado com prioridade, no entanto, o gajo nunca na vida ia passar aquela secção onde eu entrei para a esquerda. Como achei isso, e a bem da verdade já estava farto dos sapos a apanharem tudo o que mexia, caguei. Fiz o take-off na minha, fiz a onda e oiço o gajo a praguejar atrás de mim. Idiota, visto que o gajo como é óbvio levou com a secção à frente, e foi em frente na espuma como seria de esperar. Tudo o que é bom tem um fim, devia ele pensar.
Quando acabei a onda, olhei para trás para ver se era para mim. O gajo olhou para mim com cara de amuado, mas nada disse. É possível que a minha cara não transparecesse propriamente o estado de espírito mais amigável pois estava um bocado farto do crowd.
Sinceramente, já me começo a passar com a atitude de algum pessoal dentro de água. Eu que sou um gajo calminho e bem disposto, quando fico assim fodido, é melhor que não me digam nada!
tinha que comentar isto, pois já me fartei de rir com as opiniões aqui colocadas...
surfar é a melhor coisa que aconteceu na minha vida, já lá vai quase 20anos, sem contar com os tempos da bela esferovite
surfo com tudo, pranchinha, bodyboard, long, knee...
não sou nenhum pro...mas não me deixo ficar mal! acima de tudo quero curtir.
O importante é saber divertir... se entrares com uma mente aberta vais curtir... mesmo que estejam 50 na água!
o meu concelho a todos mal cheguem a um pico, é que tentem mostrar humildade... através do vosso comportamento, não remes que nem um rambo, não te feches... olha para as pessoas e sorri! e um bom dia fica sempre bem!
Já vivi de tudo na água, em termos de confusões sinto que nos últimos anos algumas coisas estão melhores, outras estão piores.
-Houve tempos que se não eras da minha praia, literalmente não surfavas na minha praia! garantidamente eram todos corridos... nem te davam tempo de tirar a prancha do saco! com azar ainda te pediam umas coisas emprestadas...
tinhas uma pirâmide de respeito e prioridades dentro de cada praia, era uma dado adquirido e aceite por quem se iniciava ao desporto!
-Depois viveu-se uma altura, em que o crowd esteve controlado, depois de passar o entusiasmo-mo da geração "Portugal Radical"
era tempo da guerra fria, existia fortes núcleos de varias praias.... que se conheciam entre ambos, só de vista sabias sempre de onde este ou aquele era! tinhas permissão para te deslocar ás praias dos outros, mas sempre respeitando e em em grupos pequenos!
Agora depois da Geração "Morangos C/açúcar" estamos na anarquia!
já ninguém respeita ninguém, não sabem as regras, não sabem quem são os locais, se pareces mau e fazes cara feia passas por local.... lol até ficas a pensar que o és! já não existe uma tabela geracional e de antiguidade que sirva de orientação!
Vez os mais velhos de idade a desrespeitar os mais novos, que até têm mais anos de sal! Por auto-defesa vez os mais novos a desrespeitar tudo, mesmo que sejas mais velho!
Sempre frequentei muitas praias e a minha muito mais... foi uma infância passada ali, dia após dia!
A minha praia nunca foi a mais abonada em qualidade de ondas , mas nos últimos 3anos a minha praia têm sido mais frequentada, sem saber porque... entrou no roteiro!
Recentemente aconteceu-me por mais que uma vez estar sozinho a surfar com esses forasteiros... Eles remavam gritavam e berravam entre eles:
- Grandes ondas! temos apanhado aqui altas e nunca tem ninguém! é tudo nosso!
Entre eles os que vinham em grupo ou tinham mais remada passavam pelos que vinham sozinhos e tinham menos remada, e passavam por mim também!
Apesar de ter surf, remada e conhecimento do pico para dar uma cabazada a todos, deixei-me estar a observar...a apreciar aquela tristeza!
Achei que não tinha que andar a lutar pelas ondas, depois de uma vida passada nas areias e águas daquela praia! não tinha que me cansar a dar a volta ao pico aqueles tristes!
Acho que no surf, como na sociedade está a faltar o antigo respeito, a aprendizagem e caminho a percorrer que de dá maturidade para mais tarde seres tu a dar o exemplo e a ser respeitado!
boas ondas e sejam, felizes!
PS: por diversas vezes referi-me à "minha praia"....
sim ela é minha! e é de outras pessoas também, e será de quem lhe dedicar tempo respeito e amor.
Na minha praia bem podes estar no pico e com a prioridade.. se eu disser: - Vou nesta! não vale a pena remares... não mexas com o amor das pessoas!
Registo: Dec 25, 2003 Mensagens: 3766 Local/Origem: Peniche
Colocada: Seg, 19 Set 2011 - 21:11 Assunto:
Pedr8mag escreveu:
tinha que comentar isto, pois já me fartei de rir com as opiniões aqui colocadas...
surfar é a melhor coisa que aconteceu na minha vida, já lá vai quase 20anos, sem contar com os tempos da bela esferovite
O importante é saber divertir... se entrares com uma mente aberta vais curtir... mesmo que estejam 50 na água!
o meu concelho a todos mal cheguem a um pico, é que tentem mostrar humildade... através do vosso comportamento, não remes que nem um rambo, não te feches... olha para as pessoas e sorri! e um bom dia fica sempre bem!
Já vivi de tudo na água, em termos de confusões sinto que nos últimos anos algumas coisas estão melhores, outras estão piores.
-Houve tempos que se não eras da minha praia, literalmente não surfavas na minha praia! garantidamente eram todos corridos... nem te davam tempo de tirar a prancha do saco! com azar ainda te pediam umas coisas emprestadas...
tinhas uma pirâmide de respeito e prioridades dentro de cada praia, era uma dado adquirido e aceite por quem se iniciava ao desporto!
-Depois viveu-se uma altura, em que o crowd esteve controlado, depois de passar o entusiasmo-mo da geração "Portugal Radical"
era tempo da guerra fria, existia fortes núcleos de varias praias.... que se conheciam entre ambos, só de vista sabias sempre de onde este ou aquele era! tinhas permissão para te deslocar ás praias dos outros, mas sempre respeitando e em em grupos pequenos!
já ninguém respeita ninguém, não sabem as regras, não sabem quem são os locais, se pareces mau e fazes cara feia passas por local.... lol até ficas a pensar que o és! já não existe uma tabela geracional e de antiguidade que sirva de orientação!
Vez os mais velhos de idade a desrespeitar os mais novos, que até têm mais anos de sal! Por auto-defesa vez os mais novos a desrespeitar tudo, mesmo que sejas mais velho!
Sempre frequentei muitas praias e a minha muito mais... foi uma infância passada ali, dia após dia!
A minha praia nunca foi a mais abonada em qualidade de ondas , mas nos últimos 3anos a minha praia têm sido mais frequentada, sem saber porque... entrou no roteiro!
Recentemente aconteceu-me por mais que uma vez estar sozinho a surfar com esses forasteiros... Eles remavam gritavam e berravam entre eles:
Entre eles os que vinham em grupo ou tinham mais remada passavam pelos que vinham sozinhos e tinham menos remada, e passavam por mim também!
Apesar de ter surf, remada e conhecimento do pico para dar uma cabazada a todos, deixei-me estar a observar...a apreciar aquela tristeza!
Achei que não tinha que andar a lutar pelas ondas, depois de uma vida passada nas areias e águas daquela praia! não tinha que me cansar a dar a volta ao pico aqueles tristes!
Acho que no surf, como na sociedade está a faltar o antigo respeito, a aprendizagem e caminho a percorrer que de dá maturidade para mais tarde seres tu a dar o exemplo e a ser respeitado!
sim ela é minha! e é de outras pessoas também, e será de quem lhe dedicar tempo respeito e amor.
Na minha praia bem podes estar no pico e com a prioridade.. se eu disser: - Vou nesta! não vale a pena remares... não mexas com o amor das pessoas!
Ora aqui está alguém que sabe o que é ser local.
Sei perfeitamente aquilo a que te referes. Quando éramos putos (tipo eu com 10 e o Rudas com 15-16 anos, havia um grupo de gajos mais velhos lá em Santa para o qual nem olhávamos directamente.
Lembro-me de assistir ao filme que era o pior deles (que hoje é nosso amigo) a passar pessoal a ferro propositadamente. Sim, só porque sim!
Lembro-me de surfar fora de casa e só se podia ir com mais um ou dois para sítios como os Super e Molhe Leste, e algumas foram as vezes que, apesar de sermos amigos de alguns dos locais, fomos expulsos da praia sem sequer meter os pés na água.
Curiosamente, esses mesmos locais, 15 anos mais tarde acolheram-me como local em Peniche e hoje surfo onde quer que seja em Peniche respeitando e sendo respeitado por todos!
De facto, quem se queixa de localismo hoje em dia, apenas o faz por não ter passado pela época em que ser vitima de localismo não era apenas ser dropinado quando se surfava fora de casa... de todo!!!
Registo: Aug 21, 2005 Mensagens: 2901 Local/Origem: Terrugem
Colocada: Seg, 19 Set 2011 - 21:21 Assunto:
Pedr8mag escreveu:
Grande texto Pedro
Sabes, quando encontro esses locais mais velhos ainda os respeito.
Pelos vistos os carolos que levamos nesses tempos fez-nos ganhar valores que já não se encontra hoje em dia. _________________ http://mugen2i.blogspot.com/
Pelo que leio, ser local para alguns é como a praxe nas universidades, há que levar e ser envergonhado primeiro para depois se ser aceite...
Para mim o surf não é nada disto, e atitudes de localismo são apenas mais uma face da moeda da xenofobia por exemplo.
Muitos dos que defendem o localismo, são os mesmos que depois vêm contar histórias de como foi fixe surfar na Indonésia e Maldivas e etc... Era fixe que lá também levassem uns carolos e nem chegassem a meter os pés na água.
Registo: Feb 27, 2010 Mensagens: 2760 Local/Origem: Space the Final Frontier
Colocada: Ter, 20 Set 2011 - 6:56 Assunto:
Clansman escreveu:
Pelo que leio, ser local para alguns é como a praxe nas universidades, há que levar e ser envergonhado primeiro para depois se ser aceite...
Para mim o surf não é nada disto, e atitudes de localismo são apenas mais uma face da moeda da xenofobia por exemplo.
Muitos dos que defendem o localismo, são os mesmos que depois vêm contar histórias de como foi fixe surfar na Indonésia e Maldivas e etc... Era fixe que lá também levassem uns carolos e nem chegassem a meter os pés na água.
Eu há vinte anos atrás, quando comecei a surfar em Vila do Conde, tinha era dificuldade em arranjar companhia para dar umas surfadas na azurara! Na aguçadoura então nem se fala! O pouco localismo que havia poderia ser em Viana em que uns miúdos chegaram a enfardar uns sopapos por terem sido desbocados! Bons velhos tempos...
Boas, não queria dizer que ser local é dar carolos e rebaixar os outros!
e como deves ter lido, esse é dos aspectos que hoje melhorou!!!
Mas acho que ser local muitas vezes obriga-te a meter as pessoas no lugar!!!
Aconselho todas as pessoas que se estejam a iniciar nas ondas, que pelo menos no processo de aperfeiçoamento, que juntem a dedicação ao desporto com a dedicação a uma praia ou trecho de costa... frequenta-a sempre, entrem quando está bom, quando está mau, quanto faz sol e quando chove... ganhem cumplicidade com o local, com os outros e façam amigos na praia. não os tragam de casa! isso faz parte do que eu considero ser surfista.
Não basta teres uns autocolantes na prancha, e comprar um pacote para as Maldivas!
Quem diz Maldivas, diz outra praia que não a tua! é perfeitamente = uma praia com locais aqui ou do outro lado do mundo!
Não podes ir para lá e achares que tens os mesmos direitos!
Não podes sempre que surfas andar atrás do melhor sitio, ou melhor, podes mas sujeitas-te às sobras!
os locais que estão 300dias a surfar ondas más terão que levar contigo quanto está bom?
Por algumas lições mal dadas cá na escola... é que a fama dos portugueses em lugares como as Puerto Escondido e Maldivas já andou tremida! e nós somos poucos...!
Será que tu vais para a Indo, Austrália ou Hawai e apanhas as melhores do Set, quando estão locais na água?... se sim é porque já lá vais à 20anos e conquistaste esse direito!!!
Boas ondas!!!
PS:"hoje fala-se e aponta-se! quando devia-se levantar o dedo e depois falar!"
Registo: Aug 21, 2005 Mensagens: 2901 Local/Origem: Terrugem
Colocada: Ter, 20 Set 2011 - 12:46 Assunto:
Ora aí está um PS muito bem mandado.
O problema já vem fora de agua, hoje não há respeito por nada nem ninguem.
Uns carolos, ou umas palmadinhas mandadas com jeito na altura certa não fazem mal a ninguem, ajuda a manter o respeito,saber estar e viver em sociadade.
Talvez antigamente os pais tivessem mas tempo para educar, hoje em dia o tempo perdido com os filhos é nenhum ou quase nenhum, depois vemos o que vemos dentro e fora de agua.
O grade problema é que os ditos locais não são locais nenhuns, e os verdadeiros locais não se estao para chatera tem mais com que se preocupar.
Á uns 20 anos atrás se eu fizesse um "OI" e não fosse na onda levava um carolo muita bem mandado hoje em dia é modo o "OI" só porque apetece.
Sempre me ensinaram que a idade é um posto, como tál há que respeitar.
Se não respeitas as regras basicas da vida tens bom remedio encontra outro spot para surfar. _________________ http://mugen2i.blogspot.com/
Boas pessoal,
Antes de mais quero agradecer ao Hugo da Praia Nova (costa da Caparica) por me ter dado umas dicas no fim-de-semana passado e me ter aconselhado este forum.
De nada pá... e Bem Vindo ao Atitude.
Fizeste bem em aparecer por cá. Vais ver que esta "casa" é uma grande família onde se podem fazer grandes amizades ou não , mas acima de tudo é uma casa onde se pode e deve discutir SURF! (às vezes pode não parecer, mas isto ainda é um fórum que tem como assunto principal o SURF).
Pelo que escreves estás no caminho certo, com a mentalidade certa. Vais ver que há muita malta por aqui que também surfa na costa. Da minha parte já sabes que dar umas dicas não custa nada e podes sempre colocar qualquer questão no fórum, se bem que também recomendo, se tiveres tempo e paciência, que pesquises um pouco pelo histórico do fórum (podes pesquisar por assunto específico ou simplesmente browsar pelas páginas mais antigas).
-> lolol já foi à um tempo
Antes de mais parabéns pelo post Pedr8mag.
Pois bem eu à "imagem/histórico" de muitos ilustres aqui representados sou um iniciado, heheh, faz este Outubro 4 anitos que meto sal no corpo
Nos meus primeiros tempos... Eu tinha/tenho um grande defeito, queria aprender e não conhecia ninguém que fizesse surf. Com isto surge um pequeno grande problema , não saber as regras, como são as correntes, locais??? o que é isso, etc, etc.
Durante uma boa temporada era raro o dia que não fazia "amigos", lolol, onde os elogios começavam no '...sai daqui, vai para as espumas maçarro do ca#$#%, o que é que estas aqui a fazer...'
enfim uma panóplia de elogios, heheh.
Contudo fui investindo, aprendendo perguntando, criando laços com quem me ia cruzando. Quero com isto dizer que sei que cometi e cometia muitos erros,
que arrisquei em muitas ocasiões (desculpa carinhas ), etc, etc.
O que me fez escrever aqui foi realmente a falta de respeito que as pessoas tem umas pelas outras (surfistas ou não), passando pelo civismo dentro e fora de agua,
desde o local puro que não se verga para apanhar um plástico na SUA praia, a falta de compreensão, do Chico espero, etc, etc.
Acho que se todos tiverem uma postura humilde, dizer um bom dia ou acenar a quem está no pico é uma mais valia e como diz o ditado
Quem tudo quer tudo perde... aqui acho que podemos aproveitar a analogia.
Obrigado a todos os que me chamaram à atenção e desculpem algum ding .
Nota: à coisa melhor que ter um bom ambiente na agua, o sal a secar o rosto e alguém dizer "rema que lá vem o set"
Grandes amigos e companheiros que se faz nesta vida
Sempre que surfo, onde quer que seja, ando atrás das melhores ondas! Mas apanho-as quando é a minha vez!
Até porque ninguém tem "local" escrito na testa e as praias são de todos.
Essa conversa de que passam a vida na "vossa" praia não pega. Faz tanto sentido como não deixarem estacionar carros na vossa rua, porque os lugares são para os moradores que já lá vivem há muitos anos.
Dar uns carolos nos porcos que se vão embora e deixam o lixo na praia é bem! Mas acharem que se tem prioridade sobre todos porque moram ali ao pé... Não. Vez é vez.
Tomei conhecimento que ainda hoje, em Espinho, estava um "local" (pouco local, mas da zona) mais velho a ensinar o irmão mais novo a surfar no inside, a explicar as regras e a tentar ensiá-lo a fazer take off.
Quando aparece um senhor mais velho, dono de uma escola de surf com os seus alunos a aprender nas mesmas ondas e decide começar a ameaçar o miúdo de porrada, que tinha de sair dali porque aquelas ondas eram só da escola.
O outro tenta explicar ao Sr. que estava a ensinar o irmão, e que as ondas ideias eram aquelas e que a praia era de todos...
Mais ameaças do dono da escola, que entretanto saí da água, vai à escola buscar os alunos, instrutores e outros, e quando os outros dois saiem da água, acertam-lhes forte e feio... gerando uma balbúrdia na praia...
Que lindo localismo, nem reconheceram um local, e ver 10 contra dois, a distribuir pancada é de um heroismo e localismo do melhor que há...
Depois chegou a polícia, e os herois já tinham bazado para não serem identificados...
Enfim, igual tristeza é que a praia estava cheia e quando a polícia começa a pedir testemunhas toda a gente vira a cara ao civismo...
Nem há minutos me contaram a história quando imagine-se estava eu a ler este tópico, isto há concidências engraçadas...
Registo: Jan 06, 2010 Mensagens: 61 Local/Origem: Ericeira
Colocada: Ter, 20 Set 2011 - 18:08 Assunto:
A vítima, se tiver dois dedos de testa, apesar de não ter testemunhas (pois não passam de um bando de cobardes sem os ditos no sítio) pode, caso assim entenda, entalar o dono da escola de forma bastante refinada.... Faz uma denúncia anónima nas finanças e diz que a Exmª BESTA que passa por professor de surf, bem como a sua escola, andam a fugir aos impostos...
... passadas umas semanitas a BESTA tem uma visita interessante, até porque é sabido que a nível de escolas (e não estou a dizer que são todas ou que apenas são as de surf), passa muito dinheiro que não é declarado às finanças.
Outra hipótese é apresentar na mesma uma queixa na polícia, mesmo sem testemunhas, que a BESTA, mesmo que não se entale, fica muito tempo com eles "entalados"...
Quando aparece um senhor mais velho, dono de uma escola de surf com os seus alunos a aprender nas mesmas ondas e decide começar a ameaçar o miúdo de porrada, que tinha de sair dali porque aquelas ondas eram só da escola.
São energúmenos como este que dão mau nome às escolas de surf! 10 contra 2 é cobardia!
Aliás, parece que é uma escola bastante reputada com atletas a competir nos campeonatos nacionais...
Se há coisa que detesto é miudos que não respeitam ninguém, sobretudo pessoas com idade para serem pais deles, mas o contrário também não é melhor.
Vou-me informar melhor da história, a ver se fico a conhecer mais pormenores, e mesmo que existe outra versão, e a verdade se encontre algures no meio das duas, nada justifica 2 contra 10, ainda para mais quando um dos 2 é um menor....
Nem as ameaças do estilo, se cá aparecerem outra vez, a coça é maior e partimos-vos as pranchas...
wtf...
Aliás, até tenho amigos que fazem parte do Staff da escola, e fiquei muito desiludido.
Agora percebo o porquê de quando convidei um amigo de MAtosinhos a surfar em Espinho, onde costumo, recebi a resposta, tás doido os "locais" lá são donos da praia e dá sempre confusão.
Andei eu a desmentir para dar de caras com esta história de fonte seguríssima...
ps - daqui a nada acabamos todos a Surfar com facas nos tornozelos como os mergulhadores, mas pelos motivos errados...
Qual é o nome dessa "escola"?! Acho que se devia saber, que é para essa gente ficar "bem vista"!! Ainda chamam a isso de "escola"!
Nem mais!
Já não é a primeira vez que vejo cenas, não tão graves claro, com "instrutores" de surf. Muita mania, pouco respeito e educação mais o facto de pensarem que as ondas são deles e para os alunos deles.
Qual é o nome dessa "escola"?! Acho que se devia saber, que é para essa gente ficar "bem vista"!! Ainda chamam a isso de "escola"!
Surfjah
E segundo consta, mas aguardo confirmação, o seu Presidente António Espírito Santo, o principal instigador e agressor, juntamente com os seus 9 companheiros / alunos.
Honra seja feita, o Xerife não esteve envolvido...
Pronto, agora que já sabem quem foi, deixarão de ajuizar o sucedido pelos factos, e a reputação e fama dos envolvidos fará com que o caso seja menosprezado, é o costume...
Muitos dos agressores apenas distribuiram pancada quando o irmão mais velho caiu ao chão, aí já se encheram de coragem a distribuir brutais pontapés nas costas, ao que sei o dito rapaz ainda está no hospital a aguardar o resultado da radiografia...
Ao que chegámos...
Eu que sempre o admirava no mar, a vê-lo de calção e longboard na água gelado...
E segundo consta, mas aguardo confirmação, o seu Presidente António Espírito Santo, o principal instigador e agressor, juntamente com os seus 9 companheiros / alunos.
Imagino a formação com que vão ficar os miúdos de escolas como estas, em que a pessoa que serve como referência está a dar um belo exemplo...Como esta infelizmente à muitas...
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum