Registo: Oct 24, 2004 Mensagens: 7607 Local/Origem: Carcavelos/Évora
Colocada: Ter, 20 Set 2011 - 19:47 Assunto:
Com esses role models não admira a arrogancia e pretenciosismo com que alguns pirralhos entram dentro de água! Antigamente os pais/tutores davam uns caldos nos putos quando se portavam mal, hoje em dia pedem-lhes ajuda para sovar outras pessoas!
Registo: Feb 27, 2010 Mensagens: 2760 Local/Origem: Space the Final Frontier
Colocada: Ter, 20 Set 2011 - 19:52 Assunto:
wazaaa escreveu:
Com esses role models não admira a arrogancia e pretenciosismo com que alguns pirralhos entram dentro de água! Antigamente os pais/tutores davam uns caldos nos putos quando se portavam mal, hoje em dia pedem-lhes ajuda para sovar outras pessoas!
És um reles!!! _________________ Com cuecas de aço!
Infelizmente o que a justiça faz é meter os suspeitos com termo de identidade e residência. Para o julgamento eles arranjam meia dúzia de aldrabões, acabam todos absolvidos e a vitima depois de pagar as taxas para apresentar queixa e advogados ainda arca com as custas judiciais...
Registo: Aug 21, 2005 Mensagens: 2901 Local/Origem: Terrugem
Colocada: Ter, 20 Set 2011 - 19:58 Assunto:
wazaaa escreveu:
Impressionante não é?
Com os tempos modernos houve muita coisa que mudou para melhor, mas os principais valores infelizmente vão se esbatendo no esquecimento. _________________ http://mugen2i.blogspot.com/
Registo: Feb 27, 2010 Mensagens: 2760 Local/Origem: Space the Final Frontier
Colocada: Ter, 20 Set 2011 - 19:58 Assunto:
Clansman escreveu:
Infelizmente o que a justiça faz é meter os suspeitos com termo de identidade e residência. Para o julgamento eles arranjam meia dúzia de aldrabões, acabam todos absolvidos e a vitima depois de pagar as taxas para apresentar queixa e advogados ainda arca com as custas judiciais...
Boas, não queria dizer que ser local é dar carolos e rebaixar os outros!
e como deves ter lido, esse é dos aspectos que hoje melhorou!!!
Mas acho que ser local muitas vezes obriga-te a meter as pessoas no lugar!!!
Aconselho todas as pessoas que se estejam a iniciar nas ondas, que pelo menos no processo de aperfeiçoamento, que juntem a dedicação ao desporto com a dedicação a uma praia ou trecho de costa... frequenta-a sempre, entrem quando está bom, quando está mau, quanto faz sol e quando chove... ganhem cumplicidade com o local, com os outros e façam amigos na praia. não os tragam de casa! isso faz parte do que eu considero ser surfista.
Não basta teres uns autocolantes na prancha, e comprar um pacote para as Maldivas!
Quem diz Maldivas, diz outra praia que não a tua! é perfeitamente = uma praia com locais aqui ou do outro lado do mundo!
Não podes ir para lá e achares que tens os mesmos direitos!
Não podes sempre que surfas andar atrás do melhor sitio, ou melhor, podes mas sujeitas-te às sobras!
os locais que estão 300dias a surfar ondas más terão que levar contigo quanto está bom?
Por algumas lições mal dadas cá na escola... é que a fama dos portugueses em lugares como as Puerto Escondido e Maldivas já andou tremida! e nós somos poucos...!
Será que tu vais para a Indo, Austrália ou Hawai e apanhas as melhores do Set, quando estão locais na água?... se sim é porque já lá vais à 20anos e conquistaste esse direito!!!
Boas ondas!!!
PS:"hoje fala-se e aponta-se! quando devia-se levantar o dedo e depois falar!"
Boas, eu concordo e compreendo muito do que dizes e defendes, especialmente a parte do PS
Mas o que eu acho é que o conceito de localismo é algo anacrónico, ainda para mais como muitos o descrevem aqui.
Num mundo de fronteiras abertas, não faz sentido nenhum fechar as praias.
Eu percebo que custe chegarmos a sítios que consideramos nossos, e vê-los cheios de pessoas que nunca lá vão. Eu quando comecei a surfar, e ainda hoje, ia muito para uma praia da Costa lá mesmo ao fundo, paredes meias com a Fonte da Telha. Entrava lá todos ou quase todos os dias sozinho, estivesse sol ou chuva, estivessem 30 graus ou 2 ( a surfada mais gelada que mandei), e quando chegava e via 15 ou 20 gajos dentro de água também me perguntava, fdx onde é que estes estavam ontem ou na semana passada? Óbvio que ia apanhar menos ondas, e não ia ter a tranquilidade de outros dias. Mas isso é como tudo, uns dias vou ao Jumbo e a caixa está vazia, e noutros estou 30 minutos para ser atendido, uns dias para estacionar demoro 1 minuto, noutros demoro 45... Acho que acima de tudo deve imperar o respeito, a tolerância e a humildade. E com um pouco de sorte ainda se fazem umas boas amizades, daquelas que nos vão acompanhando nesta curta passagem por cá.
Compra:
LOLOLOL
Acho que um garrafão de 5 litros de gasolina chega e ainda vai saindo mais barato que uma fusca
Mas isso é como tudo, uns dias vou ao Jumbo e a caixa está vazia, e noutros estou 30 minutos para ser atendido, uns dias para estacionar demoro 1 minuto, noutros demoro 45... Acho que acima de tudo deve imperar o respeito, a tolerância e a humildade. E com um pouco de sorte ainda se fazem umas boas amizades, daquelas que nos vão acompanhando nesta curta passagem por cá.
Calculo que o irmão mais novo do que encheu deva ter ficado com uma óptima ideia do Surf, com certeza há-de querer repetir a experiência brevemente... _________________
O Localismo que muitos aqui têm defendido é quase um conceito criminoso, mas quem atribuiu a alguns iluminados que felizmente têm mais tempo para surfar naquela praia o direito de a policiar?
De expulsar alguém da água?
Um local ou melhor um habitual da praia deve, isso sim, quando vê alguém a fazer asneiras ou enrascado deve aconselha-lo e ajuda-lo, mesmo que isso signifique dizer-lhe que esta a colocar em risco outras pessoas e deve procurar o inside.
Agora comportarem-se como um gang de LA ou máfia siciliana, que sob a cobertura da protecção do local, ameaçam, extorquem e efectivamente até chegam a ter autoridade devido a força dos seus números, do medo e terror que provocam nos outros, parece-me um bando de criminosos.
Que sob o manto do conceito de local, que juridicamente nem existe se arrogam proprietários ou vigilantes de uma coisa que nunca foi deles, mas que direitos tem um local sobre a praia que qualquer outro cidadão nao tenha...
Ridículo, meus caros ridículo...
Depois compara-se esta realidade com Indonésia, Hawai e outros sítios que tal, surfem na Colômbia, Angola, costa do marfim, etc, e quando vós aparecerem uns mens com kalasnikovs a intitularem-se de locais... pode ser que pensem que a coisa nAo faz sentido...
A solução dizem muitos, é fazer parte deles... Juntarmos-nos a algo mau. Faz de nós más pessoas...
Por graça comecei a fazer umas aulas na Costa que entendi serem demasiado espaçadas para o gosto que lhe adquiri e resolvi comprar a minha prancha.
Quem costuma ir para Carcavelos ao final do dia já me deve ter visto com a minha pranchita amarela da Red Eyes, mais tempo parado a ver os outros apanhar as ondas á minha frente do que a remar que nem um doido.
Já por mais do que uma vez me vi no aperto - sim, a minha inexperiência coloca-me em apertos - de ver uma prancha a vir para cima de mim só porque alguns surfistas ( se se pode chamar surfista só porque andam em cima da prancha) têm a "certeza" de que podem apanhar todas as ondas que lhe apetecem.
Fujo do crowd o mais que posso e já cheguei ao cúmulo de, em Carcavelos, sair do sítio onde tinha chegado para mais de 1h, porque as "escolinhas" vão para lá apanharem todas as ondinhas que aparecem.
Pela minha, acredito eu, boa consciência junto - 1 nabo em cima da prancha junto a outros nabos não vai correr bem.
Mas ainda assim não acredito que os "surfistas" devam ter a primazia sobre todos os "nabos". Haja a conciência dos nabos das suas limitações e dos "surfistas" da sâ convivência...
Esta onda passou, atrás virá outra, nem que seja no dia seguinte.
Registo: Jun 08, 2005 Mensagens: 4630 Local/Origem: Costa / Estremoz
Colocada: Qua, 21 Set 2011 - 12:01 Assunto:
xau escreveu:
O Localismo que muitos aqui têm defendido é quase um conceito criminoso, mas quem atribuiu a alguns iluminados que felizmente têm mais tempo para surfar naquela praia o direito de a policiar?
De expulsar alguém da água?
Um local ou melhor um habitual da praia deve, isso sim, quando vê alguém a fazer asneiras ou enrascado deve aconselha-lo e ajuda-lo, mesmo que isso signifique dizer-lhe que esta a colocar em risco outras pessoas e deve procurar o inside.
Agora comportarem-se como um gang de LA ou máfia siciliana, que sob a cobertura da protecção do local, ameaçam, extorquem e efectivamente até chegam a ter autoridade devido a força dos seus números, do medo e terror que provocam nos outros, parece-me um bando de criminosos.
Que sob o manto do conceito de local, que juridicamente nem existe se arrogam proprietários ou vigilantes de uma coisa que nunca foi deles, mas que direitos tem um local sobre a praia que qualquer outro cidadão nao tenha...
Ridículo, meus caros ridículo...
Depois compara-se esta realidade com Indonésia, Hawai e outros sítios que tal, surfem na Colômbia, Angola, costa do marfim, etc, e quando vós aparecerem uns mens com kalasnikovs a intitularem-se de locais... pode ser que pensem que a coisa nAo faz sentido...
A solução dizem muitos, é fazer parte deles... Juntarmos-nos a algo mau. Faz de nós más pessoas...
Concordo em grande parte com o que dizes, mas acrescento algo que rema em sentido contrário ao rumo que deste ao teu post.
Pego na tua frase: "(...) sob o manto do conceito de local, que juridicamente nem existe (...)", para acrescentar que de igual forma tb n existem "juridicamente" nenhumas regras de prioridade.
Existem locais - praias - onde durante praticamente todo o ano só surfam os da terra, é normal e de bom-senso que tenhamos cortesia e calma quando lá aparecemos.
O que deveria acontecer era que o bom-senso tb prevalecesse em sentido contrário, por parte dos "locals" pelos visitantes. Ainda este Verão vi um puto, que por se achar bad-local-mother-fucker, remava ridiculamente para cima de todos, mesmo daqueles que se queriam desviar dele... mas histórias destas há-as aos pontapés, não é? _________________ http://vagueares.blogspot.com
este realmente é um tema sensível! e esta é para picar!
Só existem 2 fracções... embora uns mais radicais que outros!
- os que são a favor de regas como, ( respeito através da geografia, antiguidade, experiência e regularidade) e os que são contra, que acham que todos têm o mesmo direito não importa a situação!
Só existe 1diferença entre estas duas fracções, o ter +- anos de surf e ser frequentador habitual de uma praia!
Os que são contra as regras apenas defendem = direitos, por que não querem ter o trabalho de "ralar" uns bons anos... querem chegar e jantar!
Os que são a favor, é porque já tiveram muitos anos a amassar o pão, e sentem que têm de ser recompensados por isso!
Na minha opinião sou completamente a favor destas regras, e já o era quando sentia na pele o efeito das mesmas... mas também só custava a quem as tentava quebrar...
faz todo o sentido que assim seja, e tenho muita pena que as escolinhas
não fomentem as mesmas juntos dos seus aprendizes.
Se pensarem um pouco, é como se fosse no trabalho... se andares anos a batalhar e a fazer as funções mais chatas terás um evolução bem cimentada da tua carreira e serás muito melhor chefe e respeitado!
Infelizmente não é o que sucede muitas vezes no mundo do trabalho, e por isso são raras as pessoas que têm bom ambiente no mesmo!
Vocês que defendem a igualdade só estão a gerar a anarquia que hoje se vê, estão a abrir caminho para os rufias, os que andam em bandos ou são musculados!
Orgulho-me de sozinho já ter posto no lugar um grupo de 10, incluindo uns bem maiores que eu...porque conquistei esse respeito! isto só acontece no surf!
Tu que não defendes as regras é que vais sofrer, amanha ou quando fores velhote!!! na raça humana existem sempre os mais fortes que se vão querer aproveitar!
Já pensas-te que as regras foram feitas para defender os mais fracos!!!
Amanha aparece na tua praia um gajo do halterofilismo que foi à Decattlon.. e tu vais ficar a olhar para ele a estragar ondas! e nem pias!?
E acabo este texto à Leão!
Eu no surf já ralei o meu, e agora os outros só jantam quando eu terminar!
Acho que ser contra o aqui referido Localismo, não é necessariamente ser contra regras, e acho que o respeito não deve ser conquistado mas sim atribuído ab initio a todos, e quem der provas de não o merecer é que o deverá perder.
Reconheço que algumas pessoas pela sua conduta, experiência, idade ou qualquer outro mérito nos mereçam mais respeito do que outras, mas isso é porque ele conquistou esse acréscimo, mas como em tudo na vida tem de haver ponderaçao e bom senso.
Conheço pessoas que surfam a mesma praia com a habitualidade de quem trabalha (fins-de-semana) há mais de 5 anos, e não são considerados locais, porque se limitam a desfrutar o Surf, cumprimentar as pessoas na água, despedirem-se delas, e por diversos motivos, idade, temperamento, profissões que exigem discrição (polícias, procuradores e juízes) não alinham nas conversas de Surf na praia, nem convivem para lá da água.
E ao não entrarem na matilha, não são considerados locais...
Como em tudo na vida o bom senso representa aqui um papel essencial, e seja qual for a ideologia ou ponto de vista levado ao extremo perde sentido.
A ausência de regras leva à anarquia, mas as regras a existirem têm de ser iguais para todos, o respeito tem de ser dado a todos, mesmo quem já é respeitado deve respeitar os outros.
A questão, porém, não é tão simples como à primeira vista pode parecer, porque qualquer norma que seja definida exige que um comportamento violador tenha uma consequência que leva à afirmação contra-fáctica da norma, ou seja, sem consequência ou punição não existe lugar à prevenção de comportamentos desrespeitadores da norma violada.
E a questão nem sequer fica por aqui, porque as costumeiras regras do Surf e da prioridade estão vulgarmente aceites pelo comum dos surfistas, mas quem fiscaliza a sua aplicação, quem define a punição, quem a aplica, quem fiscaliza o fiscal...
O surfista habitual - chame-mo-lo-agora local - é respeitado como todos os outros e é reconhecido pela sua habitualidade e cara frequente na praia, o que só de per so é suficiente para conseguir ser uma referência ou uma ajuda em determinadas situações (chamadas de atenção, mediação de confitos, etc.), mas também ele tem de cumprir as regras como os demais e em igualdade de circunstâncias com os demais, nem pode ser ele a decidir a punição ou castigo ou mesmo aplicá-lo sob pena de ser juiz em causa própria e passar a agir como um criminoso e não como um surfista.
Na minha opinião a solução terá sempre de passar pelo bom senso, compreensão e moderação dos comportamentos desviantes, o que nem sempre é fácil.
Comparemos a situação a jogos de futebol não oficiais, todos nós sabemos as regras, não existe árbitro, fazemos por aplicá-las com bom senso, sendo certo que já todos assistimos a casos extremos em que amigos se envolvem à pancada por causa de um jogo de futebol, mas na maioria das vezes, o bom senso é suficiente para velar pela aplicação das regras daquele desporto.
Numa panorama ideal teriamos a polícia marítima a observar o comportamento dos surfistas e a zelar pela aplicação das regras da prioridade, todos nós sabemos que tal não é possível.
Isto é um assunto que dá pano para mangas e que apenas dá para cada um demonstrar o seu ponto de vista, sem se chegar a qualquer entendimento, na minha opinião, no mar como em sociedade todos deveriamos ser iguais e ninguém deveria ter primazia sobre os outros, as regras existem para serem cumpridas por todos, independentemente de ser local ou estranga, viver na cidade, e já agora quem define quem é local ???
Enfim, os maiores mestres que conheci na vida são génios de reputação mundial que conversam de igual para igual com as pessoas, com inteligência, humildade e muito respeito, e pasme-se, os seus discípulos/seguidores ou subsitutos, na ânsia ou necessidade de obter igual respeito, reputação ou reconhecimento, são sempre as maiores abéculas que tive o desprazer de conviver (arrogantes, autoritários e convencidos sem sentido).
Realmente maya pensaste no bem comum quando disseste a esse homem para sair, mas acho que não te compete a ti tomar esse tipo de decisões.
Na minha maneira de ver essa situação é a própria pessoa que tem de ter a consciência que a sua presença no mar é perigosa para si própria e para os outros, como tal a nossa função é fazê-lo ver isso mesmo de modo a que tome as devidas precauções.
dou.t toda a razão lisurf, mas uma coisa é a teoria e outra é a prática. há por ai gente mesmo muito casmurra sem qualquer tipo de consciência do que se passa em seu redor e não tem a mínima vontade de compreender que a liberdade deles acaba onde começa a dos outros. na minha opinião "para grades males, grandes remédios". if you know what i mean ahaha
Só existem 2 fracções... embora uns mais radicais que outros!
- os que são a favor de regas como, ( respeito através da geografia, antiguidade, experiência e regularidade) e os que são contra, que acham que todos têm o mesmo direito não importa a situação!
Só existe 1diferença entre estas duas fracções, o ter +- anos de surf e ser frequentador habitual de uma praia!
E acabo este texto à Leão!
Eu no surf já ralei o meu, e agora os outros só jantam quando eu terminar!
Pedro para mim estavas a ir bastante bem e gostei do primeiro e acho que do 2º post mas agora estragaste tudo.
Na minha opinião não existem 2 fracções. Existe educação e respeito pelos outros ou não existe educação ou respeito pelos outros. Fácil
E isto não tem a ver com anos de surf, localidade skill ou massa muscular. É apenas e só educação.
Tanto respeito alguem mais velho que surfa há 30 anos como respeito alguem mais velho que quer fazer a sua primeira onda, como dou com todo o gosto e um sorriso a melhor onda do dia a um puto de dez anos que está a começar a cortar as suas.
Eu percebo os dois lados da questão.
Se tenho alguem na água antigo e que mereceu o lugar por todo o tempo que deu aquela praia, todo os dias bons ou maus em que esteve la, obviamente que o deixo ir até porque vai dar melhor uso á onda. Mas isto ATÈ ao dia em que esse respeito e educação é mutuo. Porque se vêm para cima com cenas bullys então aí acabou e safa-se quem tiver melhor remada.
O respeito ganha-se com a antiguidade é certo, mas o tempo dos pequenos ditadores se reparares está a chegar ao fim em todo o lado.
A questão aqui é muito subtil.
Obviamente que prefiro estacionar á porta de minha casa, vivo numa rua fechada, estaciono lá todos os dias, mas o lugar é meu?? Não.. Quando alguem tem lá o carro estaciono mais á frente. Por uma questão de educação se á frente de minha casa o lugar tiver ocupado e o do vizinho vazio, estaciono mais á frente á mesma, não ocupo o lugar dele.
Se calhar sou só parvo. Mas se todos tivessem o mesmo tipo de cuidado então acabava-se esta questão estupida dos locais.
Respeito e educação mais nada. Chegar, esperar e apanhar as ondas quando for a altura certa. Acontece que há por aí muito quem reme á rambo para apanhar tudo o que mexe. Locais, não locais, iniciantes e antigos. Estes para mim são os que chegam e estacionam em qualquer lado, com o carrinho assim meio de lado sabem? Porque cagaram se dava para por outro ao lado.. _________________ "memes, basófia, nicks e anonimatos...bem vindos à internet, glad you could join us." SeaNoEvil in Carcavelos Sangrento
Jah é um dos nomes bíblicos referentes a Deus, daí a utilização de termos como Hallelujah (aleluia), sendo hoje em dia mais utilizado pelo movimento Rastafari em referência a Deus, e à encarnação de Cristo na Terra, que acreditam ter sido um Sr. qualquer na Etiópia cujo nome não me recordo.
Daí a constante referência a Jah em músicas de Reggae, movimento musical actualmente convertido em género, associado ao movimento rastafari.
claro que sim, é preciso muita bom senso e compreensão para se ser um dito, Surfista local Respeitado!
sou contra a violência!
tolerância é o que falta em todo o lado!
adorei a tua analogia com o estacionamento e continuando com a mesma... imagina que o teu vizinho embirra contigo... ou se essa pessoa estacionar à tua porta todos os dias... !?
Vais lhe pedir com delicadeza para tirar o carro!?
E depois ainda existe aqueles de deixam o carro como lhes dá na gana!
Como no surf não chamas a policia e nem existe multas...!
Cabe ao Local mostrar a patente... e se necessário sancionar!
Viva as leis do Surf.... não venham com invenções!
O Crowd em Portugal está como nunca a atingir o seu topo!
tenham noção que o turista surfista europeu também esta a começar a aumentar! e a coisa pode ficar descontrolada!
Jah é um dos nomes bíblicos referentes a Deus, daí a utilização de termos como Hallelujah (aleluia), sendo hoje em dia mais utilizado pelo movimento Rastafari em referência a Deus, e à encarnação de Cristo na Terra, que acreditam ter sido um Sr. qualquer na Etiópia cujo nome não me recordo.
Daí a constante referência a Jah em músicas de Reggae, movimento musical actualmente convertido em género, associado ao movimento rastafari.
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum