Registo: Jan 24, 2009 Mensagens: 1534 Local/Origem: Poça / Azarujinha
Colocada: Sex, 06 Jan 2012 - 18:59 Assunto: Onde gostariam de trabalhar ?
Pessoal,
Queria saber a vossa opinião de profissionais/surfistas e ajuda para decidir onde basear uma empresa que vou abrir.
Se pudessem escolher onde trabalhar em Portugal (qualquer lugar menos os grandes concelhos urbanos de Lisboa e Porto), onde iriam ?
Porque ?
Ou seja, se tivessem de escolher entre várias ofertas profissionais, de equivalente valor económico e potencial de carreira, mas baseadas em diferentes lugares do país (que implica uma diferente qualidade de vida e um maior peso para a família), qual prefeririam?
Estou a abrir uma empresa, na área da tecnologia e banca, e, para ter acesso a ajudas, tenho de a basear fora de Lisboa (normalmente o Porto também fica de fora).
Eu acredito que cada vez mais os profissionais analisam a qualidade de vida que uma carreira pode oferecer, e já não se baseiam só na retribuição económica (presente e a futura ou potencial). Assim, se uma empresa puder oferecer intangíveis como seja a possibilidade de poder surfar, passear e desfrutar a natureza, horários flexíveis, etc etc, conseguirá oferecer um salário menor que um concorrente e manter os empregados mais felizes e dedicados.
No entanto, um profissional não pensa só nele. Muitas vezes tem uma família para suportar e para manter feliz, amigos para visitar, estudos para se manter atualizado.
A empresa também tem de estar perto dos grandes centros de decisão e de boas linhas de transporte.
Por essa razão as pessoas e empresas pagam um prémio elevado por estarem nos centros urbanos, mais caros e com menos qualidade de vida, mas que lhes oferecem maior potencial profissional e social.
Gostava de ouvir a vossa opinião como pessoas que gostam de desfrutar do mar e da qualidade de vida, mas que também têm de pensar no futuro profissional.
Na vossa resposta, se puderem incluir a vossa faixa etária, se têm ou não família, e o vosso nível de estudos, agradecia (ajuda a segmentar as respostas).
Tenho 24 anos, estou a acabar um mestrado e posso dizer que nunca trabalhei, tirando um trabalhito de um mes aqui ou ali(por isso nao sei se a minha opiniao te vai interessar muito mas ca vai).
A nivel de sossego e ter uma vida sem grandes stresses sem duvida a costa Oeste ou a costa vicentina. Se calhar com preferencia pela costa Oeste pois estas a 1 hora de Lisboa que queiramos quer não é a capital e é onde 90% das coisas se passam. Acho que é um sitio onde consegues ter uma vida sossegada com uma grande metropole ja ali ao lado
Eu estou a acabar o curso mas uma das coisas a que dou muita importância é a tal qualidade de vida. O facto de viver ao pé do mar e fazer n coisas relacionadas com ele dá-me um prazer imenso e acho que no futuro só aceitaria ou criaria propostas que me mantivessem perto dele. Até seria capaz de trocar uns euros a mais só para manter esta proximidade... apesar de isto em conversa ser uma coisa e as necessidades do momento poderem ser outras infelizmente.
Para além disso ainda tenho ao pé serviços como as escolas, hospitais, transportes variados e etc. mas isso hoje em dia é um pulo de carro.
Eu se pudesse ia para a terra da minha família, caso surgisse alguma oportunidade por lá. Trocaria uns euros a mais do ordenado como já disse por uma vida sossegada em Tavira de certeza.
Podes tentar os arredores mnel, ericeira ou um pouco mais em cima. Corre o boato que o local como todos sabemos é 5 estrelas. _________________ 1 litro de petroleo extraido, transportado e refinado em gasolina custa cerca de 10 centimos . o resto são impostos e margens de lucro
Problem poor people?
Tendo uma condição que é o litoral eu tenho uma predileção especial pelo Alentejo.
É sossegado, o clima é do melhor, as praias são fantásticas, as gentes são boas e come-se muito bem.
Uma zona que pode te interessar é a de Santiago do Cacém. Tem fáceis acessos, a A2 bem perto e rápidamente chegas a A6. Fica perto de Setúbal que tem Loja do Cidadão o que facilita para resolver algumas coisas sem necessidade de vir a Lisboa.
Mais acima sempre podes optar pela região da Marinha Grande, mas a água é mais fria, o clima mais incerto e as pessoas no geral são mais fechadas. Em termos de acessos, é uma zona bem apetrechada e está muito perto de Leiria que já tem tudo.
Em ambos os locais não deves ter problemas em recrutar pessoas já que a crise é tanta e ambos são bastante perto de Lisboa.
Registo: Oct 24, 2004 Mensagens: 7607 Local/Origem: Carcavelos/Évora
Colocada: Sex, 06 Jan 2012 - 19:25 Assunto:
Sines, definitivamente!
Fica no centro do trecho de costa portuguesa menos crowdeado do país, e mais importante (no que aos negócios diz respeito) está num centro logistico e industrial cada vez mais importante (mais importante ainda seria se o país estivesse no mesmo "comboio" que a região de Sines).
Concordo contigo quando dizes que os profissionais por vezes não pensam apenas na remuneração mas também na qualidade de vida (aquilo a que o Presley chama de "pagamento em tempo") e acho dificil encontrar zona do país que, pessoalmente, conjugue melhor estas variáveis do que Sines.
Falo obviamente como jovem profissional com 3 anos de experiência, sem filhos, solteirissimo e sem créditos para pagar (portanto totalmente livre de empecilhos), e portanto é uma opinião muito condicionada.
Em termos profissionais, posso dizer que num ano de crise, muitas das solicitações de negócio vieram precisamente de Sines onde, o ano passado estive umas 4 ou 5 vezes em trabalho, sendo que em hora e meia no máximo se está em Lisboa ou em Faro. Infelizmente sofre do mesmo problema de todo o território que é o facto de não ter uma rede de caminhos de ferro mais eficiente e "apetecível"!
Editado pela última vez por wazaaa em Sex, 06 Jan 2012 - 19:27, num total de 1 vez
Eu sou de Aveiro e acho que é uma óptima cidade para se viver... Tem tudo, é sossegada, tem praia próxima, uma universidade boa e grande (14500 estudantes) e como é um centro pequeno dá para ir a pé para todo o lado. Também gosto muito da Figueira da Foz mas aquilo, tirando nas férias, acho que é um bocado morto!
Registo: Sep 04, 2006 Mensagens: 1097 Local/Origem: Cidadão do Mundo
Colocada: Sex, 06 Jan 2012 - 19:31 Assunto: Re: Onde gostariam de trabalhar ?
Mnel escreveu:
A empresa também tem de estar perto dos grandes centros de decisão e de boas linhas de transporte.
Por essa razão as pessoas e empresas pagam um prémio elevado por estarem nos centros urbanos, mais caros e com menos qualidade de vida, mas que lhes oferecem maior potencial profissional e social.
Obrigado
Na minha opinião, no caso de Portugal, face ao tamanho do país e à quantidade/qualidade de acessos aos centros urbanos, essa deveria ser uma falsa questão, mas que infelizmente não é. A partir do Algarve em duas horas estás em Lisboa. Levas o mesmo tempo a partir do Porto. Essa é uma questão que por exemplo no Brasil não tem a importância que tem aqui.
Vou falar no meu caso pessoal. Tenho 25 anos, uma licenciatura em Engenharia Civil, um mestrado e uma pós-graduação a terminar. Tinha duas propostas em carteira, uma em Lisboa e outra em Faro, a primeira era quase o dobro da segunda, mais regalias. Escolhi a segunda. Estou a 10 minutos da praia e tenho uma qualidade de vida brutal. Quem vive ou já viveu no Algarve sabe do que falo. E não falo durante o verão, que aí infelizmente é a pior altura.
Em relação ao teu negócio propriamente dito não sei, mas em muitos casos o estabelecimento no Algarve é vantajoso dada proximidade com Espanha.
Cumprimentos, _________________ Antes politicamente incorrecto que moralmente falso
Economicamente o mais vantajoso para a empresa, onde se paga menos impostos e afins, segundo consta (uns colegas meus abriram empresa nos finais do ano passado) o distrito mais rentável será Viseu.
Mesmo ai a qualidade de vida não é má e com muito menos consegues ter uma vida semelhante a Lisboa, contudo não há mar, nem amigos e estas algo deslocado dos principais focos de mercado (Lisboa, Porto e litoral). Neste caso a solução, tal como eles vão fazer, será abrir escritórios no litoral (Aveiro, Coimbra) que são cidades com uma boa localização e onde o nível de vida ainda não está demasiado influenciado.
No meu caso específico tenho 26 anos, eng. de Redes de Comunicação e sistemas de CCTV e já tendo vivido e trabalhado em diferentes países do mundo só tenho a dizer que o nosso Portugal, mais concretamente o Litoral, tem maravilhas....e anda o nosso PM a incentivar a mão de obra (boa e reconhecida) a abandonar o país em vez de incentivar e motivar a criação de "raízes" neste que é o nosso País...
PS. Se necessitares de mais informação sobre a questão financeira de Viseu posso tentar ajudar-te nisso.
Registo: Feb 13, 2006 Mensagens: 11073 Local/Origem: costa da caparica
Colocada: Sex, 06 Jan 2012 - 21:52 Assunto:
eu adoro onde trabalho
tem os seus pontos altos com ser a frente da praia, dar para surfar e ser perto de casa
e tem os seus pontos baixos como ter de aturar pessoal chato e limpar a porcaria que os outros fazem quando saiem do surf e isso...
se pudesse mudava-me, de pais claro, mas curtia de trabalhar neste ramo, ha uma coisa "clean" nisto do surf no fim de contas
Colocada: Sex, 06 Jan 2012 - 22:10 Assunto: Re: Onde gostariam de trabalhar ?
jamaica escreveu:
Mnel escreveu:
Obrigado
Na minha opinião, no caso de Portugal, face ao tamanho do país e à quantidade/qualidade de acessos aos centros urbanos, essa deveria ser uma falsa questão, mas que infelizmente não é. A partir do Algarve em duas horas estás em Lisboa. Levas o mesmo tempo a partir do Porto. Essa é uma questão que por exemplo no Brasil não tem a importância que tem aqui.
Vou falar no meu caso pessoal. Tenho 25 anos, uma licenciatura em Engenharia Civil, um mestrado e uma pós-graduação a terminar. Tinha duas propostas em carteira, uma em Lisboa e outra em Faro, a primeira era quase o dobro da segunda, mais regalias. Escolhi a segunda. Estou a 10 minutos da praia e tenho uma qualidade de vida brutal. Quem vive ou já viveu no Algarve sabe do que falo. E não falo durante o verão, que aí infelizmente é a pior altura.
Em relação ao teu negócio propriamente dito não sei, mas em muitos casos o estabelecimento no Algarve é vantajoso dada proximidade com Espanha.
Cumprimentos,
x2 > algarve sem duvida
o bold do quote é da minha responsabilidade.
para lançar outra hipotese nos "antipodas" desta e muy mais fria (mas relacionada com o ultimo paragrafo do jamaica): algures perto da galiza.
Não sei se o ramo de negócio o permite, mas se pudesse escolher iria para os Açores, um verdadeiro paraíso na Terra. Já ponderei essa mudança, mas ao contrário do Wazaa, tenho uma casa para pagar, duas filhas, e uma mulher socióloga, que dificilmente lá arranja trabalho...
Não sei se o ramo de negócio o permite, mas se pudesse escolher iria para os Açores, um verdadeiro paraíso na Terra. Já ponderei essa mudança, mas ao contrário do Wazaa, tenho uma casa para pagar, duas filhas, e uma mulher socióloga, que dificilmente lá arranja trabalho...
Pessoalmente gosto aqui dos suburbios e a mudar seria de país durante uns tempos, coisa que está nos planos do próximo ano.
No que toca á pergunta, acho que algarve ou west coast seriam boas opções. O mar é fundamental e Lisboa já me cansa um bocado com a quantidade de gente carros e confusão.
Açores era uma boa ideia mas por um periodo curto, tipo 3 ou 4 meses, não me via a viver lá. A zona da Ericeira tem a vantagem de ser bastante rápido o acesso a lisboa. _________________ "memes, basófia, nicks e anonimatos...bem vindos à internet, glad you could join us." SeaNoEvil in Carcavelos Sangrento
Registo: Nov 26, 2008 Mensagens: 913 Local/Origem: Rua Casal dos ninhos - baleal
Colocada: Sex, 06 Jan 2012 - 22:56 Assunto:
Bem , eu estou-me a formar na área de desenvolvimento de software , logo, qualquer sitio com ligação à internet, uma tomada para o portatil e uma secretária serve .
Mas , se necessitasse de escolher, diria a zona oeste , entre leiria e torres vedras , ou o Norte/Interior em zonas como viseu/braga/covilhã ....
Registo: Jun 09, 2007 Mensagens: 3009 Local/Origem: Queluz
Colocada: Sex, 06 Jan 2012 - 23:25 Assunto:
Carnaxide conta?
Face ao curso que estou a tirar o sitio ideal para trabalhar era a ANPC ou o CDOS de Lisboa mas se Lisboa/Porto e arredores não contam até tinha interesse em ir para a Serra da Estrela (neve, chuvas, frio) ou zona centro (incêndios).
Pelo menos um local onde houvesse bastante trabalho e várias situações para me ir entretendo.
Mas já estou por tudo, nem que seja na aldeia do meu avô e me paguem para fazer algo que se assemelhe ao curso que ando a tirar já fico contente embora cada vez mais pense na hipótese de me pirar daqui para fora.
E agora face à tua pergunta, a zona centro não é má de todo, acesso para todo o lado e acaba por ficar numa zona "a meio" das grandes cidades o que para deslocações nunca chega a ser mau de todo.
Se estiveres a pensar em expandir para fora secalhar Beja não era mau pensado, aeroporto novo e tal para possíveis clientes estrangeiros, zona calma para trabalhar e onde o nível de vida não deve ser assim tão caro comparado com as grandes cidades. _________________ ET 6'6 | Rip Curl E-BOMB Stealth 4/3 M
Licenciado em Electronica e Telecomunicações em Aveiro , e de momento numa empresa de software em Aveiro .. 29 anos.. trabalho ha 4.
Concordo com o que dizes.. Já trabalhei em Lisboa, mas deixei um lugar mais seguro, por algo mais incerto mas com outra qualidade de vida. flexibilidade de horario.. demoro 10min a chegar ao trabalho, etc. Além de ter aqui familia, os amigos todos..
Como o Matthias já disse Aveiro é provavelmente um belo sitio para start-ups. Ligação priveligiada á universidade, a 1a hora do Porto, e fora disso, praias, espaços verdes, tranquilidade..
Mas.. caso me aparecesse a oportunidade, Algarve era aliciante.. concordo com o jamaica
as nossas escolhas são baseadas como tu disseste num mesmo vencimento e potencial de carreira mas em diferentes lugares.
mas és tu que tens que fazer uma análise, antes de todos nós, dos concelhos que mais beneficiam o teu sector empresarial, aqueles que podem ter um maior potencial de desenvolvimento nesse sector e que simultaneamente oferecem maior qualidade de vida tanto a ti como aos teus empregados.
tenta conjugar o melhor possível todos estes factores mas, na minha opinião,a base da tua empresa deveria ser num local em que a empresa possa crescer, mesmo que tenhas que abdicar um pouco da qualidade de vida, porque depois de teres um negócio estável deverá ser mais fácil tomar decisões que privilegiem a qualidade de vida da tua familía e dos teus trabalhadores
Registo: Feb 27, 2010 Mensagens: 2760 Local/Origem: Space the Final Frontier
Colocada: Sáb, 07 Jan 2012 - 8:04 Assunto:
Eu tenho o 12 ano... e gosta de ser Testador de Prostitutas para lançar o catalogo turístico de sexo com todos os pormenores, de onde podia encontrar aquilo, onde não podia cenas assim... yes i'm a genius!
Registo: Nov 17, 2003 Mensagens: 3240 Local/Origem: Santa Cruz
Colocada: Sáb, 07 Jan 2012 - 19:54 Assunto: Re: Onde gostariam de trabalhar ?
Mnel escreveu:
Gostava de ouvir a vossa opinião como pessoas que gostam de desfrutar do mar e da qualidade de vida, mas que também têm de pensar no futuro profissional.
Na vossa resposta, se puderem incluir a vossa faixa etária, se têm ou não família, e o vosso nível de estudos, agradecia (ajuda a segmentar as respostas).
Obrigado
Olá Amigão Mnel,
Bem... Rudolfo Valente, 38 anos, desempregado de profissão e engenheiro civil de obra às vezes, 3 filhos e uma paciente esposa.
A minha escolha em termos geográficos seria o distrito de Leiria, concelho de Peniche.
Tem a melhor e maior escolha de ondas a nível nacional sendo o local q oferece o maior número de dias de surf de q tenho conhecimento. O crowd está a aumentar a olhos vistos mas o florescer de escolas e surfcamps faziam adivinhar esta consequência pelo q vai sendo um mal anunciado...
Possui boas acessibilidades e um forte índice de industrialização.
Como mau considero a meteorologia do local, a água quase sempre gelada, falta de condições / infraestruturas a todos os níveis para as habituais enchentes que ocorrem durante os meses de Junho, Julho e Agosto e considero Peniche uma cidade feia e mal estruturada... não é um sítio bonito, 'apenas' tem praias excelentes e lindas.
Tens bons contactos na zona com o poder político e não só pelo q...
Por estar no centro do país, acaba por estar perto dos dois maiores centros urbanos - Lisboa e Porto.
Para mim é sem dúvida a região a considerar por qq surfista / empresário.
Algarve tb me parece bem mas em termos de ondas no verão e não só fica escasso e está longe de tudo o q interessa. Apesar de possuir aeroporto, a distância - €€€ - é demasiada e dispender 3h de carro para cada lado para vir a Lisboa ter uma reunião parece-me excessivo...
Abraço e vê mazé se te deixas de marrequices e apareces esta semana,
Rudas _________________ Mais vale uma onda só que mal surfada... ou então aprende connosco em www.casamarela.moonfruit.com
Mais acima sempre podes optar pela região da Marinha Grande, mas a água é mais fria, o clima mais incerto e as pessoas no geral são mais fechadas. Em termos de acessos, é uma zona bem apetrechada e está muito perto de Leiria que já tem tudo.
As pessoas são mais fechadas! Tens de me explicar isso
A água na zona não é muito mais fria do que a da zona de Peniche. As praias têm muito pouco crowd e o que existe é tranquilo. No entanto, em termos de consistência a zona de Peniche é mesmo o top. Faz falta na região uma zona abrigada como o molho leste ou o Baleal, porque há mesmo muitos dias em que o mar fica "pouco surfável", aliás dá para tirar sempre algumas conclusões por o número/comunidade de bodyboarders existentes.
A qualidade de vida acho que é boa, Leiria melhorou muito no trânsito e a criminalidade é "normal". Digo normal porque não existem aqueles focos grandes assaltos como os que existem em Coimbra ou noutros sítios.
Com respeito ao aspecto económico, é uma zona que tem certo dinamismo e Leiria encontra-se numa boa localização geográfica para quem quer ir realizar negócios a Lisboa ou ao Porto. Mas se as viagens forem muito frequentes para a zona de Lisboa, uma região mais abaixo como a de Peniche facilita muito já que Lisboa "fica a minutos" _________________ "Powered" by: Lamina Customs
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum