Registo: Jan 24, 2009 Mensagens: 1534 Local/Origem: Poça / Azarujinha
Colocada: Qui, 05 Abr 2012 - 19:03 Assunto:
Sabes que entretanto as pessoas já quase deixaram de consumir produtos japoneses... estive numa loja japonesa há poucas semanas e a dona queixou-se disso.
Registo: Dec 29, 2006 Mensagens: 2864 Local/Origem: Peniche
Colocada: Qui, 05 Abr 2012 - 22:18 Assunto:
Sabes que 12 toneladas de água pura são apenas 12 mil litros de água?
Uma piscina olimpica, tem 50 metros de comprimento, 25 de largura e pelo menos 2 de profundidade. Para encher uma piscina deste tipo, são precisos 2,5 Milhões de litros.
Dizer 12 toneladas de água, é a forma que os media têm de te fazer pensar que é muito e que é o fim do mundo. _________________ Surf & Ski
Galeria de Fotografia
Sabes que 12 toneladas de água pura são apenas 12 mil litros de água?
Uma piscina olimpica, tem 50 metros de comprimento, 25 de largura e pelo menos 2 de profundidade. Para encher uma piscina deste tipo, são precisos 2,5 Milhões de litros.
Dizer 12 toneladas de água, é a forma que os media têm de te fazer pensar que é muito e que é o fim do mundo.
Realmente, é verdade
Mas podem ainda ser maiores, devido à largura e profundidade..Mas para o efeito, continua a ser mais que as 12 toneladas.... _________________ Just getting started!
Sendo que muitas espécies migram, não sei até onde vão os níveis de contaminação.. Andei a procurar informação mas não encontro.
Sei que por exemplo, em fertilizantes de plantas, 1 ml é o suficiente para 1 litro..
Levanto esta questão porquê? há uns anos, numa cadeira de economia do meio ambiente, ao estudar as "quotas de poluição", o estudo defendida o princípio do poluidor pagador. Ou seja, dava um exemplo de um lago, que com x litros, poderia absorver y de poluentes "sem prejudicar" o meio envolvente. Logo, os poluidores poderiam pagar uma quota para um certo nível de descargas definidos pelo nível de absorção do lago.
Alguém sabe qual é para descargas radioactivas?
Lembro-me também de ver um documentário sobre as orcas na costa americana, que apresentavam níveis altos salvo erro de mercúrio, que derivavam de outros peixes que comiam que já o traziam. Peixes migrantes.
Não sendo nenhum físico ou engenheiro, sei que o volume de energia concentrada nuclear é menor que o da convencional, logo acredito que os níveis de concentração sejam elevados. Sei também que hoje em dia ainda há zonas de Chernobyl interditas, que há zonas em Fukoshima que bastam uns minutos de exposição para a morte de quem lá está.
Logo, sei que 12 000 litros de água é um valor irrisório confrontado com toda a água do oceano, mas e de água radioactiva?
Não é por isto que vou deixar de ir para o mar, acredito é que o impacto de este acidente ainda não foi claramente medido e divulgado. Bem como futuras consequências.
Não sou nenhum nostradamus que apregoa o fim do mundo, aliás até tenho uma teoria de que tudo é capaz de ser absorvido pela terra, visto que tudo é criado pelo que existe na terra. Ou seja o que é um químico senão a combinação de vários elementos naturais. No entanto, visto que é uma combinação não natural, acredito que a terra demore mais tempo de decompor.
Por fim Carinhas, espanta-me a tua reacção, acho que qualquer surfista se deveria sentir incomodado com estes acidentes e não os relativizar ao estilo do "deixa estar pá, é só uma piscina olímpica".
pior foi a merda que deu ontem na rtp1. Descargas ilegais de empresas lá pelo norte que iam para o tejo, havia ribeiras completamente negras e "pegajosas" com tartarugas, rãs e etc mortas a boiar. _________________ 1 litro de petroleo extraido, transportado e refinado em gasolina custa cerca de 10 centimos . o resto são impostos e margens de lucro
Problem poor people?
Epah, não se pode relativizar 12 toneladas de água contaminada sem sequer saber a sua composição. Não são propriamente pesticidas da quinta da Tia Xica. São núcleos cujo decaimento pode emitir grandes quantidades de energia e ser altamente prejudicial para a vida. E o pior é que quando se dá esse decaimento formam-se normalmente espécies mais estáveis e que podem durar mais tempo. O lixo radioactivo é tratado de forma muito diferente conforme o seu nível de energia. O lixo de baixo nível, resultante de processos médicos ou industriais é normalmente armazenado durante dias/meses até deixar de constituir perigo é descarregado para a atmosfera/oceanos. MAS o resíduos das centrais nucleares são extremamente energéticos e para tratar o lixo de nível energético médio e alto são escavados repositórios geológicos com profundidades absurdas para isolar os detritos durante milénios. Ora basta haver uma fuga que contamine água com este tipo de resíduos e 12 toneladas podem ser uma questão muitíssimo séria que só um inconsciente ignoraria. Isto porque pura e simplesmente estes resíduos não podem ser descarregados para lado nenhum.
sei que o volume de energia concentrada nuclear é menor que o da convencional
zemi, não sei o que queres dizer com "volume de energia concentrada", mas se estás a falar da energia nuclear específica dos materiais empregues nas reacções nucleares olha que é o oposto. Por exemplo a energia específica nuclear do Urânio-235 é 79 500 000 MJ/kg enquanto que energia química da gasolina é só 47.2 MJ/kg. E se vires em termos de energia por volume a diferença ainda é maior: 1 534 000 000 MJ/litro vs 34 MJ/litro.
Citação:
Não sou nenhum nostradamus que apregoa o fim do mundo, aliás até tenho uma teoria de que tudo é capaz de ser absorvido pela terra, visto que tudo é criado pelo que existe na terra.
Rapaz, a tua teoria tem uma falha pah Olha que nem tudo é criado pelo que existe na Terra. Aliás os combustíveis nucleares não só não foram criados na Terra, como também o Sol nunca terá algum dia capacidade de os produzir. Esses elementos tão pesados como o urânio, que existem no nosso planeta, são restos de uma estrela muito maior do que aquela que o Sol algum dia virá a ser. Aliás, quando explodir, o Sol provavelmente só irá conseguir gerar Ferro, nunca Ouro ou Platina, quanto mais Urânio etc, etc... Mais ainda caro zemi, neste momento o Sol transforma Hidrogénio em Hélio que são os elementos mais leves existentes. Ora o teu corpo é constituído maioritariamente por Carbono que é bastante mais pesado, o que quer dizer que os teus átomos, tal como os de todos os seres humanos, foram "cozinhados" há uma catrefada de milhões de anos numa estrela muito maior que o Sol. E portanto tu nem sequer és propriamente um produto da Terra mas sim fruto de uma reacção nuclear muito anterior à propria Terra. Aliás a água em que surfas pode eventualmente ser "mais nova" que os átomos no teu corpo se provir de uma estrela mais actual que a que originou o Carbono aqui existente. Já para não falar que o nosso planeta engorda por dia umas boas toneladas pelos detritos que absorve quando o seu campo gravitacional "varre" o espaço (que não é propriamente vazio) e quando é bombardeado pelos ventos solares e portanto recebemos muita coisa "extra-Terra"
E para veres que a Terra não absorve tudo, com uma fracção ínfima da água dos oceanos já conseguirias criar com a tecnologia de há umas décadas uma bomba de fusão com capacidade para desintegrar todo o planeta. Não me parece que a Terra absorvesse isso muito bem pah
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum