Colocada: Dom, 08 Abr 2012 - 11:11 Assunto: Deposição de areias
Boas!
Fiz uma pesquisa e não encontrei nada sobre o assunto por isso aqui vai.
Costumo surfar na praia da Barra, em Aveiro.
Durante este inverno o mar "comeu" uma porção da praia muito devido a uma tempestade mais agressiva, algo que não costuma acontecer noutros anos. O que acontece é que recentemente a câmara colocou enormes quantidades de areia de volta na praia para esta estar pronta para o verão. Contudo não colocou apenas na praia mas também no mar pelo que os fundos mudaram e as ondas de qualidade foram-se.
Alguém conhece uma situação parecida ou tem conhecimentos na área?
Os fundos vão eventualmente voltar ao normal ou acabaram-se as ondas aqui na barra?
Boas bazinga,
até certo ponto considero que as coisas tenham mudado para melhor, vou deixar aqui a minha opinião:
1º á um ano que ando nestas andaças e nunca tinha visto os "três picos" a funcionar
2º aquela esquerda em frente ao offshore está bem engraçada para quem quer aprender/evoluir
3º a onda no playground junto ao paradão está com mais força, mas pouco consistente.
4º Se achas que as coisas mudaram...então prepara-te porque em virtude do prolongamento do pontão norte, é possivel que a barra deixe de ficar exposta às vagas de inverno e isso sim trará consequencias.
Boas bazinga,
até certo ponto considero que as coisas tenham mudado para melhor, vou deixar aqui a minha opinião:
1º á um ano que ando nestas andaças e nunca tinha visto os "três picos" a funcionar
2º aquela esquerda em frente ao offshore está bem engraçada para quem quer aprender/evoluir
3º a onda no playground junto ao paradão está com mais força, mas pouco consistente.
4º Se achas que as coisas mudaram...então prepara-te porque em virtude do prolongamento do pontão norte, é possivel que a barra deixe de ficar exposta às vagas de inverno e isso sim trará consequencias.
Tanto o playground (que durante este ano tem sido o local que mais dias dá) como o pico em frente ao offshore, de há duas semanas para cá (que foi quando a câmara colocou a areia em cima daqueles sacos e pedras enormes e no mar também) que essas ondas desapareceram/mudaram para pior. E principalmente em frente ao offshore que foi onde a praia foi mais "comida" e foi onde eles mais tentaram proteger colocando carradas de areia. Tanto que se entrares em frente ao offshore tens pé até lá à frente às custas da areia que lá colocaram.
Desconfio que com o tempo o mar se vai encarregar de "uniformizar" a areia depositada mas só o tempo o dirá...
Em relação ao prolongamento do pontão vai influenciar de certeza o swell da zona, agora vamos ver como.
As condições não têm ajudado, ontem pareceu-me estar bom pelas indicações do windguru, o que viste? ou não viste nada xD?
Vou esperar que venha um daqueles dias sem vento, para dar uma opinião, pois fundamentei-me naquilo que tenho visto nos ultimos meses e não nas ultimas semanas.
Na semana passada (já depois de colocarem a areia) tiveram boas condições num ou dois dias e chego lá e nada... Nesta semana e na próxima com este vento não me parece que dê alguma coisa...
Registo: Jan 24, 2009 Mensagens: 1534 Local/Origem: Poça / Azarujinha
Colocada: Ter, 10 Abr 2012 - 23:08 Assunto:
Colocar areia é uma manobra puramente política, só para o povo ver. É completamente inútil. Faz lembrar aqueles putos a fazerem castelos de areia junto ao mar e depois fazem um fosso para o proteger da maré a subir.
Não se preocupem que o mar já vai repor a tendencia natural da coisa.
O grande problema são os milhões de €€€ que se gastam nessas brincadeiras inúteis.
A falta de areia tem a ver principalmente com as barragens que são construidas nos rios que desembocam perto dessas praias (e.g. Costa da Caparica e o Tejo, Aveiro e o Vouga, Figueira da Foz e o Mondego, etc). As barragens são a maior limitação ao transporte de sedimentos do tamanho das areias (as maiores tipo pedra pouco se move, e a lama não se importa com as barragens). Pensem nisso da próxima vez que a EDP vos vier com a história da sustentabilidade.
Aliás, o Vouga não teve recentemente direito a umas barragens novas? Se calhar até foram elas uma parte importante do problema.
Despois, no caso de Aveiro, Figueira da Foz entre outros casos onde se construiram pontões, e como na nossa costa a corrente perdominante é de norte para sul, as praias a sul dos molhes perdem areia, enquanto as do norte a vão acumulando (às vezes chegam mesmo ao limite do molhe norte, como foi o caso da Figueira, pelo que já vão na 3a ampliação do molhe).
Nestes 2 casos, construiram-se os pontões para proteger as barras, e permitir a passagem de barcos, mas noutros, os esporões são mesmo para Ingles ver e para obter alguns votos (olhem para uma foto aérea dos pontões a sul da Praia da Barra).
A população terá de decidir se prefere os portos a funcionar, ou as praias.
No caso da Figueira, vai ser testada uma solução inovadora (inicialmente proposta pelo SOS): um bypass que vai bombear areia acumulada a norte da barra, para o sul.
PS: eu não sou perito nestes temas, apenas transmito a opinião dos peritos que estão a estudar estes casos.
Tanto teve direito como estão a ser construidas duas barragens a uns 30 km de aveiro, distanciadas uma da outra de 3/4 km. Mas não convêm divulgar, estamos em criser e o maior investimento actualmente realizado em Portugal tem de ser "ocultado".
Uma vez que o Pontão norte estará a ser prolongado devido á erosão que se tem verificado nos ultimos anos, acredito que as medidas que tem sido tomadas serão suficientes. Agora não se entende o porquê de se criar um muro de 200 metros de sacos de areia a proteger um bar que só abre 5 meses por ano.
Será que se justifica investir milhares de euros num bar/surfschool patrocinado pela quiksilver?
A comunidade do atitude intervêm de forma clara dizendo "sim claro", e o que dirão os nossos pais? Nós sabemos que este nível de investimento por parte das grandes marcas tem repercussões inevitáveis na economia local, mas será suficiente ?
Tanto teve direito como estão a ser construidas duas barragens a uns 30 km de aveiro, distanciadas uma da outra de 3/4 km. Mas não convêm divulgar, estamos em criser e o maior investimento actualmente realizado em Portugal tem de ser "ocultado".
Uma vez que o Pontão norte estará a ser prolongado devido á erosão que se tem verificado nos ultimos anos, acredito que as medidas que tem sido tomadas serão suficientes. Agora não se entende o porquê de se criar um muro de 200 metros de sacos de areia a proteger um bar que só abre 5 meses por ano.
Será que se justifica investir milhares de euros num bar/surfschool patrocinado pela quiksilver?
A comunidade do atitude intervêm de forma clara dizendo "sim claro", e o que dirão os nossos pais? Nós sabemos que este nível de investimento por parte das grandes marcas tem repercussões inevitáveis na economia local, mas será suficiente ?
Colocar areia é uma manobra puramente política, só para o povo ver. É completamente inútil. Faz lembrar aqueles putos a fazerem castelos de areia junto ao mar e depois fazem um fosso para o proteger da maré a subir.
Não se preocupem que o mar já vai repor a tendencia natural da coisa.
O grande problema são os milhões de €€€ que se gastam nessas brincadeiras inúteis.
A falta de areia tem a ver principalmente com as barragens que são construidas nos rios que desembocam perto dessas praias (e.g. Costa da Caparica e o Tejo, Aveiro e o Vouga, Figueira da Foz e o Mondego, etc). As barragens são a maior limitação ao transporte de sedimentos do tamanho das areias (as maiores tipo pedra pouco se move, e a lama não se importa com as barragens). Pensem nisso da próxima vez que a EDP vos vier com a história da sustentabilidade.
Aliás, o Vouga não teve recentemente direito a umas barragens novas? Se calhar até foram elas uma parte importante do problema.
Despois, no caso de Aveiro, Figueira da Foz entre outros casos onde se construiram pontões, e como na nossa costa a corrente perdominante é de norte para sul, as praias a sul dos molhes perdem areia, enquanto as do norte a vão acumulando (às vezes chegam mesmo ao limite do molhe norte, como foi o caso da Figueira, pelo que já vão na 3a ampliação do molhe).
Nestes 2 casos, construiram-se os pontões para proteger as barras, e permitir a passagem de barcos, mas noutros, os esporões são mesmo para Ingles ver e para obter alguns votos (olhem para uma foto aérea dos pontões a sul da Praia da Barra).
A população terá de decidir se prefere os portos a funcionar, ou as praias.
No caso da Figueira, vai ser testada uma solução inovadora (inicialmente proposta pelo SOS): um bypass que vai bombear areia acumulada a norte da barra, para o sul.
PS: eu não sou perito nestes temas, apenas transmito a opinião dos peritos que estão a estudar estes casos.
Depende do tipo de arte de pesca, qualquer das formas duvido que seja ilegal, já que é a zona costeira mais vigiada da região.
Mas sinceramente compreendo perfeitamente o porquê dessa pergunta.
Colocada: Qua, 11 Abr 2012 - 13:47 Assunto:
cornelyus escreveu:
Thanks Mnel!
Mamakioboi, se fazes surf na zona deves perceber porque estou a fazer esta pergunta..
Este ano então não há dia que nao ouça relatos de alguem que apanhou algum susto!
Muito cuidado com as redes, couvos , bóias etc !!!
Em Portugal, acho que nunca houve acidentes graves, mas sei de surfistas afogados por causa de material de pesca colocado em zona de ondas noutros países (e.g. Brasil)
Cá o problema é mais quando temos as tempestades e estas arrastam as redes & co para junto das praias. Já tive de chamar a polícia marítima em S.João e na Rata por causa de bóias arrastadas para a zona de surf.
Pergunta na Capitania. Os surfistas têm tradicionalmente muito boas relações com as autoridades.
Quanto às redes, onde surfo, infelizmente são uma constante.. quanto à legalidade não sei, mas a maior parte delas não estão sinalizadas e ainda no mês passado vi um jipe da gnr a cortar as redes...
Quanto a sustos, nesta época já fiquei com uma perna presa, e não é muito agradável.. sorte que foi no limite.. se fosse lá no meio nem quero ver como era.
Já agora fica o aviso:
Maceda, lado direito do paredão a cerca de 200 mts tem redes
S. Pedro de Maceda, por toda a praia
Secret para esses lados, por toda a praia
Furadouro, No fim dos passadiços, a sul, uma porrada delas
Torrão do lameiro (Marretas) uma porrada delas.
Para estes lados, sempre que virem bancos de areia, ter muito cuidado que geralmente ao lado há redes.
Quanto às redes, onde surfo, infelizmente são uma constante.. quanto à legalidade não sei, mas a maior parte delas não estão sinalizadas e ainda no mês passado vi um jipe da gnr a cortar as redes...
Quanto a sustos, nesta época já fiquei com uma perna presa, e não é muito agradável.. sorte que foi no limite.. se fosse lá no meio nem quero ver como era.
Já agora fica o aviso:
Maceda, lado direito do paredão a cerca de 200 mts tem redes
S. Pedro de Maceda, por toda a praia
Secret para esses lados, por toda a praia
Furadouro, No fim dos passadiços, a sul, uma porrada delas
Torrão do lameiro (Marretas) uma porrada delas.
Para estes lados, sempre que virem bancos de areia, ter muito cuidado que geralmente ao lado há redes.
Eu falei na barra mesmo por causa do surf mas na zona de Aveiro existem imensas praias em situações muito piores. Praias que desde à uns anos para cá perderam dezenas de metros de areal e podem fazer paredões, esporões ou colocar a areia que quiserem que a situação vai sempre piorar.
No caso da barra também sou da opinião de que ao longo do tempo o mar irá repor as condições que existiam antigamente.
Em relação às redes os pescadores na barra abusam e também já ouvi histórias de malta a ter problemas apesar de eu nunca ter apanhado nenhum susto.
Registo: Aug 21, 2007 Mensagens: 196 Local/Origem: Cova da Piedade/Caparica
Colocada: Qui, 19 Abr 2012 - 13:57 Assunto:
Li em tempos numa Surfer, acho eu, que numa praia da California que tinha este tipo de problemas, utilizaram uma espécie de algas que ajuda a criar bancos de areia e a estabilizá-los.
Parece-me uma solução inteligente e que não enche bolsos a gulosos todos os anos!
Hasta _________________ Épico épico é o primeiro drop em pé!
Registo: Nov 17, 2003 Mensagens: 3240 Local/Origem: Santa Cruz
Colocada: Qui, 19 Abr 2012 - 14:27 Assunto:
Acabei de ir registar uma firma de venda de algas... _________________ Mais vale uma onda só que mal surfada... ou então aprende connosco em www.casamarela.moonfruit.com
Colocada: Qui, 19 Abr 2012 - 19:00 Assunto:
Best escreveu:
Li em tempos numa Surfer, acho eu, que numa praia da California que tinha este tipo de problemas, utilizaram uma espécie de algas que ajuda a criar bancos de areia e a estabilizá-los.
Parece-me uma solução inteligente e que não enche bolsos a gulosos todos os anos!
Hasta
A melhor forma de prevenir, é mesmo não construir (e não comprar) em zonas sensíveis. Por exemplo, toda a zona entre Peniche e o Baleal é sensível... e há muitas mais por esta costa fora. Quem lá tem casa, sabe que foi um investimento arriscado. Por mais que se tente proteger, o mar manda, e se ele quiser avançar avança. O que não pode acontecer, é o pessoal do interior ter de pagar a vista de mar e os barzinhos de praia.
Posto esta declaração de princípio, sabes que a SOS defende o estudo de recifes artificiais como melhor forma de prevenir a erosão.
Há alguns casos de êxito, mas há muitos que deram barraca.
O que a SOS pretende é estudar esta forma de prevenção da erosão, fazer uns pilotos para mais tarde avançar com soluções eficientes.
Vantagens:
1-Mais barato que pontões, e reposição de areias
2-Visualmente menos intrusivo
3-Mais ecológico (se bem feito, claro) e pode servir de colónias para vida marinha
e a mais importante de todas:
4- Pode ser construída para dar ondas em vez de as tirar !!!
Há o tal projeto parado do recife de S. Pedro. A ideia não é só dar ondas, é testar um conceito...
Quanto as areias, vivo em frente ao mar, e ha uns tempos, fizeram umas obras no meu prédio, caíu um pedaço de parede na marquise.. Qual foi o meu espanto ao ver que no meio do cimento haviam conchas!!! Ainda hoje guardo o pedaço de betão com cimento, azulejo e concha!
Ora isto leva para a seguinte pergunta: onde vão muitos empreiteiros buscar a Areia?
ó Mnel, tu que deves estar mais dentro destes assuntos que eu, é possível apresentar alguma queixa? o prédio já é bastante antigo... mas à quantidade de apartamentos que se vêem nas praias, calculo que grande parte deles tenham conchas na estrutura! Ainda por cima, se fizerem uma busca rápida no google por praia do furadouro, o que não falta é notícias de depositos de areia, subidas do mar e reconstrução de muros de praia!
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum