Colocada: Sex, 06 Abr 2012 - 9:55 Assunto: Natação
Boas pessoal, sim cheguei à pouco e já estou a criar posts..
Pesquisei sobre o tema mas não encontrei nada de concreto..
Pois bem, queria saber se acham que a natação influencia positivamente o desempenho na surfada, e quando falo em influenciar, refiro-me por exemplo, a ter uma remada mais forte, estar numa forma física melhor, sentirmos mais à vontade dentro de água, principalmente quando somos somos levados à máquina de lavar, por isso digam o que acham.
Será uma barbaridade o que estou a dizer? Ou faz algum sentido?
Registo: Dec 29, 2006 Mensagens: 2864 Local/Origem: Peniche
Colocada: Sex, 06 Abr 2012 - 10:56 Assunto:
Depende do teu treino na piscina. Se fores para lá passear, pouco ou nada mudará.
Agora se tiveres um plano de treino a sério, que puxa muito pela capacidade respiratória, certamente te ajuda.
Não esperes é resultados imediatos. Se treinares durante um ano muito a sério, vais ver que ficares preso debaixo de água por longos periodos deixa de ser o fim do mundo... _________________ Surf & Ski
Galeria de Fotografia
Sinto diferença na remada mas nada de mais além, a resistência ganhas alguma mas uma coisa e sentires-te a vontade numa piscina outra é no mar.
Na piscina ate te podes safar bem mas o mar é imprevisível e é isso que não te deves esquecer.
De resto é um bom complemento ao surf.
Posso dizer que, por experiência própria, ganhas uma caixa enorme, ficas com uma melhor remada e independentemente de ser numa piscina ou em mar, ganhas sempre outra confiança dentro de água, não sinto "medo" quando levo com uma onda, e não preciso de abrir os olhos de baixo de água para ver onde está o sol para ir à superfície, como já li aqui no fórum.
Portanto, nadar é sempre benéfico para surfar, ganhas outra preparção física, e ganhas outro tipo de confiança, que pessoas que estão no mar pela primeira vez sem nunca terem feito natação regularmente, não têm.
E eu digo isto porque nado... _________________ Just getting started!
Registo: Jan 24, 2009 Mensagens: 1534 Local/Origem: Poça / Azarujinha
Colocada: Sex, 06 Abr 2012 - 21:28 Assunto:
Não é por acaso que os surfistas de ondas grandes treinam no mar... é dos melhores treinos que se pode ter para ganhar à vontade, remada, respiração.
Agora, nadar numa piscina é um sucedâneo, mas, para quem não pode nadar no mar, é uma opção
Não é por acaso que os surfistas de ondas grandes treinam no mar... é dos melhores treinos que se pode ter para ganhar à vontade, remada, respiração.
Agora, nadar numa piscina é um sucedâneo, mas, para quem não pode nadar no mar, é uma opção
Sim mas para nadar no mar, ou nadas de fato de surf, que não dá jeito nenhum, ou rapas frio... _________________ Just getting started!
Colocada: Sex, 06 Abr 2012 - 21:36 Assunto:
Framby escreveu:
Mnel escreveu:
Sim mas para nadar no mar, ou nadas de fato de surf, que não dá jeito nenhum, ou rapas frio...
Sim mas para nadar no mar, ou nadas de fato de surf, que não dá jeito nenhum, ou rapas frio...
Surfar de fato não dá jeito nenhum
Para nadar, repito, não dá jeito nenhum... O movimento da braçada a nadar é completamente diferente da remada utilizada a surfar, se quiseres nadar correctamente, o fato não o permite, pois não consegues fazer o movimento de braçada correctamente.
A nadar não tens uma prancha por baixo a fazer te flutuar e por isso a braçada tem de ser feita de modo diferente. A surfar, a unica preocupaçao que tens é andar para a frente...
A surfar fazes a remada quase que pelos lados do corpo, enquanto que a nadar crawl, tens de puxar a água por baixo do corpo de modo a teres flutuação para poderes andar mais... _________________ Just getting started!
Colocada: Sex, 06 Abr 2012 - 22:33 Assunto:
Framby escreveu:
A surfar, a unica preocupaçao que tens é andar para a frente...
LLOOLL Como tudo na vida... até na natação
Mariquices, eu nado no mar com um fato no inverno (licra no verão), e não é por isso que deixo de fazer exercício e de chegar ao meu destino. Aliás, para nadar não necessitas de um fato tão quente como para surfar.
Se experimentares surfar em água quente sem fato não vais querer outra coisa; quando o tiras parece que tens foguetes nos braços.
Ruben, a natação é provavelmente o desporto mais completo que podes praticar e como tal, mesmo que não surfasses só terias a ganhar. Quanto a ajudar no surf tens muitos benefícios. O imediato é o sistema respiratório. Não só desenvolves a caixa torácica como em geral acabas por respirar melhor. Além disso os bruços são muito bons para desenvolver os músculos lombares que por vezes dão umas dores quando se fica sem surfar há algum tempo e se recomeça.
Aqui já se discutiu o assunto e eu sou da opinião que nadar em piscina de forma empenhada é favorável porque a água doce tem consideravelmente menos impulsão que a do mar e ao fim de 100 piscinas além do cansaço natural tens este esforço adicional para vencer a redução de impulsão e te manteres à tona enquanto dás conta da respiração. E isso é bastante bom, porque mesmo que estejas cansado ou tenhas que nadar uma distância considerável no mar pq eventualmente partiste a prancha etc... já tens uma coisa a teu favor que é teres treinado bastante com menos impulsão. Claro que também é positivo, se puderes, aproveitar o Verão (já não digo o Inverno que isso tb é obra lol) para nadar umas quantas vezes no mar sobretudo com uma certa corrente para ganhar experiência. Além disso é incrível o que uma pequena ondulação pode fazer a nível da respiração. Acabas por te cansar um pouco mais. E embora tenhas a benesse da impulsão, como a água do mar é mais densa acabas também por ter mais dificuldade em "avançar" apesar de flutuares facilmente.
Finalmente é sempre bom treinar o "estar no mar" sem apetrechos, para o caso de um dia teres que vir a remo braçal apenas lol para terra. Incluindo a passagem de ondas por cima/baixo, a direcção correcta para a orientação da remada, as várias posições de protecção de coluna e cabeça. Coisas que muito do pessoal que aí anda por vezes desconhece ou acha preciosismos e quando parte a prancha lá fora e tem que passar uma rebentação mergulhante com um fundo de declive razoável ali à beira da praia com a areia em cima é que se lembra que era boa ideia ter aprendido lol Mas isso são outros trezentos eheheh
A surfar, a unica preocupaçao que tens é andar para a frente...
LLOOLL Como tudo na vida... até na natação
Mariquices, eu nado no mar com um fato no inverno (licra no verão), e não é por isso que deixo de fazer exercício e de chegar ao meu destino. Aliás, para nadar não necessitas de um fato tão quente como para surfar.
Se experimentares surfar em água quente sem fato não vais querer outra coisa; quando o tiras parece que tens foguetes nos braços.
O que eu estou a dizer é que a nadar de fato não estas a nadar correctamente porque o fato não o permite.. _________________ Just getting started!
Tal como já foi dito aqui, a natação é um excelente complemento para o surf. Quando praticada com regularidade, ajuda-te a ganhar resistência cardio-respiratória e muscular. Eu fiz natação durante 18 anos, 10 desses a nível de competição e posso-te dizer que me ajudou muito nos primeiros passos. Portanto, se for uma modalidade que já praticas e que "levas a sério", garanto-te que te vai dar um empurrão brutal na fase da iniciação.
Um abraço e boas ondas! _________________ Less talk, more surf!
Registo: Nov 17, 2003 Mensagens: 3240 Local/Origem: Santa Cruz
Colocada: Sáb, 07 Abr 2012 - 22:06 Assunto:
Natação é importante.
Yoga também mas julgo que essencial enquanto surfista e com o verão a aproximar se a passos largos são dois desportos diferentes mas que se complementam:
Kickboxing e jiujitsu _________________ Mais vale uma onda só que mal surfada... ou então aprende connosco em www.casamarela.moonfruit.com
Natação é importante.
Yoga também mas julgo que essencial enquanto surfista e com o verão a aproximar se a passos largos são dois desportos diferentes mas que se complementam:
Kickboxing e jiujitsu
Especialmente para o surf, aconselho também a aprendizagem de Kung Fu, nomeadamente as técnicas:
Registo: Nov 17, 2003 Mensagens: 3240 Local/Origem: Santa Cruz
Colocada: Dom, 08 Abr 2012 - 18:04 Assunto:
samc escreveu:
NunoSousa escreveu:
(...) tem que passar uma rebentação mergulhante com um fundo de declive razoável ali à beira da praia com a areia em cima...
Explica lá isso que não percebi nada e fiquei curioso!
Sinónimo de mega quebra côco com aquela saída em que te vês à nora para te arrastares até à areia e por norma acabas por querer andar, não sais do mesmo sítio e levas com uma onda pelas costas que te faz passar por um ridículo de todo o tamanho e com um penteado excêntrico mas rico em sais minerais. Com um bocado de sorte ainda consegues partir o nose da tábua. _________________ Mais vale uma onda só que mal surfada... ou então aprende connosco em www.casamarela.moonfruit.com
(...) tem que passar uma rebentação mergulhante com um fundo de declive razoável ali à beira da praia com a areia em cima...
Sinónimo de mega quebra côco com aquela saída em que te vês à nora para te arrastares até à areia e por norma acabas por querer andar, não sais do mesmo sítio e levas com uma onda pelas costas que te faz passar por um ridículo de todo o tamanho e com um penteado excêntrico mas rico em sais minerais. Com um bocado de sorte ainda consegues partir o nose da tábua.
Exactamente. Se não estou em erro existem 4 grandes tipos de rebentação: a mergulhante, a colapsante, a oscilante e em derrame. Cada uma tem as suas particularidades, mas a mergulhante é particularmente perigosa porque é aquela em que a crista da onda se enrola mais violentamente e cai sobre a cava rapidamente. Acontece quando o declive da praia é moderado, mas se houver uma zona mais profunda criada por exemplo por um agueiro torna a rebentação extremamente perigosa pelo refluxo da água. Existem praias de alguns países onde este tipo de rebentação é tão forte pela conjugação com esses "buracos" que muitos banhistas inesperientes ficam tetraplégicos. Há inclusivé sinalização com bandeiras próprias nessas praias e coimas para quem entrar com o aviso de rebentação. Que eu saiba não há fenómenos assim tão graves por cá, mas se fizerem uma busca rápida no youtube vêem relatos de quem passou por isso.
Registo: Oct 24, 2004 Mensagens: 7607 Local/Origem: Carcavelos/Évora
Colocada: Dom, 08 Abr 2012 - 22:18 Assunto:
rudas escreveu:
samc escreveu:
NunoSousa escreveu:
Sinónimo de mega quebra côco com aquela saída em que te vês à nora para te arrastares até à areia e por norma acabas por querer andar, não sais do mesmo sítio e levas com uma onda pelas costas que te faz passar por um ridículo de todo o tamanho e com um penteado excêntrico mas rico em sais minerais. Com um bocado de sorte ainda consegues partir o nose da tábua.
As duas ultimas que apanhei assim foram Supertubos maré cheia e CDS maré cheia também! Eu a querer sair e a pensar "fdx, e agora como é que saio sem ser a rebolar?!" Ainda assim acho que me safei sempre bem, like a boss!!
Colocada: Dom, 08 Abr 2012 - 22:23 Assunto:
NunoSousa escreveu:
Existem praias de alguns países onde este tipo de rebentação é tão forte pela conjugação com esses "buracos" que muitos banhistas inesperientes ficam tetraplégicos. Há inclusivé sinalização com bandeiras próprias nessas praias e coimas para quem entrar com o aviso de rebentação. Que eu saiba não há fenómenos assim tão graves por cá, mas se fizerem uma busca rápida no youtube vêem relatos de quem passou por isso.
Têm alguma ideia de quantas pessoas ficam para/tetraplégicas em Portugal por ano por causa das praias ? Eu não tinha...
Existem praias de alguns países onde este tipo de rebentação é tão forte pela conjugação com esses "buracos" que muitos banhistas inesperientes ficam tetraplégicos. Há inclusivé sinalização com bandeiras próprias nessas praias e coimas para quem entrar com o aviso de rebentação. Que eu saiba não há fenómenos assim tão graves por cá, mas se fizerem uma busca rápida no youtube vêem relatos de quem passou por isso.
Têm alguma ideia de quantas pessoas ficam para/tetraplégicas em Portugal por ano por causa das praias ? Eu não tinha...
Todos os tempos são GMT Ir à página 1, 2, 3Seguinte
Página 1 de 3
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum