Isto faz lembrar a guerra entre Passos e Seguro,discute-se mas ninguém sabe o que se passa!
Pessoal,até há corvinas de tamanho considerável e perfeitamente com o pânico confundidas com tubarões,eu acho que se visse alguma me borrava todo,nem me preocupava em saber o que era,fugia do vulto.
Tudo é possível,mas ataques...a percentagem deve ser mínima.
Esta semana enquanto pesquisava na net algo sobre o assunto,houve um artigo que me despertou algum interesse...ataque de golfinhos ao ser humano!
Isto faz lembrar a guerra entre Passos e Seguro,discute-se mas ninguém sabe o que se passa!
Pessoal,até há corvinas de tamanho considerável e perfeitamente com o pânico confundidas com tubarões,eu acho que se visse alguma me borrava todo,nem me preocupava em saber o que era,fugia do vulto.
Tudo é possível,mas ataques...a percentagem deve ser mínima.
Esta semana enquanto pesquisava na net algo sobre o assunto,houve um artigo que me despertou algum interesse...ataque de golfinhos ao ser humano!
Em Setembro passado em Padang passou a meio-metro de mim um Peixe-boi.
Nada se assemelha a um tubarão, mas o vulto ao pé de mim deu para assustar e não foi pouco.
É verdade Gonzo, tb os vi por lá o ano passado em Uluwatu...
são um bicho que impressiona pelo tamanho.
E quanto a confundir as barbatanas dorsais de tubarões e golfinhos acho muito difícil quando se conhecem as duas.
As dos golfinhos são muito maus redondas na ponta já para não referir o movimento ondulante que fazem à superfície, enquanto os tubraões nadam praticamente a direito conforme se vê nos vídeos.
Tb vi uma barbatana dorsal enorme na Fonte da Telha, mas era garantidademente uma baleia piloto ou outra de espécie pequena.
_________________ I changed my executive suit for my wetsuit and my tie for my leash.
_________________ 1 litro de petroleo extraido, transportado e refinado em gasolina custa cerca de 10 centimos . o resto são impostos e margens de lucro
Problem poor people?
Registo: Jan 24, 2009 Mensagens: 1534 Local/Origem: Poça / Azarujinha
Colocada: Dom, 01 Jul 2012 - 22:47 Assunto:
O que mais me assustou na notícia do tubarão branco de Sesimbra foi a atitude do grande predador de inteligência reduzida, aqueles que estavam no barco.
O tubarão branco é uma espécie ameaçada, e protegida em muitas regiões do mundo (menos na cínica Europa que pesca tubarão para vender na Ásia).
Ataques ?!?
Citação:
Apesar de se ter criado uma lenda urbana, os ataques de tubarões contra seres humanos são bastante raros. Dentro desses, os do tubarão-branco podem ser considerados anedóticos se comparados com os do tubarão-tigre (Galeocerdo cuvier) ou o tubarão-cabeça-chata (Carcharhinus leucas). Além disso, as mortes causadas por estas três espécies em seu conjunto são inferiores às provocadas por serpentes marinhas e crocodilos cada ano, e inclui menores que os falecimentos ocasionados por animais tão aparentemente inofensivos como abelhas, vespas e hipopótamos. Considera-se que é mais provável morrer de um ataque do coração em alto-mar que por um ataque de um tubarão.
Conforme Douglas Long, "morre mais gente cada ano por ataques de cachorros do que por ataques de tubarões brancos nos últimos 100 anos". Em lugares onde a sua presença não é tão abundante, os ataques alcançam números realmente irrisórios: por exemplo, em todo o Mediterrâneo só se tem confirmado 31 ataques contra seres humanos nos últimos 200 anos, em sua maioria sem resultado de morte. De acordo com alguns investigadores americanos, a cifra de ataques de tubarões brancos a nível global entre 1926 e 1991 seria de 115, sendo Califórnia, Austrália e África do Sul os lugares de maior concentração desses ataques.
Essa escassez de ataques, sobretudo mortais, pode ser ocasionada porque a que a maioria dos tubarões em geral e os brancos, em particular, não considerem aos humanos como autênticas presas potenciais. Ou, devido à queda na população deste animal. De feito, é possível que o sabor da carne humana seja incluso como algo desagradável, e também seja menos nutritiva e muito mais difícil de digerir que a de baleia ou foca. A grande maioria de ataques consistem em uma única mordida, depois o qual o animal se retira, levando poucas vezes alguma parte da infortunada vítima (principalmente pés e pernas).
Registo: Mar 27, 2011 Mensagens: 221 Local/Origem: Sesimbra
Colocada: Dom, 01 Jul 2012 - 22:59 Assunto:
o pessoal de sesimbra é tudo malta de "colhões pretos" =D.. isto capturar um tubarão branco tem muito que se lhe diga! _________________ Red Eyes 6'6 - Xcel Infiniti 4/3
"O sonho comanda a vida!"
"As ondas são como o sol, quando nasce é para TODOS!"
Registo: May 14, 2003 Mensagens: 4482 Local/Origem: Lisboa
Colocada: Seg, 02 Jul 2012 - 10:47 Assunto:
É isso Mnel... quando li a notícia pensei o mesmo: pq é que não deixaram o tubarão quieto e continuar a vida deles a pescar o que pescam todos os dias? _________________ The Search: the essence of adventure, an escape from the bondage of everyday life!
"De todas as presunções ridículas da humanidade, nada ultrapassa as críticas feitas aos hábitos dos pobres por aqueles que têm casa, estão aquecidos e alimentados.
(H. Melville)"
pergunto quantos de nós se tivessemos a vida dura destes homens a ganhar o que ganham e tivessem a oportunidade ocasional de enfiar mais 1000 euros ao bolso iam recusar????
Registo: May 14, 2003 Mensagens: 4482 Local/Origem: Lisboa
Colocada: Seg, 02 Jul 2012 - 13:42 Assunto:
Nunca ouviste dizer que nem todos os meios justificam os fins?
Os tubarões não fazem parte da nossa cadeia alimentar... e mesmo os mercados que os compram, consomem partes muito especificas do tubarão, tudo porque acham que tem poderes especiais... voodoo stuff! É a estupidez da humanidade no seu pleno... _________________ The Search: the essence of adventure, an escape from the bondage of everyday life!
o tubarao estava a 90 km da costa, é uma ameaça deveras perigosa... _________________ 1 litro de petroleo extraido, transportado e refinado em gasolina custa cerca de 10 centimos . o resto são impostos e margens de lucro
Problem poor people?
Nunca ouviste dizer que nem todos os meios justificam os fins?
..
não...nunca ouvi...o que já ouvi é que os fins não justicam os meios
dafonso escreveu:
Os tubarões não fazem parte da nossa cadeia alimentar... e mesmo os mercados que os compram, consomem partes muito especificas do tubarão, tudo porque acham que tem poderes especiais... voodoo stuff! É a estupidez da humanidade no seu pleno...
bem vamos lá constextualizar a coisa....ninguém em Portugal anda a capturar primariamente tubarão branco....isto foi uma captura ocasional
estes pescadores andavam pela noticia à pesca de peixe-espada, que se pesca com palangre (anzol) e não rede como se referiu e de certeza que enquanto estavam a puxar o palangre este tubarão, como o oportunista que é, devia andar a comer o pescado que eles içavam, e olha o apetite que estes meninos têm dá para f**** um palangre inteiro (com o respectivo prejuizo adivinha lá para quem)...ora bem os pescadores, como predadores oportunistas que tb são, aproveitaram a ocasião e toma lá morangos apanharam o tubarão que lhes estava a f**** a pesca
dizes que o tubarão não faz parte da nossa dieta??? o branco não até porque porque cá é raro mas pode ser consumido e tens várias espécies que consomes de certeza: pata roxa, cação, tintureira....
é assim não me interpretem mal eu tb não gosto de ver um animal deste morrer...é uma espécie ameaçada, até pensava que por cá fosse proibido pescar, aparentemente não...desprezo por completo a pesca de tubarão só pelas barbatanas assim como qualquer mau uso dos recursos marinhos
agora nesta situação não condeno os pescadores...apenas aproveitaram uma situação que lhe permite encaixar mais uns euros numa situação de excepção...pelos visto pela lei podem apanhar estes animais portanto não cometeram crime legal nenhum, no fundo a verdade é esta a vida de quem vive do mar é bem dura, os tempos são de crise, todas as oportunidades são de ouro e moral não mete comida no prato
eu admito que faria o mesmo
Editado pela última vez por JMC em Seg, 02 Jul 2012 - 16:07, num total de 1 vez
Registo: Jan 24, 2009 Mensagens: 1534 Local/Origem: Poça / Azarujinha
Colocada: Seg, 02 Jul 2012 - 17:48 Assunto:
JMC escreveu:
agora nesta situação não condeno os pescadores...apenas aproveitaram uma situação que lhe permite encaixar mais uns euros numa situação de excepção...pelos visto pela lei podem apanhar estes animais portanto não cometeram crime legal nenhum, no fundo a verdade é esta a vida de quem vive do mar é bem dura, os tempos são de crise, todas as oportunidades são de ouro e moral não mete comida no prato
Já ouviste falar numa coisa que se chama "ética" ? É aquilo que funciona quando por cima da lei, especialmente quando esta não é clara ou correcta.
Outra palavra relevante é "respeito", neste caso por um animal nobre, ou pelo meio ambiente marinho.
O lucro nunca mas nunca pode ser uma justificação para a falta de ética ou de respeito, mesmo que seja legal !!!! As pessoas que pensam assim são as que destroem a nossa sociedade e os seus valores. Espero bem que não pratiques o que escreveste.
Eu antes tinha uma opinião muito pouco positiva pelos pescadores, até que comecei a entender que havia 3 tipos:
1) Os de fim-de-semana, que não fazem a mínima ideia do que é o mar
2) Os verdadeiros que o entendem empiricamente melhor que ninguém, e o que desejam é deixar um mar de oportunidade para os seus filhos e netos
3) Os industriais, que só buscam lucro fácil e estão a cagar-se para os que vêm a seguir, culpando a legislação e o mercado/consumidores pelos seus crimes, e escondendo-se na imagem de pobres coitados que os pescadores ainda têm.
Infelizmente cada vez menos temos os do grupo 2) e esse é o mal dos nossos oceanos. Cada vez me dou mais e aprendo com eles. Os que conheço não fariam o que estes fizeram.
Segundo a legislação europeia é proibido pescar, manter a bordo, transbordar ou desembarcar tubarões-branco Carcharodon carcharias, é proibido inclusivé danificar quando capturadas acidentalmente!
1. É proibido aos navios da UE pescar, manter a bordo,
transbordar ou desembarcar as seguintes espécies:
a) Tubarão-frade (Cetorhinus maximus) e tubarão-de-são-tomé (Carcharodon carcharias) nas águas da UEe águas fora da UE;
b) Tubarão-sardo (Lamna nasus) em todas as águas, exceto disposição contrária no Anexo I, parte B, do Regulamento (UE)
c) Anjo (Squatina squatina) nas águas da UE;
d) Raia-oirega (Dipturus batis) nas águas da UE da divisão CIEMIIa e das subzonas CIEM III, IV, VI, VII, VIII, IX, X;
e) Raia-curva (Raja undulata) e raia-taigora (Rostroraja alba) nas águas da UE das subzonas CIEM VI, VII, VIII, IX, X; e
f) Violas (Rhinobatidae) nas águas da UE das subzonas CIEM I,II, III, IV, V, VI, VII, VIII, IX, X, XII.
2. As espécies referidas no n.º 1 não devem ser danificadas quando capturadas acidentalmente. Os espécimes devem ser prontamente soltos. "
Desta forma, a condescendência para com os pescadores - que lucraram quanto? mil euros a dividir por quantos? 15? 20? - está mal enquadrada.
Mal enquadrada porque ninguém está contra as pescas ou pescadores que mal ganham para comer.
Mas esta captura, para estes supostos pescadores profissionais, deveria ser punida, e severamente.
E porque ninguém é punido? Porque isto é portugal. (com "p" minúsculo mesmo). Falhou na agricultura, falhou nas pescas, falhou na educação, porque não haveria de falhar na preservação?
Registo: Sep 04, 2006 Mensagens: 1097 Local/Origem: Cidadão do Mundo
Colocada: Seg, 02 Jul 2012 - 20:01 Assunto:
Mnel escreveu:
JMC escreveu:
Já ouviste falar numa coisa que se chama "ética" ? É aquilo que funciona quando por cima da lei, especialmente quando esta não é clara ou correcta.
Outra palavra relevante é "respeito", neste caso por um animal nobre, ou pelo meio ambiente marinho.
O lucro nunca mas nunca pode ser uma justificação para a falta de ética ou de respeito, mesmo que seja legal !!!! As pessoas que pensam assim são as que destroem a nossa sociedade e os seus valores. Espero bem que não pratiques o que escreveste.
Eu antes tinha uma opinião muito pouco positiva pelos pescadores, até que comecei a entender que havia 3 tipos:
2) Os verdadeiros que o entendem empiricamente melhor que ninguém, e o que desejam é deixar um mar de oportunidade para os seus filhos e netos
3) Os industriais, que só buscam lucro fácil e estão a cagar-se para os que vêm a seguir, culpando a legislação e o mercado/consumidores pelos seus crimes, e escondendo-se na imagem de pobres coitados que os pescadores ainda têm.
Infelizmente cada vez menos temos os do grupo 2) e esse é o mal dos nossos oceanos. Cada vez me dou mais e aprendo com eles. Os que conheço não fariam o que estes fizeram.
Esses são os 3 tipos de pescadores que tu conheces ou que assim queres definir para dar coerência ao teu raciocínio.
Poderíamos definir mais 3 ou 4 tipos de pescadores, como "Os verdadeiros que o entendem empiricamente melhor que ninguém, e o que desejam é deixar um mar de oportunidade para os seus filhos e netos" mas que necessitam de alimentar os 4 filhos e a mulher desempregada.
A ética não te dá de comer. Essa conversa é toda muito bonita e é fácil falar quando se tem um ordenado certo ao fim do mês, que não está dependente do clima, da ondulação, das marés. Provavelmente nunca tiveste que ir ao mar para dar de comer à família. Achas que estes pescadores, que são a maioria, entendem empiricamente melhor que ninguém, e o que desejam é deixar um mar de oportunidade para os seus filhos e netos? Vem ao Algarve, levo-te ao mar em meia dúzia de barcos e depois falamos.
"Ah Zé, mas eu andei na vela e chegava a passar 5 horas no mar e a sandwich de mortadela ficava empapada, por isso sei bem como é a vida de mar". Fucking hipsters _________________ Antes politicamente incorrecto que moralmente falso
Registo: Feb 27, 2010 Mensagens: 2760 Local/Origem: Space the Final Frontier
Colocada: Seg, 02 Jul 2012 - 20:17 Assunto:
jamaica escreveu:
Mnel escreveu:
JMC escreveu:
Esses são os 3 tipos de pescadores que tu conheces ou que assim queres definir para dar coerência ao teu raciocínio.
Poderíamos definir mais 3 ou 4 tipos de pescadores, como "Os verdadeiros que o entendem empiricamente melhor que ninguém, e o que desejam é deixar um mar de oportunidade para os seus filhos e netos" mas que necessitam de alimentar os 4 filhos e a mulher desempregada.
A ética não te dá de comer. Essa conversa é toda muito bonita e é fácil falar quando se tem um ordenado certo ao fim do mês, que não está dependente do clima, da ondulação, das marés. Provavelmente nunca tiveste que ir ao mar para dar de comer à família. Achas que estes pescadores, que são a maioria, entendem empiricamente melhor que ninguém, e o que desejam é deixar um mar de oportunidade para os seus filhos e netos? Vem ao Algarve, levo-te ao mar em meia dúzia de barcos e depois falamos.
"Ah Zé, mas eu andei na vela e chegava a passar 5 horas no mar e a sandwich de mortadela ficava empapada, por isso sei bem como é a vida de mar". Fucking hipsters
Meu Deus... se fosses gaja casava-me contigo!!!
Como és gajo... és o meu guru neste fórum!!! _________________ Com cuecas de aço!
Registo: Feb 08, 2010 Mensagens: 259 Local/Origem: VILA DO CONDE
Colocada: Ter, 03 Jul 2012 - 15:13 Assunto:
anda tudo preocupado com tubarões no mar??? eu ficava era preocupado se eles andassem nas estradas
Claro que muito se fala sobre os tubarões, mas eles sao os senhores dos mares e as aguas do oceanos sao deles, nos e que as invadimos.
Tam tive a minha experiencia com tubarões na agua. Em novembro estava a surfar em Canggu na Indonesia e meia duzia de metros de mim passou um belo especime de tubarão, com cerca de 3 metros, mas nem de mim se aproximou mais do que isso. Claro que nos dias seguinets andava meio em panico, mas nao deixei de surfar.
pensem no seguinte: quantos surfistas estao dentro de agua diariamente e quantos ataques existem, para isso aqu ivos disponibilizo um lionk que e actualizado sobre a materia, mas para os mais maricas, ha solução...deixem as ondas do mar para aqueles que verdadeiramente têm o espirito do surf e que respeitam a natureza-
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum