Colocada: Ter, 17 Jul 2012 - 11:42 Assunto: Retro Quad Fish feita em casa
Há mais de um ano que tenho vindo a pensar fazer a minha própria prancha, mas só agora consegui, finalmente, tornar este plano uma realidade.
O plano era fazer uma retro quad fish 6’0 para usar nos dias de meio metro agora no verão. Uma vez que não tinha qualquer tipo de experiência, decidi basear as medidas numa prancha parecida da wavegliders (uma 5’8 que funciona mesmo muito bem), basicamente tentei replicar a prancha aumentando um pouco todas as medidas (altura, largura e espessura).
Aprender como fazer uma prancha
O youtube está cheio de vídeos que mostram gente a shapar mas há muita coisa que passa despercebida e não se consegue, muitas vezes, perceber uma metodologia só a ver vídeos. Foi através de reports como o do Zion aqui do fórum que realmente aprendi como se devem fazer as coisas.
Reunir material
Pessoalmente decidi reunir o material todo antes de começar, incluindo o material para a fase de laminação para tentar fazer a prancha toda de seguida sem grandes interrupções.
Segue-se a lista dos materiais e uma estimativa do custo de cada um (muitos dos materiais já os tinha cá em casa pelo que não vou considerar o custo deles.
Cavalete:
Base de um piano antigo – 0€, uma tábua de pinho cortado à medida para fazer os dois apoios – 4€
Laminação:
2,5kg de resina, catalisador e parafina – 30€, fibra de vidro (4m 6oz + 2m 4oz) – 40€, 2 pinceis grandes – 4€, squeegee – 5€.
Outros materiais importantes:
Plugs FCS para 4 quilhas – 15€, berbequim – 0€, tintas acrílicas – 0€, plasticina – 0€, acetona – 1€, baldes para misturar a resina – 0€, balança – 0€, fita de pintura – 0€
Total: 186€
Shape
Comecei por copiar o layout da 5’8 usando uma folha de papel rígido grande o suficiente para cobrir metade da prancha. Uma vez que pretendia uma 6’0 e não uma 5’8, desenhei cerca de 2/5 da tail e do nose dos locais respectivos e depois uni as duas partes de forma a “fazer sentido”
De seguida recortei com um serrote a toda a volta a cerca de meio centímetro de distância do desenho. NOTA: cuidado para recortar o mais verticalmente possível, não é difícil fazer uma diagonal para dentro sem que nos apercebamos disso.
Depois de recortar tudo à volta, com uma lixa 40 é fácil debastar os 0,5cm que faltam para chegar à marca.
O passo seguinte foi alisar o bottom até tirar todo o foam estragado que tinha, para isto foram usados a plaina e o surfoam. (não recomendo a minha plaina a ninguém, acredito que uma boa plaina ajuda muito, especialmente a debastar, mas a minha foi a mais barata que encontrei no Aki e a lamina não corta o foam às fatias como eu esperava, em vez disso amassa muito o foam e esfarela. Na verdade o único uso que lhe dei foi para tirar volume ao stringer (para madeira ela serve).
No final de alisar o bottom ficou assim:
Na verdade tive bastante sorte com o rocker que veio de origem, porque estava muito perto do que eu queria, por isso resolvi deixar ficar como estava. Depois de uns retoques, quando considerei o bottom terminado, a prancha tinha este aspecto:
A fase seguinte foi marcar a espessura ao longo da prancha e debastar todo o foam da parte de cima o que, com o material que eu tinha disponível, levou-me um dia inteiro de trabalho.
A meio deste processo, ainda com muito para tirar em algumas zonas:
Uma tábua de madeira serve para garantir que a prancha tem a mesma espessura em toda a largura.
Ao fundo vê-se uma Alaia de madeira que um amigo meu estava a construir ao mesmo tempo.
Por fim, a última parte do shape são os rail, aqui eu diria que a parte mais importante é garantir que a prancha fica simétrica dos dois lados. Para isso usei a técnica de desenhar linhas, fazer cortes iguais dos dois lados, e só no final tentar uniformizar as linhas.
NOTA: é importante marcar o centro do rail a toda a volta para garantir que não estamos a retirar largura ao fazer os rails.
Só quando os rails do topo estão prontos é que comecei a fazer a parte de baixo. Esta foi provavelmente a parte mais “criativa”, no mau sentido porque é bastante difícil copiar os rails a olho de forma e ficarem igualmente “afiados” dos dois lados em todo o comprimento da prancha.
No final ficou assim:
Detalhe do tail que foi de longe a parte que me deu mais trabalho, especialmente dar aquela curvatura no stringer sem estragar o foam à volta:
Pintura
Como não tinha tinta acrílica em spray, usei para pincel e o resultado até foi bom:
Tinha visto uma pintura parecida com esta há uns anos e achei uma certa piada. É muito simples de fazer com fita de pintura e um pincel grande.
Laminação
Era a fase que me metia mais medo e foi onde a grande parte dos problemas apareceram.
Para meu grande azar, a balança que tinha não é muito sensível a medidas pequenas como 6 ou 7 gramas, por isso quando tentei medir 1,5% de catalisador pode muito bem ter sido 3%.
A verdade é que estava a contar com cerca de 15 minutos para fazer o trabalho mas só tive 7. Foi incrível a velocidade com que de repente a resina passou de liquida para gelatinosa. Quando comecei a notar que a resina já não estava liquida, tive cerca de 30 segundos até ficar impossível de espalhar mais. Nessa altura tinha feito toda a superfície e quase completado metade do rail. A minha sorte foi estar a adicionar resina ao poucos e em pequenas quantidades espalhando de imediato, pelo que não fiquei com amontoados de resina por espalhar, na verdade o rail por fazer estava bastante seco o que permitiu agarrar bem a segunda remessa de resina que tive de fazer (desta vez com 0,5% catalisador!)
NOTA: o meu sequeegee foi comprado no Aki, é uma tábua de madeira com cerca de 25cm de comprimentos que tem uma borracha flexível num dos lados. Não o recomendo a ninguém porque a borracha é pouco flexível para fazer os rails e apesar de 25cm ser muito bom para fazer a superfície, passei um mai bocado nos rails.
Detalhe de como a fibra fica por cima do foam:
Antes de fazer a laminação da parte de cima dei uma pequena lixadela a toda a volta para tirar alguns picos que secaram e tentar reduzir o número de bolhas que iam ficar no final.
Depois de repetir o processo (desta vez só com 0,5% catalisador) na parte de cima e dar uma pequena lixadela onde as camadas de fibra intersectam:
Em teoria a fase seguinte seria colocar os plugs para as quilhas mas acabei por deixar essa parte para o fim e passar logo para o Hot Coat (espero não me vir a arrepender).
Depois do Hot Coat:
A prancha ficou bastante brilhante (quase como se tivesse sido polida) mas ficaram algumas irregularidades, principalmente algumas gotas que secaram a escorrer para baixo.
O que ainda falta:
A última foto é o estado actual da prancha. Agora falta colocar os copinhos das quilhas, fazer uma ponte para prender o shop e no final lixar e polir a prancha toda.
Até sexta-feira devo tentar acabar a prancha. Neste momento só tenho receio da ponte para o shop porque não encontro nenhum vídeo nem nenhuma explicação de como fazer isso. Estou a pensar fazer um furo de cada lado do tail com um berbequim e fazer um molde com plasticina à volta para depois encher com restos de fibra de vidro e resina. Se alguém me poder dar umas dicas sobre este processo fico agradecido.
Registo: Jun 06, 2005 Mensagens: 4028 Local/Origem: Maia
Colocada: Ter, 17 Jul 2012 - 12:14 Assunto:
boa, para 1ª prancha está muito bom, gosto do outline, a laminação há-de melhorar _________________ Ganha vendo anuncios!
http://www.neobux.com/?r=jorgius
Parabéns, muito bom tópico e alto aspecto a prancha! Dá vontade de por mãos à obra _________________ "memes, basófia, nicks e anonimatos...bem vindos à internet, glad you could join us." SeaNoEvil in Carcavelos Sangrento
Registo: Aug 26, 2009 Mensagens: 625 Local/Origem: VILA DO CONDE
Colocada: Ter, 17 Jul 2012 - 21:20 Assunto:
A prancha ficou bastante brilhante (quase como se tivesse sido polida) mas ficaram algumas irregularidades, principalmente algumas gotas que secaram a escorrer para baixo.
Ficou brilhante?Pois não devia ficar.Se assim é significa que não juntaste parafina o que significa que para a lixar vais ser um mega pincelão . _________________ fb- spiral-surfboards vila do conde
alguem pode me explicar como é feito a tecnica de desenhar linhas para fazer os rails ? , e como fazer a flutuaçao e espessura, essas duvidas estao me atrapalhando muito.
O meu shaper recomendou e realmente tem razão, andar com cordinhas é chato como tudo, o rail saver acaba por proteger à mesma e se alguma vez se partir, tem uma reparação mais fácil e afeta menos o stringer.
(tive de fazer upload novamente das fotos, espero q agora dê para ver)
Resto de bom trabalho _________________ "Powered" by: Lamina Customs
Eu também andei à +-1ano a amadurecer a ideia de fazer a minha 1ªprancha.
muito inspirado por alguns tópicos aqui do Atitude! Zion, Maya, Mugen ...
E um muito obrigado ao Zemi pelas dicas que me deu!
Foram uns meses a tentar recolher o máximo de informação... até que à 3meses meti a mão na massa!
Infelizmente por falta de tempo ainda não acabei... já a tenho laminada e quilhas fixadas, à mais de 1mês... falta-me apenas dar HotCoat.
Vou tentar tratar disso nos próximos dias.
Sonix senti algumas dificuldades como tu, principalmente na laminação e overlaps que ficaaram uma borrada, mas pronto a 1ª é mesmo para errar pois só com a mão na massa é que se aprende a ser pasteleiro!
Quando tiver terminado vou tentar partilhar aqui num tópico!
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum