Registo: Oct 24, 2004 Mensagens: 7607 Local/Origem: Carcavelos/Évora
Colocada: Sex, 23 Mar 2012 - 15:10 Assunto:
rudas escreveu:
Pete escreveu:
Não condeno quem investe para colher frutos mais tarde a isso chama-se empreedorismo, só condeno como elas são feitas um pouco à portuguesa "acima do joelho".
Olha Pete, por ter morado na Ericeira posso te assegurar que se há câmaras que trabalham bem e em modo pouco 'à portuguesa' a de Mafra estará certamente no ról...
Aliás, já não deve haver muitas praias cujos concessionários ainda não sejam exemplares naquele concelho... o apoio de praia de Ribeira está bastante aquém dos de São Lourenço e a já aqui referida Foz do Lizandro.
Comparando aquela zona aqui com Santa Cruz aquilo está lá muito à frente e Peniche... bem, Peniche tem as melhores praias e o melhor surf porque apoios de praia e beleza da cidade... só se for bom para quem é de lá pois visto de fora, jasus!!!
Em todo o caso e resumindo, Ribeira tem o mesmo aspecto abandonado faz anos e dou os parabéns a quem logrou obter um galardão daquele tamanho num local que foi rasgado a meio para servir uma ETAR. Até que no meu humilde entender, a onda de Ribeira d'Ilhas nunca mais foi a mesma desde a construção daquela fedorenta infraestrutura...
Ai há uns tempos estive nessa fedorenta infraestrutura, mas de lá saiu uma portentosa morena que me fez as delicias visuais durante a tarde toda!
Colocada: Sex, 23 Mar 2012 - 15:10 Assunto:
rudas escreveu:
Pete escreveu:
Não condeno quem investe para colher frutos mais tarde a isso chama-se empreedorismo, só condeno como elas são feitas um pouco à portuguesa "acima do joelho".
Olha Pete, por ter morado na Ericeira posso te assegurar que se há câmaras que trabalham bem e em modo pouco 'à portuguesa' a de Mafra estará certamente no ról...
Aliás, já não deve haver muitas praias cujos concessionários ainda não sejam exemplares naquele concelho... o apoio de praia de Ribeira está bastante aquém dos de São Lourenço e a já aqui referida Foz do Lizandro.
Comparando aquela zona aqui com Santa Cruz aquilo está lá muito à frente e Peniche... bem, Peniche tem as melhores praias e o melhor surf porque apoios de praia e beleza da cidade... só se for bom para quem é de lá pois visto de fora, jasus!!!
Em todo o caso e resumindo, Ribeira tem o mesmo aspecto abandonado faz anos e dou os parabéns a quem logrou obter um galardão daquele tamanho num local que foi rasgado a meio para servir uma ETAR. Até que no meu humilde entender, a onda de Ribeira d'Ilhas nunca mais foi a mesma desde a construção daquela fedorenta infraestrutura...
Ai há uns tempos estive nessa fedorenta infraestrutura, mas de lá saiu uma portentosa morena que me fez as delicias visuais durante a tarde toda!
Registo: Nov 17, 2003 Mensagens: 3240 Local/Origem: Santa Cruz
Colocada: Seg, 30 Jul 2012 - 20:13 Assunto:
My 2 cents,
Como alguém que muito prezo dizia aqui há meses... 'gostaria de ouvir os 2 lados da história'.
Apreciava que dissessem alguma coisa acerca do que vai para lá... fala-se de um centro de alto rendimento de surf, a par do que está a acontecer em Peniche. Alguém sabe alguma coisa...? Também era engraçado haver algo a dizer acerca do conteúdo do noticiário da TVI que acabei de assistir...
- '6 pessoas perderam o emprego'
... do género...
- 'a nova infra estrutura custará X milhões e gerará X postos de trabalho'
Tb poderíamos confrontar os 2 projetos e apreciar as diferenças... em termos de conteúdo, os objetivos de cada um, quem ganha o quê com ambos, o que ganhou Ribeira d'Ilhas em 12 anos de Surfcamp, questões que poderão ser feitas por qualquer pessoa que medite sobre a história e não tenha nada a ganhar com o assunto... o que acabei de assistir não é mais que uma notícia à TVI... vale o que vale. _________________ Mais vale uma onda só que mal surfada... ou então aprende connosco em www.casamarela.moonfruit.com
Razões ou falta delas aparte, concordo como comentário acima. Dá a ideia de ataque baixo terem feito isto ás portas de Agosto. De momento encontro-me na ericeira, e não me parece que vá fazer praia pra ribeira enquanto estiverem lá maquinas a "escacar pedra" para além de que vai ser horrivel estar dentro de água, olhar para aquele que é um anfiteatro de beleza única com maquinas controladas pelo homem a verter betão! Deplorável!
Registo: Jan 24, 2009 Mensagens: 1534 Local/Origem: Poça / Azarujinha
Colocada: Ter, 31 Jul 2012 - 9:21 Assunto:
Parece que este conflito é mais de lutas pessoais, como bem diz o Rudas (e outros foristas).
Atenção, não se deixem levar por populismos e vitimizações fáceis que os media adoram. Os próprios locais não estão de acordo e muitos preferem manter-se afastados, e eles sabem mais do assunto que a maior parte de nós.
Apenas do ponto de vista ambiental, a SOS fez uma avaliação, e concluiu que o novo projeto é mais positivo porque vem resolver vários problemas; por exemplo, e entre outros, as construções existentes (o surfcamp, estacionamento e bares) estão construídas em betão em cima do leito de um rio o que é um perigo.
Colocada: Ter, 31 Jul 2012 - 18:10 Assunto:
batoca escreveu:
... para além de que vai ser horrivel estar dentro de água, olhar para aquele que é um anfiteatro de beleza única com maquinas controladas pelo homem a verter betão! Deplorável!
Caríssimo Batoca,
Provavelmente surfas bastante mais vezes em Ribeira que eu pois ainda são quase uns bons 20min de minha casa até lá... mas das últimas vezes que por lá surfei, quando olhava em meu redor não me lembro de ver o tal 'anfiteatro de beleza única' pelo menos no enfiamento do Surfcamp que é o que está aqui a ser dissertado neste post...
... sem dúvida muita alegria, camaradagem e a esplanada repléta com os do costume. Principalmente os que tb surfam nos Côxos e que mandam os que são de fora levar nas entranhas.
Mas o estranho é que não estavam no meio das árvores... aliás as casas a que te referes até são feitas de madeira. Das tais árvores.
O riacho que corre a meio da praia não tem peixes... passa até por uma ETAR lá mais atrás onde os olhos já não alcançam - pelo menos os meus, os tais que não alcançam o anfiteatro.
Como dizia... há smp 2 maneiras de ver a mesma coisa... _________________ Mais vale uma onda só que mal surfada... ou então aprende connosco em www.casamarela.moonfruit.com
Caríssimo rudas, a beleza é subjectiva aos olhos de cada, se não gostas de ribeira nem do que se vê de dentro do mar também não é o que está a ser dissertado neste post...
O que está a ser dissertado neste post também não tem nada haver com as tuas derivações acerca da simpatia dos surfistas locais e muito menos tem algo haver com os coxos...
E o que disse apenas se prende com o facto de ser ridículo esta atitude em plena época balnear!
E se fossem manifestar de merdas mais importantes do que um Surf Camp?
Dassss povo passa o tempo todo a ser sodomizado a bruta por um governo angolano... e nao ha manifes!!!
hipocrisia!!!
Especialmente quando o dito surfcamp, só agora reclama porque já não serão os únicos a encher o pacote de $, e vão ter de dividir o "negócio" do surf com a câmara (que descobriu agora que isto dá dinheiro). Porque se o suposto centro de alto rendimento de surf deixasse o bolinho todo nas mãos dos actuais proprietários, nem havia lugar a discussão.
Estive a ver o projecto, e não é um mamarracho, terá certamente mais condições do que o que já lá existe - não sou engenheiro, mas não é preciso um para ver que, actualmente, o saneamento e condições de higiene e segurança, assim como a nível de impacto ambiental, "não estarão reunidas para a práctica da modalidade"
E concordo com o Rudas a 100%
Os locais não queriam uma reserva? Não a tiveram? então agora aguentem com as infraestruturas necessárias para que ela subsista.
Ainda ninguém ouviu da missa a metade, poucos são os que devem ter efectivamente olhado para o novo projecto (ah é de betão, e tal. Não ouvi ninguém queixar-se do troço da A8 que atravessa a Malveira até à ericeira, porque esse dá para ao fim de semana chegarem mais rápido ao pico) mas já vai tudo manifestar-se sem saber porquê, para quem ou em que condições.
Colocada: Qua, 01 Ago 2012 - 14:05 Assunto:
Relativamente a este caso, como não conheço os contornos não me pronuncio, no entanto, vou um pouco na onda do Twisted e do SeaNoEvil: acho ridiculo que se peça uma espécie de "união" contra uma coisa que na realidade é um diferendo entre um privado e uma autarquia. Para se manifestarem contra o corte de direitos de todos nós ninguém mexe uma palha e se bem calha ainda gozam... para se irem manifestar em favor de algo que dá de comer a 3 ou 4 gajos e seus amigos, já toda a gente faz grande espeguinheiro e apelam "ao coração" com "cartas emotivas de putos" e chachadas do género.
Pessoalmente não papo disso. Compreendo quem seja amigo ou esteja próximo dos donos do surfcamp e que tente de alguma forma defender "a sua dama", mas lamento, essa dama não tem de ser defendida por mais do que aqueles que com ela estão comprometidos. No máximo podemos avaliar a justiça da tomada de possa administrativa do local, e se é justa ou não a indemnização ou compensação, mas se formos por aí teremos de percorrer o país em manifestações de solidariedade para com todos os proprietários que viram as suas terras esventradas por auto-estradas, nacionais, caminhos de ferro, ETAR's, e todo o tipo de infraestruturas de interesse público.
Também podemos discutir a o timming e a forma como foram despejadas as pessoas. Agora, acho uma hipocrisia e especialmente triste que se tentem mobilizar pessoas para defender interesses privados, por muito simbólico que seja o surfcamp e por muito que alguns dos seus actuais e anteriores frequentadores tenham boas memórias do local.
O que o surf fez pela Ericeira, do meu ponto de vista é directamente proporcional ao que a Ericeira fez pelos surfistas. Em ultima medida, se a Ericeira não tivesse as condições que tem, ninguém iria surfar à Ericeira, portanto até acho um pouco pretencioso achar-se que nós, os surfistas é que demos alguma coisa à Ericeira, acho que é exactamente o contrário.
De resto, e entrando em questões mais técnicas, pergunto: o saneamento básico do surf camp estava ligado ao quê? A ETAR fica a montante e como tal à ETAR de certeza que não estava pois não estou a ver a SIMTEJO a gastar uma pipa de massa numa estação elevatória para elevar meia duzia de metros cubicos/h para a ETAR! Tinha fossa? Ligava o esgoto directamente à ribeira? É apenas uma curiosidade, mas de alguma forma, interessante para avaliarmos se o que vai ficar vs o que estava é de facto um incremento paisagistico e ambiental ou não!
Odeio estar no meio da política, e muito menos quando envolve amigos e companheiros de ondas. A minha posição perante o que está a passar em Ribeira d’Ilhas, mais concretamento no SurfCamp de Ribeira (pois no outro bar que lá está, o original, ninguém fala!), é de abstenção. Não vou reagir contra uma Câmara Municipal que muito de mau já fez na Ericeira, principalmente no que diz respeito à construção de prédios, construção essa que descaractirizou totalmente a nossa preciosa vila. Neste assunto, para a revolta de muitos, não estou do lado daqueles que querem travar o futuro, pois acho que a Câmara não é assim tanto “a má da fita” quanto parece. Se bem se lembram, há coisa duns cinco anos atrás, a CMM começou a reconstruir todos os bares de praia do Concelho, e o da Foz do Lizandro foi um dos que mais transformação sofreu, com a introdução dum grande parque de estacionamento em betão, e de uma série de bares modernos, que pouco tinham a ver com o que lá estava. Na altura aquilo para mim foi um grande choque. Também andei um pouco indignado com o que tinham feito à “velha” Foz do Lizandro, mas pouco tempo depois, e acreditem que estou a falar a sério, comecei a aceitar o projecto e a digerir aquilo que lá estava à minha frente . Nessa altura alguém reagiu e protestou contra aquele projecto? É verdade ou não que hoje em dia, se quisermos ir à Foz do Lizandro, podemos estacionar o carro sem problemas e temos condições para fazer praia de igual modo ou ainda melhores do que antes? A Ericeira tem sofrido ao longo dos anos, vários atentados que me deixaram indignado, não só nas praias, mas também na Vila e à sua volta. Construções de prédios e condomínios horrivéis por parte de constructores sem gosto algum, o abondono completo às áreas verdes que asseguraram a qualidade de vida na terra, enfim uma lista que ainda é muito extensa. O caso de Ribeira d’Ilhas é muito polémico pois envolve surfistas locais que são mediáticos e que se recusaram a negociar com a CMM uma saída mais pacífica, ou mesmo se recusaram a colaborar com o novo projecto, mantendo na mesma a posse da praia. Não gosto propriamente do novo projecto. Acho que poderia ser um pouco menos megalómano e mais harmonioso, mas concordo que Ribeira d'Ilhas precisa de ser ajustada às necessidades dos dias de hoje. É praticamente impossível chegar à praia num fim de semana sem ficarmos bloqueados naquela estrada apertadinha que nos leva da nacional ao parque de estacionamento. Assim que finalmente conseguimos lá chegar, não há 1m2 onde possamos estacionar o carro e sente-se ainda, junto da praia, devido à intensa actividade automobilista, um elevado nível de CO2, o que vai contra aquilo que procuramos quando queremos ir à praia respirar ar puro. O antigo e original bar da praia de Ribeira está praticamente submerso por viaturas e somos bem capazes de estar a comer coisas que não são bem aquilo que pensamos estar a comer! Acredito com convicção que a melhor solução seria a de juntar o Ribeira Surfcamp e a CMM para, em parceria, chegarem a um projecto mais contido, que melhore as infra-estruturas de apoio à praia que tanto nos deu já e continuará a dar no futuro, mas segundo as declarações da CMM que li não foram feitos os manifestos adequados a tempo e horas... Quase sempre é mais benéfico cumprir os trâmites legais do que entrar em negação. Estou ciente de que posso estar a ferir vários amigos e companheiros de ondas, mas esta é a minha sincera opinião e lamento se defrauda as vossas expectativas. Boas ondas a todos TP
Publicado por TP em 01-08-2012 às 16:08 _________________
Registo: May 20, 2009 Mensagens: 314 Local/Origem: Sintra
Colocada: Qua, 01 Ago 2012 - 16:50 Assunto:
Eu tou como o outro não sou a favor nem contra, não passa de interesses financeiros.
Ora cá está um belo exemplo que o TP referiu, a Foz do Lizandro. Desde que foi requalificada ficou muito melhor e mais saudável, para mim uma das praias que ficou com melhores infraestruturas da zona Mafra-Sintra, Guincho incluido. Não costumo ir lá fazer praia, mas já fui lá várias vezes apanhar umas onditas e para mim a praia dá quinze a zero às outras todas da zona em termos paisagisticos e de infraestruturas.
Ribeira realmente estava e está desenquadrada. Aquilo na prática são barracas muito mal enchavidas, mas para mim tanto faz, só vou lá para apanhar umas ondas, é chegar, surfar, sair da agua e ir embora, não costumo fazer sala, mas os olhos também comem, e em ribeira não há nada para "comer", se o novo projecto for para melhor, que venha. Não podemos ficar parados no tempo e agarrados às recordações e "velharias".
Registo: Apr 06, 2003 Mensagens: 5824 Local/Origem: Av. do Mar
Colocada: Qua, 01 Ago 2012 - 16:56 Assunto:
Nightwish76 escreveu:
... Não vou reagir contra uma Câmara Municipal que muito de mau já fez na Ericeira, principalmente no que diz respeito à construção de prédios, construção essa que descaractirizou totalmente a nossa preciosa vila....
Registo: Feb 10, 2010 Mensagens: 778 Local/Origem: Costa da Caparica/Expo
Colocada: Qua, 01 Ago 2012 - 16:59 Assunto:
presley escreveu:
Nightwish76 escreveu:
... Não vou reagir contra uma Câmara Municipal que muito de mau já fez na Ericeira, principalmente no que diz respeito à construção de prédios, construção essa que descaractirizou totalmente a nossa preciosa vila....
"Tiago Pires está para o surf como Cristiano Ronaldo para o futebol"
Comentários do Saca na casa de banho com vista:
"deixei a escola para fazer surf, tenho o 12º"
PRICELESS (and educational)
On topic:
Depois deste comentário do tigre, questiono-me em quantos mais picos da zona centro pode ele ainda surfar:
Super, molho leste, e outras que tal por peniche? só em campeonatos, ou de noite, e é preciso que nenhum bodyboarder o veja, porque senão lá vai ele para a Maló Clinic.
Agora Ribeira! "Ah a traição! sempre soubemos que eras de Lisboa, mas quando dizias que eras da Ericeira ninguém reclamava, e tu espetas a faca dessa maneira Titi!!!"
"Mas, mas, a CM de Mafra ainda me revoga a licença da loja, e se já tive problemas com os bikers que queriam usar o meu skate park e eu não deixei (bmx onde já se viu!!!) assim então lá se vai o meu PPR, tenho de estar do lado deles!"
Agora imagino as mentes confusas dos milhares de surfistas deste país, que partilharam fotos e apelos no facebook, para o protesto de sábado:
"oh, meu deus, e agora? O beachcam e a surfPt dizem para irmos à manif, mas o tigre não concorda, que faço eu? tenho de apagar o post no face, vou ser gozado pelos meus amigos...mas e se ele mudar de ideias e eu não receber o tweet no meu iphone?? ainda por cima começou a chover, mas ainda ninguém fez um update a dizer isso por isso não sei se levo guarda-chuva para a rua...ainda falta tanto para o sudoeste, ribeira de ilhas fica a caminho certo?
AH vida, porque és tão madrasta!!"
Registo: Oct 06, 2003 Mensagens: 1480 Local/Origem: Charneca da Caparica
Colocada: Qua, 01 Ago 2012 - 17:51 Assunto:
Em primeiro lugar, aplaudo a coragem de, sendo o Saca quem é, tomar posição sobre um dos lados desta questão.
E em segundo, aplaudo também a inteligência de, ao contrário do que estas vozes que agora se indignam com esta atitude, o TP estar a defender o caminho que melhor concilia os interesses da CM Mafra, da reserva e, consequentemente, dos seus amigos que estão a ser despejados. Pena que estes últimos, e os que tomam o seu partido, não o consigam ver.
Quanto ao resto, a minha opinião mantém-se inalterada... _________________ A tentar ver a vida por um canudo...
Em primeiro lugar, aplaudo a coragem de, sendo o Saca quem é, tomar posição sobre um dos lados desta questão.
E em segundo, aplaudo também a inteligência de, ao contrário do que estas vozes que agora se indignam com esta atitude, o TP estar a defender o caminho que melhor concilia os interesses da CM Mafra, da reserva e, consequentemente, dos seus amigos que estão a ser despejados. Pena que estes últimos, e os que tomam o seu partido, não o consigam ver.
Quanto ao resto, a minha opinião mantém-se inalterada...
Atenção, o meu post anterior, foi na completa ironia, dado que com toda a certeza, toda a "nata" ia esperar que o TP viesse em defesa dos amigos, e ele teve a coragem de ver as coisas pelos dois prismas e provavelmente sabendo que ia ser polémico ( daí a minha menção a mais um "ban" ) chegou-se à frente e disse o que achava e de que lado estava.
clap clap para o menino, que a temporada lá fora só lhe está a fazer bem!
Super, molho leste, e outras que tal por peniche? só em campeonatos, ou de noite, e é preciso que nenhum bodyboarder o veja, porque senão lá vai ele para a Maló Clinic.
Isso deve-se a algo que ele tenha feito a pessoal do bb? (Sinceramente desconheço completamente esse tema) _________________
“As long as you’re having fun and are not ruining other peoples fun you’re good in my book.”
Também andei um pouco indignado com o que tinham feito à “velha” Foz do Lizandro, mas pouco tempo depois, e acreditem que estou a falar a sério, comecei a aceitar o projecto e a digerir aquilo que lá estava à minha frente .
Eu já tinha dado a minha opinião a algumas postas atrás mas o que está a bold dá-me vontade de rir porque por um lado queremos modernidade e ter acesso a ela, mas por outro lado alguns portugueses ainda têm costelas da velha europa e pensam como os velhos do restelo.
Em relaçao ao facto de ele ter lá casa não vejo nenhuma contradição do mestre, ele escreveu sobre as novas habitações recentes que estão a ser contruídas que desvirtuam o local, e posso tar enganado mas que pelo que sei a casa dele não é recente. _________________ Nothing is impossible it just costs more.
Colocada: Qua, 01 Ago 2012 - 19:43 Assunto:
batoca escreveu:
Caríssimo rudas, a beleza é subjectiva aos olhos de cada, se não gostas de ribeira nem do que se vê de dentro do mar também não é o que está a ser dissertado neste post...
O que está a ser dissertado neste post também não tem nada haver com as tuas derivações acerca da simpatia dos surfistas locais e muito menos tem algo haver com os coxos...
E o que disse apenas se prende com o facto de ser ridículo esta atitude em plena época balnear!
Batoca:
1) Beleza... queria dizer q os barracos de madeira a ladear o esgoto (diz-se poraí até q a despejar para lá... ui ui ui) deixam muito a desejar
2) Surfista locais... quando se é local não se vem pedir apoio à restante comunidade q por demasiadas vezes se maltrata
3) O timing... sabes há qt tempo está a CMM a tentar desbloquear este impasse? Sabes qtas propostas foram postas em cima da mesa e rejeitadas? Não haveria a hipótese de a obra ter sido feito ao mesmo tempo q o passadiço e recuperação da arriba sul?
' Faz tudo parte do q a gente num sabe...'
E é poraqui a minha dissertação:
- os comentários valem o q valem qd defendem ou visam apenas um dos lados da barricada.
Enquanto não se souber todos os dados da história, dizer q sim só pq o TOliveira é um gajo fixe... eu acho q ele entuba como ninguém. Dps há o resto... na minha opinião e neste caso, ele olha aos interesses dele. Não me parece q sejam os da praia ou os da natureza ou os do município ou dos jagózes q nem surf fazem... poraí.
Quanto ao Tiago Pires... pá, o gajo tem casa no cimo do monte norte de Ribeira d'ilhas... não sei se é a casa (apartamento) dele que faz mal às arribas mas bem não deve fazer. Quando foi feita aquela urbanização - cujo projeto de gás foi aprovado por mim há mais de 10 anos atrás... - houve um grande súrúrú mas aquilo fez-se na mesma. Já na altura haviam diversas casas à venda e outras tantas por recuperar... aquelas tinham de facto um preço apelativo. Vai na volta a parte dos euros fez diferença na decisão do nosso tigre... poizé. Tb podemos pensar noutra questão ecológica... o homem tem um jacuzzi na varanda. Que leva bastante água. Que não vem da chuva, pelo menos diretamente pois tem q cair primeiro em Castelo do Bode...
Isto d'um gajo andar a jogar à pedrada e ter o telhado todo em vidro...
A minha posição relativamente às ecologias é a de sempre... há o racional e há o extremismo, para um lado e para o outro... não podes dizer q amas os oceanos e dps andar a fazer surf montado num dos produtos cujo processo produtivo é dos mais poluentes e q usa dos produtos mais tóxicos disponíveis - a prancha - e andar a viajar de avião à procura de ondas pois aqueles a energia solar...
Boas ondas,
Rudas _________________ Mais vale uma onda só que mal surfada... ou então aprende connosco em www.casamarela.moonfruit.com
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum