Colocada: Sáb, 04 Ago 2012 - 8:26 Assunto: Quando acaba a liberdade do tubarão e começa a do homem...
Tem sido ultimamente divulgado a investigação de espécies de tubarões ao largo da costa portuguesa no contexto do Projecto "Save our Seas". A ideia é retirar o tubarão dos mercados de consumo e colocá-los em última instancia nos mercados de investimento.
Gostaria de partilhar algumas ideias que tenho acerca deste assunto e receber outras.
Fui investigar sobre a Austrália que tenta proteger os tubarões desde 1999 e descobri que desde 1876-1999 registaram-se 52 ataques de todos os tubarões e de 1999-2011 50 ataques só de tubarão branco que diga-se de passagem não é dos que ataca mais. Claro que as condições onde vivem são diferentes.
A questão está que com a investigação dos tubarões tendo em vista a sua exploração vai causar no mediterrâneo e na costa portuguesa uma habituação dos tubarões aos humanos.
Há dezenas de anos que são avistados na costa tubarões, mas ataques de quantos se ouve falar? Mesmo sendo alguns abafados ou desconhecidos não serão mais de 5, eles passam cá como não estão habituados assustam-se e fogem (apesar de tudo não somos assim tão pequenos).
Com o contacto diário eles habituar-se-ão à nossa presença estaremos expostos ao dominio dos tubarões que quando se enganarem na rota não terão qualquer problema em nos darem uma dentadinha.
Foi feita uma experiência com um boneco sem odores e imóvel e com um tubarão em cativeiro e o tubarão após reconhecimento do boneco atacou-o várias vezes. É pena que não hajam mais experiências deste tipo. Mas acho que isto é suficientemente expressivo para provar que eles não atacam por confundirem com focas, pelo cheiro a carne ou pelo movimento. Mesmo que eles ataquem por curiosidade, o certo é que atacam, não quero ver o nosso país como a Austrália que todas as semanas se registam novos ataques e onde se investem milhões de dolares para compreender o comportamento deles e que ao fim de contas acabam por matar o tubarão porque ele atacou alguém; quando se podia simplesmente proteger a espécie fazendo leis que actuassem sobre a venda do tubarão nos mercados.
"Governo Francês incentiva caça ao Tubarão
Medidas drásticas visam diminuir ataques
Face ao dramático aumento de mortes provocadas por ataques de tubarão que têm ocorrido na Ilha Reunião nos últimos meses, o governo francês viu-se forçado a tomar medidas drásticas que visam a caça e abate de uma espécie muito comum nesta parte do indico, o tubarão Bulldog.
O mais tardar no início da próxima semana, os pescadores vão começar a receber incentivos financeiros pela caça ao tubarão........." _________________ 1 litro de petroleo extraido, transportado e refinado em gasolina custa cerca de 10 centimos . o resto são impostos e margens de lucro
Problem poor people?
Registo: Jan 24, 2009 Mensagens: 1534 Local/Origem: Poça / Azarujinha
Colocada: Sáb, 04 Ago 2012 - 18:17 Assunto: Re: Quando acaba a liberdade do tubarão e começa a do homem.
Soulsurfer escreveu:
Fui investigar sobre a Austrália que tenta proteger os tubarões desde 1999 e descobri que desde 1876-1999 registaram-se 52 ataques de todos os tubarões e de 1999-2011 50 ataques só de tubarão branco que diga-se de passagem não é dos que ataca mais. Claro que as condições onde vivem são diferentes.
Atenção que "registo" e "ataques" são coisas diferentes. O que acontece na Austrália é que eles tem o melhor sistema de registo de tubarões e ataques, e com isso sobem naturalmente os números.
Se reparares, em África quase que não há "registos" de ataques de tubarão, mas segundo me disseram quando lá morava, há na realidade muitos mais ataques que na Austrália.
E atenção, não digo que o número de ataques não tenha realmente aumentado, digo é que esse aumento deve estar inflacionado, simplesmente porque o assunto se tornou mais estudado.
Mas tens toda a razão, já houve vários ataques porque os tubarões e habituaram aos humanos. Até as gaivotas o fazem...
Registo: Feb 27, 2010 Mensagens: 2760 Local/Origem: Space the Final Frontier
Colocada: Dom, 05 Ago 2012 - 1:58 Assunto:
Eu desde pequeno que curto com tubaroes, sao um dos seres mais perfeitos que existem no mar, obviamente sem falar das orcas!
O problema que vejo no aumento dos ataques é mais o facto de existir cada vez menos alimento!
O ataque aos seres humanos nao é nada de alarmante, o que nos choca é a inf. obtida pela globalização!
Por exemplo na africa do sul la para meados do seculo passado houve um emorme problema com tubaroes ate dentro de rios! onde a proibiçao de entrar dentro de agua foi colocada, tal como a caça loucaa estes belos animais!
Para mim acho que o problema coloca-se na maneira poxessiva que o Homem tem desde planeta e nao entende que quando entra na "casa" de outros nao deve pensar que manda no barraco... e uma questao de boas maneiras, há que saber se comportar! _________________ Com cuecas de aço!
Registo: Mar 28, 2008 Mensagens: 1519 Local/Origem: Prto/Braga
Colocada: Dom, 05 Ago 2012 - 22:27 Assunto:
Em 1800 existiam 1 bilião de pessoas no mundo, hoje existem 7 biliões... se somos a espécie que mais cresceu no mundo e somos a espécie dominante, é normal que tudo o resto em relação ao ser humano aumente, aposto que o número de picadas de mosquitos também aumentou... em 1966 éramos 3 biliões, hoje somos mais do dobro e se caçamos mega exageradamente todas as espécies que os tubarões comem... será no mínimo normal que os tubarões comam o que existe a mais... humanos... e de um certo ponto de vista até parece o mais correcto, a natureza a tentar equilibrar as coisas... mas infelizmente nós já ultrapassamos a natureza e qualquer equilíbrio natural!
Se é estúpido caçar os tubarões porque atacam seres humanos... é! Se é estúpido os portugueses estarem preocupados com ataques de tubarões... nem tem classificação, se os portugueses são estúpidos... bom, um povo que se regozija a massacrar touros numa arena torna quase um elogio o adjectivo de estúpido!! _________________ Este ano o Braga é campeão!!
Registo: Nov 17, 2003 Mensagens: 3240 Local/Origem: Santa Cruz
Colocada: Seg, 06 Ago 2012 - 18:12 Assunto:
liamba82 escreveu:
... bom, um povo que se regozija a massacrar touros numa arena torna quase um elogio o adjectivo de estúpido!!
Oh Liamba82, acho que a liberdade de um acaba onde começa a de outro e o meu texto/opinião passa poraí... é que acho existir cada vez uma profunda leviandade em utilizar os termos 'banir', 'proibir', 'extinguir'.
Primeiro deixa-me afirmar que não sou aficionado. Apenas fui à tourada algumas vezes pois os meus filhos gostam, tinha família na bilheteira do CPequeno pelo q nunca paguei nada, mas como respeito o gosto e individualidade deles e apesar de não entender muito bem o gosto... acedi.
Tb sou contra a extinção das espécies animais e não sei se é estúpido perguntar-te isso mas...
- És então a favor da extinção do touro? É que, como já deves ter lido poraí... sem touradas não há touros. Acho estúpido mas realmente não me cabem aqui no quintal e tb não tenho a lata de pedir a alguém que os crie por mim.
E a caça? Um bocado estúpido também não? É que o touro dá cornadas mas os piu-pius não têm a chance de disparar de volta. É selvático deixarmos que larguem os bichos à frente dos cães pois muitos nem dão luta.
Tb há a questão dos peixes pois qd menos dão porisso já não há água pois alguém os puxou para cima numa rede e lá vem a asfixia antes do gelo. Acho estúpido.
Os matadouros são sítios chatos mas nem todos somos vegetarianos.
Há uma série de legislação nova acerca do bem estar animal que basicamente diz que o mesmo tem que estar confortável no transporte, vai morrer com dignidade e ser mais ou menos feliz até que lhe cortem o pescoço. Acho estúpido não sermos todos felizes.
E sabes que mais... curto ir a tascas, comer a bela da bifana nojentemente cozinhada na mistéla de meses, afogá-la em mostarda e beber umas jólas pelo gargálo da garrafa mesmo com a hipótese de os ratos lá terem andado. Mas já a ASAE acha-me estúpido e vai fechando tasco atrás de tasco e começa a ser difícil arranjar um local estúpidamente nojento e decadente. À antiga portuguesa porassim dizer.
... queria-te ainda confidenciar em jeito de conclusão que ali na Adega do Miguel a menos de 10km aqui de casa servem um bife de touro na pedra que não dá para descrever. Pá, deixa-me gozar o meu náco na pedra, o meu peixe grelhado, as bifanas e as farturas na feira ou um faisão recheado.
É estúpido de facto... mas para gajos inteligentes tens smp o Mc Donald's!
E tens tb uns povos super inteligentes que se matam dentro dos cinemas - americanos - e outros que vão para ilhas matar famílias - suecos - pq se fartaram de jogar paintball. Imagina lá se fossem à tourada??? _________________ Mais vale uma onda só que mal surfada... ou então aprende connosco em www.casamarela.moonfruit.com
Registo: Aug 01, 2007 Mensagens: 828 Local/Origem: Algures na Galáxia
Colocada: Seg, 06 Ago 2012 - 18:53 Assunto:
Hey Rudas não são Suecos são da Noruega Eu não como carne e peixe mt pouco e Macintoxico nem vê-lo quanto ao resto são pontos de vista, viva o direito à diferença...
Registo: Feb 27, 2010 Mensagens: 2760 Local/Origem: Space the Final Frontier
Colocada: Ter, 07 Ago 2012 - 10:39 Assunto: Vegan(etarianos) TOTAL OFF TOPIC
Off Topic
_____________________________________________________________________________________________
LOL
Não me falem em vegetarianos e vegans... Isso faz-me rir para caraças!
Como adoro uma boa Espetada de frango ou de vaca no espeto de louro, com bolo do caco!!! FUCK YEAH
Sou omnivero... desculpem por ser normal!!! Mundo detesta pessoal normal... COMO CARNE E VEGETAIS... Não me faço de rogado se teve vida antes de chegar ao prato ou não! E essa cenas de Hippester não me bate na mona... os animais não deixam de morrer se eu deixar de comer carne... muito deles até desaparecem por completo se todos deixarem de comer carne... e aposto que se todo o mundo deixa-se de comer carne 80% dos ditos vegan e vegetarianos começavam a comer carne... só para serem salvadores do non sense!
Há já sei que vão dizer "ahhhh... mas não é possível todos deixarem de comer carne..." tão porque se chateiam??? LOL
Deixem-se de ser elitistas da coisa mais preciosa que existe na terra que é a alimentação... Porque muita, mas muita boa gente neste mundo não tem nem capacidade de comer, a pala do mecanismo das grandes industrias alimentares... onde voçes V. ou C. ou O... estão todos dentro!
Disse!
_____________________________________________________________________________________________ _________________ Com cuecas de aço!
Registo: Aug 01, 2007 Mensagens: 828 Local/Origem: Algures na Galáxia
Colocada: Ter, 07 Ago 2012 - 11:48 Assunto:
Que é isso dos Hipsters ??? Vou fazer quase 50 anos nem sei que é isso pah
Tb curtia comer da espetada, já comi ai na tua terra, mas por aqui grandes superficies equivale a comida da treta e daí a minha opção, nada mais... se vou salvar o planeta? Não de certeza...
Registo: Nov 17, 2003 Mensagens: 3240 Local/Origem: Santa Cruz
Colocada: Ter, 07 Ago 2012 - 15:37 Assunto:
alexandre1969 escreveu:
Hey Rudas não são Suecos são da Noruega Eu não como carne e peixe mt pouco e Macintoxico nem vê-lo quanto ao resto são pontos de vista, viva o direito à diferença...
Ainda estive para arriscar finlandia mas noruegueses não ía lá... e deu-me uma calanzice para googlar q nem te passa!!!
Mas,
Temos gostos e hábitos alimentares diferentes uns dos outros... vai na volta até as pranchas não têm nada a ver mas, e então??? Vamos todos começar a ter tábuas de madeira pois as outras provêm de indústrias hiper-poluentes...??? ah isso não mas o resto sim...
Os touros são nossos amigos pelo q toureá-los não mas no matadouro sim? Tirarem ao bixo o prazer q é enfiar uma valente cornada num Pedrito de PT ou em meio grupo de forcados de VFXira de uma só vez!!! E acabar a noite em regime de hárem com aquela vacaria toda lavadinha, reluzente e tilintante??? Dasse...
Divirtam-se, não se chateiem e façam como eu: não vão à tourada, a bares de gays ou a picos com muito crowd. _________________ Mais vale uma onda só que mal surfada... ou então aprende connosco em www.casamarela.moonfruit.com
Colocada: Qua, 08 Ago 2012 - 3:35 Assunto:
rudas escreveu:
Tb sou contra a extinção das espécies animais e não sei se é estúpido perguntar-te isso mas...
- És então a favor da extinção do touro? É que, como já deves ter lido poraí... sem touradas não há touros.
Tangas! Então sem cavaleiros nem carroças não há cavalos, tangas, existem uns poucos sobreviventes selvagens de raça pura lá para cima, Paredes de Coura, mas como os agricultores os acham chatos porque lhes fodem a cultura tratam de os dizimar... com certeza que se não houvesse touradas (que saliento, para um povo desenvolvido (ou que se diz desenvolvido), é uma estupidez sacrificar animais de um modo bárbaro em praça pública), existiriam touros! Mas é só uma questão de googlares para perceberes que sempre existiram touros selvagens, nós é que os "domesticamos" (não é o termo correcto mas serve), para depois nos divertirmos a chacina-los!!
rudas escreveu:
E a caça?
Se for caça para comer, regrada e regulamentada que mal há nisso?
rudas escreveu:
Tb há a questão dos peixes
A questão dos peixes é complicada, sabes que muito, mas mesmo muito peixe é deitado fora certo? Também sabes que por pescarmos em excesso a espécie X ou Y estamos a destruir a cadeia alimentar e com isso acabamos por extinguir uma ou outra espécie, os tubarões por exemplo dá-mos cabo do alimento deles e depois os coitados é que se lixam.
rudas escreveu:
Os matadouros são sítios chatos mas nem todos somos vegetarianos.
Eu não sou vegetariano, mas acho altamente desnecessária a quantidade de carne e peixe que comemos, a nossa dieta é uma aberração face às nossas necessidades, cada vez como menos carne (em parte porque a minha namorada não a come em parte por não achar necessário), a maioria dos povos não se alimenta de carne e peixe como nós fazemos.
rudas escreveu:
E sabes que mais... curto ir a tascas, comer a bela da bifana nojentemente cozinhada na mistéla de meses
Sabes lá do que falas... cada vez que como bifanas do Douro para baixo parece que tou a comer Fêveras da marca É mal cozinhadas!
rudas escreveu:
e beber umas jólas pelo gargálo da garrafa
Sagres não é cerveja... é mijo! E a ASAE devia acabar de uma vez com essa badalhoquice!
rudas escreveu:
À antiga portuguesa por assim dizer.
Pá, tu até és um gajo que defende e se interessa pela razão, a razão por si só e vens agora com esta tanga do à Antiga Portuguesa, isso só pode ser da idade, as coisas têm de evoluir e o trabalho da ASAE se for feito de um modo que interesse à sociedade em geral é um trabalho bem feito... eu também sou tasqueiro, mas sou forçado a admitir que a normalização das regras de higiene e segurança vêm por bem e não por mal e tem de se acabar com os favores e os compadrios se não há condições fecha-se! Aqui no Porto temos duas casas (tascos) muito conhecidos que foram avisados pela ASAE que ou faziam alterações ao modo como confeccionam os petiscos ou fechavam, trataram de implementar as regras que lhes foram impostas e continuam abertos com a mesma qualidade duvidosa de sempre! É só usar o bom senso!
rudas escreveu:
Pá, deixa-me gozar o meu náco na pedra, o meu peixe grelhado, as bifanas e as farturas na feira ou um faisão recheado.
Sabes eu tenho um grande amigo que é vegetariano, mas é daqueles mesmo sickos que nem leite nem ovos nem derivados... mas é-o apenas pelo modo como os animais são tratados e não por gostar de comer relva. Foi viver para a Serra da Estrela e tem um jardim enorme pelo que decidiu criar galinhas e porcos, alimentou-os bem tratou bem deles e tirou deles ovos e carne de um modo sustentado e eticamente responsável, fez crescer uma horta e umas quantas árvores de fruto e trata de tudo sozinho quase sem ter a necessidade de comprar comida fora. No fundo o teu naco na pedra, o teu peixe grelhado, as tuas bifanas, as tuas farturas ou o teu faisão recheado derivam da educação que tu tiveste, (alimentar claro), se achas que foi a mais correcta e te sentes bem com isso, força ai, mas não trates do teu caso pessoal como se fosse o melhor... sabes bem que não é, e basta veres a roda dos alimentos para perceberes que não é!!
rudas escreveu:
mas para gajos inteligentes tens smp o Mc Donald's!
Não defendo o Mac Donalds, mas defendo o que o Mac Donalds faz às miúdas de hoje em dia... grandes (.) (.) !!
rudas escreveu:
E tens tb uns povos super inteligentes que se matam dentro dos cinemas - americanos
Americanos e inteligência não serão de modo algum sinónimos...
rudas escreveu:
e outros que vão para ilhas matar famílias - suecos - pq se fartaram de jogar paintball. Imagina lá se fossem à tourada???
Aqui tratou-se de questões politicas... tens de começar a ler o jornal de noticias ou o correio da manha para visualizares os atrasados mentais que nós somos é que todos os dias um marido mata a mulher com um martelo porque não gosta da roupa que ela leva, ou mata os filhos porque quer ir de férias descansado ou o rei ghob, ou o pedófilo de telheiras... uma lista interminável...
Mas em relação a isso dos povos e das comparações é um facto muito peculiar dos portugueses, passamos a vida a fazer comparações e nunca somos capazes de dizer basta ou chega ou o que quer que seja tipo tomarmos decisões pela nossa cabeça, o que falas acima das regras sobre o transporte dos animais e o modo como os matam foi de certeza imposta pela União Europeia, porque nós sozinhos somos tristes... temos sempre de nos comparar com os outros e fazer o que os outros fazem... o governo por exemplo usa isso para se moralizar, a oposição usa isso para rebaixar o governo, é redutor fazer isso e é triste que os portugueses sejam assim, mesquinhos... pequeninos, agarrados às raízes de origem dúbia (como as touradas...), ao deixa lá o tasco do Manel aberto porque é fixe e eu gosto mesmo que não cumpra com as regras básicas de higiene... e agora um chavão para terminar a minha replicação à tua opinião...
É por isso que este país não sai da cepa torta!
Um bem haja! _________________ Este ano o Braga é campeão!!
Registo: Jan 24, 2009 Mensagens: 1534 Local/Origem: Poça / Azarujinha
Colocada: Qua, 08 Ago 2012 - 8:49 Assunto:
Completamente de acordo com o Liamba !!!
Também pertenço à nova geração de "vegetarianos não radicais", e os motivos são os mesmos: bem estar animal.
Sabem que se há alguns anos era muito difícil ser-se vegetariano em Portugal, hoje, Lisboa é das cidades da Europa com maior número de restaurantes vegetarianos? Já são raros os restaurantes que não têm opções vegetarianos sem ser uma pobre salada (desculpem ser tão direto, mas só no interior, nos lugares mais isolados, é que os vegetarianos são olhados como uma espécie rara)
Colocada: Qua, 08 Ago 2012 - 14:16 Assunto:
wazaaa escreveu:
Isso é porque nunca foste a Vendas Novas!!
A Bifana de Vendas Novas (abaixo do Douro, portanto):
Vejam só este apreciador de bifanas que até bebe um compal de laranja light para acompanhar a bifana, e vejam só que o molho deve ser tão mau que têm de lhe meter mostarda para disfarçar o sabor desta fêvera mal panada...
Agora uma Bifana como deve ser (acima do Douro, obviamente (neste caso da Conga, que é um tasco como os que o Rudas gosta)):
Isto sim é uma bifana, carregada de molho assassino a puxar para umas SUPERBOCK's (cerveja de homem).
(Esta Bifana vem de porcos criados em liberdade que só comem a melhor das rações, são lavados, penteados e contam-lhes sempre uma história antes de irem dormir, são mortos por consentimento e é-lhes realizada uma missa antes de os esquartejarem).
wazaaa escreveu:
Lá estás tu e o teu mau feitio!!!!
Eh!Eh!Eh! _________________ Este ano o Braga é campeão!!
Registo: Oct 24, 2004 Mensagens: 7607 Local/Origem: Carcavelos/Évora
Colocada: Qua, 08 Ago 2012 - 14:30 Assunto:
Claramente isso que tu ai mostras não são bifanas, são rojões desfiados bons para fazer empadões de carne!!
Não há melhores bifanas que as bifanas de Vendas Novas... passas lá pela única rua de Vendas Novas às 19h da tarde e é ver tudo o que é carrinha da obra parada na berma, com os trolhas a mamar cerveja e a enfardar às meias dúzias de bifanas de cada vez! E toda a gente sabe que uma bifana no pão não é bifana sem mostarda daquela que esguiça de embalagens mal amanhadas e cheias de gordura com o bocal sujo de mostarda seca e bolorenta!!
Repara no requinte da frigideira, e na majestosidade do local onde são confeccionadas (entre 4 paredes e um telhado de zinco)!!!
PS: reparem como um tópico sobre tubarões e surfistas, acaba numa dissertação filosófica acerca de bifanas!!
Ora eu, sendo um gajo naturalmente meio quadrado, revelo uma grande dificuldade em compreender esse motivo. Isto porque, não se me afigura como razoável que, tratando-se em todo o caso de seres vivos, o bem estar vegetal seja preterível em relação ao bem estar animal. Por que motivo a individualidade de uma boa alface pode ser diminuída relativamente à pachorencia de um porco? Ou porque será a tenrura de uma vaca arouquesa mais digna de compaixão do que a vitalidade e vivacidade que se encerram num molho de espinafres? Mais... Porque será a suculência de umas alegres sardinhas mais louvável que a frescura dos pimentos que as acompanham?
É de uma falta de sensibilidade tremenda achar que o frango sofre mais quando lhe cortam o pescoço do que a asfixia agonizante pela qual passam as cebolas depois de serem barbaramente arrancadas da terra e mergulhadas em água pelas mãos de um agricultor selvático. Ou ainda, admitir-se que o bacalhau definha mais ao ser pescado do que um par de tomates maduros ao serem autenticamente amputados do caule que lhes pertence por direito, acabando muitas vezes por ser esmagados uns contra os outros, muitos frequentemente ainda na sua juventude sem sequer terem direito a ficar maduros e servir o seu propósito numa boa salada montanheira.
Se é para sofrerem que sofram todos por igual: e por isso meus amigos, quando atacarem sardinhas peçam sempre saladinha. E se o bitoque não trouxer a bela da batata vai para trás. E quem vos tirar as migas de broa e grelos das costeletas está marcado para a eternidade.
É de uma falta de sensibilidade tremenda achar que o frango sofre mais quando lhe cortam o pescoço do que a asfixia agonizante pela qual passam as cebolas depois de serem barbaramente arrancadas da terra e mergulhadas em água pelas mãos de um agricultor selvático
E as lagostas coitadas deitadas em água a ferver? _________________ Nothing is impossible it just costs more.
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum