Colocada: Seg, 18 Mar 2013 - 13:49 Assunto: De quem já não percebe nada disto.....
Boas Pessoal.
Neste momento estou com um problema a surfar e gostava de saber a vossa opinião.
Tenho imensa dificuldade em apanhar a onda, eu começo a remar para a onda mas acabo sempre por perdê-la, dou o meu máximo, mas esse máximo não chega.
Eu comecei a surfar de 6´8 (sem passar pelas longboars de aprendizagem) e na fase inicial senti bastante a evolução, reconheço que sempre demorei demasiado tempo para apanhar a onda, mas conseguia apanhar algumas, cheguei a um ponto que inclusivamente fazia cutbacks e viragens com alguma facilidade e senti a verdadeira essência do surf.
De há 8 meses para cá que tenho sentido uma regressão no meu surf, apesar de surfar com mais frequência. Tive uma lesão no ombro o que impediu de continuar a natação de competição e passei só a praticar 1 vez por semana, surfar no fds e fazer outras cenas para estar em forma e não sobrecarregar o ombro. A dada altura pensei que fosse a prancha (inadequada) e comprei uma mais pequena, mas o problema mantém-se.
Neste momento já nem consigo apanhar ondas e estou a perder a própria técnica do take-off; estou a pensar fazer nataçao 3x por semana a ver se melhoro a potência e resistência de remada, mas não sei o que hei-de fazer em relação ao surf, para sentir de novo uma progressão se hei-de recomeçar com uma longboard de modo a corrigir a postura, a remada.... se hei-de manter a 6´8 ou a 6´3 que comprei?? Apenas quero voltar a sentir prazer a surfar coisa que já não acontece a algum tempo.....
ESPERA AI PÁRA TUDO!!! Eu tenho a resposta!!
Tens mesmo de praticar, esses falhanços fazem parte e se gostares mesmo do desporto so vais aprender com eles.
Secalhar até tens apanhado mar de merda e pode ser isso
e é assim, se de 6´8 tavas chateado então de 6´3 pior ainda. Fica mas é com a mais larga e grossa que tiveres _________________ 1 litro de petroleo extraido, transportado e refinado em gasolina custa cerca de 10 centimos . o resto são impostos e margens de lucro
Problem poor people?
_________________ 1 litro de petroleo extraido, transportado e refinado em gasolina custa cerca de 10 centimos . o resto são impostos e margens de lucro
Problem poor people?
Vou ser sincero e frontal. Primeiro tens de ser honesto contigo e com os outros, ou eventualmente explicar-te melhor. Habitualmente quem já consegue desenvolver a técnica para fazer um cutback é alguém que passa muito tempo em cima da prancha. E só passas tempo em cima da prancha (dentro de água) se apanhares as ondas...
Até compreendo no entanto que tenhas muito mais dificuldades em apanhar ondas após uma lesão.
Conselho n.º 1 - Cura a lesão primeiro! Tenta fazer recuperação activa, num ginásio que façam reabilitação, por exemplo, sem grandes esforços. Continuar a praticar surf assim pode ser contra-producente em termos de recuperação (take-off na onda é terrível em termos de esforço para os ombros).
Conselho n.º 2 - Avalia o que mudou entretanto. Se trocaste de prancha tenta voltar para a primeira, se mudaste de praia volta para a inicial. Se nada mudou no teu ambiente (externo), eventualmente verifica se houve mudanças internas. Ganhaste peso? perdeste flexibilidade ou amplitude de movimento no ombro? Verifica eventualmente se precisas reajustar o teu peso na prancha... Se estiveres a remar e em vez de descer a onda começar o nose a subir (e tail a enterrar na parede da onda) e acabares por perder a onda independentemente do esforço aplicado podes estar a precisar chegar o teu peso mais à frente na prancha.
Como o ananás disse, se com a 6'8 sentiste dificuldade, com a 6'3 pior ainda. Com uma prancha mais pequena precisas de mais remada, o que parece ser o problema. Esquece a 6'3 por agora, treina a remada e fica-te pela 6'8. E, em vez de ires sempre para o outside tentar apanhar ondas, volta a ficar mais pelo inside e apanha-as quando já estão a quebrar. Ou apanha mesmo umas espumas, para "desenferrujar" esse take-off.
Para apanhar a onda, não pode falhar nenhum destes pontos;
-escolher a onda certa e estar no sítio certo
-posição na prancha
-técnica/habilidade/motivação
Comigo resulta estar sozinho para poder estudar o mar sem nada a interferir.
Mesmo com ondas só de ir em frente, um gajo vai ganhando confiança e experiência no take-off.
Passar de fazer cutbacks e viragens a não apanhar ondas vai um bocado.
Não falaste em medidas, mas pode ser que essa 6´3 não tenha flutuacão suficiente para ti. Se for muito estreita à frente, e fina está aí o teu problema a entrar na onda. _________________ "memes, basófia, nicks e anonimatos...bem vindos à internet, glad you could join us." SeaNoEvil in Carcavelos Sangrento
_________________ 1 litro de petroleo extraido, transportado e refinado em gasolina custa cerca de 10 centimos . o resto são impostos e margens de lucro
Problem poor people?
De fato aconteceram várias coisas ao mesmo tempo quando eu estava a sentir uma progressão notável Cristiano.
- A lesão obrigou-me a abandonar a natação quase por completo e dado que esta associado a uma deficiência morfológica ela volta sempre que eu treino mais intensamente os membros superiores, mas neste momento está curada.
- Falaste do peso e eu nem valorizei isso mas aumentei 8 kg em 3 meses que por acaso coincidiu com essa altura sim.
- A questão da flexibilidade, eu treinava-a, mas confesso que deixei de treinar flexibilidade propriamente dita. Alongo sempre, no entanto treinos de flexibilidade deixei de os fazer assim que abandonei a competição e de fato sinto uma redução na amplitude dos movimentos.
- A prancha que eu comprei apesar de ser mais pequena tem a mesma espessura e largura e até me sinto mais confortável com esta, porque quando consigo apanhar ondas é muito mais rápida que a outra e como o meu problema não é propriamente equilíbrio até não me safo mal.
OBRIGADO A TODOS PELOS CONSELHOS e vou adoptar a seguinte estratégia:
. Voltar à 6´8 e tentar apanhar ondas com esta mais no inside, até se for necessário em espumas para desenferrujar o take-off como disseram MelL, Pirata, Ananas e fixe
. Treinar flexibilidade dos membros superiores e tentar fazer mais 1 ou 2 treinos de natação para ver como o ombro reage Cristiano
Sei que não tenho sido o membro mais popular do fórum, mas ponham lá agora o ódio para trás das costas malta
Situação: regular a tentar apanhar direitas.
Tem-me acontecido com alguma frequência fazer o takeoff e passado um segundo (já com velocidade) malhar com força que até aleija na cara e na parte da frente do corpo.
Penso que seja a colocação errada de um dos pés que esteja a causar isto, mas se alguém me puder ajudar fico agradecido.
As vezes lá acerto e dou por mim virado para a parede todo stoked da cabeça
Eu faço longb mas qd caio assim é pq tou mt à frente na prancha e o rail enterra. Dói de seguida. Lol.
Pode ser, nunca tinha pensado nisso, gosto de pôr o pé da frente, bem à frente, para ajudar a descer a onda e dar um pouco mais de velocidade porque só vou em ondas pequenas ou moles
Eu pensava que estava a pôr um dos pés desviados do cento da prancha, mais chegado aos rails, mas se calhar não.
Tem-me acontecido com alguma frequência fazer o takeoff e passado um segundo (já com velocidade) malhar com força que até aleija na cara e na parte da frente do corpo.
Já me aconteceu disso numa matinal com a cara gelada, doi que é uma biolência. A situacão foi a mesma mas a mim tenho quase a certeza que foi o Nozes que debaixo de água me puxou o leash..
Uma esquerda das mais capazes, dropo o prancha prendeu e fui de boca. _________________ "memes, basófia, nicks e anonimatos...bem vindos à internet, glad you could join us." SeaNoEvil in Carcavelos Sangrento
Registo: Dec 13, 2010 Mensagens: 92 Local/Origem: Lisboa/Algarve
Colocada: Ter, 16 Abr 2013 - 18:16 Assunto:
Estou um pouco na tua situação se bem que umas vezes parece que já domino a modalidade à la campeão, outras já cheguei a nem apanhar uma. Abaixo os factores que identifico para os baixos wave counts, sem solução para todos:
- Line up com crowd, especialmente quando é crowd cromo: quando vêm as boas já está um montado na onda... Solução: quando apanho mais é quando vou para um pico ao lado mais pequeno ou no inside sem concorrencia. Esta aumenta bastante o numero de ondas.
- Tipo de praia e fundo/mare actual: praias abertas tipo Carica sem pontões são mais traiçoeiras pois os fundos são mais irregulares fazem a onda "saltar" e assim durante a remada para o take-off a onda amocha e morre. Praias de onda mais rapida a levantar são mais previsiveis no take-off pois a onda tem um crescimento constante.
- Factor psicologico: Depois de alguns cagaços/wipeouts acabo por não arriscar tanto e me por tanto na zona de take off. Solução é por espirito mais kamizaze e arrancar mesmo debaixo do lip.
- Cansaço / forma fisica: Depois de passar umas semanas sem surfar vai se notar, e para a remada de take off é essencial "commitment" e força (pelo menos para alguem não experiente). Se se está fraca forma fisica ou cansados, não se vai ter força. Isto piora quando há corrente ou tem de se remar muito para o pico.
- Outras dicas que me deram e resultam: Na remada ter o corpo rijo como uma seta e remar o mais junto ao rail como que empurrando a agua para as quilhas.
- Tenho esperimentado algumas pranchas bem diferentes e sinceramente creio que qualquer dos factores acima tem mais influencia que o volume de prancha (longboards fora).
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum