Colocada: Qui, 10 Out 2013 - 19:51 Assunto: www.spotforecaster.com - Agregador de previsões marítimas
Boas pessoal.
Alguma vez pensaram:"Epá, o que era mesmo porreiro era ter as previsões todas juntas num sítio só em vez de andar a saltar de site para site para ver como é que vai estar o mar"?
O propósito deste post é mostrar-vos uma brincadeira que fiz para resolver este "problema".
Basicamente, é um(pico, nano, micro) site que agrega as previsões do Magic Sea Weed, Surf Line e Wind Guru para as nossas praias.
Na página das previsões existem links para as páginas que contém as fontes das previsões marítimas, previsões meteorológicas e Web Cams caso existam.
Se tiverem sugestões, encontrarem bugs, incorrecções, calinadas e afins, digam que assim que tiver tempo corrijo.
fixe: Um esquema de cores está nos planos do futuro(próximo). Para isso tenho que arranjar as condições ideais para cada praia, para conseguir mostrar vermelhos e verdes, ou estrelas, ou bolinhas.
placebo: Obrigadinhos. Também estás quase(?). _________________ 3 em 1: www.spotforecaster.com
Registo: Dec 13, 2010 Mensagens: 92 Local/Origem: Lisboa/Algarve
Colocada: Sex, 11 Out 2013 - 14:09 Assunto:
Espetacular! Já foi para o acesso rápido.
Tens uma visão dos dados muito parecida à vista grafica do windguru o que eu acho altamente util para se ter um outlook imediato do surf durante a semana ou para o proximo fds . Tinha sugerido algo do genero com as mares e ventos à magicseaweed durante a ultima fase beta mas mandaram-me dar uma volta.
Apenas como sugestão, outras visões que seriam bem uteis numa pagina deste genero para mim seria:
- As linhas de swell por swell individual, creio que a surfline faz isto no versão premium.
- A distribuição das frequencias/periodos de um dado swell como está praticamente neste site: http://www.hidrografico.pt/previsao-surf-costa-caparica.php Isto ajuda muito a ver o tipo de ondulação, se tem ondas de varios tamanhos ou é mais "puro" o que eventualmente guirá onde será o sitio preferiver para apanhar ondas: esperar pelos cacetes ou dominar o inside.
A MSW e a surfline disponibilizam os dados directo ou "parsas" tu da página deles?
gandulo: É uma excelente sugestão e fica registada, mas para já ultrapassa o âmbito do que pretendo para o "site". Esta brincadeira não se destina a substituir os sites de previsões, mas sim ser um ponto de partida para alguém que quer saber como vai estar o mar. Caso se queira informação mais detalhada, clica-se num dos links da tabela para se ir aos sites fonte das previsões.
Neste momento a informação disponibilizada é apenas relativa ao swell primário, mas quem sabe se no futuro meto lá dados dos "sweis" secundários. _________________ 3 em 1: www.spotforecaster.com
Adoro ser tão clean e funcional. É mesmo isto que se quer dos novos sites e apps. que faça uma coisa, mas que a faça muito bem!
A melhoria que vejo já é apenas a possibilidade de código de cores género windguru.
O windguru nesse caso é fantastico porque so pelas cores rapidamente se ve a intensidade do vento, periodo e ondulaçao. Pode é o site perder um pouco da imagem "clean" que tem!
Alguem que dedica o seu tempo a fazer isto, e ainda disponibiliza gratis so tem que merecer um grande OBRIGADO!
P.S. já agora, para contrabalançar com o que nao deve ser uma app, veja.se a do beachcam para android!
P.S. já agora, para contrabalançar com o que nao deve ser uma app, veja.se a do beachcam para android!
Por acaso uso as duas, iOS e Android. Tenho o meu iOS na garantia e hj abri o beachcam no Android e fiquei incrivelmente espantado com a rapidez com que abre as cams.
Qual é a versão de android que usas, pode ser que seja daí a tua queixa?
humm.. no telemovel nao me chega a abrir as webcams. no tablet sim.
no telemovel, e sendo que se pode estar a usar net 3G ter um stream continuo da webcam nem me parece apelativo. era mais apelativo os pequenos videos que tinham antes de 4 ou 5 min..
acho que a app visualmente é muito complicada de perceber á primeira direcçoes do vento, ondulaçao e afins.
Ou seja, dá-se mais importancia a ter um aspecto cheio de cores como o site, mas menos relevo á informaçao importante.
no tablet, com wi-fi, a unica coisa que dá mm jeito é o acesso á webcam. mas tirava ter que gramar com videos de pub.
Estou a terminar uma actualização no layout do site para ver se fica mais bonitinho. Quando comecei com isto preocupei-me mais com a informação do que com a apresentação.
Quando terminar o layout vou pegar no tema do código de cores. Como acham que faz mais sentido?
- Cores relacionadas com as condições óptimas de cada praia:
-Imaginando que fica definido que as condições óptimas para a Costa da Caparica são: 2m de ondulação, direcção de swell SW, 10kmh de vento e direcção do vento de NE.
-Quando as condições estiverem iguais ou muito próximas das indicadas, a informação é representada com um verde e à medida que se forem afastando vão ficando amarelas e vermelhas.
-Este tipo de representação tem alguns problemas:
-As condições óptimas, são-no para quem? As condições óptimas para mim que sou um maçarico, não são as condições óptimas para um pro ou para alguém muito experiente. Eu quero o mar mais pequeno e calmo, e um "pro" quer o mar grande com power.
-Existem tantas variáveis que condicionam a formação de ondas que podem existir dias excelentes de surf com condições muito distantes às definidas como óptimas. Ou seja, no site ia aparecer tudo a vermelho e no entanto podiam estar a dar altas na praia.
- Cores relacionadas com a intensidade dos elementos.
-As cores vão mudando à medida que o tamanho da ondulação, período e vento aumentam. Este código de cores não representa qualidade, mas sim intensidade.
-O wind guru parece-me respeitar esta lógica.
Estava com algumas dúvidas sobre o caminho a seguir, mas ao escrever isto fiquei esclarecido. Vou mais pela segunda hipótese.
O que faz mais sentido para vocês? Ou existem por aí visões alternativas? _________________ 3 em 1: www.spotforecaster.com
Registo: Dec 13, 2010 Mensagens: 92 Local/Origem: Lisboa/Algarve
Colocada: Qui, 17 Out 2013 - 14:17 Assunto:
2ª também, de longe.
Os sistemas de estrelinhas, windguru ou magic seaweed é altamente relativo bastante inutil para mim.
As cores associadas às intensidades, como o mapa semanal dão ima visão imediata das condições.
Nas minha opinião as condições ótimas é uma ideia muito à frente e parece boa mas na prática não funciona.
Para além do que já disseste, basta a mudança de maré ou os fundos estragados para a malta ir assim e ficar assim
A intensidade dos elementos parece-me melhor.
Mais logo ponho aqui uma imagem do que seria a página ideal para mim.
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum