Colocada: Ter, 22 Out 2013 - 17:09 Assunto: A origem da escala métrica do surfista!
Hoje preenchi um vazio que há muito me afligia, e decidi partilhar convosco.
Como explicar a alguém que não faz surf que aquilo que está a quebrar no outside não tem 3 metros mas sim metrão ou metro e meio. lol Parece ilógico e difícil de contra-argumentar quando o leigo nos diz:
- Mas o surfista que vai na onda tem praí 1,80m e a onda tem o dobro...na minha cabeça são 3 metros.
Não...é metro e meio lol não sei porquê mas é metro e meio.
Eu tentava explicar recorrendo a teorias que o surfista mede a onda de trás que isto e aquilo, mas a verdade é que nunca soube explicar, até porque a onda vista de trás, se quebrar numa bancada de rocha se calhar não tem mais de meio metro.
No final dos Anos 60 começou a surgir uma tendência no mundo surf de diminuir propositadamente a altura real das ondas. Antes disso a medida era feita, de maneira honesta ou até por vezes exagerada, da base da onda até à crista ou ponto mais alto.
Esta moda apareceu com os havaianos que começaram a reduzir as estimativas, principalmente no que tocava a ler ondas grandes, talvez numa postura de mostrar coragem e despeito pela ondas gigantes que lá quebram.
Foi apenas uma questão de tempo até o resto da comunidade do surf entrar no jogo e rapidamente uma onda com dois metros em 1959 equivalia a menos de um metro na escala havaiana.
A onda podia continuar a ser medida como uma onda de dois metros
mas teria de se fazer o reparo que era a a medida da face da onda, e não o seu tamanho "real". Um bocado non sense...
Entretanto as medidas foram estandardizadas e deixou de se ouvir falar ondas de 1,70m ou 1,80m, as medidas passaram a ser feitas numa
escala de meio metro. Surgindo depois o metrão ou o metrinho para colmatar as lacunas da escala.
Nos inicios dos anos 70 isto já era uma tradição enraízada e mundialmente practicada no mundo do surf.
Já só nos anos 90, depois dos big riders começarem a apanhar ondas com jet skis e a fazer os XXL big wave competions é que se começou a medir mais uma vez a face da onda, da base até à crista, usando o sistema métrico comum. Também alguns surf reports e surf forecasts começaram a utilizar estas medidas numa tentativa de uniformizar o sistema métrico usado nas ondas.
Ainda assim em 2013 as duas maneiras de medir as ondas continuam a ser usadas, apesar dos esforços de algumas entidades relacionadas com o surf, grande parte dos surfistas continuam a medir a onda a cerca de 50 a 70% do seu tamanho real.
A verdade é que quando vi a onda do Mcnamara na Nazaré eu e muitos ficámos WTF... aquilo nao tem mais de 10, 12 metros... segundo a escala havaiana talvez, mas a sua altura real provavelmente chega ao 30m.
E aí está, se tal como eu não sabias explicar a "nossa" maneira de medir a onda, agora já podes expôr argumentos que justifiquem o metrao em vez de dois e meio de um leigo.
Registo: Oct 24, 2004 Mensagens: 7607 Local/Origem: Carcavelos/Évora
Colocada: Ter, 22 Out 2013 - 22:09 Assunto:
Como sou gajo das ciências exactas, tenho aquele defeito de tentar explicar as coisas de forma racional e lógica. Portanto para mim 1 metro é "o mesmo comprimento, equivalente a 1 metro, percorrido pela luz no vácuo, durante o intervalo de tempo correspondente a 1/299 792 458 segundo" !!
Portanto, 1 metro é igual aqui, no Hawaii ou no Kud'Judas!!!
Posto isto é realmente estúpido dizer que uma onda que é overhead tem... 1 metro!!
Por causa dessas coisas, e como para alguns é dificil perceber que se a crista de uma onda está por cima da cabeça de um gajo que não é anão, nunca se pode dizer que é metrão, acabo por usar mais a medida "toe high", "knee high", "shoulder high", "head high", "overhead", "double overhead"... etc!
lolol não quer dizer que sejas leiga, fazes a medição da face da onda,
mas por exemplo eu em 17 anos de mar não conheço ninguém no meu seio de amigos e pessoal que conheço do surf que meça dessa maneira, embora seja a que faz mais sentido.
Eu sempre conheci a medição hawaian style de cortar pela metade, e é me natural olhar para o mar e dizer tá metro quando se calhar tão dois na face! Se alguém me disser que estão dois metrões isso para mim já casca grossa, Agora se me disseres que estão dois metros a contar da base da onda à crista a coisa muda de figura...
loool metrinho vá... wazaaa tens razão, nada como waist high ou overhead high, não tem como enganar!
aquela foto vem de uma sessão com sets de 2,5m mas é como o DiogoPedroso estava a dizer a foto não é das melhores porque o bottom está muito largo e não dá pra perceber bem..
Registo: Mar 25, 2006 Mensagens: 1551 Local/Origem: Lx/Xaral do Ninhou
Colocada: Qua, 23 Out 2013 - 13:07 Assunto:
Não sei se têm consciência mas, com essa brincadeira da racionalidade e da ciência, habilitam-se a dar cabo de 80% do assunto no jantar pós-surfada do meeting de Natal 2013.
Mais tu qui sabi...
P.S. - Ainda sobre racionalidade: "Mais casamentos são actualmente arruinados pelo senso comum do marido do que por qualquer outro motivo. Como se pode esperar que uma mulher seja feliz com o homem que insiste em tratá-la como se fosse um ser racional."- Oscar Wilde _________________ E todos os dias voltava confiando na capacidade depuradora do mar...
É por por isso eu digo a amigos não surfistas, quando se vêm confusos com as nossas medidas. Explico que os surfistas entre eles não 'medem' as ondas, mas sim 'nomeiam-nas'.
Dão-lhes nomes de tamanhos em que não corresponde à escala métrica real.
0.5,
1m
1m+
e por aí vai...
Se o meu avõ me perguntar que tamanho tinha obviamente digo o tamanho real na escala métrica. _________________ I changed my executive suit for my wetsuit and my tie for my leash.
Colocada: Sex, 25 Out 2013 - 17:03 Assunto:
O "foda-se não entro" também serve para referir o termo "flat" na escala do Helder, que corresponde a "meio-metro-clássico-buraco-em-carca-na-meia-maré-a-encher-às-8:55-entre-o-Pérola-e-o-Estrela-do-Mar" do Ananas!!
O "foda-se não entro" também serve para referir o termo "flat" na escala do Helder, que corresponde a "meio-metro-clássico-buraco-em-carca-na-meia-maré-a-encher-às-8:55-entre-o-Pérola-e-o-Estrela-do-Mar" do Ananas!!
Registo: Jan 24, 2009 Mensagens: 1534 Local/Origem: Poça / Azarujinha
Colocada: Seg, 28 Out 2013 - 10:42 Assunto:
As ondas não se medem pela face por uma razão simples: ela está distorcida por causa da água que pode ou não chupar. Presumo que a medição correta seja, não quando rebenta mas antes se formar. Se virem a medição das ondulações nas bóias, vão ver que uma onda que chegue com 3metros sem a influência do fundo, pode na face tanto ter 1m como 6m dependendo da dinâmica dos fundos e correntes.
Por outro lado, é verdade que um drop de 3m são 3m de queda na face, olhar uma onda de 2m de face levantar-se à nossa frente... são 2m de coluna de água.
Registo: Oct 07, 2005 Mensagens: 3733 Local/Origem: Subúrbios de Lisboa
Colocada: Seg, 28 Out 2013 - 11:26 Assunto:
continuo a achar que a onda se mede pela frente e desde a base, onde a água deixa de ser plana, até ao topo da onda.
é como num prédio, ou em qualquer outra medição, altura é desde a base até ao topo. tal como numa prancha o tamanho é do tail até ao nose e não de onde as quilhas acabam até ao nose.
nem me faz sentido medir a onda por trás. não conheço surfistas que surfem a parte de trás da onda. se não é onde se surfa, nem faz sentido usá-la como medida.
se a água foi chupada na base da onda, torna-a maior. afinal, pode-se ir até lá abaixo e voltar. desaparece água na base e cria mais espaço para surfar.
quando se faz um drop tardio e a coisa corre mal, cai-se do topo da onda até à base. cai-se essa altura toda, e não apenas até meio ou até um ponto onde a inclinação passa a poder ser considerada subjectivamente. quando se cai, cai-se do topo até à base. cai-se 2 metros? então a onda tem 2 metros. base ao topo. tão simples quanto isto. tudo o resto, acho subjectivo e como tal, muda de pessoa para pessoa.
Colocada: Seg, 28 Out 2013 - 11:32 Assunto:
Quanto a medir ondas de frente ou detrás, faço apenas este exercicio:
onde é que a onda parte pranchas? Onde é que parte pescoços? Onde é que a onda manda a malta para o fundo a ponto de se poder afogar?
Afinal de contas onde é que a energia cinética da onda se dissipa, ou seja, onde é que a descarrega toda? É na parte de trás?!
Qual é o tamanho desta onda? É que por trás está flat!!
Quanto a medir ondas de frente ou detrás, faço apenas este exercicio:
onde é que a onda parte pranchas? Onde é que parte pescoços? Onde é que a onda manda a malta para o fundo a ponto de se poder afogar?
Afinal de contas onde é que a energia cinética da onda se dissipa, ou seja, onde é que a descarrega toda? É na parte de trás?!
Qual é o tamanho desta onda? É que por trás está flat!!
Para mim isso é meio metrinho. Não a surfava porque já não tenho pica para mar pequeno.
Para mim esta é P#$ QUE PA!#"##!!! Nem de barco lá ia... _________________ "memes, basófia, nicks e anonimatos...bem vindos à internet, glad you could join us." SeaNoEvil in Carcavelos Sangrento
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum