Sinceramente não ligo muito a isso... será mau!?
Se o mar ta grande eu sei que não entro... "ai mas tá 1,5m!?" "omem tá grande e ponto, não entro!" _________________ Com cuecas de aço!
Registo: Jan 24, 2009 Mensagens: 1534 Local/Origem: Poça / Azarujinha
Colocada: Seg, 28 Out 2013 - 17:45 Assunto:
Só mais uma dica (eu que sou um leigo...só tive a cadeira de Propagação de Ondas Magnéticas no IST): é diferente dizer que "as condições estão 2 metros" ou "estão 2 metros" - que é medido nas bóias- que "esta onda tinha 2 metros" - que pode ser medido na face (e ai pode ser frente ou trás, full ou meio)
Registo: Oct 07, 2005 Mensagens: 3733 Local/Origem: Subúrbios de Lisboa
Colocada: Ter, 29 Out 2013 - 13:05 Assunto:
Mnel escreveu:
Só mais uma dica (eu que sou um leigo...só tive a cadeira de Propagação de Ondas Magnéticas no IST): é diferente dizer que "as condições estão 2 metros" ou "estão 2 metros" - que é medido nas bóias- que "esta onda tinha 2 metros" - que pode ser medido na face (e ai pode ser frente ou trás, full ou meio)
quando a boia diz que está a ter leitura de 2 metros é porque a vaga a faz subir 2 metros acima do nível médios das águas do mar, relativas ao marégrafo de cascais, que é o nosso nível zero. aí, seja qual a forma da onda, rebente ou não, seja onda surfável ou apenas ondulação, a bóia subiu 2 metros. a onda pode dissipar até chegar à costa ou pode aumentar de intensidade. depende da direcção da vaga, dos fundos, do vento....
A que mede a face da onda surfavel - onde o surfista executa 90% do seu surf, do lip à zona do bottom, a escala mais justa e racional. Só tem o problema que se for um paparuco a medir os local onde executa 90% do seu surf, vai só medir o bottom
A escala Havaiana: Substima o tamanho real da onda e tem como variável a coragem ou a estupidez do surfista que a mede, é em média metado do tamanho da anterior
A escala de Bascom: Tende a sobrestimar e foi desenvolvida por Willard Newell Bascom diz que para medir a onda é necessário estar na praia ao nivel do mar, alinhar os olhos com o horizonte e a crista da onda e a partir daí medir a distancia da crista ao nivel médio do mar.
Assim uma onda de dois metros segundo Bascom tem cerca de 1 metro na havaiana e cerca de 1.3m na Face surfavel (2/3 da Bascom)
É engraçado mas quem acaba por andar nisto do surf,
com tempo, dão todos +- a mesma medida ao tamanho da onda.
Inclusive o metro e o metrão, quase todos sabem distinguir!
Seja ou não o tamanho real ou que um “outsider” vê!
Isto de medir as ondas está na ordem do dia a nível internacional! Lol
Graças as ondas da Nazaré
Acho que a partir dos 3m é muito subjectivo as medições que possas fazer!
Agora o que andam a dizer em muitos “comentários” por esse mundo fora…
Se aquela onda da Nazaré tem ou não tem 30metros!?
- Sinceramente não sei, mas que é a maior onda já surfada não tenho duvidas!
Tenho lido comentários a desvalorizar a onda, comparando-a com Jaws e Mav.
Os argumentos é que Naza não faz tubos que a onda não rebenta, que não tem base… por ai fora!
Isto até pode ser verdade, mas acho que é mais falta de conhecimento
pois o mundo não está habituado a ver uma onda assim!
A Naza faz-me lembrar uma onda de alto mar,
ela não para de subir nem dispersa a sua força ao dobrar sobre si, “fazendo um grande tubo”.
Por isso é que ela cresce tanto! e é possível andares sempre em frente na onda sem nunca chegares à base!
Ela só dispersa a força no promontório e na praia!
PS: Acho que o Laird Hamilton vai à nazaré apanhar uma e surfá-la em frente
até á areia ou até se “esmerdar” na arriba, só assim é que conta! Lol
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum