Esse vídeo acabou de passar no telejornal (sem o áudio, por razões óbvias ).
Eu de manhã fiz a minha corrida no cauçadão de Oeiras (de Paço d'Arcos à Torre) e estava perfeitamente normal para a época. Parece que aqui em Portugal continental a coisa começou a ficar feia mais para a tarde.
Acabei de ver isto ha bocado no teu perfil aqui com a malta e rimo-nos que nem uns perdidos
"olha aquele ali. eia la vem. eia brutal. eia coitado!"
...mas o que é que esta gente anda a fazer à beira mar nestes dias, epa fds, parecem aqueles todos lá na Foz do Douro. Que falta de noçao
A minha mae tinha acabado de passar ai com o meu irmão no caminho casa-escola por curiusidade foi coisa de 5min e tinham levado com isso!
Obvio que lhes dei nas orelhas! coisa mais parva mesmo! _________________ www.joyfaktor.tumblr.com www.facebook.com/JoyFaktorVIDEOS
À hora do almoço já estava grande mas nada do outro mundo, A partir das 17h a coisa ficou descontrolada. Passei na estrada do Guincho pelas 18h e a seguir ao cabo raso havia espuma branca quase a chegar à estrada, voltei para trás, não me pareceu seguro. Impressionante!
Registo: Jun 22, 2012 Mensagens: 43 Local/Origem: Almada
Colocada: Seg, 06 Jan 2014 - 23:06 Assunto:
Hoje passei lá na costa ao meio dia tava tranquilíssimo (maré vazia), voltei por volta das 3 e tal cm a maré já a encher só por curiosidade para ver, tava lá a polícia a mandar o pessoal todo embora dos pontoes e a por fitas entres os bares, tava lá no topo das escadas junto a um bar lá no paredão a ver o mar, bem do nada apanhei com a maior massa de água que alguma vez tinha visto em "terra", só vejo uma espuma toda castanha maior que eu a vir na minha direção a uma velocidade brutal com uma força descomunal, e de um segundo pro outro só vejo tudo escuro e lá vou eu escada toda abaixo no meio da torrente de água, que adrenalina e susto ao mesmo tempo! Surpreendentemente saí ileso so com um cortezinho na mão, aborrecido foi mesmo ficar todo encharcado, coberto de areia por todos os lados e calhauzinhos nos ouvidos, fez-me lembrar um "mini-tsunami", foi tipo como no vídeo, só que em vez de ser numa rampa tava no 1 degrau duma dessas escadas lá ao pé e lá fui eu. Pra próxima tou lá outra vez batido só que com uma go pro pra gravar tudo (sei que foi falta de bom senso, mas curti da experiência)
(sei que foi falta de bom senso, mas curti da experiência)
Nós tugas temos uma longa história de curtir perigo.
Vêr rally, conduir em velocidade, correr a frente de touros (tradição em aldeias) e agora é ser colhido pelo mar em tempestades
Eu também faltei ao trabalho para documentar este gigantesco swell. Aliás já não meto lá os pés há uma semana, mas como sou dono da minha empresa ninguém estranha...afinal de contas vou documentar com a minha prosumer superzoom.
Até agora estive quase a tirar altas fotos na praia da foz do arelho mas não consegui chegar lá porque o meu carro novo avariou. Tive que chamar a assistência da Mercedes e logo por azar comprei este carro há apenas 1 mês. Passado apenas alguns minutos até a assistência em viagem da Mercedes ter chegado e ter resolvido o problema, segui caminho com outro AMG facultado pela marca, a minha desculpa foi ter dito que sou fotografo profissional e tinha faltado ao meu trabalho a sério para documentar o fenómeno... -"Que fenómeno diziam eles" porque eles não emprestam assim os carros à toa só mesmo a clientes gold.
E parece que afinal de contas, no meio deste azar todo tive sorte, quando cheguei à praia fotografei ondas gigantes e meti na minha pasta preferida do meu pc para mais tarde recordar. Ainda filmei uns espumaços gigantes a embater nas rochas e enviei para o site da XXL, mas começou a chover e fui para casa todo molhado, o que me valeu foram os bancos aquecidos do carro que me secaram a roupa.
Registo: Jun 22, 2012 Mensagens: 43 Local/Origem: Almada
Colocada: Ter, 07 Jan 2014 - 18:16 Assunto:
fixe escreveu:
Reef96 escreveu:
(sei que foi falta de bom senso, mas curti da experiência)
Nós tugas temos uma longa história de curtir perigo.
Vêr rally, conduir em velocidade, correr a frente de touros (tradição em aldeias) e agora é ser colhido pelo mar em tempestades
os tugas gostavam tanto do rally e da acção que houve um acidente em particular no ano de 86 que foi a gota para acabar com a classe B no rally
A malta estava literalmente na estrada e com o mar foi igual!
[/img] _________________ 1 litro de petroleo extraido, transportado e refinado em gasolina custa cerca de 10 centimos . o resto são impostos e margens de lucro
Problem poor people?
os tugas gostavam tanto do rally e da acção que houve um acidente em particular no ano de 86 que foi a gota para acabar com a classe B no rally
A malta estava literalmente na estrada e com o mar foi igual!
Quando comentei o rally estava mesmo a lembrar-me desse tempo.
Em relação ao mar e aos vídeos que aqui estão, admiro-me não ter morrido ninguém a ver a tempestade.
Está-nos no sangue sermos destemidos, por isso fomos em caravelas rumo ao desconhecido.
Só me incomoda vivermos cagados de medo a pagarmos o que "eles" dizem que devemos. Mas isso agora não interessa nada, não tarda vêm as marrecas para aliviar o stress.
Registo: Jan 24, 2009 Mensagens: 1534 Local/Origem: Poça / Azarujinha
Colocada: Qua, 08 Jan 2014 - 12:00 Assunto:
A mim o que me assustou mais do Hércules nem foram as ondas, nem foi a devastação na costa, foi a reação das pessoas que vivem à beira mar e dos políticos e autarcas...
Assusta-me enormemente ouvir o Ministro do Ambiente dizer que é necessária maior proteção ao avanço do mar, ouvir os autarcas gritarem que querem mais pontões, mais paredões, mais pedregulhos, mais reposição de areia, mais milhões de Euros. Ouvir os donos de casas e estabelecimentos em risco (eu vivo em cima do mar também...) pedirem mais milhões para protegerem as suas casas. Dizerem que as suas construções estão "legais" e que por isso têm o direito de ser protegidas.
Ao mesmo tempo que o mar avança terra adentro, os promotores, donos de terrenos, as câmaras, os portos, continuam a avançar mar adentro. É uma imagem de toda a gente a empurrar-se para o abismo.
O avanço do mar é inevitável e portanto os esforços devem ser gastos a levar a população mais para cima, a evitar que se construa na orla costeira, a educar a construção costeira, a estudar melhor as implicações dos molhes e paredões (constrói-se num lado, estraga-se no outro, e.g. Figueira da Foz, Aveiro, S.Torpes).
As seguradoras não cobrem os estragos do mar. O mar não pode ser legislado. O mar não pode ser travado (a Holanda conseguiu mas não tem ondas...). Tem de se abrir os olhos e ver que o homem é menor que a natureza.
O exemplo do projecto de construção para o terreno a norte de Carcavelos é um exemplo perfeito: aquela zona tem de ser deixada livre para a praia de Carcavelos poder recuar, mas a Alves Ribeiro (dona dos terrenos) quer construir prédios de 5 andares mesmo em cima da praia. A Câmara de Cascais não tem ferramentas políticas para os travar, os autarcas que autorizaram os projectos (Helena Roseta) já não estão cá para apanhar com as culpas... e quem se vais lixar é o mexilhão? O utilizador da praia? Os que vão ficar encravados entre prédios da AR e o avanço do mar...
A mim o que me assustou mais do Hércules nem foram as ondas, nem foi a devastação na costa, foi a reação das pessoas que vivem à beira mar e dos políticos e autarcas...
Assusta-me enormemente ouvir o Ministro do Ambiente dizer que é necessária maior proteção ao avanço do mar, ouvir os autarcas gritarem que querem mais pontões, mais paredões, mais pedregulhos, mais reposição de areia, mais milhões de Euros. Ouvir os donos de casas e estabelecimentos em risco (eu vivo em cima do mar também...) pedirem mais milhões para protegerem as suas casas. Dizerem que as suas construções estão "legais" e que por isso têm o direito de ser protegidas.
Ao mesmo tempo que o mar avança terra adentro, os promotores, donos de terrenos, as câmaras, os portos, continuam a avançar mar adentro. É uma imagem de toda a gente a empurrar-se para o abismo.
O avanço do mar é inevitável e portanto os esforços devem ser gastos a levar a população mais para cima, a evitar que se construa na orla costeira, a educar a construção costeira, a estudar melhor as implicações dos molhes e paredões (constrói-se num lado, estraga-se no outro, e.g. Figueira da Foz, Aveiro, S.Torpes).
As seguradoras não cobrem os estragos do mar. O mar não pode ser legislado. O mar não pode ser travado (a Holanda conseguiu mas não tem ondas...). Tem de se abrir os olhos e ver que o homem é menor que a natureza.
O exemplo do projecto de construção para o terreno a norte de Carcavelos é um exemplo perfeito: aquela zona tem de ser deixada livre para a praia de Carcavelos poder recuar, mas a Alves Ribeiro (dona dos terrenos) quer construir prédios de 5 andares mesmo em cima da praia. A Câmara de Cascais não tem ferramentas políticas para os travar, os autarcas que autorizaram os projectos (Helena Roseta) já não estão cá para apanhar com as culpas... e quem se vais lixar é o mexilhão? O utilizador da praia? Os que vão ficar encravados entre prédios da AR e o avanço do mar...
Isso não interessa nada...o que realmente interessa é a transladação do Eusébio para o Panteão...
Registo: Apr 06, 2003 Mensagens: 5824 Local/Origem: Av. do Mar
Colocada: Qua, 08 Jan 2014 - 13:29 Assunto:
É realmente curioso ver que nas praias sem construção e/ou sem intervenção do homem, não há problema nenhum.
A subida do nível das águas é um problema apenas para quem tem casas à beira-mar e pensa que vão durar para sempre. _________________ Do what you love and you'll never work a day in your life.
Registo: Mar 25, 2006 Mensagens: 1551 Local/Origem: Lx/Xaral do Ninhou
Colocada: Qua, 08 Jan 2014 - 15:09 Assunto:
presley escreveu:
É realmente curioso ver que nas praias sem construção e/ou sem intervenção do homem, não há problema nenhum.
A subida do nível das águas é um problema apenas para quem tem casas à beira-mar e pensa que vão durar para sempre.
Não é tão estúpido como parece. Avançado o mar, serão os verdadeiros "donos do pico".
-"Paparuco?!?! Há quantos anos é que eu surfo aqui?!?! Mano, não fales assim para mim enquantos boias por cima da minha sanita!!! _________________ E todos os dias voltava confiando na capacidade depuradora do mar...
Registo: Oct 06, 2003 Mensagens: 1480 Local/Origem: Charneca da Caparica
Colocada: Qua, 08 Jan 2014 - 15:55 Assunto:
de certeza que esta conversa da submersão soa muita rabichola à malta da aldeia da luz e de vilarinho das furnas... _________________ A tentar ver a vida por um canudo...
Sim, mas esse comentário é um pouco irrelevante... eu vi a Proteção Civil e a Polícia Marítima em ação e, ao contrário de Espanha e França, não soube de nenhuma pessoa levada pelas ondas.
Bem mais relevante é a análise do Pedro Bicudo no portal FB da SOS:
"Pedro Bicudo
Realmente as praias naturais aguentam qualquer temporal.
Ontem visitei praticamente todas as praias do Município de Cascais e a única que aguentou bem a tempestade, apesar de ter sido varrida diretamente, com força total, pela ondulação, foi a Praia do Guincho.
As ondas começavam a rebentar a quilómetros de distância da praia, e avançavam tanto que, mesmo na baixa mar chegavam às vedações de proteção da duna. A massa de água trazida pelas ondas demorava minutos a subir a zona de espraio (vulgo a parte mais plana da praia onde as ondas rebentam) e depois retirava-se durante centenas de metros. Aparentemente quando chegava um set de ondas elas acumulavam-se e subiam a praia uma após a outra.
Mas a praia aguentou. A CMC e o Parque Natural merecem os nossos parabéns por preservar a duna da Praia do Guincho.
Na verdade estas grandes tempestades trazem sedimentos desde a plataforma continental até à praia, pois começam empurrar os sedimentos na direção da costa desde vários quilómetros de distância. Mas também erodem as praias. Na prática acumulam uma grande reserva de sedimentos junto à praia.
Agora bastarão umas semanas de agitação menor para que as ondas e o vento reponham a areia na praia.
NO ENTANTO, quando as ondas chegam ao nível de um talude de proteção solido de enrocamento ou betão -vulgo paredão, muito mais íngreme que a praia e a duna naturais, então a reflexão (o que nós surfistas chamamos backwash) na estrutura sólida amplifica imenso a erosão e retira muita estabilidade à praia.
Isto explica em parte a enorme dificuldade (ou enorme custo de 120 milhões de euros) que o Estado tem tido em preservar praias demasiado artificiais como as da Costa da Caparica.
Há ainda um outro problema nas praias demasiado artificiais e urbanas. Os acessos tornam-se tão fáceis por estrada que as pessoas sentem-se demasiado seguras. Mesmo perante uma óbvia tempestade com péssimo tempo, as pessoas sentem-se protegidas numa rua ou paredão junto ao mar, quando na verdade estão em perigo. Nas praias mais naturais, o respeito pelo mar é naturalmente maior e os acidentes acabam por ser, em proporção, mais raros.
Registo: Aug 01, 2007 Mensagens: 828 Local/Origem: Algures na Galáxia
Colocada: Qua, 08 Jan 2014 - 16:40 Assunto:
Ok Mnel tb vi esse comentário, mas o Capucho embora discorde das algumas das coisas que diz e generalize um pouco, coloca o dedo na ferida nalguns pontos... quanto ao Pedro faz uma análise daquilo que sabe e bem.
Mas sem dúvida o mais objectivo neste momento foi o Edmundo Veiga da Costa da Caparica que hoje colocou no FB isto
"E assim lá foi mais umas verdades para a câmara municipal de Almada.
Atribuir adjectivos desagradáveis seria mostrar demasiada cidadania da minha parte como eleitor e bom contribuinte como sou por isso só vos peço uma coisa... Levantem o cú da secretaria e venham ver o que se passa no terreno. Se as praias da costa são usadas para cartazes eleitorais como as praia de Almada e Almada tem boa onda façam e sigam os exemplos de outras câmaras municipais! METAM HOMENS no terreno uma tempestade destruiu a costa de caparica e vocês não fazem nada. Não vos peço nada de outro mundo apenas vos peço que TRABALHEM!"
Por acaso aqui na Linha já andaram homens da Camara a limpar a praia o dia todo. Tratores, retroescavadoras, etc. O Homem ta preso mas continua a dar as suas instruções
Registo: Feb 27, 2010 Mensagens: 2760 Local/Origem: Space the Final Frontier
Colocada: Qua, 08 Jan 2014 - 21:03 Assunto:
ggirao escreveu:
Por acaso aqui na Linha já andaram homens da Camara a limpar a praia o dia todo. Tratores, retroescavadoras, etc. O Homem ta preso mas continua a dar as suas instruções
Quem tá preso? _________________ Com cuecas de aço!
Registo: Nov 12, 2010 Mensagens: 382 Local/Origem: Houston, Texas
Colocada: Qua, 08 Jan 2014 - 21:17 Assunto:
Twisted escreveu:
ggirao escreveu:
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum