Colocada: Ter, 11 Fev 2014 - 11:47 Assunto: Novas regras para escolas de surf na Costa Vicentina.
Deviam existir regras em todo o lado, especialmente relacionadas com respeito, civismo, educação, .... As pessoas por si só não vão lá, está mais que provado.
Serão estas regras as ideais? Fica aqui aberta a discussão, até porque isto aqui anda quase morto. Até já cheira a decomposição.
"As escolas de surf da Costa Vicentina vão ter novas regras já este ano. Haverá uma nova organização das mesmas e limites de licenças em cada praia e de alunos por aula.
A notícia foi avançada ontem pelo jornal Correio da Manhã segundo declarações do comandante Carvalho Pinto, da Capitania do Porto de Lagos.
Só em 2013, foram emitidas cerca de 30 licenças para escolas de surf na Costa Vicentina. Mas a grande procura tem gerado conflitos e a Capitania do Porto de Lagos decidiu, agora, impor regras mais rígidas.
Confirmando que “neste momento, a indústria do surf e da formação é muito concorrida”, o comandante Carvalho Pinto explica que o objectivo foi “ordenar melhor as escolas e a forma como são atribuídas as licenças”.
O responsável realça que as praias da Costa Vicentina “são relativamente pequenas e, no período de verão, têm muitos banhistas”, pelo que as regras também procuram evitar “conflitos entre escolas e banhistas”.
Nas novas normas foram definidos corredores para surf com 50 metros de largura, as aulas têm uma duração máxima de duas horas e 24 alunos por corredor. As escolas ficam obrigadas a ter equipamentos de primeiros socorros e será dada prioridade às que tenham treinadores com formação em socorro.
No total, podem ser atribuídas 36 licenças no verão e 50 fora do período estival. Há 18 praias “que não se adequam à prática da formação do surf durante a época balnear”.
As coimas por infração variam entre 25 e 500 euros. Para as pessoas colectivas são entre os 500 e os 20 mil euros."
Registo: Aug 21, 2005 Mensagens: 2901 Local/Origem: Terrugem
Colocada: Ter, 11 Fev 2014 - 13:16 Assunto:
Podiam começar tambem por ribeira Dílhas.
Principalmente no que toca a instrutores qualificados, não devo sobrar nenhum _________________ http://mugen2i.blogspot.com/
Registo: May 12, 2003 Mensagens: 4719 Local/Origem: Belém
Colocada: Ter, 11 Fev 2014 - 15:45 Assunto:
Provavelmente o cenário vai mudar em breve com novas medidas que a FPS vai fazer entrar em vigor no que toca à formação e regulamento de Escolas. _________________ Surf Lisbon - House & School<div>www.surflisbon.com</div><div>info@surflisbon.com</div>
Como é lógico, a Lei é para ser cumprida.
No entanto, conheço alguns treinadores de surf certificados pela FPS e pela ISA, que promove o único curso de treinador válido em todo o mundo - excepto em Portugal - que deixam muito a desejar com o seu trabalho (metodologia de ensino, postura, etc...) e pessoal não certificado que presta um excelente trabalho. Claro que o contrário também acontece e não podemos generalizar, mas, na minha opinião, não é um curso que vai fazer de ti um bom treinador. Deveria haver sim, mais control dos professores, monitores e treinadores por parte dos donos das escolas. E não só porque o gajo até tem uma irmã boa que vai beber uns copos comigo se fecha os olhos a estes profissionais (ou não) que dão uma má imagem ao ensino do surf.
Provavelmente o cenário vai mudar em breve com novas medidas que a FPS vai fazer entrar em vigor no que toca à formação e regulamento de Escolas.
Respondendo à tua pergunta sobre o meu post, que por engano está no outro topic, não gosto da postura de alguns monitores e aprendizes (muitos surfam bem melhor que eu, de longe mesmo) de uma escola de Carca. Não vou referir o nome, mas noutro post os "meninos" já se picaram comigo, apenas por dizer a verdade.
Alguns factos, putos que surfam para caraças, devem ser de competição, sempre a mostrarem o bico da prancha mesmo quando já estás na onda, a darem a volta à chico esperto, ...
Iniciados a apanharem tudo o que lhes aparece pela frente mesmo estragando as ondas de quem vem de trás. Levando tudo à frente tipo arrastão.
Verdade seja dita que já lá vi um monitor também educado e responsável. Fiquei agradavelmente surpreso. Mas de uma forma geral, tenho má impressão daquela escola e enquanto pai não vou por em risco o meu trabalho de casa com uma má escolha destas.
Acho que mais importante que ensinar a surfar é transmitir alguns valores importantes, que devem ser ensinados em casa e reforçados na escola. Depois vem o surf.
Sou um defensor das escolas mas também acho que é preciso impor algumas regras ou então continuamos neste faroeste.
Quando a minha filha tiver idade vai para uma se quiser. Ainda à uns tempos aconselhei uma colega minha a levar o puto para uma escola (foi para a tua).
Na costa, mesmo nas praias lotadas do centro, vejo mais civismo por parte dos monitores e alunos, do que esta da linha. As outras de Carca não conheço.
A impressão é tão boa que era o meu spot, deixei de lá surfar.
Registo: Feb 05, 2013 Mensagens: 206 Local/Origem: ali perto de Xangai
Colocada: Ter, 11 Fev 2014 - 18:45 Assunto:
Cá no Porto as escolas de Matosinhos, pelo menos as que têm instalações junto à praia, parece-me que funcionam muito bem, conheço pessoalmente os professores mais antigos e os novos de vista e são todos muito simpáticos e educados. Quanto ao surf deles é muito bom mesmo, agora se são bons professores não faço ideia. Este Inverno fiz um corte enorme num pé com uma quilha romba e foram os gajos da Escola Surf Aventura que me lavaram e desinfectaram porque o apoio à praia no Inverno é tanga, só posso estar grato pois foram impecaveis. Por isso concordo totalmente que estas escolas que têm investimentos e condições boas nâo sofram concorrencia desleal de escolas de vâo de escada com instrutores sem qualquer formação.
Outra cena que me parece apenas pelo o exercício da observação, é que existem escolas que a sua sede são carrinhas. Não confundir com quem tem local e num dia mau vai à procura de condições surfáveis noutro spot.
Não me parece que sejam as condições ideais e até não sei se será concorrência desleal.
Colocada: Ter, 11 Fev 2014 - 19:50 Assunto:
Com esta expressão não queria ofender ninguém, queria simplesmente referir escolas sem quaisquer condições técnicas e pessoais para darem aulas de surf e lidarem com miúdos quando for o caso, não me estava a referir às condições fisicas da escola. Um abraço.
Registo: Jun 06, 2005 Mensagens: 4028 Local/Origem: Maia
Colocada: Ter, 11 Fev 2014 - 22:10 Assunto:
off topic: Vil és do porto? costumas surfar em matosas? se calhar já nos cruzamos
on topic:
regras não vão mudar a mentalidade e a educação por isso vai haver sempre de tudo _________________ Ganha vendo anuncios!
http://www.neobux.com/?r=jorgius
Colocada: Ter, 11 Fev 2014 - 23:36 Assunto:
Sou Jorgius, agora com o mar mais complicado já só faço em Matosinhos. Costumo usar uma long do Lufi azul em baixo e laranja no deck já com uns Km ou com uma simmons azul clara tb do Lufi que comprei agora e ando a experimentar. Se me vires diz qualquer coisa.
Provavelmente o cenário vai mudar em breve com novas medidas que a FPS vai fazer entrar em vigor no que toca à formação e regulamento de Escolas.
Respondendo à tua pergunta sobre o meu post, que por engano está no outro topic, não gosto da postura de alguns monitores e aprendizes (muitos surfam bem melhor que eu, de longe mesmo) de uma escola de Carca. Não vou referir o nome, mas noutro post os "meninos" já se picaram comigo, apenas por dizer a verdade.
Alguns factos, putos que surfam para caraças, devem ser de competição, sempre a mostrarem o bico da prancha mesmo quando já estás na onda, a darem a volta à chico esperto, ...
Iniciados a apanharem tudo o que lhes aparece pela frente mesmo estragando as ondas de quem vem de trás. Levando tudo à frente tipo arrastão.
Verdade seja dita que já lá vi um monitor também educado e responsável. Fiquei agradavelmente surpreso. Mas de uma forma geral, tenho má impressão daquela escola e enquanto pai não vou por em risco o meu trabalho de casa com uma má escolha destas.
Acho que mais importante que ensinar a surfar é transmitir alguns valores importantes, que devem ser ensinados em casa e reforçados na escola. Depois vem o surf.
Sou um defensor das escolas mas também acho que é preciso impor algumas regras ou então continuamos neste faroeste.
Quando a minha filha tiver idade vai para uma se quiser. Ainda à uns tempos aconselhei uma colega minha a levar o puto para uma escola (foi para a tua).
Na costa, mesmo nas praias lotadas do centro, vejo mais civismo por parte dos monitores e alunos, do que esta da linha. As outras de Carca não conheço.
A impressão é tão boa que era o meu spot, deixei de lá surfar.
Concordo em pleno contigo , mas acho que devias dizer qual a escola , nao vejo qual o mal.....
Quando vamos a um prestador de serviços e este nao corresponde aos nossos criterios ou vimos algo que nos desagrada , normalmente contamos e nao temos problema em dizer o nome , nao vejo diferença.
Ha tanta escola que nem consigo enumerar todas as que tive más experiencias .
Aquelas da Sumol por exemplo (nao sei se continuam a exercer da mesma forma)
A do tinguinha lima (felizmente vi que ja nao esta cá) ou onde ele trabalhava
Nunca tive stress com a da ericeira camp , e muito menos com a Puro Surf , alias ja surfei algumas vezes perto do copos e de outro monitor da Puro surf e so tenho a dizer bem!
Tambem nunca tive algo por resolver com a Luso surf , como nao ando a surfar por la , continuo com boa review
A surf project tambem nao nunca tive problemas .
Aquela do Nuno Telmo , tambem nunca tive grande stress
( ... ) mas acho que devias dizer qual a escola , nao vejo qual o mal.....
Diogo, não é muito dificil saber qual a escola a que ele se refere, já deu um banzé descomunal aqui no fórum e facebook esta história, houve ameaças..enfim foi uma novela pegada...
vá, não vou dizer que é a tua banda favorita, mas...
Diogo, não é muito dificil saber qual a escola a que ele se refere, já deu um banzé descomunal aqui no fórum e facebook esta história, houve ameaças..enfim foi uma novela pegada...
Colocada: Qua, 12 Fev 2014 - 14:20 Assunto:
JMSL escreveu:
Outra cena que me parece apenas pelo o exercício da observação, é que existem escolas que a sua sede são carrinhas. Não confundir com quem tem local e num dia mau vai à procura de condições surfáveis noutro spot.
Não me parece que sejam as condições ideais e até não sei se será concorrência desleal.
Mas fala lá sobre este assunto Copos.
Não vejo qualquer mal essa questão das carrinhas pois nós próprios, de Inverno é o que fazemos. O mal é mesmo o não ter as licenças (sim, são muitas e de várias instituições e não é o mais adequado mas devemos cumprir), seguros e alvarás que são exigidos.
E agora quando a FPS colocar em prática (depois dos cursos de treinadores voltarem a ser ministrados) que cada Escola só pode existir se tiver um Treinador de Nível II como responsável ainda vai "apertar" mais.
É um facto, não é por alguém ter curso ou não que será melhor prof de Surf que outro.
A questão é que deve caminhar-se para essa via pois os cursos vão ser reestruturados, com uma carga horária maior e mais específica, com estágio que permite também acumular alguma experiência prática a quem não tenha (ou a quem tenha mas supervisionado por alguém superiormente habilitado) e certamente que quem realizar estes Cursos novos vai ter as ferramentas necessárias para se tornar num bom profissional.
Depois é a fiscalização também surgir mas isso já é um cenário demasiado ideal... felizmente no Verão, na Caparica, a Polícia Marítima faz um óptimo trabalho.
Para finalizar e num campo mais pessoal, obrigado pelas vossas palavras JSML e DiogoPedroso.
Um abraço e boas ondas! _________________ Surf Lisbon - House & School<div>www.surflisbon.com</div><div>info@surflisbon.com</div>
Onde anda esse belo topico , para eu me "deleitar" ?
Registo: Jan 12, 2008 Mensagens: 134 Local/Origem: lisboa
Colocada: Sex, 14 Fev 2014 - 23:50 Assunto:
Não conhecendo as novas regras e as regras em vigor digo desde ja que discordo desse modelo para o surf.
Como em varias modalidades antes de haver uma federacao ja existiam clubes, associacoes etc. e gente com experiencia e conhecimentos para desempenhar funcoes de treinador, seja ele nivel 0, 1 ou 2.
A mim parece-me que caminha no surf a mesma hipocrisia que reina em outras federacoes com os niveis de formacao. Ha 4 anos como muita gente dava aulas e nao tinha um curso de certificacao da federacao, a obrigacao era o nivel I. Agora que o nivel I ja nao rende e mesmo assim existem muitas escolas façam o nivel II. Daqui a uns anos o nivel III. E depois alguem criará o curso que habilita alguem a ser professor de outros niveis.
Desconheço se é o caso mas em outras modalidades há onde a federacao diz que nao reconhece cursos de associacoes quando estas foram pioneiras na sua vertente. Sendo a federacao composta por ex-membros dessas mesmas associacoes.
Registo: Apr 06, 2003 Mensagens: 5824 Local/Origem: Av. do Mar
Colocada: Sáb, 15 Fev 2014 - 14:26 Assunto:
Concordo completamente, mas gostaria de ver o processo de atribuição de licenças.
Será first come, first served?
Proposta em carta fechada?
Sorteio?
Ou primeiro os amigos e amigos dos amigos, e depois contamos uma história? _________________ Do what you love and you'll never work a day in your life.
Registo: Apr 06, 2003 Mensagens: 5824 Local/Origem: Av. do Mar
Colocada: Sáb, 15 Fev 2014 - 14:28 Assunto:
mick escreveu:
Como é lógico, a Lei é para ser cumprida.
No entanto, conheço alguns treinadores de surf certificados pela FPS e pela ISA, que promove o único curso de treinador válido em todo o mundo - excepto em Portugal - que deixam muito a desejar com o seu trabalho (metodologia de ensino, postura, etc...) e pessoal não certificado que presta um excelente trabalho. Claro que o contrário também acontece e não podemos generalizar, mas, na minha opinião, não é um curso que vai fazer de ti um bom treinador. Deveria haver sim, mais control dos professores, monitores e treinadores por parte dos donos das escolas. E não só porque o gajo até tem uma irmã boa que vai beber uns copos comigo se fecha os olhos a estes profissionais (ou não) que dão uma má imagem ao ensino do surf.
Se os profissionais forem realmente bons, então também tiram o curso com uma perna às costas. _________________ Do what you love and you'll never work a day in your life.
Colocada: Dom, 23 Fev 2014 - 23:36 Assunto:
Muito em breve haverão novidades e este ano é bastante provável que hajam pelos menos dois cursos de grau I, um deles na zona da Grande Lisboa. _________________ Surf Lisbon - House & School<div>www.surflisbon.com</div><div>info@surflisbon.com</div>
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum