Sim Twisted preciso muito de ajuda devo colocar areia fina daquela que se encontra nas praias fantásticas das caraíbas ou daquela bem grossa das praias da Escócia onde só se pode entrar com botas de biqueira de aço
a ondulaçao estava maior hoje? nao vale a pena estares a perguntar aqui tudo o que te vem a cabeça, certas coisas é bom que aprendas por ti, isso tambem foi uma parte divertida da minha aprendizagem.
provavelmente conseguiste passar melhor no domingo porque a ondulaçao estava mais baixa e o periodo maior comparado com hoje.
periodos mais altos == maior intervalo entre sets == mais facil passar rebentaçao
Registo: May 14, 2003 Mensagens: 4482 Local/Origem: Lisboa
Colocada: Qua, 30 Jul 2014 - 10:26 Assunto:
euseila escreveu:
periodos mais altos == maior intervalo entre sets == mais facil passar rebentaçao
O período mais alto não quer dizer maior intervalo entre sets. Até podia dizer o oposto, ou seja, que o período mais alto torna mais difícil passar a rebentação, devido à maior força das ondas, mas é uma generalização que não quero fazer. _________________ The Search: the essence of adventure, an escape from the bondage of everyday life!
Por acaso a Foz que era mencionada era a Foz do Lizandro...
Mas como estamos sempre perto do mar, a caldeirada encaixa em qq foz!
Á poizé!
Olha, estás a perguntar cenas que apenas vai aprender com experiência de observação, quer do guru quer da praia para onde vais surfar. E depois vem a condição física que aliada à tua técnica também é importante.
Bela caldeirada Mário Abriu-me o apetite Acho que hoje vou sentar-me numa esplanada à beira mar para ganhar experiência de observação enquanto devoro um belo petisco qual é a receita para Carcavelos?
Registo: Feb 27, 2010 Mensagens: 2760 Local/Origem: Space the Final Frontier
Colocada: Qua, 30 Jul 2014 - 17:38 Assunto:
ERCM80 escreveu:
Sim Twisted preciso muito de ajuda devo colocar areia fina daquela que se encontra nas praias fantásticas das caraíbas ou daquela bem grossa das praias da Escócia onde só se pode entrar com botas de biqueira de aço
olha já surfo a dois anos e já sei muita coisa... areia de caparica!
Achas que estou no gozo, experimenta! É logico se colocares mais peso na parte de tras da prancha vais ter menos probabilidade de embicares! _________________ Com cuecas de aço!
Sorry Twisted.. julguei que estavas na brincadeira comigo.. Nunca pensei que a colocação de areia na perna de trás pudesse fazer a diferença.. Obrigado pela dica..
Felizmente tenho embicado menos.. curvando mais as costas e colocando o pé de trás em posição de "asas de galinha" tem permitido fazer a transferência do peso para trás impedindo assim que o nose afunde.
Falando agora de condições do mar.. Hoje fui novamente para a Foz do Lizandro.. Calmaria total.. nunca me tinha apercebido que de um dia para o outro o mar alterasse tão acentuadamente
Bela caldeirada Mário Abriu-me o apetite Acho que hoje vou sentar-me numa esplanada à beira mar para ganhar experiência de observação enquanto devoro um belo petisco qual é a receita para Carcavelos?
ERCM80 ontem não fui lá, mas 18h já estava praticamente no pico da maré cheia, deves ter apanhado aquele declive na areia e respectivos quebra-côcos mais apropriados a pratica de skimming. Estou só a supor porque nem vi o mar ontem.
Tive lá hoje e o mar tava mau por causa do vento quando cheguei, mas com ela cheia, junto as rochas do lado esquerdo ainda se fizeram umas marrecas engraçadas ali meia horinha à benfica. Não tenho paciência para ficar muito tempo na areia..
Amanhã deve ser s. julião.
Quanto as dicas do Twisted há quem use mesmo aquelas caneleiras da localizada, que têm areia. E já vi até com pesos de caça submarina mas pode lascar a prancha _________________ "memes, basófia, nicks e anonimatos...bem vindos à internet, glad you could join us." SeaNoEvil in Carcavelos Sangrento
Registo: Feb 05, 2013 Mensagens: 206 Local/Origem: ali perto de Xangai
Colocada: Qui, 31 Jul 2014 - 10:12 Assunto:
Normalmente o problema ao embicar tem a ver mais com a velocidade, se aumentares no dobro a tua velocidade de remada flutuas quatro vezes mais, isto de uma forma muito simplificada, por isso força na remada
deves ter apanhado aquele declive na areia e respectivos quebra-côcos
Nunca me tinha apercebido que o declive na areia pode ficar mais acentuado tornando-se bastante perigoso surfar nessa zona.
Agora por falares nisso recordo-me que terça feira estava quebra-côcos
Obrigado pela partilha
Ontem estavam a dar uma ondecas junto às rochas mas estava concorrido..
Preferi afastar-me um pouco para a direita antes que matasse alguém
Citação:
Normalmente o problema ao embicar tem a ver mais com a velocidade, se aumentares no dobro a tua velocidade de remada flutuas quatro vezes mais, isto de uma forma muito simplificada, por isso força na remada
Cada vez me apercebo mais da importância da remada e que a minha ainda é bastante fraca
Mário.. Normalmente só tenho necessidade de contrair os glúteos quando há gaivotas por cima.. Não sei porquê, mas não consigo confiar em animais com bico afiado
Por falar nisso.. deve haver uma maneira de prever quando vão estar gaivotas
Apesar de estarem períodos baixos julgo que estão óptimas condições para a prática da modalidade ( a julgar pelo beachcam - Praia Grande, Ericeira etc )
Logo agora que tive uma distensãozita na virilha.. dass ninguém merece
Na Caparica é que nem mexe à dias.. O que se está a passar por lá?
Será por causa do período baixo ou da areia que colocaram lá à pouco tempo?
Como é que elas funcionam para quem surfa? Há que evita-las pq são perigosas ou há que procura-las pq são óptimas para nos dar "boleia"?
Ahh, já agora, se alguém me pudesse dar umas dicas de como faz para identificar essas correntes, ficava agradecido
O agueiro/canal pode ser aproveitado como boleia, é o que fazem os locals
Á medida que vais conhecendo o teu quintal começas a identificar e aproveitar os canais.
Normalmente podes identificar o canal se houver diferenças na textura da água (zonas agitadas) e/ou vendo a espuma.
Mas as correntes em geral é um tema mais vasto, às vezes é impossível surfar porque estás sempre a ser levado, principalmente nas horas de maré vazante podem surgir correntes fortes.
Também gostava de ouvir malta mais experiente em relação a este assunto, relativamente a molhes e direção do swell.
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum