Uma vez, enquanto estava a tentar chegar ao outside, vinha um gajo atrás de mim literalmente a morder-me os calcanhares..
Pensei logo que provavelmente ele era fã de F1 ou ciclismo e que só podia estar a tentar aproveitar o meu cone de ar
Infelizmente quando veio uma onda maior o tail da minha arma acerto-lhe na cara ( ele estava mesmo muito próximo ).
Felizmente não passou de um pequeno incidente mas pelo susto acho que ele deixou os cones de ar para as rectas da meta e lançamentos de sprints _________________ Calma pessoal.. Há mar para todos
Como raio é que ele leva com o teu tail nas fuças??
Fácil.. por falta de equilíbrio, antes, tinha tendência a colocar as pernas afastadas enterrando-as literalmente na água e o gajo estava a fazer BB com uma prancha provavelmente comprada no continente.. Devia ser tão ou mais maçarico que eu
Ele deve ter pensado.. bem vou atrás deste gajo que ele sabe o que faz... _________________ Calma pessoal.. Há mar para todos
Registo: Nov 17, 2003 Mensagens: 3240 Local/Origem: Santa Cruz
Colocada: Sex, 07 Nov 2014 - 7:46 Assunto:
JMSL escreveu:
Rudas,
Deves ter as tábuas cheias de pintelhos, ou depilas o pipi?
JMSL,
Agradeço o teu interesse apesar de o estranhar não sendo de todo normal entre os da nossa espécie - surfistas - considerando que uma das merdas que infelizmente nos podem conotar é que somos uns homofóbicos do piorio.
Mas sim, sou dos gajos que muda o wax à prancha. _________________ Mais vale uma onda só que mal surfada... ou então aprende connosco em www.casamarela.moonfruit.com
Registo: Dec 25, 2003 Mensagens: 3766 Local/Origem: Peniche
Colocada: Sex, 07 Nov 2014 - 8:12 Assunto:
NunoSousa escreveu:
fixe escreveu:
O turtle roll é uma coisa pouco esperta, não dá jeito nenhum é cansativo e a prancha leva a porrada no bottom..
A alternativa é sair, agarrar o nose a fundá-lo, convém ter um pouco de wax nos rails na zona do nose.
Se é para largar a prancha pode-se (nem sempre) agarrar no início do leash (rail saver) e evitar esticar o leash.
[...]
De facto espero que isto seja ironia, porque se não for, é decididamente um dos conselhos mais estúpidos que se pode dar no surf.
Não faço turtle rolls porque com jeito (e algum peso e força) é possível fazer bons duckdives até com o longboard... a menos que seja uma barcaça clássica. No entanto, reconheço que é uma das melhores técnicas para passar espumas e que está acessível a surfistas de todos os níveis de habilidade.
Em relação a segurar no leash, é bastante perigoso pois é fácil o mesmo enrolar-se à mão e partir uns quantos ossos da mão, ou no caso mais extremo mas longe de inédito, enrolar-se nos dedos e simplesmente arrancar-te um ou dois dedos da mão...
Adoro surfar sem leash em surf, mas especialmente de SUP e longboard. É tudo uma questão de consciencia e respeito pelos outros. Se houver outros surfistas ou se o mar começar a engrossar, não o faço.
A sensação de liberdade é fantástica (quando finalmente conseguimos ultrapassar aquela barreira psicologica que faz com que nos sintamos desconfortáveis nas primeiras vezes que o fazemos) e acredito que contribua para que nos tornemos melhores tecnicamente pois não tentamos coisas parvas. Qualquer manobra que se vá fazer requer controlo da coisa sob o risco de ir nadar um bocado.
Comecei a surfar sem leash em Puerto Escondido, onde é pratica comum e a forma mais fácil de evitar partir pranchas, e como toda a gente o faz, o nivel de surf e de atenção dos surfistas na água é muito mais elevado. No tempo que lá estive nunca vi nenhum acidente com pranchas perdidas, e não foi por falta de crowd.
De volta aos longboards e aos SUP's, quando vejo que é impossivel passar as ondas da forma normal por serem demasiado grandes ou pesadas, seguro na prancha com uma mão no rail e outra no tail e atiro-a por cima da onda!
Adoro surfar sem leash em surf, mas especialmente de SUP e longboard.
O meme é + indicado para ti do que para mim.
Maya escreveu:
quando vejo que é impossivel passar as ondas da forma normal por serem demasiado grandes ou pesadas, seguro na prancha com uma mão no rail e outra no tail e atiro-a por cima da onda!
O mundo so sup deve ser incrível.
Numa coisa tens razão, aqui na rua há 3 colegas sem dedos à custa de agarrarem o rail saver.
Só tenho uma dúvida, no turtle roll com que mão é que tapam o nariz? _________________ "memes, basófia, nicks e anonimatos...bem vindos à internet, glad you could join us." SeaNoEvil in Carcavelos Sangrento
Registo: Oct 06, 2003 Mensagens: 1480 Local/Origem: Charneca da Caparica
Colocada: Sex, 07 Nov 2014 - 21:50 Assunto:
Normalmente, mesmo que por apenas alguns segundos antes de uma nova refrega, sou trazido tão rapidamente para a superfície que acho que a submersão invertida dura o tempo de expirar todo o ar pelo nariz, de onde se trata apenas de uma questão de breath in breath out no momento certo e donde tenho a agradecer ao Mr. Miyagi todo o vasto repertório respiratório partilhado... _________________ A tentar ver a vida por um canudo...
Não sei se se vai conseguir ver o clip, mas há sempre um mercado para tudo, inclusivamente para o wax pós naked surf. Por algum motivo esta conversa traz-me à memória o saudoso João César Monteiro... Recordações da Casa Amarela.
Registo: Jan 24, 2009 Mensagens: 1534 Local/Origem: Poça / Azarujinha
Colocada: Sáb, 08 Nov 2014 - 11:25 Assunto:
fixe escreveu:
Se é para largar a prancha pode-se (nem sempre) agarrar no início do leash (rail saver) e evitar esticar o leash.
Para a minha segurança o importante é que nunca remo para o pico atrás de alguém, sempre uns metros ao lado.
Eu uso uma técnica do windsurf de ondas (onde não temos leash) que é agarrar um dos footstraps de trás colocar o corpo entre a onda e a prancha e afundar levando o tail para baixo. Vantagens é que temos a prancha sob controlo mal o espumaço passe, temos mais flutuabilidade, sabemos onde está a superfície e não largamos a prancha.
Faço o mesmo com pranchas de surf maiores e ondas mais pesadas, mas, como já disseram, é muito importante pegar no local certo; demasiado perto da prancha e partem os dedos (já me aconteceu), demasiado longe, no cabo, e o esticão queimam-nos. o sweet spot é no final do protetor do tail, perto do destorcedor.
Num bico de pato, a verdade é nunca temos a garantia que ela não vá fugir e acertar alguém que venha atrás
Registo: Jan 24, 2009 Mensagens: 1534 Local/Origem: Poça / Azarujinha
Colocada: Sáb, 08 Nov 2014 - 13:27 Assunto:
vil escreveu:
Manel nao sei se entendi bem a tua tecnica, mas assim nao ficas com o bico da prancha virado para a praia?
Sim, ficas. Esta técnica é só uma alternativa quando achas que não vais conseguir fazer o bico de pato ou um turtle roll (parti uma longboard a 2 semanas porque me fugiu na parede num bico de pato no limite, felizmente não vinha ninguém atrás). Por exemplo, é uma boa alternativa se cais numa onda, atrasas-te e a outra vem demasiado perto para teres tempo de te pores a remar.
Não é ideal, mas é melhor que simplesmente largar a prancha. Como a estás a segurar, mal venhas à superfície sabes como a posicionar para arrancares o mais rápido possível. Ela também não fica à sola, com o risco de te bater ou noutros surfistas, e quando andas aos rebolões lá em baixo sabes onde está a superfície e a praia. Como o eu corpo protege a prancha, o conjunto surfista+prancha é menos arrastado.
É verdade que assim não consegues mergulhar tão fundo.
Eu uso uma técnica do windsurf de ondas (onde não temos leash) que é agarrar um dos footstraps
Isto deu-me uma ideia.
A 1a imagem é um leash de sup, na 2a incorporei uma pega.
O surf está a evoluir para desporto de massas/familiar é normal que a segurança tenha que acompanhar.
Vêm algum contra?
Acho que corremos o sério risco de nos perdermos completamente e pormos em risco a nossa segurança e a dos outros com tantas "soluções inovadoras" para problemas cujas soluções existentes já passaram no melhor dos testes - o tempo - esse bom conselheiro.
A questão do rail saver parece-me, com todo o respeito, um disparate. Aliás, tenho a certeza que agarrar em qualquer parte do leash quando se está a tentar passar uma onda, ou quando a prancha está a ser arrastada, é um erro monumental por diversos motivos óbvios:
1) O leash combina duas realidades perigosas - é fino e fica sujeito a enormes forças, o que gera tensões elevadíssimas capazes de provocar ferimentos graves mesmo quando se enrola à volta de partes do corpo mais resistentes como um braço ou uma perna. Se juntarmos a isto o facto de os dedos serem das estruturas ósseas mais frágeis de todo o corpo, temos uma mistura explosiva.
2) O rail saver é particularmente perigoso porque o mar é imprevisível e a prancha pode ser varrida de modo inesperado no meio da espuma de maneira que não importa a zona do rail saver em que se segura: os dedos estão sempre à mercê da sorte.
3) O leash é elástico e como tal também é imprevisível. Quantas vezes não acontece meter o travão tarde demais numa onda que fecha de repente e ficamos para trás do lip enquanto a prancha é levada com a onda? Milésimos de segundo depois de acharmos que nos safámos porque ficámos para cá do lip, sentimos o puxão do leash e lá somos enviados para o inferno. Havia de ser lindo segurar no leash. Na melhor das hipóteses arriscamos uma queimadura enquanto o leash se estica dentro da mão. Segurar no rail saver também seria inteligente, sobretudo para quem deseja uma esfoliaçao da pela da mão já que a lona é pouco áspera é.
E quanto a essa ideia de uma pega para um leash, além de uma resistência, essa sim, muito considerável e provavelmente várias vezes superior à de todo o restante leash, não só não tinha utilidade nenhuma como ainda era perigosa por incentivar a pega num sítio estúpido e por ser mais uma parte do leash que pode ficar presa num calhau. O leash já de si tem perigos associados - o O'Niell que o diga - e um deles é enrolar-se no fundo quando se surfa perto dos ouriços. Por que motivo iria alguém querer uma pega no leash? Os cowboys é que usam o laço para juntar o gado. O calhau passa bem sem mais uma ajuda para nos apanhar...
Desculpem o testamento, mas quantas vezes eu já vi putos a fazerem esta merda e a lixarem-se valentemente. Eu próprio quando comecei a surfar fiz uma vez esta esperteza, sem nenhuma noção do perigo, e tive sorte de não ficar sem dedos. Porque é que iria insistir no erro? É que agora nem estou a gastar latim para mim que já passei por elas.
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum