Registo: Mar 25, 2006 Mensagens: 1551 Local/Origem: Lx/Xaral do Ninhou
Colocada: Sáb, 08 Nov 2014 - 17:55 Assunto:
Nuno Sousa,
O que dizes relativamente a enrolar nos ouriços é bem verdade.
Da ultima vez que surfei no lagide, na maré já bem vaza, dropei uma onda mais pequena atrás do pico, e quando estou a passar a espuma e a chegar ao verde sinto um esticão do caraças no leash e sai-me a prancha dos pés. Fiquei a olhar para trás a tentar perceber quem é que tinha sido o bandido que me tinha agarrado o leash, para perceber depois que a unica hipotese era ter ficado preso na laje (leash 9 pés), coisa que nunca me passaria pela cabeça. _________________ E todos os dias voltava confiando na capacidade depuradora do mar...
Registo: Feb 05, 2013 Mensagens: 206 Local/Origem: ali perto de Xangai
Colocada: Sáb, 08 Nov 2014 - 18:47 Assunto:
Quando comecei a fazer surf uma das primeiras coisas que me disseram foi para fazer de conta que o leash nao existia e resistir a tentaçao de o usar para segurar ou puxar a prancha. No entanto o ano passado dei um puxao numa onda pequenina para o long ficar antes da rebentaçao atrasei-me a larga-lo e fiz um corte no dedo e tive sorte pois nao o parti.
opa eu nunca experimentei agarrar o leash, assim num set valente. mas quando caio a fazer uma manobra e tenho uma pessoa relativamente perto de mim agarro o leash para a prancha ficar perto de mim.
Por acaso nunca senti grande pressao nos dedos mas acredito que com mar maior doa xD
Epah, claro que essa situação é diferente. Aqui o problema é que um gajo deve sempre tentar tudo para manter a prancha em sua posse. Largar a prancha é uma medida extrema em situações onde a segurança do surfista pode ficar seriamente comprometida caso permaneça junto da mesma ou em situações menos sérias quando não existe ninguém no pico e se quer poupar energia. Em qualquer um dos casos, as condições de mar que justificam essa acção são suficientemente adversas para nunca ser uma alternativa segura agarrar o rail saver ou mesmo o leash. A inversa também é válida: se é seguro agarrar no leash então é porque não há necessidade nem justificação para não passar com um duck dive, turtle roll ou banana split.
esses acidentes custumam acontecer mais em mar mais pequeno, quando um gajo nao sabe fazer duckdive, atira a prancha, e o gajo que esta atras leva com ela...
Em mar maior o pessoal sabe o que faz, se vier um daqueles sets que um gajo olha para eles e diz "nah nah nah", olho para tras e se tiver alguem atras desvio me para um dos lados e largo e gostosa . Quando vem assim um sets desses o pessoal larga todo... portanto é cagativo, debaixo de agua a prancha nao me acerta, nem a mim, nem ao pessoal q largou a prancha
Não importa onde acontecem. Às vezes um close out de metrinho pode ser mais perigoso que um espumaço de metro e meio. Em nenhum dos casos um gajo deve agarrar o leash ponto final lol.
Registo: Jan 24, 2009 Mensagens: 1534 Local/Origem: Poça / Azarujinha
Colocada: Dom, 09 Nov 2014 - 18:28 Assunto:
NunoSousa escreveu:
fixe escreveu:
Mnel escreveu:
Eu uso uma técnica do windsurf de ondas (onde não temos leash) que é agarrar um dos footstraps
Isto deu-me uma ideia.
A 1a imagem é um leash de sup, na 2a incorporei uma pega.
O surf está a evoluir para desporto de massas/familiar é normal que a segurança tenha que acompanhar.
Vêm algum contra?
Acho que corremos o sério risco de nos perdermos completamente e pormos em risco a nossa segurança e a dos outros com tantas "soluções inovadoras" para problemas cujas soluções existentes já passaram no melhor dos testes - o tempo - esse bom conselheiro.
A questão do rail saver parece-me, com todo o respeito, um disparate. Aliás, tenho a certeza que agarrar em qualquer parte do leash quando se está a tentar passar uma onda, ou quando a prancha está a ser arrastada, é um erro monumental por diversos motivos óbvios:
Nuno, se lesses com atenção antes de começar a chamar disparatados aos que usam essa técnica talvez contribuísses de forma mais construtiva para a discussão:
Eu uso essa técnica há mais de 10 anos (passou bem o teste do tempo). Confesso que parti um dedo no inicio e de vez em quando ainda queimo a mão, mas agora já a domino perfeitamente e mais tareia apanho com os bico de pato.
Se não a sabes usar e começas a criticar com pontos que nem fazem sentido, então mais vale estares quieto.
Em certas ocasiões, sempre sozinho, tambem costumo fazer isso de agarrar no "rail saver" e afundar a zona do deck, normalmente quando estou fora da prancha e vem logo uma espuma atras sem tempo de subir e fazer duckdive ( aka no inside a comer com um set). Nunca tive problemas de maior, e dentro do genero resulta bem. Mas não utilizo como substituto do duckdive _________________ "memes, basófia, nicks e anonimatos...bem vindos à internet, glad you could join us." SeaNoEvil in Carcavelos Sangrento
Mnel, em primeiro lugar, agradeço a tua resposta: já que discordas do que disse, certamente vale a pena não ficares quieto.
Depois, e já que te sentiste tão ofendido, devo dizer que aquilo que escrevi não tem nada que ver com a tua técnica do windsurf. Tem sim que ver com o facto do fixe ter sugerido que, em algumas situações em que existe necessidade de largar a prancha, é admissível segurar a prancha pelo rail saver.
Além disso, não chamei ninguém de disparatado. Para te parafrasear, se leres com mais atenção, podes reparar que escrevi que a acção de agarrar o rail saver me "parece um enorme disparate" e inclusive disse que eu próprio fiz essa esperteza sem me caírem os parentes na lama. Isto é um fórum e cada um tem direito à sua opinião, além do mais já somos todos suficientemente crescidinhos para saber lidar com o facto de existir quem pense de modo diferente de nós. Inclusivamente se recuares uma página vais poder ver que o Maya até disse que, se o conselho do fixe não fosse ironia então era um dos mais estúpidos que se pode dar no surf. Que eu saiba ninguém aqui é uma boneca de vidro e certamente não acredito que o fixe se tenha sentido minimamente ofendido, até porque se eu tive o trabalho de vir aqui expor a minha opinião foi porque achei que isso poderia ajudar outros e inclusivamente o próprio fixe a evitar arriscarem-se desnecessariamente.
Agora quanto aos meus pontos que pelos visto nem fazem sentido e me deveriam ter feito ficar quieto:
1) No primeiro ponto disse que os dedos são das estruturas ósseas mais frágeis que temos e se arrisca uma lesão grave: partiste um dedo no início dessa tua técnica - Check
2) No terceiro ponto disse que pode provocar queimaduras: ainda queimas a mão mesmo dominando a tua técnica - Check
Eu critiquei apenas a acção de agarrar o rail saver quando é tão difícil fazer o bico de pato que até se tem que largar a prancha, mas não deixa de ser curioso como os meus pontos tão ininteligíveis se aplicam à técnica para o surf que dominas. Eu cá nunca parti um dedo ou queimei a mão por fazer um bico de pato. Já fiquei várias vezes com o entrecosto marcado nos costados, mas de resto... Prefiro acordar mais dorido no dia seguinte e não ter um dedo partido.
Tenho a impressão que o homem a quem o leash arrancou o dedo (suponho que tenhas lido muito atentamente essa notícia que anexei) não ache os meus pontos tão vazios.
E para terminar, não estou sequer a sugerir que não se deve agarrar o rail saver noutras situações. Quantas vezes estou no inside e se tiver acabado uma onda perto de um surfista, agarro o leash para não deixar a prancha fugir. Simplesmente não substituo um bico de pato, e muito menos um largar de prancha em caso de desespero, por segurar o rail saver. Quando comecei a surfar fiz isso inconscientemente sem me magoar até que um belo dia no Guincho tive uma surpresa quando uma onda fechou mesmo muito depressa e nem tive tempo de largar a tábua. Por mais virtuoso que um gajo seja o mar é imprevisível e mais tarde ou mais cedo obriga-nos a engolir o orgulho. Seja por um dedo partido, uma queimadura ou mesmo um dedo arrancado. E o mais engraçado é que às vezes o mar espera anos para uma boa lição.
Este tópico está interessante e vou partilhar a minha experiência pessoal sem entrar em muitas discussões:
Agarrar o leash em várias ocasiões dá muito jeito como já foi aqui dito. No entanto, não recomendo agarrar o rail saver porque embora desse jeito só cheguei a fazê-lo até à vez em que rasguei a pele da mão (as costuras e as dobras no tecido daquela zona criaram uma autêntica "lâmina").
Já parti vários leashs (2 de bodyboard e 2 de surf) quase sempre em mar bem grande onde já estava pouco confortável. Como sabemos grande parte dos afogamentos ocorre devido ao pânico, e o facto de ficar sem a "segurança" da prancha contribuiu bastante para a experiência ser mais assustadora e beber mais uns litros de água (tentar ir imediatamente buscar a prancha ao invés de aguardar com calma pela onda ideal que nos permita chegar à costa em segurança).
Surfar sem leash só mesmo em mar muito pequeno, quando se anda a "brincar" nos quebras (normalmente quando se vai em calções ou nu como alguns foristas) ou então quando o objetivo é ir em mar flat para treinar a remada.
Com os destorcedores e os materiais usados nos leashs modernos, o incómodo de se usar leash é minimizado e para mim trás mais vantagens do que ter a possibilidade de perder a prancha e nadar até à costa/apanhar uns sustos. _________________ "Powered" by: Lamina Customs
Todos os tempos são GMT Ir à página Anterior1, 2, 3, 4
Página 4 de 4
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum