Sou da mesma opinião que o Pinto. E infelizmente este "stoke" não pode ser vivido de formas assim tão diversas já que umas colidem directamente com as outras: é evidente que depois de descobertos e publicitados, os spots até então menos conhecidos, não vão "reganhar" esse estatuto nunca mais. E também é certo que não é por haver a opção de partilhar apenas com alguns "amigos" que não vai invariavelmente existir alguém que o faça com toda a gente. Mas suponho que seja esta mesmo a direcção que o "progresso" aponta e é quase inevitável que os que partilhem do mesmo sentimento que eu se tenham de conformar, pois, com a revolução das redes sociais, um clique de um turista curioso, que muitas vezes nem vai voltar ao spot, tem muito mais poder que a vontade dos surfistas locais.
Não sou pelo localismo como maneira de controlar o que quer que seja. No entanto, e aí talvez entre em jogo um bocado de romantismo lamechas, acho que existe uma magia especial no sentimento único de ir à descoberta e ser recompensado com alguns recantos ainda "semi-selvagens" desta nossa Ocidental praia Lusitana.
Mas como é impossível evitar o inevitável, ao menos que seja uma empresa portuguesa a ter sucesso e não um bando de bifes ou hamburgers que olham para as mulheres da Nazaré ou os pescadores de Sesimbra como animais dignos de capas da National Geographic. Portanto aquilo que eu no fundo quero dizer a muito custo é boa sorte.
Olá Nuno!
Mas nós nunca falámos em publicitar secrets... Tudo depende da forma de utilização. Imagina que tu usarias a app. Se vais para um secret que só tu e o teu amigo A conhecem, tu podes só partilhar com ele. Só ele é que vai saber onde tu estás e saber se vale a pena ir ter contigo pq o pico está a dar umas ou não.
Agora se falarmos de Carcavelos às 6am e está clássico, porventura alguém vai dizer que está bom para avisar alguns amigos e vais ter mais gente dentro de água. O que nós achámos que seria interessante foi a definição de vários níveis de privacidade: há spots em que quando está bom toda a malta sabe, e há outros picos que nem eu conto a malta que conheço. Tudo depende da utilização e acho que se formos todos conscientes, tudo se vai manter igual: simplesmente temos agora uma ferramenta em que em 30seg eu consigo saber se vale a pena não ir almoçar ao restaurante e sim ir dar uma surfada.
De resto, muito obrigado pelo incentivo e espero que uses a app: quanto mais não seja para depois poderes dar-nos feedback abraço
Pirata escreveu:
Ter necessidade de espalhar esse "stoke" para toda a gente, equivale a não almoçar sossegado sem antes postar a fotografia do prato no instagram.
Uma coisa que não entendo.. Chego a um spot com mais um ou dois amigos, altas ondas a rebentar perfeitas, ninguem na água. Por que razão hei-de eu querer ir a correr espalhar a noticia online?
Olá Pirata!
Podia estar aqui a fazer-te uma revisão da literatura da minha tese de mestrado (estou a tirar o mestrado ao mesmo tempo que estou a full time neste projecto) e explicar-te o porquê das pessoas partilharem coisas nas redes sociais: aumento da auto-estima, alimentação do "eu", sustentação de ego pessoal, infelicidade escondida e reprimida, a fugacidade do momento, teoria da hierarquização das necessidades de Maslow, da simplicidade da fotografia, do consumidor sempre online, da busca por informação qualitativa, etc... Mas não vou entrar por aí, porque acho que nós surfistas (pelo menos no que concerne a estas questões do mar e das ondas) somos um bocado diferentes do resto da malta.
Aquilo que acho é que a Surfstoke não se pode comparar a tirar uma fotografia a uma refeição. Tu fazes o report para avisar os teus amigos que estás no spot X, que tão a dar ondas e para eles virem ter contigo. Simples. Em 30seg tens um surf report feito, tás a contribuir para que o resto da malta também consiga, em 30 seg, ver onde está bom e ir fazer aquilo que mais curte: apanhar umas. Para além disto, por ajudares, ganhas pontos que te podem dar descontos ou ofertas em lojas onde, porventura, tu já compras material técnico. (Temos algumas lojas de referência, podes visitar o nosso site e na parte final verás quem já é nosso parceiro!)
Relativamente à tua segunda questão, também podes partilhar o teu report no final da surfada. É como preferires mas acreditamos que por 30seg as ondas não te faltarão!
Obrigado pelo teu feedback, espero que dês uma oportunidade à Surfstoke, que saques e que venhas ainda com mais opiniões construtivas! Obrigado, Abraço
ze-ii escreveu:
Por acaso fiz o download dessa app para iphone há umas semanas atrás e achei que estava com um design bastante apelativo. Sinceramente não me parece que a questão do crowd seja um grande problema, desde que não partilhemos fotos de secrets, além do mais há a possibilidade de partilhar apenas com os amigos, acrescentando alguns comentários.
Não acredito que seja por partilhar fotos de Carcavelos ou da Caparica que o crowd vá aumentar, afinal há câmaras a transmitir em directo durante todo o dia.
Parabéns pela ideia.
Muito obrigado, Zé! Esperamos que uses, que curtas e vai dando feedback. Boas surfadas!
Pinto escreveu:
Francisco, não quero que entendas esta crítica como destrutiva já que respeito imenso o empreendedorismo nacional. Respeito porque acho que faz falta, porque em vez de estarem como eu a atirar pipocas da última fila, meteram a mão na massa e por todas as outras razões que são senso comum. E para enquadrares a minha opinião, não sou de todo o teu target já que, as redes sociais na internet passam-me bastante ao lado.
Dito isto, quando referes que se trata de uma aplicação cujo a missão é permitir ao utilizador aceder a um conjunto de informações para que possa, em muito pouco tempo, decidir se e onde vai surfar, partes de um princípio que o input da comunidade, mais ou menos exclusiva, existe em larga escala. É esse input que ponho em causa.
Fazê-lo ocasionalmente, por pirraça ou convite de última hora face a condições épicas, talvez até seja um upgrade interessante aos meios actuais; agora tê-lo como parte do ritual é, na minha opinião, um negativo sinal dos tempos em que, novamente and to make it catchy, algo só é real se for virtual.
O surf é realmente uma arte, que vive como poucas outras dos humores dos elementos. Eu acho sinceramente que nesta erupção egocêntrica da sociedade, essa ambiência elementar devia relembrar a quem partilha esse surf stoke que somos apenas um grão de areia num deserto muito grande. O universo pode passar sem saber que vamos surfar altas.
E olha que até gosto bastante de surfar com amigos e surfo em spots com algum crowd. É por isso uma opinião filosófica, de príncipio. Isso e de, se não combinar de antemão, a minha mulher poder agendar algo primeiro e em vez de ir surfar tenho de ficar eu a tomar conta dos meus filhos...
Claro que não, Pinto! Todo o feedback é bem-vindo e nós estamos aqui para saber também a vossa opinião, ouvir os vossos conselhos e evoluir com isso. Obrigado pelo espírito crítico e pela vontade em ajudar, antes de mais.
Aquilo em que acreditamos é que nós com a nossa app conseguimos ser úteis a toda a malta que curte de apanhar ondas. E é precisamente nesta questão da utilidade que nós achamos que conseguimos fazer a diferença: em 30 segundos tu consegues ver a opinião dos teus amigos sob a forma de um comentário, um rating ao spot e uma fotografia. Tu vais ter a certeza se vale a pena, lá está, de prescindires da hora de almoço e ires apanhar umas e melhorar o teu dia.
Acontece que nós não tencionamos ficar por aqui: uma app de surf reports fidedignos (porque misturamos a info quantitativa que a malta já usa, mas também a opinião dos teus amigos) e de dinamizar também (pelo menos tentando) o comércio local - com as rewards ganhas pelos users após a subida de nível, onde a malta tem acesso a ofertas relacionadas com os interesses e lifestyle da malta. Queremos melhorar, aprender com os users, saber que caminho seguir (apesar de já termos uma estratégia definida), saber que features implementar primeiro, etc.
Acreditamos convictamente em nós, no nosso trabalho, no nosso talento e confiamos que vamos ter sucesso
Obrigado novamente pelo teu post, um forte abraço
Jorgius escreveu:
eu por acaso já uso há anos algo parecido entre os amigos, já é um pouco arcaico mas ainda há alguns dispositivos que permitem fazê-lo, que é ligar aos amigos e falar com eles, perguntar como está por ai o mar , etc...
Olá Jorgius! Também costumo ligar aos meus amigos ou mandar uma sms, demorava era 5min (quando atendiam à primeira...) e agora demoro 30seg
Espero ver-te na app e ouvir o teu feedback! Abraço
ERCM80 escreveu:
FranciscoGdeBrito... para quando essa app para windows phone?
Boa sorte e prego a fundo na Surf Stoke.. não deixes de acreditar..
Só pode ser um privilégio fazer parte de um projecto relacionado com surf.
Para Windows Phone vai ser complicado, pelo menos para já
Obrigado pela força!
Francisco, eu sei que nunca falaram em publicitar secrets. Muitas vezes, quando criamos um produto os consumidores arranjam aplicações que nem nos tinham ocorrido. Aquilo que me parece inevitável é que mesmo que tu ou eu usemos a aplicação com privacidade nos spots menos conhecidos, vai sempre um dia aparecer alguém que não o faça. Por exemplo, alguém que não seja da zona, ou um turista que não se importe com o impacto que a sua publicidade possa ter na vida dos surfistas locais. No fundo alguém que além de querer parecer fixe no Facebook e Instagram, agora já pode gabar-se numa outra rede. Só que esta é dedicada a surfistas e isso é como ter uma ferida aberta num tanque de tubarões.
De qualquer modo acredito mesmo que seja inevitável que isso aconteça, seja com uma app dedicada, seja com as redes já existentes, pelo que vos desejo sorte com a app e faço votos sentidos que os utilizadores se mantenham fiéis à vossa visão para a app. A única coisa que me parece dificultar o vosso sucesso é que quando eu quero manter a privacidade e avisar um amigo que está bom num certo spot é mais conveniente e certo enviar uma mensagem (nem toda a gente tem sempre net disponível). Se quero saber em tempo real as condições nos spots mais conhecidos simplesmente vou às cams. Acredito que no futuro fosse interessante desenvolver mais a componente offline da app no sentido de implementar funcionalidades que ajudassem mais directamente o surfista, como por exemplo a hipótese de guardar previsões e marés para visualizar offline.
Tu fazes o report para avisar os teus amigos que estás no spot X, que tão a dar ondas e para eles virem ter contigo. Simples. Em 30seg tens um surf report feito, tás a contribuir para que o resto da malta também consiga, em 30 seg, ver onde está bom e ir fazer aquilo que mais curte: apanhar umas.
Francisco, não quero de todo parecer um velho do restelo, mas até agora tem funcionado bem, os sms, telefonar, grupo de facebook, whatsapp, viber etc.. Em 10seg partilho com os meus amigos todos do surf, a foto e a descricao do local se bem entender, e alias é o que normalmente fazemos.
Estou a falar sem conhecer a aplicação e espero que tenham todo o sucesso, o que quero dizer é que é importante perceberem antes de todo o "stoke" aquilo que o mercado realmente precisa, e as implicações que pode ter. De qualquer maneira, que fique uma aplicação bem feita e com sucesso que é o que é preciso _________________ "memes, basófia, nicks e anonimatos...bem vindos à internet, glad you could join us." SeaNoEvil in Carcavelos Sangrento
Francisco, eu sei que nunca falaram em publicitar secrets. Muitas vezes, quando criamos um produto os consumidores arranjam aplicações que nem nos tinham ocorrido. Aquilo que me parece inevitável é que mesmo que tu ou eu usemos a aplicação com privacidade nos spots menos conhecidos, vai sempre um dia aparecer alguém que não o faça. Por exemplo, alguém que não seja da zona, ou um turista que não se importe com o impacto que a sua publicidade possa ter na vida dos surfistas locais. No fundo alguém que além de querer parecer fixe no Facebook e Instagram, agora já pode gabar-se numa outra rede. Só que esta é dedicada a surfistas e isso é como ter uma ferida aberta num tanque de tubarões.
De qualquer modo acredito mesmo que seja inevitável que isso aconteça, seja com uma app dedicada, seja com as redes já existentes, pelo que vos desejo sorte com a app e faço votos sentidos que os utilizadores se mantenham fiéis à vossa visão para a app. A única coisa que me parece dificultar o vosso sucesso é que quando eu quero manter a privacidade e avisar um amigo que está bom num certo spot é mais conveniente e certo enviar uma mensagem (nem toda a gente tem sempre net disponível). Se quero saber em tempo real as condições nos spots mais conhecidos simplesmente vou às cams. Acredito que no futuro fosse interessante desenvolver mais a componente offline da app no sentido de implementar funcionalidades que ajudassem mais directamente o surfista, como por exemplo a hipótese de guardar previsões e marés para visualizar offline.
Compreendo o teu ponto de vista, Nuno. Perfeitamente. Ainda assim, apesar de existir um risco associado, acho que não é representativo.
Quanto ao restante post: o apontamento que deixaste das SMS's faz todo o sentido. No entanto, caminhamos cada vez mais para uma maior cobertura de rede 4G (tendo acesso à internet em situações que dantes seriam impossíveis), assim como também a pacotes de dados cada vez mais acessíveis a toda a gente e com bastante qualidade.
Na última frase, deixa-me dizer-te desde já obrigado por essa dica, que vai ser já apontada convenientemente
Pirata escreveu:
FranciscoGdeBrito escreveu:
Tu fazes o report para avisar os teus amigos que estás no spot X, que tão a dar ondas e para eles virem ter contigo. Simples. Em 30seg tens um surf report feito, tás a contribuir para que o resto da malta também consiga, em 30 seg, ver onde está bom e ir fazer aquilo que mais curte: apanhar umas.
Francisco, não quero de todo parecer um velho do restelo, mas até agora tem funcionado bem, os sms, telefonar, grupo de facebook, whatsapp, viber etc.. Em 10seg partilho com os meus amigos todos do surf, a foto e a descricao do local se bem entender, e alias é o que normalmente fazemos.
Estou a falar sem conhecer a aplicação e espero que tenham todo o sucesso, o que quero dizer é que é importante perceberem antes de todo o "stoke" aquilo que o mercado realmente precisa, e as implicações que pode ter. De qualquer maneira, que fique uma aplicação bem feita e com sucesso que é o que é preciso
Ora essa Pirata, estamos cá para falar tranquilamente sobre todas as questões possíveis. Não é de mais reforçar também esse feedback.
Deixa-me só antes esclarecer uma coisa. Nós antes de concretizarmos esta app (que está assente numa óptica de minium valuable product - fazer qualquer coisa que já tivesse algum impacte no mercado, apesar de ser uma versão básica e simples) e a lançarmos, tivemos imensos dias nas praias da Linha e da Costa a entrevistar mais de 250 surfistas, bodyboarders, kitesurfers, etc. Fizemos o nosso "trabalho de casa", fizémos inquéritos, falámos com gente de surf schools, de lojas de surf, com entidades institucionais, com malta ligada a este mercado de várias maneiras! E, de facto, conseguimos validar a nossa ideia e o nosso produto com várias análises do mercado.
De qualquer forma, por muito estudo prévio que possas ter, por muito conhecimento que consigas possuir do mercado, da indústria, do ambiente... Só quando lanças é que vês se as coisas fazem sentido ou não! E é isso que estamos a fazer neste momento (daí também ter postado isto aqui), a dar a conhecer a Surfstoke ao maior número de malta possível.
Espero que possam partilhar a ideia com os vossos amigos, que saquem a app, dêem feedback ! Nós estamos aqui para melhorar e aprender
Fiquei a conhecer a app devido ao post aqui no fórum e já a experimentei, não tanto pela necessidade de utilizar uma app do género mas mais pela curiosidade tecnológica (área que está relacionada com a minha profissão).
Gostei do design da UI e da UX e deixo os meus parabéns aos criadores. A app é fluída e apenas crashou uma vez (iOS 8.1). Penso que a ideia não está descabida e só precisa de uma boa base diária de utilizadores para ganhar dimensão. Quanto à exploração comercial da app, é uma boa aposta procurarem apoios ao invés de criarem uma app paga/freemium.
Boa sorte para o projeto _________________ "Powered" by: Lamina Customs
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum