Colocada: Sáb, 21 Fev 2015 - 18:38 Assunto: Como fazer wax artificial
Andei pesquisando muito sobre como fazer wax. Vi um outro post mas encerrado, e fiquei interessado em descobrir mais do assunto..
Minha dúvida são quanto aos ingredientes.. Pelo que vi é só misturar parafina bruta, carbonato de calcio e vaselina??
Existe algo mais importante? (além de essencia e corante)
parece-me que falta o óleo de coco (alem do cheiro é o ingrediente que "amolece" a consistencia do wax)
se quiseres optar por outra via: a de reciclar - mais sustentável (sem fazer lixo ou desperdício)
segue esta receita que utilizo há anos.
(apenas compro uma barra de basecoat por ano de modo a manter uma quantidade suficiente de wax)
todo o wax retirado da prancha
resina de pinheiro (opcional)
oleo de coco (opcional)
panela
formas
após cada limpeza da prancha reservas o wax na panela, basta aquecer no fogão, depois de estar derretido verter com cuidado (para evitar as impurezas - areia, etc...) para as formas.
resina de pinheiro - serve para endurecer o wax e torna-lo mais pegajoso - sticky.
oleo de coco - alem de dar o cheiro característico, é com o oleo de coco que estabeleces a rigidez (cold/hot water) do wax que queres.
não uso oleo, apenas adiciono resina de pinheiro para fazer mais basecoat (mais resina) ou para tornar o topcoat mais gripy (menos resina).
adicionas a resina/oleo enquanto o wax esta no lume e mexes.
é uma questão de ires experimentando (quantidades) até encontrares o teu ponto. checa os videos:
Obrigado Xico!
Valeu a dica pela ecológica!! vou testa-la sim assim que possivel.
Como investi um pouco pra conseguiros ingredientes dessa wax, queria apenas testar pra ver se consigo fazer..
mas a sua ideia vale a pena mesmo, não tinha muito conhecimento das parafinas assim..
não sei. poderá haver maneira (este wax que usamos é á base de derivados do petróleo) logo o branqueamento (ou coloração) calculo que será sempre á base de químicos.
o wax fica realmente com uma cor cinzenta (derivado do fato e de todos os elementos que se vão agarrando a ela.).
mas é apenas uma preocupação estética, mais importante que a cor é ir-se controlando a aderência e a rigidez do wax ao longo do ano.
talvez se se misturar um wax colorido este problema não se ponha (???).
não mistures é lápis de cera (vai ficar escorregadio)
A cera de abelha por exemplo pode ser branqueada ao sol, duvido que resulte com parafina suja mas podem tentar cortar em fatias muito finas e deixar na varanda 15 dias.
Xico, em relaçao à resina, tiras de um pinheiro?
No mercado só existe colofónia que é a resina transformada em pedra.
fixe
sim, recolho dos pinheiros, há sempre pinheiros que tem "feridas" e tem resina a escorrer, desde que esteja mais ou menos limpa, tudo ok.
(caso contrario fazes tu a a "ferida", colocas um recipiente e voltas passado alguns dias e ficas com uma reserva de resina)
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum